Gato Persa - Cuidados especiais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Eu creio que não existe um TEMPO específico... Vai depender da forma como se adapta aos tratamentos do bichano, da facilidade ou dificuldade como o faz, até mesmo a forma como ele reage poderá facilitar ou dificultar o processo 
A minha Klara adora ser escovada, mas quando chega a parte da barriguita, ela já não gosta muito e sempre que pode vai tentando equivar-se
Por exemplo, em relação à escovagem, eu demoro entre 15 a 30min (e segundo sei nem é muito), mas por exemplo, após o banho demoro cerca de 1h30min mais ou menos...
Mas quando começar na "rotina" diária e vir o desenvolvimento, saberá quando o pequeno fica "pronto", basta olhar para o estado do pêlo e olhinhos (limpos)

A minha Klara adora ser escovada, mas quando chega a parte da barriguita, ela já não gosta muito e sempre que pode vai tentando equivar-se

Por exemplo, em relação à escovagem, eu demoro entre 15 a 30min (e segundo sei nem é muito), mas por exemplo, após o banho demoro cerca de 1h30min mais ou menos...
Mas quando começar na "rotina" diária e vir o desenvolvimento, saberá quando o pequeno fica "pronto", basta olhar para o estado do pêlo e olhinhos (limpos)

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
No início eu também não demorava tempo quase nenhum! Deixe ele ser maiorzinho e o pêlo começar realmente a crescermargpt Escreveu:! Ele adora ser escovado por isso não demoro muito tempo.

A minha Klara também adora ser escovada, isso por si só já ajuda imenso, mas ainda assim demoro muito tempo, pois o tamanho do pêlo treplicou!!!

Isto por si só já faz toda a diferença

Boa sorte com o pequenote. Cá esperamos por fotos

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
Olá
Vou falar no meu caso
Quanto tempo demora por dia para tratar um persa?
Cá em casa digo-lhe como funciona, e é assim:
Entro em casa por volta das seis e meia da tarde, a essa hora já o meu homem chegou há duas horas, ele trata de os levar à rua, passear e brincar com eles, ver se estão sujos, e essas coisas normais.
Quando chego a casa, largo o sacos, ponho as miudas rapidamente a lanchar e fazer os tpc, e aí começa a minha caçada.
Consiste em ser recebida pelo bichano, que assim que me vê ir mexer no armário das coisas dele se pira, agarro nas escovas, pentes, cardadeiras, liquido para os olhos, algodão, e uma série de outros produtos. apanho o Gatinho, que vem do mais contrariado que há, e entre miadelas e tentativas de fuga, sai sempre penteado, escovado, orelhas limpas assim como os olhos, e se o rabinho estiver sujo, uma toalhinha pequena humida para limpar todas as partes onde está amarelo, uma hora, quando não é dia de banho, mas vale a pena.
Nos dias de banho, que são geralmente à sexta feira, são 3 horinhas, mas para mim é do mais relaxante que há. Dou-lhe banho de 15 em 15 dias, se não aparecer nenhuma mancha amarela daquelas que não saem com a toalha. Mas isto sou eu, que sou acusada constantemente de ser fanática da limpeza.
Espero ter ajudado
Vou falar no meu caso
Quanto tempo demora por dia para tratar um persa?
Cá em casa digo-lhe como funciona, e é assim:
Entro em casa por volta das seis e meia da tarde, a essa hora já o meu homem chegou há duas horas, ele trata de os levar à rua, passear e brincar com eles, ver se estão sujos, e essas coisas normais.
Quando chego a casa, largo o sacos, ponho as miudas rapidamente a lanchar e fazer os tpc, e aí começa a minha caçada.
Consiste em ser recebida pelo bichano, que assim que me vê ir mexer no armário das coisas dele se pira, agarro nas escovas, pentes, cardadeiras, liquido para os olhos, algodão, e uma série de outros produtos. apanho o Gatinho, que vem do mais contrariado que há, e entre miadelas e tentativas de fuga, sai sempre penteado, escovado, orelhas limpas assim como os olhos, e se o rabinho estiver sujo, uma toalhinha pequena humida para limpar todas as partes onde está amarelo, uma hora, quando não é dia de banho, mas vale a pena.
Nos dias de banho, que são geralmente à sexta feira, são 3 horinhas, mas para mim é do mais relaxante que há. Dou-lhe banho de 15 em 15 dias, se não aparecer nenhuma mancha amarela daquelas que não saem com a toalha. Mas isto sou eu, que sou acusada constantemente de ser fanática da limpeza.
Espero ter ajudado
Olá
Sou nova aqui e no mundo dos animais de estimaçao igualmente. Comprei uma gatinha linda a Sissi mas como novata tenhop algumas duvidas.. e querem saber da melhor? sem dar por ela hoje enfiou-se na fritadeira (o oleo estava frio) e molhou as patinhas que estao taoo pegajosas mesmo depois de limpas.. tb ja vos aconteceu coisas destas que vos deixam com o coraçao nas maos? A minha duvida principal é sobre o cio (nem sei escrever=$) é assim tao mais complicado do que criar um macho? é que ja ouvi tantas opiniao que nao sei por onde me guiar.. ja agora por que idade aparece mais ou menos o cio? A minha Sissi tem 2 meses. Ah e estou a adorar isto por aqui 

