Consegui dar-lhe banho!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta jun 12, 2003 10:09 am

Kathleen:
Vi as novas fotografias da Amélia e achei que está uma gata de capa de revista! Parabéns! :D

Betha:
Os problemas da Kitty podem estar todos relacionados: a queda de pêlo e o mau-hálito podem ser consequências de problemas de estômago! Normalmente quando um gato tem o estômago sensível, isso manifesta-se no hálito desagradável e no pêlo sem brilho ou na sua queda. Para além disso, os gatos brancos e de olhos azuis são muito atreitos a alergias de toda a espécie, pois sofrem de despigmentação. Reagem muito facilmente à luz, ao sol, ao pólen e até a certos nutrientes das rações. Os cuidados com esses gatos deverão ser redobrados. Assim, pergunte ao veterinário o que ele acha de um suplemento de ácidos gordos para o pêlo e da mudança para a gama "Sensitive" da ração Royal Canin para o estômago... Pode ser que ele aprove! ;)
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta jun 12, 2003 10:41 am

Boa tarde

Tenho pela 1ª vez um gato bebe em casa, o Samuel tem 8 semanas e como é meio Persa gostaria de o habituar de bem cedo a tomar banho mas não sei com que idade poderei começar, alguem me podera indicar qual a idade minima :?:
Este menino é branquinho e irmão do Sebastião que o meu peluche cinzento e ao qual este fim de semana foi encher-me de coragem e dar banho ... :? :? :?
A Maga ja tomou uma vez e a minha pele sofreu e o Alfredo acho que nem vou tentar pois ele é muito complicado ...

Jokas Doces
ChinaBlue
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 12, 2003 10:45 am

Olá

Se ele não estiver a precisar mesmo de um banho, para já use sampôs secos é uma forma de ele também se habituar. Depois julgo que a partir dos 3 meses já lhe pode dar banho.
Tenha muito cuidado para que não lhe entre água para os ouvidos e seque-o muito bem, não o deixe apanhar correntes de ar com ele ainda molhado pois pode-se constipar.

Cleopatre obrigada pelos elogios à minha Amélia fico sempre babada quando os fazem.
O que eu andeie e ando a dar à Amélia para o pêlo são exactamente esses óleos gordos e têm feito maravilhas.

Beijokas
kathleen
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta jun 12, 2003 10:48 am

Boa tarde

Tenho pela 1ª vez um gato bebe em casa, o Samuel tem 8 semanas e como é meio Persa gostaria de o habituar de bem cedo a tomar banho mas não sei com que idade poderei começar, alguem me podera indicar qual a idade minima :?:
Este menino é branquinho e irmão do Sebastião que o meu peluche cinzento e ao qual este fim de semana foi encher-me de coragem e dar banho ... :? :? :?
A Maga ja tomou uma vez e a minha pele sofreu e o Alfredo acho que nem vou tentar pois ele é muito complicado ...

Jokas Doces
ChinaBlue
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta jun 12, 2003 12:10 pm

ChinaBlue:
Eu aconselho exactamente o mesmo que a Kathleen. Um gato só deve tomar banho quando precisa mesmo, ou seja, quando está realmente sujo ou quando tem uma doença de pele que o veterinário entenda só poder ser tratada com banhos regulares e champôs específicos. Caso contrário, se o gato não saír de casa, a sujidade será facilmente removida pelo próprio animal durante a sua toilette diária. :)
Se for o caso de uma doença de pele, só mesmo o veterinário poderá prescrever o fármaco apropriado; tratando-se de uma sujidade francamente grande, até aos 6 mêses o gatinho só deverá ser limpo com toalhetes ou, quando muito, lavado com champô seco (Fryskies -em supermercados- ou Bio-Groom -em lojas de animais-, por exemplo).
A partir dos 6 mêses o gato já pode tomar banho com água, embora sempre com um cuidado extremo para que não molhe os ouvidos. Para tal, pode colocar um algodão com um pouquinho de óleo de amêndoas doces em cada ouvido, evitando, assim, que entre uma só gota. É que os felinos têm um aparelho auditivo muito vulnerável e são muito atreitos a otites. Há várias marcas de champôs à venda no mercado e deverá escolher aquele que se adaptar melhor ao tipo de pêlo do seu gato (há champôs próprios para gatos de pêlo longo, outros para gatos com descamação cutânea, outros ainda para pêlo sensível e ainda uma panóplia fantástica de amaciadores! :D ).
Após o banho, deve sempre ter pelo menos duas toalhas quentinhas prontas para enxugar o gato. De seguida, seque bem o pêlo com o secador e nunca deixe que, depois disso, o gato apanhe qualquer corrente-de-ar, mantendo-o sempre num local aconchegado, com uma manta, de preferência.
Boa sorte e não se esqueça de uma das regras de ouro: cortar as unhas ao bichano antes de lhe dar banho! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”