TOBIAS- GATO VADIO ADOPTADO-Alguns problemas de saude!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

terça jan 08, 2008 4:51 pm

Muitos Parabéns!!!!! o Ano começou muito bem para o Tobias!!! :D :D :D :D :D Muita sorte para todos!!! vai ver que tudo vai correr pelo melhor!!! :D :D :D :D :D
"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 08, 2008 8:26 pm

então como se dá o tobias com a nova vida? e o novo visual?
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta jan 09, 2008 9:19 pm

O Tobias chegou ontem á sua nova casa. O começo realmente não foi dos melhores uma vez que como estava assustado por estar outra vez na caixa de transporte , urinou-se todo…. Uiiii que cheiro insuportável ! :o

Assim começou logo por conhecer a casa de banho.
Como tinha as patas e cauda ensopadas de xixi, teve logo que ir para a banheira.
Tive que lavar as patas com muito cuidado ( o rapaz até colaborou) porque tinha sido castrado na véspera e não convinha nada molhar os ditos… Mas até que correu bem. :lol:
Daqui a 1 mês já tem marcado um banho completo.

Levei-o para a salinha onde ele irá ficar nos primeiros tempos, e coloquei-o numa caminha improvisada, feita de uma caixa de cartão e dois cobertores e lá ficou todo encolhidinho.
Hoje de manhã estava todo esticadinho no sofá da sala.
Mas continua com muito medo de tudo. :cry:

Já usou o caixote da areia, mas só o faz de noite quando ninguém está a ver.
Consegue estar o dia inteiro sem fazer nada, Isso é normal? :?:

Encolhe-se todo quando lhe fazemos festas, mas se insistimos nas festas acaba por ronronar, tadinho e até começa a comer, ronronando ao mesmo tempo que come.

Quando ele começa a achar que o pessoal até que é simpático, é hora de tomar o comprimido do antibiótico, e ele volta a ficar em pânico.
Vai ter que sofrer essa maldade ainda por mais 5 dias, depois é que será só paz e sossego. :D

Vou ver se consigo colocar foto dele para vocês o conhecerem.
Beijinhos para todos
Cristina
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 09, 2008 9:26 pm

jujubele Escreveu:O Tobias chegou ontem á sua nova casa. O começo realmente não foi dos melhores uma vez que como estava assustado por estar outra vez na caixa de transporte , urinou-se todo…. Uiiii que cheiro insuportável ! :o

Assim começou logo por conhecer a casa de banho.
Como tinha as patas e cauda ensopadas de xixi, teve logo que ir para a banheira.
Tive que lavar as patas com muito cuidado ( o rapaz até colaborou) porque tinha sido castrado na véspera e não convinha nada molhar os ditos… Mas até que correu bem. :lol:
Daqui a 1 mês já tem marcado um banho completo.

Levei-o para a salinha onde ele irá ficar nos primeiros tempos, e coloquei-o numa caminha improvisada, feita de uma caixa de cartão e dois cobertores e lá ficou todo encolhidinho.
Hoje de manhã estava todo esticadinho no sofá da sala.
Mas continua com muito medo de tudo. :cry:

Já usou o caixote da areia, mas só o faz de noite quando ninguém está a ver.
Consegue estar o dia inteiro sem fazer nada, Isso é normal? :?:

Encolhe-se todo quando lhe fazemos festas, mas se insistimos nas festas acaba por ronronar, tadinho e até começa a comer, ronronando ao mesmo tempo que come.

Quando ele começa a achar que o pessoal até que é simpático, é hora de tomar o comprimido do antibiótico, e ele volta a ficar em pânico.
Vai ter que sofrer essa maldade ainda por mais 5 dias, depois é que será só paz e sossego. :D

Vou ver se consigo colocar foto dele para vocês o conhecerem.
Beijinhos para todos
Cristina
Boas.

