FELV- gato 3 meses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 04, 2008 7:50 pm

Já cheguei, embora continue sem tempo extra e vou tentr ser o mais breve possível!

Para a NiArCtAa,

Se eu me enquadro na sua ERRADA adjectivação de irresponsável, pois que assim seja (!) e nem me faz mossa (!) porque, eu como "irresponsável", na sua boca, tenho os meus 5 gatos bem cuidados, felizes uns com os outros e caso haja a imuno-depressão... não os tem afectado porque o bom trato e a convivência com a sua espécie, que sempre a tiveram directamente, tem superado as expectativas... ao contrário de se alguma tivesse que estar encurralada numa divisão da casa sem o carinho e companhia a 24 horas por dia com o convívio dos donos e os restantes animais que possuo, como sempre estiveram habituados!
Ainda, NUNCA compare a PIF Peritonite infecciosa felina) ao FIV e FELV. A Pif é sim uma doença altamente contagiosa, muitas das vezes levando o animal á morte em muito pouco tempo; por vezes em horas de ser detectada. Já a FIV é uma imunodeficiência e a Felv é provocado pelo vírus da Leucose Felina.

Quando fiquei com a minha Leo, já nessa altura eu tinha decidido não repetir os testes nas outras gatas e eu, "irresponsavelmente" (na sua boca, mas sem que me provoque mossa porque enquanto os meus gatos viverem serão mesmo gatos bem felizes), juntei a Leo com as restantes residentes da casa. A responsabilidade era só minha já que todas são minhas mas, dada a curiosidade de quem anda sempre metida na Clínica Vet. um dia resolvi fazer o teste à Leo (isto passados 2 Anos de convivência) e, deu NEGATIVO à FIV e FELV. O Ano passado, com os problemas de pele que ela apresenta, por ciclos, a Vet decidiiu que era mais seguro repetir os exames por causa dos tratamentos que teria que fazer por causa dos problemas de pele. Pois bem, a "je" lá concordou e a Leo demonstra-se, mais uma vez, NEGATIVA a ambos...! Logo, concluo que das duas, uma:

Ou há muita treta, radicalizada, na informação sobre a Fiv e Felv a nível de contágios ou foi demasiada a sorte em que TODOS os restantes, meus, gatos tiveram que; ao terem constante contacto com gatos de rua por Anos a fio, que vinham ao meu jardim e que se encontravam com elas nos quintais adjacentes, nunca foram contaminadas e o mais curioso de tudo é que a Sasha sendo territorial embrulhava-se em lutas com qualquer gato desconhecido ou intruso!

Outra ainda:

O meu Matateu, assim que me adoptou, fez os testes de Kit. e deram positivos. Tive o desgraçado a viver separado por algum tempo porque o radicalismo "responsabilidade?" que eu "aprendia" na net e não só, assim me ditavam para o fazer. Entretanto, passados uns 2 Anos um amigo meu, Vet, fez-lhe a castração e aproveitou para lhe retirar sangue para a repetição dos testes mas dessa vez enviados para Laboratório; deram negativos ao Fiv e Felv. :roll: . Fiquei entre a espada e a parede! Quais dos 2 estaria errado? Volta-se a fazer o de Kit e mais provas negativas contra as de Kit que se fez da primeira vez!
Conclusão:
Tive o gato separado, gastei uma pipa de massa para chegar a quê? Negativo? Positivo? 2 contra um não me garante a 100% NADA! Já que todos deveriam dar os mesmos resultados, havendo 2 efectuados pelo mesmo processo mas com valores diferentes!
Hoje, já mais experiente nesta andanças "felinas"... :P :lol: . Tenho os meus gatos à revelia de da "irresponsabilidade" que alguns apregoam, mais felizes que os que os têm confinados a 4 paredes sem contacto com os restantes amiguitos só porque os donos descobriram que um é "a maçã podre da fruteira!"
Os meus animais são todos amados por igual. Aqui em casa não permito discriminações!!! Podem vir a viver menos? Pois que assim seja mas enquanto viverem são felizes!