Parabéns pela Sissi. Tem que ter muito cuidado e deixar sempre os recipientes fechados. Imagine se o óleo estivesse quente.
Cuidado também com máquinas de lavar, secar, micro-ondas, sanita aberta, eles são uns curiosos e tudo lhes serve.
O 1º cio aparece normalmente entre os cinco, seis meses. Já pensou quando chegar à idade castrá-la? Evita além dos miados incomodativos, quando está com o cio e porque também pode marcar, fazendo xi-xi, em sitios menos convenientes como peças de roupa, camas etc..Evita que possa no futuro vir a ter tumores que na sua maioria são malignos.
O gato macho não tem cio, mas se não for castrado faz marcações de território com urina por tudo o que é sítio.
De resto no dia a dia machos e fêmeas têm comportamentos semelhantes.
Cuidado também com máquinas de lavar, secar, micro-ondas, sanita aberta, eles são uns curiosos e tudo lhes serve.
O 1º cio aparece normalmente entre os cinco, seis meses. Já pensou quando chegar à idade castrá-la? Evita além dos miados incomodativos, quando está com o cio e porque também pode marcar, fazendo xi-xi, em sitios menos convenientes como peças de roupa, camas etc..Evita que possa no futuro vir a ter tumores que na sua maioria são malignos.
O gato macho não tem cio, mas se não for castrado faz marcações de território com urina por tudo o que é sítio.
De resto no dia a dia machos e fêmeas têm comportamentos semelhantes.
-
- Membro Veterano
Isto é verdade para raças de pêlo curtoMiausRafa Escreveu:O 1º cio aparece normalmente entre os cinco, seis meses. Já pensou quando chegar à idade castrá-la?

Pelo que tenho lido, no caso dos persas a maturidade sexual ocorre bem mais tarde, cerca dos 12 meses e alguns nem a chega a atingir antes dos 24 meses!

De qualquer forma a forista poderá confirmar esta informação no site que lhe indiquei, pois quanto a mim é uma pequena enciclopédia básica sobre gatos persas e felinos no geral

Muito obrigada pelas ajudinhas
nao sabia que as gatinhas tb marcavam o seu territorio com xixi mas é um bom aviso
Esta pergunta é especialmente para quem tenha um gatinho persa... A Sissi como todos os gatinhos persa tem muitooo pelo e isso torna-se incoveniente pois as vezes fica com os cocos presos no pelo ou entao no chao mesmo que acabam por nao cair na caixa e sim no chao, isto ja vos acontceu? Sera que devia desbastar um pouco os pelos junto ao seu rabinho?

Eu tenho um gato persa e e a vet aconselhou-me a desbastar um pouquinho mas não muito, porque pode criar infecções. Se cortar utilize uma tesoura de pontas redontas e corte à volta do ânus, mas menos na parte de cima e tenho cuidado para n a magoar.
Kiara tem razão. Esqueci-me que a Sissi é uma gata persa. Peço desculpa a todos e especialmente à Siissii.Kyaraa Escreveu:Isto é verdade para raças de pêlo curtoMiausRafa Escreveu:O 1º cio aparece normalmente entre os cinco, seis meses. Já pensou quando chegar à idade castrá-la?
Pelo que tenho lido, no caso dos persas a maturidade sexual ocorre bem mais tarde, cerca dos 12 meses e alguns nem a chega a atingir antes dos 24 meses!![]()
De qualquer forma a forista poderá confirmar esta informação no site que lhe indiquei, pois quanto a mim é uma pequena enciclopédia básica sobre gatos persas e felinos no geral
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
sabes..um gato persa é um gato altamente delicado..que sim presica de alguns cuidados..a maioria dos gatos persa tem uma naturalidade para serem gatos mesmo de dentro de casa!! nao sei se o queres fazer ou nao! eu tenho o meu gatinhu persa,a nika, eu todos os dias escovo-a com uma escovinha dela!! dai bastante pelo! um gato persa tambem da um bocado mais de trabalho poes a limpeza é mais cansativa!! teras pelo espalhado por td que é cantinhos mas isso tambem tu te abituas..alias para limpares camisolas pretas ou carpetes eu limpo sempre com agua!! poes sai mttt pelo!
ou seja as camisolas ou roupa preta sou um altamente iman!! xD
é muito bom ter um gatinho inda mais persa...eles sao mt fofos..poderao dormir contigo e olha que nao te cansaras de lhe passar a mao!! eh eh
que se feliz!
ou seja as camisolas ou roupa preta sou um altamente iman!! xD
é muito bom ter um gatinho inda mais persa...eles sao mt fofos..poderao dormir contigo e olha que nao te cansaras de lhe passar a mao!! eh eh
que se feliz!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
só os gatos de raça pelo curto é que tem o cio mais cedo,pois por ex. a minha nika só o teve aos 12 meses tal como a kyaraa disseKyaraa Escreveu:Isto é verdade para raças de pêlo curtoMiausRafa Escreveu:O 1º cio aparece normalmente entre os cinco, seis meses. Já pensou quando chegar à idade castrá-la?
Pelo que tenho lido, no caso dos persas a maturidade sexual ocorre bem mais tarde, cerca dos 12 meses e alguns nem a chega a atingir antes dos 24 meses!![]()