Se o gato até a deixou lavar-lhe as patas, não é "arredio" :wink: e se deixa fazer festinhas e ronrrona, é porque não está em pânico. E, não estando em pânico, não vejo porque não urine durante o dia mas, se veio da castração, é normal que os orgãos ainda estivessem sob algum efeito do anestésico... como que " mais adormecidos" além de que esteve em jejum para a cirurgia... Consoante as horas vão passando, ele voltará ao normal e passará a urinar mais, consoante o que ingere.
Nem queira saber o que é um gato em pânico... :wink:

Num ápice vai dar num gato "pachorrento" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta jan 10, 2008 1:06 am

Muito boa sorte para o Tobias e família
jujubele
Membro Veterano

quinta jan 10, 2008 7:53 am

Alguem me pose informar como é que se coloca fotos num tópico? E que eu queria colocar fotos do Tobias e restante familia de 4 patas e não consigo :?
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quinta jan 10, 2008 3:31 pm

Aqui está a explicar como se coloca (com ilustrações, passo por passo) :D

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30844

:wink:
jujubele
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 7:54 am

Bom dia a todos,

Venho uma vez mais solicitar a v/ ajuda no sentido de tentar resolver o mais rapidamente possível os problemas doTobias.

A adaptação dele na nossa casa tem sido fantástica, é um gato muito meigo e carinhoso , os cães aceitaram-no bastante bem e ele já percebeu que estes não lhe fazem mal e até já cheira o focinho dos cães com o seu rabito bem ao alto. Até Parece que os está a cumprimentar quando os vê…

No que diz respeito á Gata da casa a coisa muda de figura… ELA SIMPLESMENTE DETESTA-O ! Não podem estar os dois na mesma divisão da casa.
Pode ser que com o tempo a coisa melhore.

O problema é que o Tobias veio com alguns problemas de saúde que espero que se resolvam rapidamente.

Nomeadamente uma GENGIVTE que ainda não curou. Agora apareceu-lhe uma pelada debaixo do pescoço e começou a coçar bastante a orelha. Levei-o ao VET que disse não ser fungo nem sarna e que talvez seja alguma alergia.
Tem uma otite e está a fazer tratamento . O Vet disse tambe para eu colocar um pouco da pomada que uso no ouvido na pelada que ajuda (??)
Para a pele sugeriu dar-lhe banho com Shampoo hexaderma o que irei fazer já no próximo sábado.

Tem as almofadinhas das patinhas muito secas e escamosas, e o Vet torceu o nariz e disse que isso costuma acontecer aos Fiv + embora ele tenha dado negativo no teste
Sugeriu repetir o teste daqui a uns 2 meses, para o caso de ter dado um falso negativo.

Também estranhou ele não ter engordado durante esta semana embora também não tenha perdido peso. Mas ele come com apetite… Até já comecei a dar-lhe ontem comprimidos de levedura de cerveja (1 de manhã e outro á noite) a ver se ajuda.

Estou chateada, porque queria ver o meu bichano saudável, e estou com receio que ele tenha algum problema mais grave.O que acham?

Cumprimentos
Cristina
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 10:42 am

Bom dia jujubele.

Eu não disse que ia dar num gatinho melado...?! :wink:

Os testes rápidos que fez, chegam a não ser conclusivos, sim. Espero que, desta vez, os faça de laboratório que sempre são os mais fiáveis...!

Sobre as peladas... a Vet é a única que poderá realmente saber a origem e eu nunca me fico pelos "talvez", com a imensidão de exames complementares de diagnóstico que a Medicina Veterinária, actualmente, tem ao alcance dos Veterinários :wink:

Sobre a escamação das patinhas... e já que a tem separada da outra gata, portanto não estão a partilhar o mesmo areão na mesma caixa, veja se ela não estará a fazer algum tipo de alergia ao dito...?
Mude de areão e NUNCA use aditivos de cheiro, como pós ou uns grânulos que há para perfumar o areão dos gatos. E, preferencialmente não use areão perfumado.
Para já, eu compraria uma areia que há, especial, esterilizada para casos sensíveis da pele dos gatos. É um pouco cara mas para fazer o "teste", vale a pena.
Depois, ainda, veja se a cama da gatinha ou mantas em que ela esteja em contacto se são sintéticas já que há animais a fazerem alergia a essas mantas. Outros há que fazem alergia à lã. O material de Algodão, sendo mais neutro, é o melhor tolerado.

Sobre a pomada... não deu para eu perceber muito bem qual a sua dúvida :?

