FELV
Moderador: mcerqueira
tenho dois rafeirinhos um com 3 anos e um com 3 meses...e tenho imenso medo da fiv e felv. eles nao têm contacto com mais nenhum gato e nao vao a rua..
Eu n percebo muito do assunto, tenho de me ir informar, mas a vet knd fala comigo assusta-me imenso porque dá a entender que é uma coisa muito comum... da outra x sai de la lavada em lagrimas porque ela disse-me k se o pekenino tivesse...que pelo menos vivia 5 ou 6 anos comigo feliz...
Alguem me pode dozer se é assim tao comum?
E o meu mais velho ja fez a vacinação e o pequenino vai fazer,mas se n tem contacto com mais nenhum nem sei se deviam fazer..porque tb ha o risco de desenvolverem cancro com a aplicação das vacinas n é?
Eu n percebo muito do assunto, tenho de me ir informar, mas a vet knd fala comigo assusta-me imenso porque dá a entender que é uma coisa muito comum... da outra x sai de la lavada em lagrimas porque ela disse-me k se o pekenino tivesse...que pelo menos vivia 5 ou 6 anos comigo feliz...
Alguem me pode dozer se é assim tao comum?
E o meu mais velho ja fez a vacinação e o pequenino vai fazer,mas se n tem contacto com mais nenhum nem sei se deviam fazer..porque tb ha o risco de desenvolverem cancro com a aplicação das vacinas n é?
Há por aqui vários topicos que falam nas 2 doenças.
Não me parece nada motivo para ficar tão assustadã se os seus gatos estão em casa e não convivem com outros nem mesmo nas ferias.
Não me parece nada motivo para ficar tão assustadã se os seus gatos estão em casa e não convivem com outros nem mesmo nas ferias.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
Podem de facto ter a doença mas enquanto não manifestarem os sintomas para quê viver aterrorizada?
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Nem maislagutrop Escreveu:Podem de facto ter a doença mas enquanto não manifestarem os sintomas para quê viver aterrorizada?

Para quê sofrer por antecipação? Desde que os donos "ataquem" quaisquer sintomas de doenças como a coriza, p.e. e tratar imediatamente, em vez de deixar andar para ver se passa ou vir à net pedir "consultas", como muitos o fazem em vez de irem ao Vet com os animais...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Não é bem assim Sophia, tenho 2 gatos adoptados da rua que apresentaram FIV- em teste rápido e no entanto são FIV+.
Cada vez mais se encontra falsos negativos e falsos positivos nesses testes rápidos e no entanto eles estão dentro do prazo de validade e de marca respeitável no mercado só que a sensibilidade deles não tem essa percentagem de eficacia, cada vez mais acredita-se que isso é uma questão de marketing e cada vez mais os vets estão a recorrer a analise de sangue em laboratório pois esse sim é seguro e eficaz como bem deve de saber pois é executado ou pela tecnica de ELISA ou por PCR.
Digo isto pois eu também acreditava ou queria acreditar nessas percentagens e como me enganei!!!
Para além de os exames só terem expressividade a partir dos 7 meses de idade, mesmo em lab.
Cada vez mais se encontra falsos negativos e falsos positivos nesses testes rápidos e no entanto eles estão dentro do prazo de validade e de marca respeitável no mercado só que a sensibilidade deles não tem essa percentagem de eficacia, cada vez mais acredita-se que isso é uma questão de marketing e cada vez mais os vets estão a recorrer a analise de sangue em laboratório pois esse sim é seguro e eficaz como bem deve de saber pois é executado ou pela tecnica de ELISA ou por PCR.
Digo isto pois eu também acreditava ou queria acreditar nessas percentagens e como me enganei!!!
Para além de os exames só terem expressividade a partir dos 7 meses de idade, mesmo em lab.
<p><strong>Visite o Espacito:</strong>
<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" target="_blank" href="http://espacito4patas.sofpack.com.pt/"> ... com.pt/</a> </p>
<a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" target="_blank" href="http://espacito4patas.sofpack.com.pt/"> ... com.pt/</a> </p>
-
- Membro Veterano
"Quando nascerem dentes às galinhas" eu passo a acreditar-me nos testes rápidos e até em alguns de Lab.
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm
Posso ser sincera?? por estar num curso em que trabalham com alguns desses testes rapidos.. e onde se realizaram este semestre quantidades aceitaveis de tecnicas de PCR e ELISA, se existem erros nesses testes de kit ou ate mesmo nos testes de lab é realmente porque algo esta mal.. nao necessariamente no kit ou no lab, mas sim no facto do "animal" que se esta a analisar.. acham mesmo que se o médico pedisse uma ELISA ou um PCR para a identificaçao de por exemplo anticorpos anti-Treponema Pallidum (vírus da malária) em humanos, acreditam mesmo que poderiam ocorrer assim uma quantidade enorme de erros?? para isso é que servem os controlos durante as tecnicas.. para nos certificarmos se o resultado é valido.. mesmo em simples kit's.. talvez isto aconteça infelizmente pelo simples facto que os humanos nao possuem FELV nem FIV.. logo não existem kit's para humanos.. logo não há perigo de existirem falsos positivos ou falsos negativos.. pois estamos a falar da vida de um animal, nao de humano.. acham que deva continuar?? penso que nao.. isto acontece pelo mesmo motivo de sempre.. não se dá a importância devida, merecida, e de direito aos animais!! é triste.. ps-também ocorrem erros em testes em humanos é verdade, nao o posso negar, mas sao em bem menor numero, disso tenho a certeza!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
LenaPS, existe uma relação entre o aparecimento de fibrosarcomas e as vacinas.LenaPS Escreveu:E o meu mais velho ja fez a vacinação e o pequenino vai fazer,mas se n tem contacto com mais nenhum nem sei se deviam fazer..porque tb ha o risco de desenvolverem cancro com a aplicação das vacinas n é?
Se quiser saber um pouco mais acerca deste assunto pode consultar este tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
-
- Membro Veterano
Nem maisnadea Escreveu: (...) isto acontece pelo mesmo motivo de sempre.. não se dá a importância devida, merecida, e de direito aos animais!! é triste.. ps-também ocorrem erros em testes em humanos é verdade, nao o posso negar, mas sao em bem menor numero, disso tenho a certeza!!

