xixi por todos os cantos, que fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pekena
Membro
Registado: quinta jan 30, 2003 12:17 am

sábado mai 10, 2003 12:42 pm

Oi pessoal!

Uma questão: Fica muito dispendioso castrar o gato?

E como é que é que o gato fica dp da operação? Demora muito tempo a recuperar ou não? Digam-me as vossas experiências com a castração do vosso gato, please.

É que estou com muitas dúvidas.:?: :?: :?: :?: :?:

Tanks e beijinhos para todos e uma arranhadela do maio para vocês. ;)
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

sábado mai 10, 2003 3:03 pm

Olá Pekena,

Quanto ao valor da castração, a dos meus andou por volta dos 30€.
A recuperação dos meus meninos foi óptima e rápida. Foram castrados de urgência porque depois de começarem a marcar o território começaram a atacar-se com muita violência. Depois de castrados e ainda não estavam bem acordados, já andavam (bastante tontos) preocupados um com o outro. Só te posso dizer que no dia seguinte já brincavam normalmente um com o outro.
Só te quero chamar a atenção para um pormenor do qual eu também não sabia e na altura apanhei um grande susto. Os gatos quando estão anestesiados têm os olhos abertos. O que para mim foi um choque pois pensei que lhes tinha acontecido alguma coisa.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sábado mai 10, 2003 3:27 pm

Olá!

Em relação ao meu gato, posso dizer que maior foi a minha preocupação e nervoso do que a dificuldade da sua recuperação! ;)

Quando vem para casa já está acordado e aminha maior preocupação foi de não o deixar ir para locais altos pois ainda estava meio zonzo ;)...

Podes sempre recorrer à Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais ou à União Zoófila onde a despesa é menor (podes aproveitar e tornar-te sócia ;)). Não sei se o teu gatinho é acompanhado por um veterinário mas convém que, se este não for o caso, que seja visto antes da operação! Vale a pena marcar uma consulta prévia para o veterinário verificar o estado do gatinho! É mais uma medida de precaução! ;)

;)
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo mai 11, 2003 3:50 pm

Primeiro é importante diferenciar a marcação de território com urina, ou spray, em que o gato espirra a urina para trás, em paredes, móveis, portas, etc. Esse é um problema comportamental.

Já a urina propriamente dita, é feita diretamente sobre o chão, ou outro local qualquer, em grande quantidade. É um problema médico e o veterinário deve ser consultado, para examinar o gato e saber se ele está com algum problema, como por exemplo, cistite ou SUF (Síndrome Urológica Felina).

De qualquer forma, deve-se sempre limpar bem o local, para retirar o odor, ou então o gato voltará a fazê-lo no mesmo local. Não use produtos com base de amoníaco, pois irá atraí-los ainda mais.

Nunca esfregue o focinho do gato na sua urina, isso não funciona com cães, muito menos com gatos. Você estará, ao contrario do que espera, fazendo com que ele guarde bem o local e volte lá depois para urinar de novo.

Em locais com mais de um animal, o seu hábito de urinar fora da caixa, pode atrair os outros para fazer o mesmo.

Podemos listar algumas causas para que o gato pare de usar a caixa de areia:

1) Causas médicas:

- Inflamações na bexiga urinária = SUF;

- Infecções bacterianas;

- Cálculos urinários;

- Tumores na bexiga.

- Diabetes;

- Deficiência renal;

- Deficiência hepática;

- Piometra (infecção uterina grave);

- Problemas de glândula adrenal, outras.

2)Marcação de Território:

- Fêmeas no cio;

- Machos não castrados;

- Machos castrados expostos a fêmea no cio;

- Muitos gatos num mesmo local;

3)Problemas com a Caixa de Areia propriamente dita:

- Muitos gatos usando a mesma caixa;

- Falta de limpeza da caixa de forma mais freqüente;

- Acesso difícil à caixa;

- Mudanças no tipo de material usado na caixa;

- Mudança no local da caixa;

- Objetos novos, estranhos ou barulhentos próximos à caixa e que possam causar medo no gato, como máquinas de lavar; comida e bebida muito próximos da caixa;

- Cheiro forte de desinfetante usado na limpeza da caixa;

- O gato pode não gostar do material usado na caixa ou simplesmente não gostar do local onde ela está.

4)Stress:

Uma das causas mais comuns dos gatos que param de usar a caixa, é o stress.

Pode ser causado por:

- Chegada ou desaparecimento de outro animal na casa;

- Visitas, festas, obras e qualquer outro tipo de incomodo;

- Mudança de residência;

- Mudança na rotina do dono e do animal;

- Quando retornam de hospitalizações ou hotéis;

- Problemas com relacionamento com outros gatos ou cães da casa.

Tratamento:

Primeiro é preciso levar o animal ao veterinário para que seja examinado e tratado, se for o caso de problema de doença.

Se o animal está bem, então estamos frente a um problema comportamental, mas lembre-se, problemas de comportamento só podem ser corrigidos num gato saudável.

- A marcação de território é resolvida com a castração;

- Os problemas com a caixa de areia também podem ser resolvidos:

*colocando uma caixa para cada gato;

*limpeza mais freqüente;

*deixar que a caixa tenha um acesso fácil, onde não haja barulho ou perturbação;

*se o problema começou depois que se mudou a caixa de local ou o tipo de material que se usava antes, volte ao antigo local ou material;

*Se não houve mudança de material, experimente mudar, gatos gostam de areia;

*não deixe comida e água próximo da caixa;

*se o gato urina sempre no mesmo lugar (errado) coloque ali a caixa de areia e vá gradualmente andando com ela, um pouquinho a cada dia, até chegar no local de origem dela;

*Se ele urina em vários locais, coloque pratinhos com comida nesses pontos, isso irá desencorajá-lo.

- O stress deve ser eliminado, se possível. Tente arrumar para cada gato seu próprio espaço, eles sempre têm o seu local favorito e tranqüilo, coloque a caixa de areia, próximo desses locais. Quando o stress estiver controlado, retorne aos poucos a caixa ao seu local de origem.
pekena
Membro
Registado: quinta jan 30, 2003 12:17 am

segunda mai 12, 2003 6:26 pm

obrigado a todos!

Vou consultar o veterinário para ver o que há a fazer.

Vou dando notícias. 8)

Beijocas para todos ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 12, 2003 9:16 pm

Olá

Ainda bem, fazes bem em ir primeiro ao veterinário. Tira todas as dúvidas com ele. E trata de tudo depressa senão o problema não fica resolvido.

Beijokas e felicidades
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”