Gata com cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 14, 2008 12:45 pm

leonildecarvalho Escreveu:O animal e qualquer ser vivo, fêmea, enquanto não castrado, devem ter ovulações NATURAIS o mais possível; ao contrário de ovulações induzidas, salvo excepções de razão médica...! Logo, ao induzir uma ovulação por via mecânica na gata está-se a parar um ciclo Natural que ao ser efectuado por leigos pode trazer consequências ao animal!!!
Esse método quer utilizado por leigos, veterinários ou criadores parece-me profundamente abusivo e anti natural. E sabendo de antemão que pode trazer complicações mais abusivo me parece. Ainda bem que sou uma ignorante total no que respeita a criação. É preferivel assim.
Então afinal a "violação" por cotonete é comum e eu a pensar que estava a dizer uma "chalaça" :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 14, 2008 1:22 pm

Tenho mesmo que perguntar a ambas quais são "as complicações" e "consequências" de uma ovulação induzida artificialmente de forma mecânica (e não hormonal).

As gatas ovulam em consequência da estimulação mecânica da vagina, o que naturalmente é feito pelo pénis do gato. A ovulação acontece e se os óvulos forem fecundados dá-se a gravidez, se não, a gata entra em período de anestro, isto é info para quem não saiba, já que o ciclo reprodutor do gato difere neste aspecto de outros mamíferos, como por exemplo cadelas e mulheres.

Reparem que continuo a achar que a esterilização é o melhor e nunca pratiquei este método nos meus animais. No entanto, conheço criadores de gatos que tenho como reputados e conscientes que o praticam, portanto estou a achar o tema interessante, porque ambas reagem a isto como se se falasse de um "tabu" e de uma coisa moralmente reprovável, enfim, colocando esse aspecto ou opinião pessoal de lado eu gostaria mesmo de ser esclarecida sobre os eventuais malefícios que isto possa causar ao animal, já que em pesquisa não encontrei qualquer referência sobre isso. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 14, 2008 4:24 pm

Tal como referi anteriormente, os criadores (não criadeiros) SABEM como "lidar" com a estimulação mecânica numa gata e SABEM como lidar, por exemplo, caso haja uma infecção microbiana derivada a factores externos ao organismo da gata que, pode resultar numa piometra. Piometra esta que pode vir a ter recidivas (normalmente tem) e lá se vai a "ganância" no Vet e de URGÊNCIA!

É certo que numa "monta" normal, como o pénis do gato também não é estéril, também pode trazer complicações... (menos prováveis de acontecer em casos ditos normais) contudo o organismo reprodutor de ambos têm factores de defesa... NATURAIS (!!!) para situações NATURAIS às adversidades que possam estar presentes nessa cópula... mas não tanto a factores externos....

Isto foi só um exemplo porque umas coisas podem desencadear outras...!!!

Hoje em dia só mesmo por "ganância" e egoísmo... se pratica a aceleração da ovulação por via mecânica nas gatas domésticas!!!

Quem quiser saber mais, pois que se informe (!!!) que por mim já dei o meu pequeno contributo e a mais não sou obrigada!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 6:33 pm

Quem quiser saber mais, pois que se informe (!!!) que por mim já dei o meu pequeno contributo e a mais não sou obrigada!
Com certeza que não, sendo assim vou tentar saber mais já que a Leonilde não me consegue informar. Obrigada de qualquer modo. :wink:

Quanto à piómetra, é sabido que as gatas estão mais vulneráveis durante o estro (já que o colo de útero se abre permitindo que as bactérias penetrem) e também é sabido que muitas gatas dentro de casa se não acasalarem mantém uma espécie de cio permanente.

