Arranhadores! e mais duvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta jan 17, 2008 1:22 am

Obrigada Kyaraa, pela informação. É pena :|
Mas é impossível ir amanhã à loja, ando sem tempo.
Martinha, a tua prenda vai ter que ser adiada para o fim-de-semana :(
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quinta jan 17, 2008 11:11 am

Twiguy Escreveu:Obrigada Kyaraa, pela informação. É pena :
De nada Twiguy :wink:
Só é pena não ter possibilidade para ir lá hoje, mas pode ser que com um pouco de sorte ainda haja alguma coisa no fim-de-semana :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

segunda jan 21, 2008 10:34 pm

Estou-me a preparar para adoptar um gato/a por isso comecei a informar-me melhor sobre eles e sobre aquilo que comprar e tal e cheguei à parte em que em lembrei que tenho sofás e portas de madeiras e outras coisas mais que não quero que sejam afiadores de unhas.
Agora para o princípio acham que um arranhador destes
Imagem

ou destes
Imagem

servirá? Eu sei que dependendo dos gatos até podem não ligar nenhuma ao arranhador mas eu estou esperançada. Até porque se for uma semana ou mais para casa dos meus pais gato e arranhador irão comigo por isso preciso mesmo de um assim para o portátil :)

Agradecem-se sugestões e esclarecimentos.
Isa.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jan 21, 2008 10:36 pm

O gato vai concerteza gostar mais do de baixo.

Quando ele for ao areão, leve-o até ao arranhador e esfregue-lhe lá as patinhas.
Devagarinho claro e pode fazer o mesmo para ele ver.
imisty
Membro Veterano

segunda jan 21, 2008 10:41 pm

Se me dissessem que eu ia arranhar num poste eu não acreditaria, o que uma pessoa não faz pelos gatos... :D

Mas e como faço no princípio mesmo? Sendo um gato/a adoptado é natural que se sinta receoso ou que não confie em mim. Tenho medo que ao pegar nele faça esteja a contribuir para agravar o "medo"... Há algum método mais seguro para perceber que sou amiga?
Mimo-o com um petisco/ comida de lata? Desculpem a ignorância profunda :oops:
Isa.
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jan 22, 2008 1:20 am

Olá imisty

Em primeiro lugar, mesmo antes de adoptar um gato, pense primeiro que um gato é um ser vivo, que vai durar cerca de 12, 15 ou mais anos, que necessita de atenção de cuidados, alimentação, veterinário regular, com quem fica durante as suas férias .... Depois e se decidir que sim: Bem vindo ao mundo fantástico que é ter um gato.

Não é preciso saber muito para ter um gato como companheiro, pode ler alguns tópicos e artigos que a Arca dispõem. Pode começar por ler este tópico da forista Leo, está óptimo.

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jan 22, 2008 1:24 am

susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

terça jan 22, 2008 10:05 am

Sim também concordo que o gatito vai gostar mais do de baixo :wink:

Com que idade é que ele vai vir para sua casa?
imisty
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 11:18 am

Twiguy, eu sei isso tudo. É precisamente porque quero um animal para a vida que estou a fazer os possíveis para me inteirar das particularidades e hábitos bem como doenças (não vá o diabo tecê-las!). Posso e decerto farei perguntas que vos parecerão descabidas ou realmente simples mas devo explicar que com os meus pais tive 2 gatos e cada um teve um final mais triste que o outro :/ era mais nova e bem, devo dizer que os meus vizinhos na terrinha se apanham um gato/ cão no quintal que não o deles atiram paus e tudo o mais que houver à mão... :( eu sabia bem o que atirava à "senhora" mas agora tá a ter uma velhice muito má. Vai na volta a pagar o que fez a muitos cães e gatos... Enfim, adiante.
Estou a pensar ir adoptar um gato lá para Março e até lá ando a ter em atenção o que é mesmo necessário (comida, cuidados veterinários, ...) e depois quando tiver as coisas/ €€ avanço!

Entretanto alguns dos tópicos já li, muitos lerei amanhã e depois das frequências e de dormir decentemente... :D

Susinha, vem com a idade que vier :lol: como vou adoptar, ainda não sei onde mas há tanto sítio à escolha e tantas idades, preferia ter muito menos escolha... O difícil vai trazer só um, mas agora não posso ter dois gatos... Vem o gato que me tocar mais o coração. O pior é que sei que vou vir destroçada, tanta crueldade com animais, já vi fotos de alguns animais e coitados sentem mesmo na pele que foram abandonados sem perceber porquê. Quaisquer das maneiras, depois das despesas iniciais verei se posso alargar a família :)

Quanto ao arranhador parece que terei que optar por um dos de baixo para agora :D desde que ele goste! Mas ainda tenho que ler muita coisa...

