A irresponsabilidade pode ser maior??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 28, 2008 4:44 pm

Concordo com a Lu na medida em que diz que um gato é um gato e deve ser isso que nós devemos ter sempre em mente. Isso é que é gostar de um animal, é deixá-lo ser como é e não como nós queremos que seja.
A minha gata não sai aqui em Lisboa porque simplesmente não salta. ( é alto e ela não é parva), E como a minha, uma grande percentagem de gatos que os donos não deixam sair será por isso mesmo porque moram alto. Agora em zonas de moradias, calmas supostamente, porque é que os gatos têm de estar presos?
Eu que até nem era fã de gatos , gosto muito das minhas e sofro com ela a prisão que estar em Lisboa representa. São opiniões.
Em Inglaterra o conceito de gostar de um animal e tratá-lo bem é muito diferente do nosso. E não será assim tanta irresponsabilidade porque a taxa de animais abandonados ou maltratados é muuuuuuito baixa em comparação com a do nosso país. Mais uma vez, são opiniões....
E se vêm tanto esse programa tambem já viram os esforços que são feitos para retirar cachorros , gatinhos, sei lá que mais de sitios incriveis , muitas vezes com risco dos próprios humanos envolvidos. O episódio que vi, achei girissimo os esforços que todas as pessoas que estavam numa avenida movimentada, fizeram para uma mãe pata atravessar a estrada com os patinhos todos . E ainda foram retirar uns que estavam caídos numa sargeta. Se fosse no nosso país...... outra vez , são opiniões. :wink:
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quinta ago 28, 2008 4:51 pm

leonildecarvalho Escreveu:Claro que existem extremismos proteccionais em relacao aos animais domesticos mas tambem existem pessoas que nao sendo extremistas os controlam de forma a protege-los de perigos do genero... sem ser 8 ou 80... ha que saber equlibrar, como responsaveis que somos pelos nossos animais, a melhor forma de lhes dar uma vida decente com alguma qualidade na possivel liberdade que se lhes ofereca. Nao numa de deixa andar e depois logo se ve!!! :roll: Para isso deixem-nos de vez na rua que eles la vao sobrevivendo ate o dia "D".

Leo
No meu caso falei da forma que penso e com base na experiência que observei com os gatos do meu namorado.

A Klara vive na casa dele, uma vivenda com 2 jardins.
Os jardins são o máximo de liberdade que ela tem, pois já passaram 8 gatos pela casa do meu namorado que, em nome da liberdade (dada pelos seus pais), andavam livres que nem passarinhos e como tal NENHUM deles sobreviveu :(

Felizmente não os conheci, pois foram anteriores ao nosso namoro. Mas gato após gato o erro era sempre o mesmo!
Os gatos precisam de liberdade...
Uns morreram envenenados e os restantes atropelados.
Friso ainda que se trata de um bairro onde só há vivendas ao redor, as estradas com afluência de carros ainda são um pouco distantes...

Como tal, a liberdade que damos Klara são tão somente os jardins.
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

quinta ago 28, 2008 5:00 pm

Tb somos fãzérrimos desse programa cá em casa...pára tudo (parece as novelas)! E tamb sei qual o episódio em causa.
Entendo que por lá os cuidados sejam menores pk os animais vivem quase semp em casas...janelas baixas, jardins, poucos predios existem (ou pelo menso poucos aprecem no programa. No entanto não entendo cm se pode voltar a achar piada ás saídas ariscas da bichana quando ela ficou com gangrena na cauda!Não há medo de que da próxima lhe arranquem um olho na luta???Eu morria de medo!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 28, 2008 6:07 pm

Eu acho uma certa piada e haver gente que deixam os gatos em liberdade TOTAL so porque vivem em zonas de moradias (calmas como se diz) mas que nessas calmas...morrem atropelados, morrem de contagio de doencas, de envenenamento e morrem em lutas com outros gatos e ate atacados por caes :roll: Alem do mais, acho piada que em locais de moradias ("calmas")tambem deixarem os gatos livres porque foi o seu principio, mas tendo caes TOTALMENTE controlados, seja por trela ou confinados a casa sem os deixarem passear livres. Ja agora, o principio e o mesmo... ; "Free like a bird", esquecendo-se completamente da domesticacao pelo que ambas as especies passaram e que muitas vezes confunde o proprio animal em si; ora sao domesticos para o que convem ao dono, ora sao "livres", totalmente :lol:

Sei dum Ingles que vive em Cascais, que ja e o terceiro gato que lhe morrre. Um foi atropelado pelo vizinho (sem crer, obviamente), outro foi porque simplesmente desaparaceu por uns dias e apareceu mais tarde junto ao passeio duma casa na rua de tras, ja morto sem se saber ao certo do que teria morrido. E, o terceiro morreu na boca de caes de vizinhos, no quintal desses vizinhos e, que se nao fosse no quintal desses, seria na rua porque tambem os ha a deixar os bobis passear livres porque, segundo a tal filosofia... foi o principio da especie tambem.
Tanta filosofia e os gatos quando decidiam entrar em casa era para comerem a racao deles colocada na mesa dos donos e ate dormiam com os donos. Afinal tanta filosofia sobre os principios da especie... e que entre essa filosofia e a "humanizacao", nem se sabiam definir o que fazer de correcto ou de errado...
E, e como digo; nem 8 nem 80. Tudo deve ser com peso e medida.

