O que faço???
Moderador: mcerqueira
Boa tarde!
Para além dos cuidados com o pêlo que um gato persa exige e que já foram aqui descritos, os outros cuidados a ter são a alimentação, vacinação e desparasitação.
Quanto à alimentação deve dar-se apenas uma ração própria e de boa qualidade (há muitas marcas boas disponíveis no mercado e algumas delas têm ração especifica para gatos persa).
A desparasitação interna tem que inicialmente ser feita mensalmente e depois do gato ter 6 meses a cada 3 meses, e tal como já foi dito por uma forista convém que as pessoas em contacto com o animal também se desparasitem (pelo menos duas vezes por ano a coincidir com a desparasitação do animal). Se tiver outros animais estes também devem ser desparasitados.
A desparasitação externa (contra pulgas e carraças) varia conforme o produto usado, mas normalmente tem que ser feita mensalmente.
Em relação à vacinação, podem ser administradas "três tipos" de vacinas: uma que protege contra doenças do foro respiratório e digestivo, que se aconselha a todos os gatos; a vacina da raiva, que normalmente apenas se administra se o animal for viajar para o estrangeiro e a vacina contra a leucemia felina (FeLV). Esta doença causa uma imunossupressão, sendo que os animais ficam mais debilitados e mais propensos a desenvolver outro tipo de doenças. Conforme, também já foi referido, o FeLV transmite-se sobretudo através de lutas (mordeduras, arranhadelas, partilha de comedouros e bebedouros) e por isso normalmente só é dado a animais que tenham acesso ao exterior.
Quanto ao FIV, a chamada sida dos gatos, também causa imunossupressão e tal como o FeLV ainda não tem cura. Além disso, para esta doença ainda não existe nenhuma vacina em Portugal. Como a transmissão é semelhante à do FeLV (lutas, mordeduras, etc.) não convém que os animais tenham acesso livre ao exterior e tenham contacto com animais de rua, porque mesmo que estejam vacinados contra o FeLV, não estão protegidos do FIV.
A vacina da raiva é administrada anualmente, e a das doenças respiratórias e do FeLV tem de ser na 1ª vez que é adminstrada repetida após um mês e depois passa a ser dada anualmente.
Estas informações servem de base, mas como cada gato é um caso, deve contactar um veterinário, mal tenha o seu gatito para que ele estabeleça o esquema de desparasitação e vacinação mais adequado.
Para além dos cuidados com o pêlo que um gato persa exige e que já foram aqui descritos, os outros cuidados a ter são a alimentação, vacinação e desparasitação.
Quanto à alimentação deve dar-se apenas uma ração própria e de boa qualidade (há muitas marcas boas disponíveis no mercado e algumas delas têm ração especifica para gatos persa).
A desparasitação interna tem que inicialmente ser feita mensalmente e depois do gato ter 6 meses a cada 3 meses, e tal como já foi dito por uma forista convém que as pessoas em contacto com o animal também se desparasitem (pelo menos duas vezes por ano a coincidir com a desparasitação do animal). Se tiver outros animais estes também devem ser desparasitados.
A desparasitação externa (contra pulgas e carraças) varia conforme o produto usado, mas normalmente tem que ser feita mensalmente.
Em relação à vacinação, podem ser administradas "três tipos" de vacinas: uma que protege contra doenças do foro respiratório e digestivo, que se aconselha a todos os gatos; a vacina da raiva, que normalmente apenas se administra se o animal for viajar para o estrangeiro e a vacina contra a leucemia felina (FeLV). Esta doença causa uma imunossupressão, sendo que os animais ficam mais debilitados e mais propensos a desenvolver outro tipo de doenças. Conforme, também já foi referido, o FeLV transmite-se sobretudo através de lutas (mordeduras, arranhadelas, partilha de comedouros e bebedouros) e por isso normalmente só é dado a animais que tenham acesso ao exterior.
Quanto ao FIV, a chamada sida dos gatos, também causa imunossupressão e tal como o FeLV ainda não tem cura. Além disso, para esta doença ainda não existe nenhuma vacina em Portugal. Como a transmissão é semelhante à do FeLV (lutas, mordeduras, etc.) não convém que os animais tenham acesso livre ao exterior e tenham contacto com animais de rua, porque mesmo que estejam vacinados contra o FeLV, não estão protegidos do FIV.
A vacina da raiva é administrada anualmente, e a das doenças respiratórias e do FeLV tem de ser na 1ª vez que é adminstrada repetida após um mês e depois passa a ser dada anualmente.
Estas informações servem de base, mas como cada gato é um caso, deve contactar um veterinário, mal tenha o seu gatito para que ele estabeleça o esquema de desparasitação e vacinação mais adequado.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Não esquecer de referir que em Persas convém fazer o despiste do PKD (para eventual necessidade de saber que tem entre mãos...) e caso se façam testes de FIV e FELV que sejam feitos de preferência os de Laboratório e não os de KIT e um ou outro que sejam feitos SÓ a partir dos 6 meses de idade.
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Bem, os gatos não são cães. Poucos gatos há que se habituam a passear de trela ou de peitoral, ou seja lá o que for. Não é prática que recomende, muito sinceramente. Os cães apreciam os passeios com o dono e habituam-se a fazer as necessidades na rua, já os gatos não, a maior parte dos gatos caseiros têm medo do exterior e às vezes as tentativas de fazer com que o animal se habitue a essa rotina dão maus resultados, com o animal a assustar-se terrivelmente e a escapar ao dono...Designer Escreveu:Pode passear-se os gatos como os cães? De trelinha?
Os persas são gatos de interior, de casa e não devem ter acesso ao exterior.
Quanto às vacinas, quando adquirir o bichinho leve-o ao vet para que lhe faça as vacinas, isso é pacífico, o vet logo faz o plano de vacinação.
Agora o que deve ter muito presente é a noção de que manter um persa em condições não se resume a uma boa alimentação e às vacinas. O pêlo e os olhos dão muito trabalho, escovar diariamente é necessário, dar banho no mínimo quinzenalmente é necessário e o animal deve ser habituado a esse manuseamento desde o primeiro dia em sua casa.
Pondere também a esterilização do animal.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Sempre que ouço ou leio essa questão o de passear os gatos, lembro-me sempre de um tópico da forista LuMaria. Onde ela aconselha e elucida os problemas que possam causar um simples passeio com o seu gato. Relata ainda, um episódio passado na primeira pessoa.
Este tópico.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=passear
Eu cá não me meto nisso, até porque seria impossível passear as minhas miúdas no centro de Lisboa, devia de ser bonito, devia....
Este tópico.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=passear
Eu cá não me meto nisso, até porque seria impossível passear as minhas miúdas no centro de Lisboa, devia de ser bonito, devia....
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Não poderá, deverá... O pêlo de um persa é imenso e demoraria dias a ficar seco, no entanto ficaria todo emaranhado... Um persa necessita sempre de ser seco com o secador à medida que se vai escovando o pêlo para não criar nósDesigner Escreveu:Poderei secá-lo com o secador do cabelo?
Isso não o assustará?

