Gatos de rua, libertar na colónia ou tentar adopção?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta mai 06, 2009 2:40 pm

é verdade, não há tempos limite para a socialização de um gato... todos os gatos que tive/tenho vieram da rua e uma delas, a Maria, demorou quase um ano a sentir-se à vontade connosco, era muito esquiva e medrosa!

as colonias não são a situação ideal (sendo o ideal uma utopia), mas dentro do que é possivel, uma colonia bem controlada é melhor do que nada...

de uns tempos à gatinha, com mais tempo e paciencia ela vai lá... boa sorte! :D
Filipa Costa
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

quarta mai 06, 2009 9:07 pm

Ainda agora, no passado mês de Março dei uma gatinha super bravinha da colónia aqui da rua a uma sra e ela já lá tá em casa á um mês e ainda não deixa fazer festas...
Foi abandonada aqui com 4/5 mesinhos e já tem um ano e quase meio e a única pessoa em quem ela confiava era em mim, mas desde que alguém lhe bateu (provavelmente por estar ao pé do carro dessa pessoa) de tal maneira que lhe provocou o deslocamento do intestino e como tal uma érnia traumática que decidi que ela não podia mais ficar aqui.
Foi operada e lá está na sua nova casa.
Essa gatinha é linda, merece um lar, se é mansinha há-de se habituar e as gatinhas tricolores são mt pestinhas, tenho uma (na foto do meu perfil) e sei o que digo...
Boa sorte.
<p class="fr">"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada."</p>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mai 12, 2009 9:44 pm

A menina hoje foi à vet e deixou tirar sangue bem enroladinha na toalha patinha quieta e tudo. A vet até ficou espantada.

Engraçado que moto que de noite ela é mais receptiva do que durante o dia em que só por vezes lhe apetece festas.

Vou tentar filmar um destes momentos. Mexo-lhe na cabeça, nas patinhas no dorso. Romrom e tudo. Está melhor, mas tem alturas que vira bichinho a soprar e fugir toda esquiva.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 12, 2009 10:16 pm

elsasmc Escreveu:A menina hoje foi à vet e deixou tirar sangue bem enroladinha na toalha patinha quieta e tudo. A vet até ficou espantada.

Engraçado que moto que de noite ela é mais receptiva do que durante o dia em que só por vezes lhe apetece festas.

Vou tentar filmar um destes momentos. Mexo-lhe na cabeça, nas patinhas no dorso. Romrom e tudo. Está melhor, mas tem alturas que vira bichinho a soprar e fugir toda esquiva.
:wink: :D Boas notícias... :wink:

Dê tempo ao tempo... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mai 19, 2009 11:35 pm

Desde há algum tempo para cá ela procura mais a nossa companhia. Quando a porta da marquise está aberta entra na sala e deita-se debaixo da mesa. Também está cada vez melhor comigo, quase não sopra mas de vez em quando lá vem uma sopradela de vício lol Mas é tanga que não manda a pata nem nada. Derrete-se toda, mete a cabeça a jeito, faz romrom, mexe as patas. Próximo passo seria pegá-la ainda não experimentei. E ter ao colo.

Cá vai um vídeo dela a derreter-se, chama-se Maiara e vou colocar para adopção

http://www.youtube.com/watch?v=nYYibPGYCAs

Agora tenho cá a Milka também, que é um desafio vamos lá ver. Esteve 3 meses em FAT e nunca lhe conseguiram tirar uma foto, nem ver bem quanto mais mexer. Este tempo todo sempre que alguém estava no quarto estava no quarto (a Milka só tinha autorização para estar nesse quarto) escondia-se debaixo da cama e uma cama cheia de esconderijos! Uma vez que a Vanessa esteve doente de cama um fim de semana ela não saiu debaixo da cama, nem comer nem areia nem nada.