A melhor anedota do Ano e depois se dizer "tenho muito pouca sorte com os animais que tenho tido... ou desaparecem, ou morrem doentes ou sao atropelados" :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 28, 2008 6:20 pm

Kyaraa Escreveu:Na realidade não concorda plenamente com a LuMaria, pois se concordasse, não teria noção que em Lisboa não é possível permitir à sua gata sair à rua...
E onde é que eu disse que um gato na cidade podería saír livremente?
leonildecarvalho Escreveu:E uma verdade que se aplica de igual modo aos canideos que gostam da liberdade, cacar e lutar e no entanto quem os tem, por ser um dono responsavel nao os deixa vadear...nem lutar :arrow: mesmo lutar, e cacar, so mesmo os dos cacadores. Logo, e realmente uma utopia alguem falar em liberdade total para cada uma destas especies :wink: mantidas por quem os tem domesticados e em zonas urbanas.
Quer comparar comportamentos das duas espécies? É que a subtileza do comportamento do gato permite-lhe não "incomodar" e passar despercebido.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 6:28 pm

LuMaria Escreveu: (...)
Quer comparar comportamentos das duas espécies? É que a subtileza do comportamento do gato permite-lhe não "incomodar" e passar despercebido.
Nunca viu gatos a desafiarem caes que estao na sua vidinha em quintais dos donos em que por causa da "subtileza" dos ditos felinos os caes nao param de ladrar porque os gatos nao sao assim tao subtis...?! :wink:

Ainda, nunca ouviu alguem queixar-se dos gatos do vizinho que lhe estragam os canteiros? Ou que ao tentarem defecar e urinar nos vasos dos jardins contiguos, tombam os ditos vasos, causando prejuizo?

Nunca ouviu falar de gatos com dono mas que de descarados que sao, entram em casa alheia para fazer estragos, como atacar aves de estimacao e urinar ou fazer demarcacao?
Sera que sao assim tao subtis?

Olhe, Lu, que nao sao assim tao subtis como afirma. :wink: Fazem e tudo pela calada, isso sim. :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 28, 2008 6:46 pm

Leonilde,

Compreendo a nossa realidade e compreendo e aceito muito mais a realidade Inglesa. A gata dos meus pais almoça em casa e janta na casa do vizinho. Os gatos do vizinho passam a tarde no quintal dos meus pais. A par disto há os esquilos selvagens, as raposas que roubam a comida dos gatos e tentam entrar pelas portinholas dos miaus. Outra vida, outra beleza. Não é como cá.
Sabe de certeza o que é estar à janela e ver Kms de campos e jardins. Os esquilos nas árvores a amealhar restos que encontraram e as raposas a observar nos arbustos à espera que chegue a noite e atacar o lixo. E os gatos na sua vidita atrás de esquilos e o que houver. Não são realidades comparáveis.
Talvez só comparáveis ao nosso campo onde sou apologista da liberdade.

Como é obvio, isso não se pode aplicar nas nossas cidades e aí sim, aceito a soltura controlada e sou fã dos passeios de trela. Gatos presos em casa, nunca mais.

Agora, compreendo é que entre uma realidade e outra vai uma distância enorme. Não são equiparáveis as situações.

Irresponsáveis? Nada disso. Irresponsáveis somos nós quando os metemos entre 4 paredes. Sem ofensa a ninguém, eu fiz o mesmo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

quinta ago 28, 2008 7:10 pm

os meus pais moram num predio (res chao) numa rua sem saída com um jardim enoooorme nas traseiras....

a gata deles "Boneca" tem 5 anos.......SEMPRE andou em liberdade Total...tem um acesso ao exterior...é certo que ja houve uns "contratempos"....mas se ela estivesse sempre fechada...sinto que nao seria tao feliz como é....

o nosso Tito ja é "de estufa"...mas quando vai a casa dos meus pais...deixamo-lo à vontade e ve-se como ele fica satisfeito..
eles gostam de liberdade...mas o dono é que deve decidir e fazer "o que a consiencia deixar" ;)

aqui ficam ja agora umas fotos da Boneca

Imagem
Imagem
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 28, 2008 7:11 pm

