Ofereço-me para tratar de gatinhos recem-nascidos orfaos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

biaclaro
Membro Veterano
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

quinta mai 08, 2008 9:35 pm

Eu acho louvável o fato da pessoa se disponibilizar para tal, mas eu também acho (e aqui vai uma opinião minha que nem todo mundo é obrigado a concordar), que a forista em questão tem mesmo pouquíssima experiência no assunto e é sem falar da responsabilidade, que não ponho em causa, algo que a experiência conta muito principalmente em situações de emergências que podem ocorrer. Não estou a criticar destrutivamente, aliás concordando com a própria forista porque não aproveita a folga que vai ter no fim do ano letivo e não se voluntaria numa associação para ajudar?Poderia ajudar com os órfãos.É que assim ganharia experiência para depois poder fazer isto em casa e de "quebra" ajudaria as associações que nesta altura do ano (férias) ficam innfelizmente lotadas de animais, inclusive de muitos bebés órfãos.
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta mai 08, 2008 9:43 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quinta mai 08, 2008 9:51 pm

Inesita a experiência faz o calo

Eu felizmente tenho tido sorte mas também sou muito picuinhas e teimosa ;). Dos mais de 20 gatinhos que alimentei e 3 cachorros só me faleceram 3 gatinhos e todos por razões impossiveis de evitar: doença ou defeitos congenitos.

Pense bem se está disposta a ficar 3 semanas sem dormir mais que 3 horas seguidas. Deixa de ser bonito ao fim de 3 dias ehehehe

Mas se a sua intenção é forte o suficiente para aguentar então: ainda bem porque decerto gatinhos (infelizmente) não faltarão.
alicina
Membro Júnior
Registado: quinta jan 18, 2007 9:58 pm

quinta mai 08, 2008 10:13 pm

olá Inesita

com tanta determinação e carinho acredito plenamente que sejas capaz de levar esta vontade adiante :)

não sendo fácil também não é impossivel e a maior recompensa é quando começamos a ver os resultados

um dos meus gatinhos, o Pataniska, veio para a minha casa com dias, não lhe consegui dar biberão mas punha o leite numa tacinha e com o meu dedo estimulava-o a beber, ia bebendo o leite e chupava-me o dedo :D
hoje tem quase um anito mas sempre que me apanha distraida ainda me procura os dedos para chuchar :roll:

até lhe comprei uma chucha de bébé, mas ele gosta mesmo é dos dedos

passei muitas horas com ele mas a recompensa é enorme, porque é um gatinho super meigo e está a ficar um matulão :lol:

beijinhos pra ti e boa sorte :wink:
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

sexta mai 09, 2008 11:39 am

Olá inesita:

As minhas intervenções por estas bandas por vezes revelam algum cepticismo (veja-se as historias de ninhadas que algumas pessoas querem trazer a mundo), mas desta x é claro que tenho de apoiar uma vontade tão grande....
1º pk apoio semp quem tem 1 coração grande p cuidar de animais, tenha mta ou pouca experiência,
2º pk não cabe aos restantes foristas decidir se alguém deve ou não fazer o bem...
e neste caso não há duvida que a intenção é boa.
Por isso boa sorte, já sabe que pode contar connosco!
inesita_
Membro Júnior
Registado: quarta jun 21, 2006 11:22 am

sexta mai 09, 2008 12:54 pm

Obrigado a todos pelo apoio... :)
Em breve conto novidades...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mai 09, 2008 2:46 pm

Quando há boa vontade e determinação, a experiência adquire-se usando o bom senso e fazendo perguntas a Vets e pessoas mais experientes, em caso de alguma dúvida :wink:

Não é preciso nenhum "canudo" para se tratar de crias... é preciso, SIM, bom senso, disponibilidade, carinho, responsabilidade e condições físicas para tal tarefa! Ninguém nasce experiente em NADA! E, para quem queira adquirir experiência, seja no que for, sem o preconceito; "vergonha", pergunta(!) porque perguntar não envergonha ninguém! :wink:

Um bem haja para si, pela sua boa vontade... e qualquer dúvida em que eu lhe possa ser útil, estou ao inteiro dispor :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
inesita_
Membro Júnior
Registado: quarta jun 21, 2006 11:22 am

sexta mai 09, 2008 2:48 pm

Concordo inteiramente com o que disse!! :D
Faço das suas, minhas palavras...
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda mai 12, 2008 9:16 am

Boas.
Acho louvável o seu interesse por criar gatinhos orfãos... mas, espero que emocionalmente esteja preparada para o pior.
Já criei uma gatinha com dias de vida e com sucesso, quando toda a gente me dizia para não ter esperanças.
Quando em Agosto do ano passado, me veio parar às mãos uma ninhada de gatos com cerca de 1 mês de idade voltaram-me a dizer o mesmo... mas como eles aparentavam estar bem, pensava que bastava ter os cuidados normais que não haveria problemas.

Até que começaram-me a morrer um a um devido a uma bactéria... e de 5 só me sobreviveram 2.
Foi muito desgastante a nível físico porque os meus dias rodavam à volta das horas do biberão, da sua higiene e das idas à vet, e a nível emocional porque não estava preparada para que eles me fossem morrendo apesar dos meus esforços... também o problema residia no facto de que eu não ser uma pessoa emocionalmente forte, e como resultado fui-me abaixo.

Enquanto que todos eles me morreram em prazo de horas, um deles (o Iori - http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... oto=132120) sofreu imenso. A minha impotência perante a sua situação fizeram-me entrar em desespero... via-se todos os seus ossinhos e o pêlo começou a cair. Isto durou quase 1 mês!...

