MiausRafa Escreveu:Para quem tem só um animal e tem uma vida normal, 2 ou 3 euros de facto não é nada.
Há situações de verdadeiros apertos económicos, que surgem na vida das pessoas quando menos se espera ou causados por desemprego ou por doenças.... Existem animais, filhos, casa para pagar dois euros a menos aqui, dois a menos ali darão certamente para pagar outra conta que também não pode ficar esquecida.
Compreendo bem quem está a passar por esse mau bocado.
Nem mais

!
É preciso compreender que embora a diferença de preço de umas para outras seja pequeno, essa diferença pode ser significativa para quem luta para ter as contas pagas em dia - e ainda para mais estando numa fase crítica para muitas pessoas como a que se tem verificado.
Eu sou a primeira a defender que se puderem façam o esforço pois concordo que de facto uma ração da Wiskas ou Friskies, por exemplo, acaba por não compensar a médio ou a longo prazo. Mas quem não pode que remédio tem? Qual a alternativa? Dar os restos da nossa comida? Será que esse tipo de alimentação não é ainda mais prejudicial?
Felizmente tenho podido dar às minhas gatas rações de qualidade - pelo menos assim o considero e posso avaliá-lo nelas próprias. Como estou muito satisfeita com as rações que estou a dar não penso mudar e depois não tenho feitio para andar constantemente a analisar composições e fazer comparações. Confio plenamente na vet que as acompanha e tem sido ela que me tem orientado nesta questão.
Agora, assumo que o dar ração para mim foi a melhor forma que encontrei de as alimentar convenientemente dentro das limitações de tempo que tenho.
Se eu pensar bem se calhar preferia dar-lhes outro tipo de alimentação, mais natural e confeccionada por mim. Se calhar até seria mais saudável para elas

!
Em relação à questão levantada da ração húmida, tenho ouvido opiniões contraditórias.
Sempre encarei a ração húmida como apenas um mimo para ser dado ocasionalmente e mais uma vez até este mimo é dado sob orientação da vet. Tento não abusar deste tipo de comida, e até é muito mais frequente cozer um peito de frango ou uma posta de pescada ao fim de semana para lhes dar.
Já me disseram que a ração húmida fornece sim senhor mais água aos animais, mas por outro lado que é por exemplo mais favorável à criação de tártaro nos dentes. Como contraditório, a ração seca provoca mais sede nos animais e isso obriga-os à ingestão de mais água, e ainda que esta provoca o desgaste do tártaro nos dentes ajudando assim à sua limpeza. E agora em que é que ficamos

?