Um pequeno exemplo de poder vir a viver muito mas com condicionantes e ou viver pouco mas feliz:

O meu falecido pai morreu aos 59 Anos de Câncro dos pulmões. 7 Anos antes, quando lhe foi diagnosticado o Câncro, mesmo sabendo que não tinha cura, ele deixou de fumar na expectativa de durar mais uns tempitos já que o médico havia previsto uns 2 Anos de vida, máximo! Mas, ele só fez o sacrifício pelas filhas e esposa, sabendo que precisávamos dele mas, era o homem mais infeliz da Terra porque faltava-lhe o gosto do único vício que tinha; o de fumar! Até que, resolver fumar novamente e os dois anos passaram-se, felizmente com mais 5 em cima (7 anos), contra as previsões... e, morreu FELIZ e foi feliz pelos 5 Anos extras de vida; coisa que não seria nos "condicionalismos"..., para nada afinal!
Tal como o meu falecido pai, os meus gatos viverão e morrerão FELIZES, quando tiverem que morrer!!!

Acabei por não ser tão breve assim :twisted: :P :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jul 04, 2008 8:09 pm

Bem eu tambem não vivo preocupada com isso.

Como disse vacinei os meus, a conselho do meu vet, há uns dois anos apenas.
E não foram ao vet para isso exclusivamente.
Cada um tem o seu plano de vacinas e, aquando do reforço das outras foram-se fazendos os testes e dando as vacinas.

Assim, por exemplo a Isis fez o teste um ano depois de cá estar, e o Martin um ano e meio porque nas 1ª vacinas stressou muito e não se conseguiu tirar o sangue.

Por acaso já falei com o vet sobre a possibilidade de em vez de anual, passar a dar-lhe apenas de 2 em 2 anos ou deixar mesmo de dar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 04, 2008 8:39 pm

Bem...
Acho que nunca mais volto a pensar neste assunto, depois de todas as coisas aqui relatadas :!:
Seja o que tiver de ser...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta jul 04, 2008 9:21 pm

Sim, a gata foi eutanasiada.. tinham PIF na forma húmida.. e os bebes também iriam nascer infectados.. para quem não sabe o PIF pode ser em forma seca (ou seja não tem sintomas mas a qualquer momento pode tornar-se na forma húmida.
O PIF contagia principalmente gatinhos e gatos idosos, e em regra morrem em dois anos com uma peritonite.. Não existe nem cura nem nenhum tratamento que atenue os sintomas.. E consultei vários veterinários e todos eles me disseram que a decisão é minha.. e alertaram-me para todos os problemas, pois as formas contagiosas do PIF estão nas fezes deles e que aguentam mais de 8 meses fora de um organismo.. e resistem a lixívia e outros desinfectantes..

Leo deves ter lido mal o que eu escrevi.. pois eu referi que acho muito bem que os tratem bem.. mas o único que discordo é juntar com outros animais de modo a permitir que a doença/vírus infecte os outros..
Sou contra em ter os animais fechados numa marquise.. que era o que teria que acontecer a gata em minha casa.. dai a ter tomado decisão.. e como não havia ninguém que quisesse ficar com ela e com os bebes todos que lhe nascesse tomei a decisão.. pois nao a ia voltar a por na rua para infectar outros e para que nascessem mais gatos infectados e ainda por cima sem dono.
Em Castelo Branco, que foi onde apanhei a gata nunca tinha aparecido nada de PIF, FIV e FelV e este ano está-se a verificar que á uma grande quantidade de gatos que andam na rua (tanto com dono como sem) com PIF..

Outra coisa.. chamo de irresponsavel a todo aquele que sabe que tem um animal infectado e que permite que de algum modo (tanto por o deixar ir a rua como trazer novos animais para casa) compromete a saude de outros gatos saudaveis..
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 9:23 pm

mOreirinha01 Escreveu:Bem...
Acho que nunca mais volto a pensar neste assunto, depois de todas as coisas aqui relatadas :!:
Se alguma vez a Luz tiver alguma coisa que levante suspeita ao vet sobre alguma destas doenças, ele proprio tomará a iniciativa de os fazer.
Até lá, e espero que nunca aconteça, não pense muito no assunto porque não vale a pena.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 9:25 pm

NiArCtAa Escreveu:Sim, a gata foi eutanasiada.. tinham PIF na forma húmida.. e os bebes também iriam nascer infectados..
POis é infelizmente é assim.
Muito pouco gatos conseguem vencer o PIF seco e o humido são ainda menos.