Com isto quero dizer que, mesmo que faça tudo como deve de ser, existe sempre a possibilidade de alguns falecerem (ou pior ainda, sofrerem sem que possamos fazer muito) e essa possibilidade é real. Se for uma pessoa que não lida bem com esse tipo de situações, por favor reflita porque quando tratamos de alguém (sejam eles gatos, cães, pessoas, etc), criamos laços afectivos e custa bastante quando algo corre mal.
SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

segunda mai 12, 2008 3:13 pm

Bem, parece que força de vontade e amor pelos animais não lhe falta. Mas uma decisão destas acarreta muita responsabilidade! Digo isto, porque já passei pela experiência 2 vezes. A primeira foi com uma ninhada de coelhos, eram 15. A segunda foram dois cachorrinhos. Felizmente correu tudo bem, mas fui contra todas as probabilidades, principalmente no caso dos coelhinhos, porque todos sobreviveram.
Mas o que me valeu, não foi a minha força de vontade e amor pelos animais, foi o facto de na altura ter um suporte financeiro para o poder fazer. Porque, acordar de hora em hora à noite, mantê-los quentinhos, estimular a digestão, fazer a higiene e tudo o resto, não é a parte dificil. Agora, ter que arcar com as despesas (veterinário e afins) e arranjar bons donos para todos eles, aí é que a porca torce o rabo ... porque o nosso amor e força de vontade de pouco servem, a não ser que tomemos a decisão de ficar com eles.
Mas, não me interprete mal, não estou a dizer que não tenha capacidades para o fazer, simplesmente, sei que não é nada fácil.
Está a pensar em aceitar mais de uma ninhada de cada vez?

Boa sorte e um bem haja
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 4:05 pm

SukiKitten Escreveu: Está a pensar em aceitar mais de uma ninhada de cada vez?

Boa sorte e um bem haja
Nem para quem tenha muita experiência...quanto mais...para iniciantes?! 8)

Logicamente que tudo acarreta muita responsabilidade, por quem seja responsável dos seus actos e um peso psicológico que nem tem que passar pela não sobrevivência de um ou de mais... Basta a altura de ter que os entregar para adopção para se sentir o tal peso...!

Boa vontade, existe, pelo que leio e, isso é o primeiro passo... porque sem boa vontade, não existiriam Fats!
Quanto às despesas...depende muito de qual a proveniência das crias?!!! Por vezes há Associações e ou Organizações, até particulares, que precisam de quem possa criá-los... e algumas dessas fazem a entrega dos gatinhos à Fat já com tudo o que irão precisar! Depende, como referi... já que há casos e casos...!

Agora que, na verdade e por vezes, só a boa vontade não chega, lá isso é uma grande verdade!!!!
Eu soube de casos de gatinhos bebés que morreram nas mãos de Vets porque quem os estava a criar, fez trinta por uma linha aos animaizinhos, em vez de se informar com Vets e ou com quem tivesse experiência e que seja pessoa fidedigna porque, infelizmente, há muita louca á solta pelos foruns que se passam por conhecedoras... e só cometem borrada atrás de borrada, encapuçadamente, por PM...!
Um gatinho até, levou tantos clisteres (daqueles descartáveis) e cotonetes introduzidos, constantemente, no anus do animal, para que defecasse que rompeu o anus e intestino ao pobre do gatinho! O desgraçadinho morreu na pior das aflições!!! :evil: Enfim... nem vale a pena contar-vos de todas as atrocidades cometidas em casos destes e dos quais obtive conhecimento...! :roll: :evil:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

segunda mai 12, 2008 5:47 pm

Um gatinho até, levou tantos clisteres (daqueles descartáveis) e cotonetes introduzidos, constantemente, no anus do animal, para que defecasse que rompeu o anus e intestino ao pobre do gatinho! O desgraçadinho morreu na pior das aflições!!! Evil or Very Mad Enfim... nem vale a pena contar-vos de todas as atrocidades cometidas em casos destes e dos quais obtive conhecimento...! Rolling Eyes Evil or Very Mad
Realmente a ignorância, às vezes, é amiga da felicidade.... Há coisas que eu preferia nem saber... :( :evil:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 6:20 pm

E nem queira saber mesmo! É simplesmente horrível, atrofiante e deprimente...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

segunda mai 12, 2008 9:32 pm

leonildecarvalho Escreveu:
SukiKitten Escreveu: Está a pensar em aceitar mais de uma ninhada de cada vez?

Boa sorte e um bem haja
Nem para quem tenha muita experiência...quanto mais...para iniciantes?! 8)

Leo
Pois, precisamente por causa disso, é que perguntei.
Como referi anteriormente, desejo muita sorte à sua iniciativa e tenha cuidado com as pessoas que possam eventualmente querer aproveitar-se para despachar a ninhada indesejada o mais cedo possível e retira-los à mãe precocemente, sem que haja necessidade nenhuma para isso. Já sabe como é, há pessoas para tudo...
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

terça mai 13, 2008 10:25 am

E espero que se aperceba que tratar de gatinhos que depois acabem por adoecer, necessitam de uma pessoa que tenha disponibilidade financeira... tratar de gatos doentes não sai barato se se fizer as coisas como deve de ser. No meu caso, tive que ir a uma consulta de urgência a um hospital veterinário e internar um deles e isso sai caro...

Não me arrependo do dinheiro que gastei, porque consegui salvar os meus meninos... e o que esteve internado é dos gatos mais ternurentos que alguma vez tive. Mas o dinheiro era meu, e não tive que justificar os meus gastos perante ninguém. Mas mesmo assim, foi um mês complicado. :|
Responder

Voltar para “Gatos”