Noticias da Niki

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta jun 13, 2003 4:48 pm

Olá,

A análise do FIV (Virus da Imudeficiencia Felina) é feita com uma pequena amostra de sangue e o resultado é garantido na hora. Os gatos com este virus podem viver normalmente mas têm que ser bem protegidos, pois tal como nas pessoas o sistema imunológico é afectado e qualquer gripe pode ser fatal. Tambem é altamente contagioso para outros gatos. Não é transmissivel a outras espécies.

O meu truque para dar comprimidos é enrolar o gato numa toalha de maneira a imobilizá-lo, abrir a boca e enfiar o comprimido mesmo junto à garganta. Quando é em xarope tambem utilizo o sistema da toalha e da seringa. mas cuidado ao dar o medicamento com a seringa. Uma vez, a tentar dar a um gato entrou com muita força e foi para o "goto". Tapou-lhe as vias respiratórias e o gato ia morrendo. A minha mãe assim que viu pegou-lhe nas patas de trás, cabeça para baixo e palmadinhas nos pulmões para desengasgar, tal como nos bebés. Se não fosse ela ... :?

Claro que depois do susto passar a situação foi engraçada. O gato preto estava a ficar branco, ainda deu para rir :D , porque correu bem, se não, não sei...

Desejo as melhoras da gatinha e vá dando noticias.

Festinhas para a Niki.

Miau
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 13, 2003 5:32 pm

Olá Rafacavaleiro.

Que idade tem a sua gatinha ? pelo que me pareceu, no avatar, ela ainda será pequenina...certo? então, não terá problema em dar-lhe o comprimido, abrindo-lhe a boca e com o comprimido envolto em manteiga, pegue nele com uma pinça ( daquelas que se usa para depilação das sobrancelhas ) e coloque-o bem no fundo da boca, encostadinho há garganta, volte a fechar-lhe a boca, imediatamente, mantendo-a fechada com a ajuda da sua mão e com a outra, massage-lhe a garganta ( tudo isto com a cabeça bem levantada ). Se o comprimido for mt grande, desfaça-o em pó, derreta manteiga ou margarina, faça um batido com a mistura até a manteiga começar a ficar espessa, coloque essa mistura no frigorífico ou até no congelador até ficar duro e depois é só dar-lhe boca abaixo...vai vêr que a gatinha vai gostar e vai-lhe ser mais fácil.
Qnt ao exame do FILV e FELV deve ser efectuado só 1 mês ( pelo menos ) depois de a gatinha ter terminado qlq tipo de medicação...especialmente antibióticos...se for efectuado, antes deste prazo, pode vir com resultados falsos...

A minha filha tem um gato que é positivo, é um gatão lindo, gordo, tem 6 anos e continua a fazer uma vida, felina, normalissíma !!!

Eu, também tenho um que é positivo, o Matateu, e é um " Principe Encantado " ;) .

Espero ter ajudado e desejo-lhe rápidas melhoras da Niki.

Não desista da sua luta.

Leonilde
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

sexta jun 13, 2003 7:30 pm

OI, Rafa a minha Xana, vai-se compondo devagar, já come muito bem, os medicamentos da minha são todos liquidos, até o antibiótico, mas este é bom sabe a batido de morango, é que eu provo os medicamentos antes de dar :D , sempre foi um hábito, que tive mesmo quando o meu filho era bébé, provava antes de lhe dar, para ter a noção do sabor se seria bem aceite ou não.

Boa sorte, para a Niki.

Mena
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

sábado jun 14, 2003 1:45 pm

Ola a todos! :D

Hoje estou um bocadinho mais contente pq fui com a Niki a vet e ao que parece a febre baixou 1bocadinho!!! :lol: O que é optimo!!! :D

Bem ontem experimentei desfazer o comprimido na seringa e juntei um pouco de agua para dissolver... Conseguir dar-lhe, mas logo a seguir ela fartou-se de salivar...
Depois ja nem queria comer, tive que lhe dar leite com a ajuda da seringa. Fiquei preocupadissima pq ela mesmo assim ia comendo e ontem ñ queria. Mas hoje de manha cedinho comeu bem, ate comeu aqueles croquetes secos!! Coisa que ela ñ comia a algum tempo pois preferiaas coisas liquidas.
Quanto as analises a Leonilde tem razao, tive a falar com a vet e ela disse que agora ñ adianta fazer pois com os medicamentos que ela esta a tomar ia alterar os resultados.

Bem Miau, que susto hein!! Espero que ñ me aconteça o mesmo, mas agora ja sei o que fazer caso aconteça. ;)

MFR:

Ainda bem que a sua xana esta a comer bem. E muito bom eles alimentarem-se, quando a minha ñ come entro em panico!! :o
Eu tb tenho uma Xana, ;) mas a minha ja tem 8 aninhos.
As melhoras para a xaninha.