<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 9:35 pm

leonildecarvalho Escreveu: Ou há muita treta, radicalizada, na informação sobre a Fiv e Felv a nível de contágios ou foi demasiada a sorte em que TODOS os restantes, meus, gatos tiveram que; ao terem constante contacto com gatos de rua por Anos a fio, que vinham ao meu jardim e que se encontravam com elas nos quintais adjacentes, nunca foram contaminadas e o mais curioso de tudo é que a Sasha sendo territorial embrulhava-se em lutas com qualquer gato desconhecido ou intruso!

Leo
O ano passado, entre Setembro e Novembro andei a esterilizar/castrar uma familia de gatos de rua que viviam num local protegido.

Uma mãe, um pai, 3 filhos brancos, um macho e 2 fêmeas, um tigrado, ruivos e um outro macho adulto.

Eu qeria pô-los todos para adopção portanto, cada um que apanhava fazia os testes porque sei que as pessoas depois pedem e eles já tinham 6 meses.

Todos os filhos, mãe e 2º gato adulto, negativos a tudo.
Pai FIV.

Consegui dar muito bem, o pai mesmo sendo FIV e os branquinhos todos.

Os ruivos, o tigrado e a mãe eram muito ariscos e voltaram para a colonia mas, em Dezembro um dos ruivinhos não sei como apareceu com olho doente que acabou por rebentar.
Teve de ser operado para retirar tudo e pû-lo na APa porque no PO tornou.se manso e portanto não podia voltar para a rua.
O irmão ruivo de que era muito proximo estava triste e foi deixando de comer portanto, apanhou-se e lá foi viver com o mano.

Na colonia estão agora apemas a mãe e o tigrado que com o tempo tambem vão ficando mais mansos.

Não sou eu que os cuido embora tenha feito todo o outro trabalho mas vou sempre tendo noticias de todos.

<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 04, 2008 9:41 pm

lagutrop Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:Bem...
Se alguma vez a Luz tiver alguma coisa que levante suspeita ao vet sobre alguma destas doenças, ele proprio tomará a iniciativa de os fazer.
Até lá, e espero que nunca aconteça, não pense muito no assunto porque não vale a pena.
Sim... é o que vou fazer...
E até hoje, felizmente, a Luz não mostrou problema algum... Aliás, aparentemente é uma gata forte e saúdavel :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:43 pm

leonildecarvalho Escreveu: Quando fiquei com a minha Leo, já nessa altura eu tinha decidido não repetir os testes nas outras gatas e eu, "irresponsavelmente" (na sua boca, mas sem que me provoque mossa porque enquanto os meus gatos viverem serão mesmo gatos bem felizes), juntei a Leo com as restantes residentes da casa. A responsabilidade era só minha já que todas são minhas mas, dada a curiosidade de quem anda sempre metida na Clínica Vet. um dia resolvi fazer o teste à Leo (isto passados 2 Anos de convivência) e, deu NEGATIVO à FIV e FELV. O Ano passado, com os problemas de pele que ela apresenta, por ciclos, a Vet decidiiu que era mais seguro repetir os exames por causa dos tratamentos que teria que fazer por causa dos problemas de pele. Pois bem, a "je" lá concordou e a Leo demonstra-se, mais uma vez, NEGATIVA a ambos...! Logo, concluo que das duas, uma:

Ou há muita treta, radicalizada, na informação sobre a Fiv e Felv a nível de contágios ou foi demasiada a sorte em que TODOS os restantes, meus, gatos tiveram que; ao terem constante contacto com gatos de rua por Anos a fio, que vinham ao meu jardim e que se encontravam com elas nos quintais adjacentes, nunca foram contaminadas e o mais curioso de tudo é que a Sasha sendo territorial embrulhava-se em lutas com qualquer gato desconhecido ou intruso!

Leo
SiameseMaria Escreveu:Eu optei por ter este cuidado e como a Leo disse eles qualquer dia podem tornar-se simples biblots. Mas é mais forte do que eu...

