Adopção de uma Gata de rua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta dez 25, 2008 9:04 pm

Iznougud, leia o seguinte tópico que penso que lhe poderá ser útil para tomar uma decisão quanto à escolha da transportadora:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sportadora
lagutrop Escreveu:Se vai comprar aconselho-a a optar por uma das de plástico rigido.
Veja bem se fecha bem a toda a volta, se a porta é resistente, porque o gatinho vai crescer e ela tem que durar-lhe para a vida toda.
Não se entusiasme muito pelas muito baratas porque ás vezes o barato sai caro.
Abrem-se porque não aguentam o peso do gato por exemplo.

As moles são esteticamente mais bonitas mas não são confortável para o animal.
Isto porque o fundo é mole e portanto quando pegamos na asas ele fica numa posição instavel.

Tambem no caso do gato enjoar ou fazer xixi e cocó, as moles são dificeis de limpar enquanto com as outras é meter na banheira e já está.

Eu tenho várias rigidas e uma mole que só utilizo mesmo em ultimo caso.
leonildecarvalho Escreveu:Nunca recomendo algo caro à excepção das caixas de transporte que devem ser rígidas, seguras e arejadas!!!
Certificar-se de que são resistentes a impactos, de que têm um encerramento fácil mas seguro, com um fecho de segurança (!) já que há gatos que conseguem abrir determinados fechos da porta quando estão em transporte e que os fechos de encaixe da tampa e base sejam resistentes e seguros, igualmente (!), bem como a pega da caixa; já que com o peso do animal, se esta não for resistente parte ou desencaixa o que provoca a queda da transportadora, em manuseamento/transporte, podendo ocorrer a sua abertura e possível fuga do animal!!!

Boa sorte,

Leo
Quanto ao resto desejo que tudo corra bem e lembre-se, muita calma e paciência para domar essa "ferinha" :wink:!
Depois venha contar ao pessoal como se está a desenvolver a situação e claro, apresentar essa menina :)!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Iznougud
Membro
Registado: segunda dez 08, 2008 9:40 pm

quinta dez 25, 2008 9:26 pm

Tive a ver estes no Continente:

http://www.continente.pt/ProductDetailM ... PageIndex=

http://www.continente.pt/ProductDetailM ... ageIndex=1

Mas se calhar é melhor comprar numa loja própria de animais
Última edição por Iznougud em quinta dez 25, 2008 9:34 pm, editado 2 vezes no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta dez 25, 2008 9:26 pm

E que diferença… MariaPaz. Nota-se o bom trato… :wink: :D Linda, linda!

Iznougud, a caminha, logicamente em tecido. Mas, cuidado, que há donos que compram camas XPTO, para nada, já que há gatos que gostam de escolher o local de repouso sem nunca usarem a camita…!
A transportadora convém ser plástica e de boa marca, com seguros e bons fechos Aí sim vale a pena investir…!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Iznougud
Membro

domingo dez 28, 2008 3:46 pm

Já estou a preparar as coisas para a chegada da Gata, que deve ser já esta semana.
Já comprei o comedouro, o tabuleiro para as suas necessidades, e baseando na pesquisa que fiz no fórum vou comprar a alimentação e a areia que o pessoal aconselha.

Só tenho duas questões a colocar e possivelmente vçs vão pensam q são perguntas parvas.

1º Para que serve este produto?

http://www.continente.pt/ProductDetailM ... ageIndex=1

2º Os gatos conseguem ver no escuro?
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

domingo dez 28, 2008 3:51 pm

Olá. Os gatos vêem muito bem no escuro; e quanto ao produto a erva se não estou em erro faz bem os gatos comer erva por causa das bolas de pelo acumuladas no estomago. Espero ter ajudado !
jcmac
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 4:14 pm

Testes indicam que a visão aguçada dos gatos é largamente superior no período nocturno em comparação aos humanos, mas menos eficaz durante o dia. Os gatos, como os cães, possuem o tapetum lucidum, uma membrana posicionada dentro do globo ocular que reestimula a retina ao refletir a luz na cavidade. Enquanto esse artifício melhora a visão nocturna, parece reduzir a acuidade visual na presença de luz abundante. Quando há muita luminosidade, a pupila em formato de fenda fecha-se o máximo possível, para reduzir a quantidade de luz a atingir a retina, o que também resguarda a noção de profundidade. O tapetum e outros mecanismos dão aos gatos um limiar de detecção de luminosidade 7 vezes menor que a dos humanos.
Fonte: http://olhares.aeiou.pt/visao_foto2055677.html

Quanto a essas ervinhas, elas são usadas para ajudar à eliminação das bolas de pêlo. Há gatos que gostam, há outros que nem por isso como as minhas. Eu prefiro dar-lhes para esse efeito a pasta de malte.
Existem também rações que estão formuladas para favorecer o processo. Há ainda quem dê óleo de milho ou vegetal juntamente com a ração para o mesmo efeito.
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 28, 2008 4:28 pm

é natural que ela reaja muito mal de início. vai para um local desconhecido. mesmo que viesse de casa tb. havia de reagir mal. os meus vieram quase todos da rua. pois já não passam sem o sofá e se a cama não tiver uma cobertura, ficam amuados :lol: e mesmo os cães que deviam dormir ao relento, dormem em vale de lençóis.
o flávio que veio talvez com uns 9 anos é o pior. sem sofá não passa :lol: costumo perguntar-lhe- na rua tinhas um sofazinho para ti?
anjjazul
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo dez 28, 2008 6:24 pm