Eu em Março quando tive um tempinho sem gatos sugeri ela vir para mim, mas ficou em nada e desde então tem sido non stop. Mas agora veio porque a situação não podia continuar, e antes de juntar À Maiara tem estado no wc pequeno que não tem esconderijos. Mas ontem deixei os 2 wcs e o hall À disposição dela. Resultado, está metida dentro do bidé do wc grande desde ontem. Para ver alguma coisa andei a filmar com luz a parte traseira do bidé e aquilo tem imensos esconderijos, desde uma zona oca junto ao chão, até uma parte que tem um buraco circular que fica mais alta. É aí que ela está que na foto vi o nariz. Hoje vai ser segunda noite com armadilha no wc, lá ver se amanhã aparece. A Milka é gatinha que qd foi apanhada e vista pela vet molhava-se toda tal o panico e deu uma bela de uma trinca no polegar da vet. É uma gatinha branca com umas 3 pintas pretas e muito miudinha apesar de ter aí uns 7 ou 8 meses. Não vai ser fácil...
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quarta mai 20, 2009 8:53 am

Dois minutos e trinta e sete de puro mimo. É um amor essa gatinha.

Estou é a ver que com a nova, só lhe calham situações difíceis para tomar conta. Gatinhas difíceis de domar...

Boa sorte... :wink:
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta mai 20, 2009 9:09 am

Acho que essa gatinha está perfeitamente adaptada ao interior.

Quanto á outra, posso dizer-lhe que adoptei um gato peludo mais ou menos há um ano e meio num estado absolutamente lastimavel.
Era uma pasta de urina, fezes, ossos e rastas.
A cada voz que ouvia urinava-se.

Passou os 1º3 meses na minha casa de banho.
Estive muitas horas sentada no chão para aprender a confiar em mim.
Depois foi dificil aceitar os membros masculinos da casa.

A certa altura, sem que nada o fizesse prever, saiu do seu castelo e passou a andar confiante pela casa e a brincar com os outros gatos.

No entanto, basta algum barulho estranho ou alguma alteração para se esconder debaixo da minha cama e ficar lá semanas seguidas.

É precisamente o que está a acontecer neste momento.
Não sei se por obras de um vizinho ou por qualquer outra razão.

Todos osdias de manhã levanto o colchão, o estrado, afasto os gavetões e tiro-o.
Vai ao WC e procuro que fique algum tempo cá por fora e normalmente, se estou em casa consigo 1 ou 2 horas.

Á noite repete-se tudo.
Eu penso que ele vai sozinho ao WC mas, como tenho medo que assim não seja, faço estes esforços todos os dias.
Estou a ficar cheia de musculos nos braços.
Eu já nem sou nada nova mas o amor que lhe tenho dá-me forças.
Um dia destes, ele esquece-se do medo e volta a andar confiante.
Espero eu...

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 6:44 pm

Estou passada com a Milka. Desde segunda tem sido uma aventura.

Noite de segunda para terça com armadilha no wc grande: acordo de manhã e nada. Pensei, está no bidé ainda... Se bem que andei de novo a filmar dentro do bidé e não a vi.
Dia de terça: nada na armadilha.
Terça para quarta, nada.
Fim do dia de terça e nada na armadilha
E eu, mas como? Como ela aguenta tanto tempo sem comer já que o único comer está na armadilha?
Fim do dia de quarta e apercebe-mo de coisas fora do lugar no escritório especialmente a manta de uma caminha tipo nicho. Vejo lá um xixi e um cóco. Vá de procurar e estava dentro do roupeiro de parede!
Ou seja algures entre segunda e quarta, num breve esquecimento do meu namorado da porta do wc aberto, que eu tinha sempre cuidado de fechar com a armadilha lá dentro para ela entrar, a menina pisgou-se para o roupeiro. Claro que não entrou na armadilha pois estava no sítio errado! E como a caixa da areia estava no wc ela não tinha sítio para fazer fez na cama. Mas como comeu entretanto pois no escritório tinha comida, de quarta para quinta deixei a armadilha lá e claro não entrou. Antes de dormir fechei-a no escritório com a armadilha mas como a porta tem um problema às vezes parece fechada mas não está na noite de quarta ela conseguiu sair e senti-a no nosso quarto durante a noite. Onde é que se foi meter de novo ontem? No bidé!
Mas hoje acordo e vejo isto, que é onde está até agora.

Imagem

Imagem

Imagem

Está entre a janela e a rede mosquiteira anti mosquito (e anti gato supostamente) que já está descaída. Levou o dia inteiro ali! Será que consegue sair? É que se tiro a janela tenho medo que com o pânico caia e é um segundo andar.

Tirem-me deste filme. Esta gata devia estar era numa divisão sem objectos, esconderijos e janelas, nada de nada. Num cubo blindado com duas portas de segurança por via das dúvidas e com alguém com tempo para trabalhá-la. Ou então na rua de novo, que será uma hipótese a considerar infelizmente.