Quanto ao secador, sim é normal que se assuste inicialmente, mas é tudo uma questão de hábito. No entanto há secadores que têm pouca sonoridade, além disso poderá secar o pêlo num volume mais reduzido para evitar o stress do animal...
Com a minha Klara é pacífico, mas na 1ª vez ela assim que ouviu o secador "pirou-se" com medo, mas assim que sentiu o quentinho e começou a ser escovada, ui... Até ela própria se ia virando e dando ajuda

Aproveite também estes momentos para criar laços de afectividade e confiança com o seu animal

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
eu tenho duas gatas uma adora a calor do secador a outra basta ve-lo q parece q viu o diabo e so quer fugir.Designer Escreveu:Devo dar banho com tanta frequência no Inverno?
Poderei secá-lo com o secador do cabelo?
Isso não o assustará?![]()
acho normal eles nao gostarem de secadores e de aspiradores pq fazem mt barulho e eles assustam-se mas depende de gato p gato
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
ja agora vou apoderar-me do topico e tirar tb uma duvidas
os gatos devem tomar banho? se tiverem em casa qds vezes por ano?
eu limpo as minha com uma espuma ou com toalhetes propeios p elas pq elas verem agua irra.... n consigo mesmo dar-lhes banho
ja pensei pelo menos leva-la uma vez por ano a um sitio onde lhe deem banho o que acham?