Miboki Escreveu:Olá. Os gatos vêem muito bem no escuro
Vêm no escuro... mas não no escuro absoluto... Eles só precisam de 1/6 da luz que nós precisamos para ver, mas precisam de luz...
Eu costumo dormir no escuro, mas há sempre a luz da tomada onde está o pc, do relógio despertador, do piloto da tv... enfim, o quarto fica sempre um pouco iluminado... Noutro dia estava muita trevoada e eu, a meio da noite, desliguei a tomada onde está ligado o pc e a tv e o quarto ficou muito muito mais escuro, a minha gata não deve ter gostado daquela escuridão toda e saltou da cama para o chão para ir embora, nisto ouvi o barulho que ela costuma fazer (com as unhas) ao abrir a porta, mas vindo do lado contrário do quarto, acendi a luz e vi-a muito desnorteada a olhar em volta a tentar perceber onde estava, nisto, com os olhos serrados (como quem tinha acabado de ser gozada) foi em direcção à porta, muito devagarinho, abriu-a, saiu e não voltou mais...
Eu muito me ri... ela perdeu-se complectamente :lol:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 28, 2008 6:32 pm

Iznougud Escreveu: (...)
2º Os gatos conseguem ver no escuro?
Deduzo que esta questão tenha a ver com a sua casa de banho...? Será...?

Seja na casa de banho ou qualquer outro lado que confine o animal, coloque-lhe, pelo menos, uma luz de presença.

Prepare-se para uma possível má reacção da gata quando sair da transportadora. Saltam, miam, atiram-se ás paredes mas não ligue a isso. Fale-lhe suavemente e caso necessário saia do espaço por algum tempo até que acalme e deixe lá a transportadora, sem a portinhola, com uma mantinha lá dentro a fazer de caminha que ela se precisar de se esconder ou dormir irá para lá.

Deixe-lhe um petisco aromático como um patê :P :wink: tipo miminho para ela ver que na sua nova casa só que lhe querem bem e não lhe fazem mal. Deixe também água fresquinha.
Evite que crianças incomodem o animal pelo menos na primeira semana de estadia :wink:
Entre no espaço dela bastantes vezes e até preferivelmente sentar-se no chão, falando para ela calmamente.

Tenha EXTREMA atenção com portas e janelas abertas. Mesmo quando alguém toque a campainha, certifique-se antes de abrir a porta, de que a gata não anda solta pela casa, com a possibilidade de se escapar pela porta que abre para atender quem vá a sua casa porque se ela andar livre pela casa é o que imediatamente fará; escapar-se em busca do local de onde foi retirada!!!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Iznougud
Membro

sábado jan 10, 2009 9:23 am

A menina já se encontra em minha casa desde ontem :D

Ontem só se escondia pelos cantos e não queria comer.

Hj está em cima da arca congeladora, já dormiu e já lhe fui dar um bocado de comida. Contínua em cima da arca, mas não quero forçar a sua saída estou deixar a vontade apesar de ela tremer quando chego perto dela.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jan 10, 2009 1:15 pm

isso passa depressa. depois, há-de tremer para passar o dia no sofá e no colo :D
anjjazul
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado jan 10, 2009 1:33 pm

Que bom que decidiu ficar com ela:)

Dê-lhe tempo para se ambientar. Concerteza vai ser uma menina bastante agradecida!!E já tem nome a sortuda?
jcmac
Membro Veterano

sábado jan 10, 2009 5:57 pm

Suzana1 Escreveu:E já tem nome a sortuda?
:oops:, também quero saber... para além do desenvolvimento da integração da menina em sua casa :D!

Desejo que tudo corra bem :wink:!
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

sábado jan 10, 2009 6:18 pm

Eu adoptei o Míng directamente da minha rua há 3meses e só tenho coisas boas a dizer :)
Devo acrescentar que é capaz de ser boa ideia por de parte dinheiro para a castração... O Míng acalmou bastante a nível de miadeira. Mas continua a ser um gato miador... Mas é também muito querido. Demorou algum tempo a sentir-se mesmo à vontade mas agora é tudo dele! Vais ver que ela se vai habituar depressa! ;)
O Míng por exemplo desde logo dormiu comigo na cama (em cima do edredon...) mas só agora é que procura o quentinho dos lençóis :)

Passado um tempo é como se ela sempre aí tivesse estado ;) parabéns pela decisão. Ah, devo dizer que no início o Ming tinha um fascínio incrível pelas janelas e portas mas já lhe passou... Pelo menos das janelas, a porta continua a ser fantástica... :roll:

Acrescento que segundo o vet ele tem de ano e meio a três anos no máximo. E que vou ter gato para muito tempo! Assim espero (:

Imagem
É o gato mais lindo do planeta e arredores ou quê? Pensar que à tão pouco tempo estava na rua... :!:
Isa.
jcmac
Membro Veterano

sábado jan 10, 2009 6:35 pm

imisty Escreveu:Imagem
É o gato mais lindo do planeta e arredores ou quê? Pensar que à tão pouco tempo estava na rua... :!:
imisty, o Ming é lindo de morrer! E que olhos tão bonitos que tem :D!
Parabéns pela adopção :wink:!
Responder

Voltar para “Gatos”