Obrigada a todos pelo apoio e dicas.
Beijokas

PS: A niki na foto do avatar era novinha, devia ter talvez 5 ou 6 meses.Neste momento penso que deva ter mais ou menos 1ano. Eu ñ sei ao certo porque ela apareceu-me em casa muito pequenina.E filha de 1 gatita vadia.Talvez por isso e que ela tem este problema. :?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado jun 14, 2003 5:05 pm

Olá

Fico contente por ela estar a melhorar.
Exprimente depois de lhe dar o comprimido dar-lhe uma coisa que ela adore. Eu à Amélia depois dos óleos que ela detesta, dou-lhe uns 3 biscoitinhos de cat pin e ela fica deliciada. Agora já não reclama tanto. Pode dar-lhe por exemplo uma colher de yogurte que eles geralmente aoram. Assim ele passa a associar a coisa má (o medicmento) a uma recompensa (a guloseima) e já não rejeita tanto.

Beijokas
kathleen
Rafacavaleiro
Membro Veterano

terça jun 17, 2003 5:01 pm

Ola a todos!!

Ja tenho mais novidades da Niki! Ontem fui com ela a vet e... ja ñ tem febre!! :D Fiquei bastante alegre, mas a colega da vet da niki que ja a tinha observado na outra vez disse uma coisa que me deixou a pensar... Ela disse para ñ ficar muito animada pq ela pode ter uma recaida, nestas situações e normal(por ela ter o tal virus) haver recaidas e costumam alertar os donos para a situação, mas que realmente estava com uma cara melhor... :(
De qualquer maneira eu acho que e muito bom ela ter a temperatura normal.
À noite e que aconteceu uma coisa estranha, que me deixa preocupada, ela ñ estava a ver, ou a ver muito mal, pois ia contra as coisas!!!! :o
Ja tinha reparado uma vez mas ao que me pareceu ela via mais ou menos pois ia direito as coisas mas mais para se orientar,e nessa altura ainda ñ tinha começado o tratamento que esta a fazer agora.
Mas hoje de manhã ja me pareceu que via bem...
Bem quando vou ter com ela tou sempre na espectativa,nunca sei o que vai acontecer.... :roll:

Outra coisa, leva assim tanto tempo a colocarem as nossas fotos no album? E que ja passaram mais de 48 horas desde que as enviem! Ja foi a semana passada!!! :o

Beijokas para todos

Rafaela
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 17, 2003 11:44 pm

Olá

Fico contente com essas melhoras. Espero que o teste do virus dê negativo.

As fotoas andam um bocadinho demoradas sim. Também enviei uma novas e até agora nada :(

Beijokas
Kathleen
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 2:41 pm

Ola!
Bem ca estou eu de novo, mas desta vez as noticias ñ sao boas. A niki voltu a ter febre!!Estou a ficar desesperada.... :cry: Ainda por cima cada vez esta mais dificil de lhe dar os medicamentos. Costumava engana-la pondo os comprimidos envolvidos na comida e ela comia e nem dava por isso mas ultimamente tem lhe dado o cheiro e para de comer assim que nota que ta la um!! As vitaminas que ela tomava tao bem, ela propria lembia(é tipo um gel) agora ja tenho que lhe por na lingua! Ando esgotada e ñ vejo melhoras defenitivas!!! :( Mas não desisto. So queria era que ela ficasse boa. :?

beijokas para todos
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

sexta jun 20, 2003 2:54 pm

Olá

Ainda aqui não tinha escrito, mas tenho companhado este tópico.
Tenho pena que a situação da Niki se tenha invertido e que demore tanto a ver melhoras.
Já tem o resultado das análises? Sempre se comfirma que é FIV?

Não desista Rafacavaleiro e vai ver que vão conseguir ultrapassar esta fase menos boa.

A sua gatinha é linda. É parecidíssima com a minha Blacky, até na manchinha por debaixo do queixo.

As melhoras da gatinha.

PS: Os gatinhos cá de casa, mandam umas marradinhas amorosas para a Niki.[/b]
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 3:47 pm

Obrigada Ana.
Quanto as analises ainda ñ foram feitas pois como ela ainda ñ deixou de tomar medicamentos a vet acha que ñ adianta muito fazer agora pois poderia alterar ou mesmo "esconder" resultados. Mas isso eu ja estou conformada porque quase de certeza ela tem. :? so espero e que ela aguente tadinha. :(

Kathen, por acaso ja tenho 1 foto no album mas eu mandei mais... que tera acontecido?
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 3:47 pm

Obrigada Ana.
Quanto as analises ainda ñ foram feitas pois como ela ainda ñ deixou de tomar medicamentos a vet acha que ñ adianta muito fazer agora pois poderia alterar ou mesmo "esconder" resultados. Mas isso eu ja estou conformada porque quase de certeza ela tem. :? so espero e que ela aguente tadinha. :(

Kathen, por acaso ja tenho 1 foto no album mas eu mandei mais... que tera acontecido?

Beijokas
Kathleen
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 4:07 pm

Olá

É pena ela estar a reagir assim aos tratamentos, mas espero que tudo se componha. Ela está fragilizada e pode ser complicado por vezes dar solução ao caso dela.
Já vi a foto, é a mesma do seu avatar, ela é muito bonita. As outras devem andar demoradas, também enviei fotos novas para p meu album no Domingo passado e até agora nada...

beijokas e as melhoras dela.
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”