E tambem não são raras as vezes que ouvimos alguem queixar-se porque se distraiu um bocadinho e o gato lá fugiu e morreu atropelado ou na boca de algum cão.Acidentes estão sempre a acontecer e as consequências desses acidentes afectam muito mais os nossos superprotegidos que não se sabem defender, que os outros.
A minha gata mais velha , era gata de rua. No Alentejo anda em liberdade. Não houve até hoje um dia que não viesse à tardinha para casa. Assim como não há uma vez que eu chegue ao terraço e a chame e ela não venha. Quando volta para Lisboa , esconde-se e bem posso chamá-la, abanar a caixa da ração ou fazer barulho com a latinha que ....nada.
Claro que não sou dos que têm o cão confinado ao apartamento dias inteiros, todos os dias sem excepção se quiser pode encontrar-nos no Monsanto ou na Belavista. Todos os dias sem falhar. E claro por uma questão cívica não o deixo andar na rua sózinho. Portanto tenho os dois em pé de igualdade, a unica que não vai à rua é a gata mais pequena. , mas isso é porque tenho pavor que nunca mais apareça. Mas que se note que nem da janela se aproxima. Não liga nenhum. A " onda " dela é passar as tardes a brincar com a coelha até cairem as duas de exaustão....
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 7:43 pm

LuMaria,

Claro que conheco essa realidade, nao de Inglaterra mas dos Estados Unidos, duma cidade bem pequenina onde tambem os esquilos me vinham comer da mao, onde haviam mil e uma variedades de aves migratorias, arvores de todas as cores e formas, ouricos, porcos espinhos, os ursos de N.J., os veados e coelhos bravos e, continuo a dizer: TUDO REQUER PESO E MEDIDA, referindo-me em relacao a FRIEZA com que a dona da gata do topico encarou e sustentou a situacao. Entao, continuo a dizer que se e para a deixar passar por mais situacoes identicas ou piores, entao para que raio tem o animal se afinal nem se preocupa que se repita a situacao com elel? ja me faz lembrar de no nossos Pais os que tem animais so para dizer que sao deles porque na realidade sao de todos (da rua) menos deles.

E, acrescento que tudo o que seja com peso e medida, ca ou noutro Pais, dentro duma preocupacao no bem estar do animal que nao passa so por lhe dar liberdade TOTAL, e benefico para o animal e donos.

Bolas, se eu ate sou das que gastou uma pipa de massa para poder dar uma certa liberdade controlada as minhas gatas... quer mais?
Dar liberdade, SIM (!!!), mas controlada! Fora algum controle possivel e ser-se SIM irresponsavel!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 28, 2008 8:18 pm

fala-se tanto em liberdade animal, sem se pesarem tantas contradições. em liberdade total vivem os animais selvagens. mas são eles que cuidam da sua alimentação, zelam pela sua sobrevivência, etc. que sentido faz deixar o gato andar a vadiar porque é feliz e depois torturá-lo com vets, tratamentos, esterelizações, rações, etc. tudo isto é antinatural. é o resultado da urbanização e do desenvolvimento civicizacional.
porque se admiram tanto que no campo, a maior parte das pessoas se borrifem para os animais? é cultural. para eles, nada mais normal que o gato vadiar. mas tb. é normal não o tratarem, esterelizarem, vacinarem, etc
anjjazul
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta ago 28, 2008 8:23 pm

No mesmo programa uma senhora levou o gato ao vet, se não me engano era o mesmo vet, e fez questão de frisar que o gato dela NUNCA saía à rua!!
Por isso... Nem toda a gente pensa da mesma forma...
Mas acredito que as pessoas têm opiniões diferentes e respeito isso... Mas infelizmente, os animais que tem acesso à rua são os que mais sofrem...

Eu moro num apartamento, num 3º andar que equivale ao 5º... Estou constantemente em discussões com a minha mãe pois ela teima em abrir as janelas...
Um dia destes, em conversa, ela disse:
-Ai, tanta protecção... Se vivessemos numa casa baixinha, acredita que não mantinhas assim a gata fechada...
E eu respondi:
-Ai... Se vivessemos numa casa baixinha, acredita que não abrias mesmo as janelas, ou então compravas uma protecção de forma a que a gata não pudesse passar...
A minha gata é feliz... Tem tudo o que necessita aqui, não lhe falta nada... Não tem curiosidade nenhuma em relacção ao exterior, quando abrimos a porta de casa ela limita-se a ficar sentada no tapete da entrada ou a subir até ao sotão que é um caminho que conhece... Sim, perde um pouco por não conviver com outros animais e por não conhecer o mundo exterior... Mas é uma gata saudável!