No entanto, foi mesmo a conselho da Leo que na altura deixei o Gastão e a Mafalda juntos, mesmo à revelia dos conselhos do veterinário. E acho que a Leo tinha e tem toda a razão. Tenho mesmo para mim que, para além do Gastão ser um gato extraordinário, foi mesmo o facto de não lhe ter alterado as rotinas e tê-lo mantido junto com a Mafalda que fez com que ele se torna-se "negativo" à PIF. Vivê-se muito ou vivêsse pouco, como diz a Leo, pelo menos deixáva-o ter uma vida normal, junto com os "amigos".
Muitas vezes a experiência de alguns sobrepôe-se ao conhecimento dos veterinários...
NiArCtAa Escreveu:

Leo deves ter lido mal o que eu escrevi.. pois eu referi que acho muito bem que os tratem bem.. mas o único que discordo é juntar com outros animais de modo a permitir que a doença/vírus infecte os outros..
Sou contra em ter os animais fechados numa marquise..

(...)Outra coisa.. chamo de irresponsavel a todo aquele que sabe que tem um animal infectado e que permite que de algum modo (tanto por o deixar ir a rua como trazer novos animais para casa) compromete a saude de outros gatos saudaveis..
Deixe lá, NiArCtAa, que gente "irresponsável" como eu, a SiameseMaria e muitos mais, somos uns "irresponsáveis" com animais vivos, bem tratados e acima de tudo muito felizes, enquanto viverem :wink: Enfim, verdadeiros GATOS!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:50 pm

lagutrop Escreveu:
O ano passado, entre Setembro e Novembro andei a esterilizar/castrar uma familia de gatos de rua que viviam num local protegido.

Uma mãe, um pai, 3 filhos brancos, um macho e 2 fêmeas, um tigrado, ruivos e um outro macho adulto.

Eu qeria pô-los todos para adopção portanto, cada um que apanhava fazia os testes porque sei que as pessoas depois pedem e eles já tinham 6 meses.

Todos os filhos, mãe e 2º gato adulto, negativos a tudo.
Pai FIV.
Nem com a "cruza" se propagou... logo, é o que eu penso e continuarei a pensar enquanto não hajam provas concretas a 100%... os estudos estão muito aquém da realidade...! Se fosse tão contagioso, não haveriam em País nenhum gatos negativos nos "SRD"/"Europeus comuns", ou "Zés do telhado" como eu lhes chamo :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

sábado jul 05, 2008 11:30 am

Foi para mostrar isso mesmo que contei o que se passou com estes gatos.

Para que o FIV e o Felv deixem de ser papões embora devam ser tratados com o devido respeito. :wink:

<p>&nbsp;</p>
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado jul 05, 2008 1:45 pm

Como toda a gente sabe gatas que andam soltas podem acasalar com qualquer macho..

logo essas crias podem ate nem ser desse macho.. por isso é um pouco relativo.. ela pode perfeitamente ter emprenhado de outro macho e depois passar a conviver com esse em questao e só depois ter as crias e parecer que eram dele..

Só por se ver uns gatos juntos nao significa que eles possam ser parentes ou "casal" pois eles nao se juntam, como por exemplo os albatrozes para toda a vida..

Acho que neste assunto deve-se ter cuidado e prevenir ao maximo, e se acham que a forma de propagação ainda nao esta bem estudada mais cuidados se deveriam ter.. pois continuam a aparecer mais gatos infectados logo de alguma maneira infectam..
Claro que nao estou a dizer para ninguem adoptar gatos de rua pois isso seria uma parvoice.. acho é que se tem que ter é cuidado e tentar sempre separar os positivos dos negativos.. e tentar fazer tudo para que os negativos nao passem a positivos
lagutrop
Membro Veterano

sábado jul 05, 2008 1:57 pm

NiArCtAa Escreveu:Como toda a gente sabe gatas que andam soltas podem acasalar com qualquer macho..

logo essas crias podem ate nem ser desse macho.. por isso é um pouco relativo.. ela pode perfeitamente ter emprenhado de outro macho e depois passar a conviver com esse em questao e só depois ter as crias e parecer que eram dele..
Neste caso pode porque o local onde eles estão é mais ou menos limitado.
Não há por ali intrusos e só assim foi possivel voltar a soltá-los no mesmo sitio.
Mas percebo onde quer chegar :wink:

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”