Claro que as causas da piómetra são mais complexas do que isto e têm a ver com a idade da gata, com a virulência da bactéria, com a capacidade de combater infecções e com alterações hormonais. Ora se é o estrogénio quer provoca a abertura do colo do útero é a progesterona que é produzida pela ovulação que o faz fechar. Portanto tenho esta dúvida, será que a ovulação induzida pode ser potenciadora de piómetras ou será o inverso? É que existem estudos que provam que as gatas que nunca ovularam são mais propensas a desenvolver a condição...

Mas uma coisa é certa, a esterilização é sempre a melhor opção para as gatas domésticas e
os criadores (não criadeiros) SABEM como "lidar" com a estimulação mecânica numa gata
e não só, sabem o que estão a fazer e como o fazer.

Cumprimentos a todos.

LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 6:41 pm

dinodane Escreveu: já que em pesquisa não encontrei qualquer referência sobre isso. :wink:
Pois não. Mas encontra por exemplo, que a prática da indução do estro artificialmente é uma das poucas práticas que pode induzir nas gatas uma pseudogestação. Ou então um macho estéril.

Há imensa informação sobre reprodução na Internet, em nenhum estudo vem mencionado a prática de indução do estro por "cotone" ou objecto que seja como prática a realizar para terminar o processo reprodutivo na gata. Encontra a indução do estro tendo sempre em vista a reprodução.

A Dinodane é inteligente, faça as suas pesquisas e se perguntar às pessoas que conhece e utilizam a prática elas sabem perfeitamente o que estão a fazer e que situações complicadas podem surgir.

Se o processo fosse inócuo e normal, não andavamos a esterilizar gatas, gastavamos meia duzia de tustos em cotonetes e andavamos a brincar aos machos em cio e os foristas abririam tópicos a perguntar se o cotonete da Johnson é melhor que o cotonete da Dodot.

Uma conversa interessante para ter com a veterinária na proxima ida às vacinas. Sem dúvida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 6:59 pm

prática da indução do estro artificialmente
Atenção, indução da ovulação, é diferente, em estro já a gata está.
em nenhum estudo vem mencionado a prática de indução do estro por "cotone" ou objecto

Mais uma vez, indução da ovulação, e aqui está um excerto de um (em português :wink: ):
2.2. Indução mecânica da ovulação
A ovulação na gata normalmente ocorre por intermédio de um reflexo
neuroendócrino iniciado com uma estimulação mecânica dos receptores sensoriais na pele da região perineal, da vulva, vagina e cérvix durante o coito (CUEVA-ROLÓN et al., 1994). Assim, é sabido que a ovulação pode ser induzida por estimulação similar ao coito, como por movimentos rítmicos no posterior e na base da cauda, que podem ser suficientes para desencadear o processo (LOFSTEDT, 1982), ou por estimulo da vagina. Para a estimulação intravaginal pode-se utilizar uma haste ou um
swab de algodão por pelo menos 4 a 8 vezes com intervalos de 5 a 20 minutos e duração de apenas 2 a 5 segundos (FELDMAN & NELSON, 1996). Como na monta natural, estimulações repetidas não induzem a ovulação em todas as fêmeas, porém em algumas gatas a sondagem repetida por vários dias série pode promover a ovulação (FELDMAN & NELSON, 1996).
Aliás, este excerto não é de um estudo, é de um PROTOCOLO para indução da ovulação (e também indução do estro por fotoexposição e terapia hormonal), obviamente incluido na matéria de pós graduação veterinária em área de reprodução animal.

Uma coisa é certa, este método é usado por quem percebe de fisiologia e reprodução felinas e não pelo vulgar dono de gatos. :wink:

LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 7:24 pm

dinodane Escreveu:
LuMaria Escreveu:em nenhum estudo vem mencionado a prática de indução do estro por "cotone" ou objecto