Já agora: entre uma casa de banho fechada e uma aberta qual a que os gatos preferem? Para agora terá que ir uma aberta mas depois é capaz de ser melhor uma fechada. Que acham? E dos fechados: com ou sem porta...? E desculpem a ignorância mas que tipo de filtro é os wc's têm? Para o ar? Isto... Céus, isto é um mundo! :D Até Março tenho muita pestana a queimar para estar minimamente preparada para o bichano...

Obrigada pela paciência! ;)
Isa.
susinha
Membro

terça jan 22, 2008 11:31 am

A gatita que vive cá em casa, a Kiara, é a minha primeira gata de sempre e por enquanto é única :|

Antes de ela vir cá para casa também me imformei sobre aquilo que é necessário para um gato, quantidade de despesas, veterinário, etc

A principio comprei uma WC aberta, porque já tinha gasto algum dinheiro e os gatos que conhecia tinham todos WC abertas. Passado pouco tempo comprei uma fechada com porta (devido ao odor e as pedras da areia estarem sempre espalhadas pelo chão) :wink: Mas atenção há gatos que não gostam nada das WC fechadas e podem "recusar-se" a ir lá dentro...
Quanto aos filtros são de carvão (penso eu) e compram-se em qualquer loja de animais ou supermercado, as caixas fechadas já trazem incluidos (sendo apenas necessário mudá-los de x em x tempo) :D

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51614
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 22, 2008 11:39 am

Eu tenho duas gatas e no inicio tinha um caixote aberto pq foi comprado á pressa pq uns meses antes tinha encontrado uma gata em mt mau estado e fiquei com ela(dps apareceu a dona) mas mais tarde as minhas meninas faziam a festa da areia la em casa yupi era a loucura, comprei um fechado e tinha um filtro, era horrivel aquilo ficava ca com um cheirete, conclusao mudei p uma arei BEM mais cara e melhor e agr ja nem filtro tenho pq n deita cheiros.
em relação aos arranhadores as minhas adoram q ate o partiram :o
é a minha sorte, so tenho uma delas q de x em qd quer ir as cadeiras
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
imisty
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 11:45 am

Obrigada! Obrigada! :D

Eu também vou comprar um aberto no início porque tenho que fazer contas à vida... Já tive a ver aquela multitude de pequenas coisas necessárias. Eu nem sabia que os gatos podem ficar com acne de comedouros em plástico :| e já vi comida, bem, a comida de qualidade é cara...! De preços de vets também já me informei! E até soube que tenho um aqui muito perto de mim, cerca de 10 minutos a pé :) e ainda por cima vem bem recomendado, claro que só vendo mas um vet ao pé de casa é logo um descanso ainda por cima com consultas ao sábado e domingo :D

Os filtros de carvão que conheço são para aquários mas ok, cá continuarei na minha jornada pelo conhecimento do mundo felino 8)

Agradeço mais uma vez a todos aqueles que têm a paciência de ler e tentar ajudar-me! :D
Isa.
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 22, 2008 11:48 am

os filtros q o meu caixote tinha era uma especie de esponja mt fininha.
nao se esqueça de juntar dinhr p a futura esterilização :D
de-lhe antes uma ração de boa qualidade, normalmente é mais cara q a de supermercado mas ao gastar mais dinhr agr esta a investir na saude do/a gato/a e a prevenir doenças futuras p o bem do animal e p o bem da sua carteira.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
imisty
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 12:49 pm

Diana, eu sei! Infelizmente há muita gente que não vê a vantagem de pagar mais pela ração mas o animal acaba por ter uma esperança e qualidade de vida bastante inferior! Se há coisas onde se pode poupar há outras que nem por isso...
A mim o problema é mesmo comprar 10 ou 15kg de ração... Vou ter que pagar mais caro e comprar menos porque para um gato é muita ração e depois de aberta vai-se sempre perdendo qualidade. Ou não :?:
Isa.
susinha
Membro

terça jan 22, 2008 1:07 pm

Bem, eu compro uma de 10Kg no Vet (porque a Kiara é esterelizada), só tenho uma gata e a ração nao se estraga...

Quando ela ainda comia ração para gatinhos comprava-lhe 2Kg e uma dessas vezes deram de oferta uma lata grande para guardar ração.

Quando lhe começei a comprar de 10Kg pus o ultimo saco vazio da de 2Kg nessa tal lata e vou pondo a ração de 10Kg na lata. Isto faz com que tenha de abrir muito menos vezes o saco da ração, conservando-a assim mais tempo. Quando abro o saca nova tenho o cuidado de abrir muito pouco para depois ser mais facil de ficar bem fechada e acondicionada. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”