Já os gatos da minha tia...
Tem perto de 9 anos...
Ela mora numa vivenda e sempre evitou que eles lá entrassem, só têm acesso a uma divisão que ela lá tem, conclusão, os gatos andam no pátio da casa, mas, enevitávelmente, acabam por vir até à rua... Ela gosta muito dos gatos dela e defende que têm direito à liberdade... Castrou-os e deixa-os fazer a vidinha deles...
O gato já foi uma ou duas vezes atropelado... E também já chegou a ser espancado ficou com o focinho em muito mau estado, ainda hoje tem marcas na boca, no nariz, nos olhos e nas orelhas, eles chegaram a pensar que o gato ía morrer e nunca ficaram a saber quem lhe tinha feito aquilo...
A gata também já foi atropelada, ficou mal de uma patinha, ainda hoje, quando há mudanças de tempo, ela manca... Também já foi quase roubada, não fosse o meu primito ter visto um casal com ela ao colo e tinham-na levado... Noutro dia o meu tio chegou a casa e viu um carro passar quase em cima dela...
Isto para não dizer que, antes destes dois gatos, eles tinham tido um outro gato que foi encontrado na estrada, completamente desfeito!!

Vendo também a minha avó...
Ela faz todos os possíveis para manter os gatos longe do quintal dela... Já fez muita coisa que me deixou bastante revoltada com ela!!
Anda sempre com a cabeça em água por causa dos gatos dos visinhos...

Enfim...
A liberdade de um gato acaba quando em risco está o seu bem estar...
A liberdade de um dono de um gato acaba quando o gato entra no quintal do vizinho que não gosta de gatos...

Além disso...
Se as pessoas acreditassem realmente na liberdade dos animais, não os domesticavam, não os alimentavam, não os castravam... Deixavam-nos andar aí à sorte sem se intrometerem!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta ago 29, 2008 9:08 am

Exactamente mOreirinha1, nem mais :wink:
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta ago 29, 2008 1:25 pm

Ora bem, vou dar o meu testemunho. :wink:
Acho piada quando falam do campo que as pessoas não sei quê, e que aí sim, pode-se dar liberdade porque não há carros nem perigo, nem nada. Ora bem, estou-vos a falar directamente de uma aldeia no interior deste país à beira mar plantado, aldeia com 5 casas e em que na qual a média de idades deve rondar os 60 anos... :lol: Ora bem, uma típica aldeia portuguesa, com carros de bois, pessoas que sobrevivem da agricultura, que não têm electricidade e/ou água canalizada no monte de tijolos a que chamam de casa. Feita a apresentação, vamos aos animais. :wink:
Desde miúda que tive animais em casa (rua), e nunca me lembro de algum morrer de velho. Pergunta-se aos meus pais e todos dizem adorar animais e que sempre os tiveram, mas, para mim, são tretas. O que durou mais tempo, acabou por morrer atropelado, mesmo só passando aqui um carro de duas em duas horas... Outro morreu envenenado por um vizinho, pois de vez em quando decidia ir lá roubar umas galinhas. Isto, claro, falando de cães, pois os gatos nem têm estatuto de animal doméstico por estas bandas.
O meu gato nunca pôs o pé fora de casa, uma vez que aqui nada é vedado e era-me impossível controla-lo. Como devem imaginar passo um tormento por pensar assim, mas tenho uma casa enorme e ele tem mais do que muito espaço para correr, saltar e brincar. Todos gozam comigo, dizem que os gatos não se podem domesticar, acham ridículo ele dormir comigo, os cuidados veterinários que tenho com ele e principalmente ter cometido a barbaridade de o ter castrado.
Portanto, com tanta coisa quero apenas dizer que as pessoas do verdadeiro campo, e não as fazendas do Alentejo e afins para passar o fim de semana, não "têm" gatos. Eles andam por aí, comem ratos enveneados e morrem também, são atropelados vezes sem conta e há ainda quem afogue as ninhadas, as ponha no meio da estrada dentro de um saco ou até esmague, um a um, cada gatinho contra uma parede.
Quem "tem" gatos, quem sabe o que eles são, o que eles gostam e precisam, não lhes pode dar uma vida de campo. Eles são felizes com o que conhecem. Qualquer adolescente era mais feliz saindo todos os dias até às 6h da manhã e enfrascando meia garrafa de vodka. É por isso que os deixam fazê-lo? Não, protegem-os. Os animais são crianças que precisam de nós. E cabe-nos a nós, donos, protege-los do que podemos e temos consciência que é mau. Isso sim é fazer um gato feliz. Quem os consegue limitar e proteger e, ao mesmo tempo, fazê-los felizes, é um bom dono.

Desculpem o testamento. :wink:
Mariana
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta ago 29, 2008 1:53 pm

Mariana, parabens pela coragem em enfrentar tudo isso,
Para mim ser dona é exactamente tudo o que disse.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”