Ainda sobre a não aceitação da gata que já era residente, tenha paciência que ela um dia irá surpreende-la pela positiva. É uma questão de tempo e de que ambas definam a sua hierarquia.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jan 23, 2008 11:37 am

As patas escamosas nao podem ser de ele ter vivido na rua? certamente que nao andava nas melhores condiçoes...

É que o meu Tobias (tambem é Tobias!) foi adoptado da rua agora com dois meses. E tem as patas muito calejadas... escamosas. E mais nenhum dos meus gatos tem.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
jujubele
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 12:27 pm

Obrigado pelas v/ respostas.

È verdade Leonildecarvalho , tenho um gato muito melado…peganhento mesmo… só quer é mimo, tadinho. Realmente se tiver que repetir o teste (FIV/FELV) vou pedir para ser feito em laboratório. Quanto á minha gata acho que é mau feitio mesmo, ela sempre foi muito temperamental, mas com o tempo a convivência entre os dois deve melhorar.
Quanto ao areão aquele que eu uso é o do LIDL. Nunca me preocupei em usar outro mais caro uma vez que mudo o caixote da minha gata 2 -3 vezes por semana para evitar cheiros. Por isso usei esse com o Tobias. Vou experimentar um outro a ver se melhora.
Quanto á pomada só achei estranho a pomada para dentro dos ouvidos ser aplicada na pele, só isso.
Respondendo á sanxeri, eu também pensei se não seria de vir da rua, ainda por cima existem prédios em construção na minha rua e o Tobias andava sempre lá dentro em cima das areias com cimento e sabe-se lá que mais produtos.
Vamos ver se melhora depois do banho e se o bichano engorda. Tem á disposição ração da RC (gatos castrados) , carne cozida, peixe cozido e latinhas wiskas para ver se come e aumenta de peso.
È só miminhos, parece que arranjámos um bebé lá para casa.
Beijinhos a todos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jan 23, 2008 7:08 pm

pois com ração para gatos castrados é natural que não engorde. essa ração serve mesmo para isso. o que ele precisa agora é de uma ração muito calórica.
há areia tb. barata e muito melhor que a do lidl. eu tenho comprado a do intermarché. embora não seja nada de especial, eu prefiro.
pois quanto aos tstes...ser fiv já era muito azar :cry: o melhor é te-lo separado até confirmar
anjjazul
jujubele
Membro Veterano

quinta jan 24, 2008 5:24 pm

Realmente anjaazul eu tambem achei estranho dar raçao para gatos castrados a um gato tao escanzelado como é o Tobias.
Ele está mesmo muito magro embora quando o vi pela 1ª vez aí há quase 2 meses ele estivesse mil vezes pior... Até tinha dificuldade em andar , muito cambaleante, os carros tinham que parar para ele atravessar a estrada. Estava numa fraqueza que só visto. Agora ele corre , pula, brinca, salta para cima dos moveis.... Dá gosto vê-lo ...Só que olhar para um magrela de 3,800 kg não é o mesmo que olhar para a minha gata que tem mais do dobro do peso dele.
Será que faz mal se eu lhe der raçao para gatinhos, da Royal Canin?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jan 24, 2008 6:06 pm

Ração para gatinhos pode ser demasiado calorica.

Mas porque não dá ração normal?

Peixe cozido, carne e latinhas humidas eu não daria.

Os meus que vieram todos da rua tambem tinham as almofadinhas asperas nos 1ºs meses mas depois passou.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jan 24, 2008 6:09 pm

jujubele Escreveu: Será que faz mal se eu lhe der raçao para gatinhos, da Royal Canin?
O ser magro não é representativo de doente :wink: muito até pelo contrário, em imensos casos. Tudo depende da actividade física do animal, metabolismo, etc...

Dar ração apropriada para bebés, a um gato castrado está erradíssimo porque tem um alto teor de cálcio que é para ajudar ao crescimento ósseo de gatos bebés e esse cálcio vai acabar por prejudicar o seu gato a vários níveis, especialmente a todo o sistema urinário!
Fale com a vet, mesmo por telefone e ela lhe indicará outra gama mais adequada ao seu gato, se quer que ele engorde um pouco mas sem o prejudicar muito como o prejudicaria o que perguntou se podia dar :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”