Esta é a realidade até mesmo em determinados estudos que poderiam ser mais aprofundados e não o são porque se trata de animais e como os donos até acreditam no pouco que se sabe... vai ficando tudo na mesma, pela informação existente e, vá lá que já há mais que antigamente

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Registado: sábado jul 05, 2008 3:41 pm
1. Provavelmente estariam na fase de "incubação" da doença, que pode demorar 3-4 semanas;Petttra Escreveu:Não é bem assim Sophia, tenho 2 gatos adoptados da rua que apresentaram FIV- em teste rápido e no entanto são FIV+.
2. Os teste rápidos são também da técnica ELISA;
3. A idade de 7 meses para a positividade é absolutamente errada; qualquer teste realizado no sangue para o FIV, detecta o antigénio, ou seja,m a presença do vírus. Não há idade mínima nem máxima para a sua detecção; com raras excepções de localização medular, onde podem dar negatovos a nível do sangue, mas serem portadores do vírus e doentes, qualquer teste laboratorial ou rápido, apresenta especificidade semelhante;
4. O PCR se realizado, deve de ser quantitativo - PCR- Real Time; os demais, estão ultrapassados pois irão dar positivos ainda que se detecte uma única molécula de d vírus, o que pode não ser significativo.
5. Não é marketing. São dos poucos testes rápidos que oferecem bastante especificidade e sensibilidade suficiente para continuarem a serem utilizados. Os demais testes laboratorias, mais dispendiosos, só devem ser utilizados em casos de dúvida clara, acompanhada por sintomatologia inexplicável por outras doenças e em casos de suspeita de localização medular dos vírus.
Bom, vim aqui porque gosto e tenho gatos e... peço desculpa mas sou Vet; só participei porque fiquei surpreendida com as dúvidas (sem ofensa) básicas que assolam vários participantes que já deveriam ter sido claramente esclarecidas pelos demais colegas; é para mim impressionante a quantidade de mal-entendidos que existem nestas questões tão simples... pleo meio, a chegada de informação está a flahar e isto preocupa-me, acima de tudo, pela saúde dos nossos gatos!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm
Sophie desde já agradeço a sua colaboração neste forum.
Com a sua formação e conhecimento é mais que bem vinda
Se é verdade que há muita gente nos foruns a atirar á sorte também há quem se tente informar e pelos vistos também se engana.
E por mim falo: por fazer parte de 2 associações lido com inumeros animais e logo com muitos vets e até à data o que sempre me disseram eram que os testes só eram fiáveis a partir dos 7-8 meses. Idade com que decidi testar os meus.
A informação pode estar a falhar mas pelos vistos os vets também e isso ainda acho mais grave.
E pelo conhecimento que tenho/tinha também achei um disparate testarem um animal com 3 meses e a repetir sugeria à forista a fazer num laboratório. Pelos vistos este meu conselho que foi-me dado pelo vet dos meus animais está errado segundo o que diz.
Com a sua formação e conhecimento é mais que bem vinda
Se é verdade que há muita gente nos foruns a atirar á sorte também há quem se tente informar e pelos vistos também se engana.
E por mim falo: por fazer parte de 2 associações lido com inumeros animais e logo com muitos vets e até à data o que sempre me disseram eram que os testes só eram fiáveis a partir dos 7-8 meses. Idade com que decidi testar os meus.
A informação pode estar a falhar mas pelos vistos os vets também e isso ainda acho mais grave.
E pelo conhecimento que tenho/tinha também achei um disparate testarem um animal com 3 meses e a repetir sugeria à forista a fazer num laboratório. Pelos vistos este meu conselho que foi-me dado pelo vet dos meus animais está errado segundo o que diz.
<p><a target="_blank" href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">h ... com/</a><a href="http://www.salveumgato.web.pt"> </a><a target="_blank" href="http://artesanato-bichanos-do-porto.blo ... com/</a><a href="http://www.salveumgato.web.pt"> </a></p>
<p>http://lojinhabichanosdoporto.blogspot.com/</p>
<p>http://lojinhabichanosdoporto.blogspot.com/</p>
-
- Membro Veterano
Pois eu confio mais nos muitos Vets com quem lido e conheço, cujos conselhos sempre me foram válidos do que no que muitas vezes leio na net sem saber de quem se tratatcorisca Escreveu: (...)muitos vets e até à data o que sempre me disseram eram que os testes só eram fiáveis a partir dos 7-8 meses. Idade com que decidi testar os meus.

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
O que me explicaram (lá está, os vários vet's que frequento) é que até aos 5/6 meses ainda estão presentes no sangue do bébé os anticorpos da mãe, daí os testes não serem conclusivos.