Twiguy, eu sei isso tudo. É precisamente porque quero um animal para a vida que estou a fazer os possíveis para me inteirar das particularidades e hábitos bem como doenças (não vá o diabo tecê-las!). Posso e decerto farei perguntas que vos parecerão descabidas ou realmente simples mas devo explicar que com os meus pais tive 2 gatos e cada um teve um final mais triste que o outro :/ era mais nova e bem, devo dizer que os meus vizinhos na terrinha se apanham um gato/ cão no quintal que não o deles atiram paus e tudo o mais que houver à mão...

eu sabia bem o que atirava à "senhora" mas agora tá a ter uma velhice muito má. Vai na volta a pagar o que fez a muitos cães e gatos... Enfim, adiante.
Estou a pensar ir adoptar um gato lá para Março e até lá ando a ter em atenção o que é mesmo necessário (comida, cuidados veterinários, ...) e depois quando tiver as coisas/ €€ avanço!
Entretanto alguns dos tópicos já li, muitos lerei amanhã e depois das frequências e de dormir decentemente...
Susinha, vem com a idade que vier

como vou adoptar, ainda não sei onde mas há tanto sítio à escolha e tantas idades, preferia ter muito menos escolha... O difícil vai trazer só um, mas agora não posso ter dois gatos... Vem o gato que me tocar mais o coração. O pior é que sei que vou vir destroçada, tanta crueldade com animais, já vi fotos de alguns animais e coitados sentem mesmo na pele que foram abandonados sem perceber porquê. Quaisquer das maneiras, depois das despesas iniciais verei se posso alargar a família
Quanto ao arranhador parece que terei que optar por um dos de baixo para agora

desde que ele goste! Mas ainda tenho que ler muita coisa...
Já agora: entre uma casa de banho fechada e uma aberta qual a que os gatos preferem? Para agora terá que ir uma aberta mas depois é capaz de ser melhor uma fechada. Que acham? E dos fechados: com ou sem porta...? E desculpem a ignorância mas que tipo de filtro é os wc's têm? Para o ar? Isto... Céus, isto é um mundo!

Até Março tenho muita pestana a queimar para estar minimamente preparada para o bichano...
Obrigada pela paciência!

Isa.