eu limpo as minha com uma espuma ou com toalhetes propeios p elas pq elas verem agua irra.... n consigo mesmo dar-lhes banho
ja pensei pelo menos leva-la uma vez por ano a um sitio onde lhe deem banho o que acham?
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
Os gatos conseguem fazer a sua higiene de uma forma incrível, mantendo o seu pêlo sempre impecável (à excepção dos persas, que quanto mas se lavam, mais pêlos emaranhamdianasousa Escreveu:ja agora vou apoderar-me do topico e tirar tb uma duvidas![]()

No entanto, é de frisar que, se o animal não foi habituado desde cedo a este tipo de manuseamento, tentar obrigá-lo em adulto poderá ser traumático para o animal (e para o dono também)... Stressante será por certo...
Se os seus gatinhos são de pêlo curto, não vejo grandes necessidades de obrigar a algo que não é visto com "bons olhos" por eles. Quanto a levar a um local próprio para o efeito, creio que não deverá submeter os bichanos a "banhos com estranhos" (até rimou

Se eles fazem a sua limpeza com normalidade, se inclusive a dianasousa lhes dá limpeza adicional com toalhitas e espuma seca, creio ser o suficiente para se manterem lindos

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
eu limpo-as com umas toalhitas da friskies e tenho uma espuma q é daquelas usadas p gatos/caes apartir do 1 dia de vida.
so assim as mantenho minimamente limpas.
é q uma delas lava-se mt e outra nao e ainda por cima tem um habito horrivel q é comer e lavarem-se uma a outra a seguir, ficam a cheirar a raçao.
obrigado pela resposta
é q uma delas lava-se mt e outra nao e ainda por cima tem um habito horrivel q é comer e lavarem-se uma a outra a seguir, ficam a cheirar a raçao.
obrigado pela resposta
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
com muiiitta frequencia nao!Designer Escreveu:Devo dar banho com tanta frequência no Inverno?
Poderei secá-lo com o secador do cabelo?
Isso não o assustará?![]()
acerca do secador o meu gosta

-
- Membro Veterano
Se elas se mantém a sua higiene com normalidade e ainda têm complemento por parte da dona, não vejo grande necessidade de as estar a submeter ao stress do banho, não estando elas habituadas desde pequenasdianasousa Escreveu:eu limpo-as com umas toalhitas da friskies e tenho uma espuma q é daquelas usadas p gatos/caes apartir do 1 dia de vida.
obrigado pela resposta

Por certo estarão lindas

-
- Membro Veterano
eu bem tentei de pequenas, conclusao: maos arranhadas, casaco roto, luvas desfeitas e miadelas q ia o predio abaixo
sendo assim elas q se lavem e eu continuo com as toalhitas e a espuma.
Obrigado

sendo assim elas q se lavem e eu continuo com as toalhitas e a espuma.
Obrigado
Dianasousa...
Bem...se fosse com a Mía vem a casa, o predio, os blocos ao lado...e arredores.
Ela quase desmaia com medo da água. E odeia secador.
Por isso aki vai 1 ideia!
Qdo ela toma banho (e nos dá banho a nós pelo caminho)
eu opto por colocar 1 termo ventilador jun to ao local onde ela se enrola p tirar 1s sonecas de tarde.Assim o local é-lhe familiar e o vento quente vai fazendo a vez do secador...
Ah....com prei um termo ventil quase silencioso...a vedeta merece!!!Gatinha chiki é assim!!
Pode tentar esta solução...e aos poucos vai ver que mal acaba o benho as gatas correm p junto do termo ventil pk os gatos são mto sensiveis ao frio.
Deve contar é com 1 cara de mau humor, tipo:
Odeio banho....lhurrrcccccc!!!
Bem...se fosse com a Mía vem a casa, o predio, os blocos ao lado...e arredores.
Ela quase desmaia com medo da água. E odeia secador.
Por isso aki vai 1 ideia!
Qdo ela toma banho (e nos dá banho a nós pelo caminho)

Ah....com prei um termo ventil quase silencioso...a vedeta merece!!!Gatinha chiki é assim!!

Pode tentar esta solução...e aos poucos vai ver que mal acaba o benho as gatas correm p junto do termo ventil pk os gatos são mto sensiveis ao frio.
Deve contar é com 1 cara de mau humor, tipo:
Odeio banho....lhurrrcccccc!!!