Está sem comer desde quarta à noite, a única comida está na armadilha intacta.

:roll:

Sugestões? Comentários?
</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 22, 2009 8:00 pm

então não pode colocar comida junto dela? talvez assim saisse desse sítio
anjjazul
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mai 22, 2009 8:03 pm

a janela é da casa de banho? facilite-lhe a entrada, colocando coisas altas para a gata poder descer; tape o buraco do bidé com sacos de plástico, por exemplo, e tente atraí-lá com a comida fora da armadilha, deixe a armadilha para outro dia... é importante fechar essa janela!

Espero que ela não salte entretanto :?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
elsasmc
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 9:38 pm

Já pus comida junto à janela claro, mas cheira-me que só lá vai quando formos dormir.

Tenho mesmo muito receio que se mexer muito para os lados da janela ela caia. Tomara que amanhã de manhã ela já esteja no bidé de novo, mal o menos!

Entretanto há pouco veio um vizinho tocar para cá a dizer que tinha um gato na janela...

Vida de FAT é dura lol
</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 10:56 pm

elsasmc Escreveu:Já pus comida junto à janela claro, mas cheira-me que só lá vai quando formos dormir.

Tenho mesmo muito receio que se mexer muito para os lados da janela ela caia. Tomara que amanhã de manhã ela já esteja no bidé de novo, mal o menos!

Entretanto há pouco veio um vizinho tocar para cá a dizer que tinha um gato na janela...

Vida de FAT é dura lol
Essa janela é basculante, não é?

Muito suavemente, sem grande alarido e ou nervosismos e sendo uma pessoa só a faze-lo, abra a janela para dentro o mais que puder.
Depois, coloque no interior (parapeito) um pouco de atum de lata mas não coloque uma grande quantidade. Só mesmo tipo isco; um montinho bem pequenino.

Logo abaixo da janela, no chão, coloque mais um pouquinho do "isco". A seguir, outro montinho mais adiante com um espaço de mais ou menos 30cm. Mais à frente, outro montinho e por fim o restante dentro da armadilha.
Tape essa armadilha com uma toalha escura para que ela não veja as grades, deixando só a entrada livre. Deixe também as luzes dessa divisão apagadas.
Isto tem que ser feito na hora de se deitarem e vejam se conseguem manter o maior silêncio possível para ela perceber que "tem campo livre..."

Tudo o que são buracos, tape-os com almofadas bem empurradas para dentro deles ou até toalhas ou roupas velhas.
Sacos de plástico podem ser perigosos...porque se a gata os tentar retirar, pode meter a cabeça nas asas ou até dentro dos sacos e entrar em pânico, começar aos pinotes e fazer ainda pior...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mai 22, 2009 11:33 pm

os sacos de plástico fazem barulho se lhes tocar. Mas jornais e revistas também servem, e não há o perigo de se enfiarem numa asa (tenho uma que adora brincar dentro de sacos de plástico, de vez em quando há corridas histéricas :roll:) . Sei lá, arranje maneira de tapar os buracos! :lol: Eu só tenho medo que a gaja salte para a árvore. Numa fuga, eles são capazes de coisas incríveis. Ou se desequilibre.

A gata é tricolor? :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado mai 23, 2009 9:11 am

Então a gatinha? Sei que já venho atrasada e que a minha ideia não é das melhores porque iria assustar muito a gata mas na pior das hipoteses chame os bombeiros :?
Su
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado mai 23, 2009 2:20 pm

Chamarrita Escreveu:os sacos de plástico fazem barulho se lhes tocar. Mas jornais e revistas também servem, e não há o perigo de se enfiarem numa asa (tenho uma que adora brincar dentro de sacos de plástico, de vez em quando há corridas histéricas :roll:) . Sei lá, arranje maneira de tapar os buracos! :lol: Eu só tenho medo que a gaja salte para a árvore. Numa fuga, eles são capazes de coisas incríveis. Ou se desequilibre.

A gata é tricolor? :D
Fazem sim e uns gostam do barulho, outros detestam entrando mesmo em pânico!!! E, também asfixiam!

Tal como não deixo uma criança pequena manusear ou brincar com sacos plásticos, também não recomendo que os animais os "usem"...

Tenha atenção com a situação da sua gata adorar brincar com sacos de plástico...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”