Mais uma vez, indução da ovulação, e aqui está um excerto de um (em português :wink: ):
2.2. Indução mecânica da ovulação
A ovulação na gata normalmente ocorre por intermédio de um reflexo
neuroendócrino iniciado com uma estimulação mecânica dos receptores sensoriais na pele da região perineal, da vulva, vagina e cérvix durante o coito (CUEVA-ROLÓN et al., 1994). Assim, é sabido que a ovulação pode ser induzida por estimulação similar ao coito, como por movimentos rítmicos no posterior e na base da cauda, que podem ser suficientes para desencadear o processo (LOFSTEDT, 1982), ou por estimulo da vagina. Para a estimulação intravaginal pode-se utilizar uma haste ou um
swab de algodão por pelo menos 4 a 8 vezes com intervalos de 5 a 20 minutos e duração de apenas 2 a 5 segundos (FELDMAN & NELSON, 1996). Como na monta natural, estimulações repetidas não induzem a ovulação em todas as fêmeas, porém em algumas gatas a sondagem repetida por vários dias série pode promover a ovulação (FELDMAN & NELSON, 1996).
Conforme eu disse Dinodane, esse excerto (esqueceu-se de indicar a fonte, era conveniente) não diz em lado nenhum que é para interrupção do ciclo reprodutivo. Eu li esse texto na totalidade e muitos outros que aparecem na mesma pesquisa. A indução da ovulação aparece tendo como objectivo a reprodução.
Indique um texto que especifique a prática mencionada tendo por objectico a interrupção de todo o processo de cio e não corte o meu discurso a meio para não saír de contexto.
LuMaria Escreveu:Há imensa informação sobre reprodução na Internet, em nenhum estudo vem mencionado a prática de indução do estro por "cotone" ou objecto que seja como prática a realizar para terminar o processo reprodutivo na gata. Encontra a indução do estro tendo sempre em vista a reprodução.

E conforme disse também, tenho perfeita consciência das minhas limitações (ovulação/estro) e será uma conversa de interesse a ter com a minha veterinária. Tento não falar de cor ou passar recados de ninguém. Voltarei sem duvida ao tópico quando tiver informação veterinária que é sem duvida nenhuma, a mais fidedigna neste caso. Até lá, não tenho bases para mais.

Reparei que não comentou a questão da pseudogestação? Encontra essa questão no texto do qual postou um pequenissimo excerto. Que diz a esse respeito? :wink:
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 8:06 pm

LuMaria, o ciclo reprodutivo só termina com a esterilização / castração. Um acasalamento estéril tem o mesmo resultado, a gata sai do cio e é com esse objectivo que os criadores praticam esse método pelo que sei.

Eu também não tenho conhecimentos aprofundados sobre o assunto, dou toda a razão à Lumaria quando diz que as referências que há dizem respeito a técnicas de reprodução, no entanto foram ambas vós que disseram categoricamente que a prática acarreta uma série de malefícios. Ora se eu já ouvi gente que considero conhecedora dizendo que a prática não tem esses malefícios, gostaria de saber quem tem razão. No fundo queria ver se aprendia algo mais da vossa experiência.

E a verdade é que nenhuma de nós sabe se é prejudicial ou não. Podemos ter uma opinião se é "imoral" ou "anti-natural" mas no fundo não é esse o assunto e concordo convosco quando dizem que não é uma prática que se deva recomendar via internet. :| Também irei questionar o vet sobre isso.

Cumprimentos a todos.

leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 8:14 pm

dinodane Escreveu:
Com certeza que não, sendo assim vou tentar saber mais já que a Leonilde não me consegue informar. Obrigada de qualquer modo. :wink:
leonildecarvalho Escreveu: e SABEM como lidar, por exemplo, caso haja uma infecção microbiana derivada a factores externos ao organismo da gata que, pode resultar numa piometra. Piometra esta que pode vir a ter recidivas (normalmente tem) e lá se vai a "ganância" no Vet e de URGÊNCIA!
dinodane Escreveu: as referências que há dizem respeito a técnicas de reprodução
Por técnicos na área...e Veterinários!!!

