ChloeS, a minha Luz veio cá para casa com 1 mesinho... no próprio dia mostrou que gostava muito de morder, agarrava-se às nossas mãos e mordia, mordia, mordia... eu tirava a mão quando ela começava a morder e a minha mãe dizia para eu deixar que ela continuasse porque era pequenina queria só brincar e pronto...
Cometi o maior erro da minha vida... a minha gata cresceu a morder, cresceu a pensar que estava no meio de gatos, só ao meu pai é que ela teve sempre mais respeito (ou medo), talvez devido à voz dele ser mais grossa, ou assim, já que ele nunca lhe fez mal e também já levou, e leva, umas valentes mordidas...
Desde que temos a gata as pessoas têm medo de vir cá a casa... quando ela era mais pequenina provocou alguns gritos pois queria brincar e as brincadeiras eram mais violentas e as pessoas assustavam-se... um casal, amigo dos meus pais, chegou a pedir-me que a fechasse quando estivessem lá em casa, mas na altura eu disse logo:
-Os incomodados retiram-se... vocês não gostam, não precisam de cá vir...
E um amigo do meu pai também comentou que a gata não devia andar livre quando tivessem gente lá em casa e o meu pai disse:
-A minha prioridade é o bem estar de quem cá vive, e esta casa também é dela...
Hoje a Luz mantêm a distância das visitas, por opção própria, mas não tem problemas em bufar, morder ou dar uma valente patada em quem se aproximar contra a vontade dela...
Quanto a nós, cá em casa... sempre a tratamos como uma princesa, nunca lhe batemos, até porque se ela nos mordia e nós levantavamos a mão, ou o chinelo, ou que o quer que fosse, ela atirava-se ainda mais chateada, parecia um demónio... e depois ainda lhe íamos dar miminhos para ela acalmar...
Tentei de tudo... atirava-lhe com água, atirava coisas para a assustar, gritava... e "chorava" quando ela me mordia e ela até parava, mas o mesmo não acontecia quando estava mesmo irritada...
Chegou uma altura em que a minha gata se passou a ver como a dominante da família... se era contrariada virava bicho e isto era sempre comigo porque quando a Luz faz asneiras é para Joana que os meus pais chamam...
E isto aconteceu até um dia...
Ela queria ficar na varanda, mas eu não queria que ela lá ficasse sozinha... mandei-a entrar mas ela fez de conta, tentei empurra-la para o interior e ela começou a morder e a dar patadas, toda chateada... agarrei nela e trouxe-a, à força, para dentro... ela começou a respirar de uma forma ofegante, ficou toda eriçada, olhos arregalados, orelhas para trás... eu vim para o meu quarto e ela veio atrás de mim... de repente começou a atacar-me, mas a atacar-me mesmo, perceguia-me e atacava-me... eu chamei a minha mãe, aos gritos, e ela veio disparada com o chinelo na mão e deu-lhe umas quantas chineladas no rabo e ela fugiu para debaixo da cama... nesse dia amuou de tal maneira comigo que se me apanhava eu era atacada e eu, como percebi isso, passei a andar com um chinelo ao pé de mim...
Apartir desse dia adoptei o sistema, magoas-me a mim, eu magouo-te a ti... Passei a contrariá-la sempre que tinha uma opurtunidade, só para ela perceber que quem manda sou eu, e se ela vinha para me morder levava uma chinelada no rabo... houve um dia que ela tentou fazer uma espécie de competição comigo, eu estava em cima da cama e ela apareceu muito chateada, com a respiração ofegante, pelo eriçado, olhos arregalados, orelhas para trás e eu peguei no chinelo... ela atacou-me, eu bati-lhe, ela voltou a atacar-me com mais força, eu voltei a bater-lhe com mais mais força, ela voltou a morder com ainda mais força, eu voltei a dar-lhe com o chinelo ainda com mais força... e ela parou, parou e foi embora...
Depois, se ela vinha para me morder bastava eu dizer, Luz olha o chinelo...
Hoje não lhe bato, mas ela também já não me ataca... Quando a contrario fica muito muito muito irritada, começa com o seu típico respirar ofegante, pelo iriçado, olhos arregalados e orelhas bem espetadas para trás, mas passados uns minutos acalma...
Mas ainda ontem atacou a minha mãe porque ela a tirou da varanda, eu apareci e ela escondeu-se debaixo da cama... e às vezes está a brincar, o meu pai aferrua-a ela dá-lhe uma valente mordida e foge...
Na veterinária...
Aos 4 e aos 6 meses ela fez uma vergonha enorme na veterinária... gritou, mordeu, arranhou tudo o que lhe apareceu à frente... ao ponto da veterinária ficar com medo e não saber o que lhe fazer...
Agora, quando lá vamos, ela fica muito sossegada (talvez por medo que a deixe lá e que a "magoem", como aconteceu no dia da esterilização) mas a veterinária não arrisca, mantêm sempre uma certa distância, toca-lhe o menos possível, e até já pos em causa se se trataria da mesma gata...
Volta e meia, e agora que estou sempre com montes de roupa, deixo que ela me morda o braço e que descarregue toda aquela agressividade que tem dentro dela... mas ela sabe que se se aproximar da pele e me magoar quem fica agressiva sou eu
Porque a agressividade não passou... ela continua a gata agressiva que sempre foi... mas acho que agora me vê como uma espécie de "gata dominante" e sabe que tem os limites dela, só assim consegui o respeito dela...
Quanto a gata meiga... ela também tem o seu lado meiguinho e fofinho, mas se vir que os mimos começam a ser muitos lá vem a agressividade ao de cima...
O engraçado é que agora sou a única que lhe dou mimos quando ela quer e quando não quer, que pego nela quando ela quer e quando não quer e que a contrario sem qualquer problemas... e vejo que ela confia totalmente em mim...
Mas já percebi que ela está sempre à espreita de uma opurtunidade, se um dia falho ela passa ao comando... esta gata é um desafio enorme, todos os dias...