E sim, o cotonete e ou outros instrumentos se não forem manuseados de forma adequada e que não estejam esterilizados, podem fazer danos na gata SIM, quanto mais não seja uma infecção microbiana, p.e. que pode levar a outras consequências!!!

Qual é a dúvida?
dinodane Escreveu: Quanto à piómetra, é sabido que as gatas estão mais vulneráveis durante o estro (já que o colo de útero se abre permitindo que as bactérias penetrem) e também é sabido que muitas gatas dentro de casa se não acasalarem mantém uma espécie de cio permanente.
Podem estar mais mas não é regra de limitação!!!
dinodane Escreveu: Claro que as causas da piómetra são mais complexas do que isto e têm a ver com a idade da gata
Sim? Tem a certeza? Então qual é a idade?
De qualquer forma, quem lê os foruns e segue os tais conselhos... acha que alguma vez está preocupado com a idade da gata a induzir...?
leonildecarvalho Escreveu:
É certo que numa "monta" normal, como o pénis do gato também não é estéril, também pode trazer complicações... (menos prováveis de acontecer em casos ditos normais) contudo o organismo reprodutor de ambos têm factores de defesa... NATURAIS (!!!) para situações NATURAIS às adversidades que possam estar presentes nessa cópula... mas não tanto a factores externos....

Isto foi só um exemplo porque umas coisas podem desencadear outras...!!!

Hoje em dia só mesmo por "ganância" e egoísmo... se pratica a aceleração da ovulação por via mecânica nas gatas domésticas!!!

Ah e não tenho tanta certeza assim de que TODOS os criadores saibam como o fazer e o que estão a fazer! Pelo menos de um caso sei eu de como acabou!!!
Mas nem é isso que se debatia mas sim conselhos dados por PM, de arremedeio... a uma gata doméstica.

Acho nojento mesmo estar-se a perder tempo com explicações sobre algo que não deveria ter sido aconselhado!!!

Qualquer dia vêm cá com explicações de como "aliviar" o macho :roll:

Enfim... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 9:06 pm

Acho nojento mesmo estar-se a perder tempo com explicações sobre algo que não deveria ter sido aconselhado!!!
Acha nojento? E eu acho que a Leonilde devia moderar-se nas palavras. Sempre que discordo de si em alguma coisa não dá para ter um debate que não resvale para o cinismo e para a ofensa indirecta. E neste caso nem estou em desacordo em absolutamente nada, só achei o assunto interessante e queria ver até que ponto me poderiam esclarecer. Até parece que fui eu que o aconselhei ou recomendei... Já disse umas 3 vezes que também não acho correcto.
Qualquer dia vêm cá com explicações de como "aliviar" o macho
Com esta é que me arrumou... até se podiam falar de técnicas para inseminação artificial, porque não, é tabu? As pessoas vão desatar a masturbar os gatos como se não houvesse amanhâ?
Verdadeiro primor de boa educação e de boa vontade, de facto mais valia não se ter dignado a responder uma linha que fosse, afinal quem queria saber mais era eu... e quem quer bolota trepa.

Para mim, minha senhora, end of discussion. E sem hard feelings, não pense, eu não cultivo ódiozinhos de estimação. :lol:

leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 10:27 pm

leonildecarvalho Escreveu:
dinodane Escreveu:
dinodane Escreveu: Claro que as causas da piómetra são mais complexas do que isto e têm a ver com a idade da gata
Sim? Tem a certeza? Então qual é a idade?

Mas, afinal, ainda não respondeu á questão da idade…!!!

E, acho nojento sim o tal acto em si…, se perpetrado por leigos e, como tal acho nojento sim um conselho destes a leigos e a qualquer tarado que possa estar a ler este tópico e vir a valer-se destes "temas" para fazer o que não deve e que cabe só a quem sabe o que faz e, acho nojento sim o desenvolvimento desta matéria que só a profissionais deveria dizer respeito e que veio para um forum de animais, desenvolver-se tão levianamente, independentemente do aviso (resposta em post) que dei à Formiga2 mas de forma a que não fosse revelado publicamente o método em si…!
leonildecarvalho Escreveu:(...) Formiga2: se lhe aparecerem umas Pms a aconselharem metodos pouco usuais... (...)
Leo

E, não, não é tabu para quem se queira informar por interesse na matéria mas deveria sim ser "tabu" o desenvolvimento do tema, num forum público, por desdém e contrariedade... como não passou despercebido apesar da camuflada preconceituosa inocência... !!! Enfim...
dinodane Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Qualquer dia vêm cá com explicações de como "aliviar" o macho

dinodane Escreveu:Com esta é que me arrumou... até se podiam falar de técnicas para inseminação artificial, porque não, é tabu? As pessoas vão desatar a masturbar os gatos como se não houvesse amanhâ?

Tudo o que seja normal num forum público não é tabu mas a partir do momento que não conheço nem sei dos problemas psicológicos de alguns leitores nem as idades de quem possa estar atrás dum monitor a ler este forum de animais, é tabu sim porque tarados não faltam e irresponsáveis também não!

E, quando me referi em "aliviar" o gato foi no contexto do tema inicial do tópico :arrow: "parar a miadeira..."
FORMIGA2 Escreveu:Gostaria que alguem informasse como devo minimizar os efeitos do cio na minha gatinha Formiga, pois ela mia bastante durante a noite e os vizinhos já estão a reclamar.
e não no contexto de inseminação artificial! Percebido?
Quem quiser "cultivar-se em métodos reprodutivos" (inseminação artificial e afins...) não vem a um tópico num forum de animais cujo título é: Gata com cio, desenvolver uma matéria que pode pôr em risco muitas gatas, pelos motivos já explicados!!!

E já agora, hard feelings de quê? :o duma divergencia de opinião? :o
Não se esqueça que eu, já lhe provei pessoalmente, que gosto mais de resolver "hard feellings" ao vivo, caso os houvessem ou viessem a haver?!
Hard feelings... buhhh :roll: Por divergencia de opinião? :lol: :lol: :lol:

Enfim...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta ago 15, 2008 11:31 am

LuMaria Escreveu:[
Então afinal a "violação" por cotonete é comum e eu a pensar que estava a dizer uma "chalaça" :roll:
O Hitler começou assim.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
LuMaria
Membro Veterano

segunda ago 18, 2008 12:53 pm

dinodane Escreveu:no entanto foram ambas vós que disseram categoricamente que a prática acarreta uma série de malefícios.
Onde é que eu disse isso? Anda a desvirtuar muito as palavras dos outros.
TheGreatDane Escreveu:
LuMaria Escreveu:[
O Hitler começou assim.
:? A brincar com cotonetes ou a dizer chalaças?
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda ago 18, 2008 2:46 pm

LuMaria Escreveu:
O Hitler começou assim.
:? A brincar com cotonetes ou a dizer chalaças?[/quote]

Acho que aliviava muitas gatas quando era pequenino. :lol:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda ago 18, 2008 9:34 pm

dinodane Escreveu:Por acaso, muitos criadores aplicam essa técnica a fêmeas em cio que não pretendem esterilizar nem pretendem que engravidem nessa altura... :roll:
Falou-se na indução da ovulação, mas do que citei não se falou.
Já me tinha perguntado como lidam os criadores com gatas no cio que não pretende-se que engravidem na altura. Como já vi aqui relatos de pessoas que têm gatas dizerem que durante o cio elas descem ao inferno envoltas em sofrimentos potentíssimos e berros lacinantes (isto é um exagero, claro), fiquei curioso em saber os métodos usados para na interrupção do estro da gata, já que a pílula é nociva. Os cotonetes sei agora que é um um deles, mas, há mais ou os criadores de gatos estão totalmente dependentes da industria do cotonete? :o
Responder

Voltar para “Gatos”