Concordam com a recomendação de medicamentos no Fórum??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Concordam com a recomendação de medicamentos no Fórum??

Nao
32
49%
Sim
33
51%

Total de votos: 65
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta jun 25, 2003 10:18 am

Eu não tenho assim tanta certeza de que os forenses procurem o vet a qualquer sintoma de doença, muito pelo contrário... Acho que dizem que vão ao vet para se ilibarem no caso de alguma coisa correr mal.

Leia-se o tópico intitulado "pilula"...se a forense ía ao vet naquele dia, qual é o objectivo de vir para o fórum perguntar como "se dá" a pilula???

Basta ver a sondagem, quase 50% concorda com o aconselhamento de medicamentos na net :evil: :evil:
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

quarta jun 25, 2003 11:00 am

m dia a todos.

Embora não seja hábito, na sequência de várias mensagens recebidas confusas sobre uma discussão aqui a decorrer sobre habilitações daremos um esclarecimento.

Em Portugal o único profissional habilitado e formado para diagnosticar animais é o médico-veterinário. Os enfermeiros e técnicos não se encontram regulamentados daí, não aceites.

Gostariamos de alertar para que dos milhares perguntas que recebemos à data no consultório da arca mais de metade pedem que efectuemos um diagnóstico e/o mediquemos o animal. Isso não é possivel sem observação.

De igual forma não temos possibilidade nem é objectivo vistoriar as mensagens para alertar as pessoas a não seguirem indicações de netdiagnóstico ou prescrição.

Curiosamente a automedicação via internet começa a pesar nas urgências hospitalares, face anos anteriores em que a causa maior era informação de vizinhos.

O vosso médico- veterinário assistente com um simples telefonema poderá esclarecer as dúvidas especificamente sobre os vossos animais que ele acompanha regularmente com muito prazer. Para questões que não impliquem tratamento o consultório da arca está, como sempre, ao vosso dispôr.

Boa tertúlia

Carlos Teixeira
Hospital Veterinário Principal
Consultores veterinários arcadenoe.pt

P.S Gostariamos no entanto de recordar que devemos manter um nível polido de educação, se necessitarem de trocar opiniões dirigidas somente a uma pessoa em particular devem recorrer ao privado.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta jun 25, 2003 11:11 am

Ainda à bem pouco tempo, estava eu com a minha cadela na Liga, e uma senhora muito aflita com o seu lindo gatinho doente! E o que se passou??? O gatinho estava a demonstrar qq problema (nada de muito grave que agora não me lembro bem) e a senhora resolveu dar-lhe uns comprimidos que costumava dar aos filhos :o ... Conclusão: O gato esteve muito, mas mesmo muito mal e provavelmente com problemas para o resto da sua vidinha... Agora resta-lhe recorrer ao apoio do médico veterinário, vezes sem conta até a situação do bichinho estabilizar!!! :o :o :o

Aqui o problema não foi da net! E não penso que o problema seja da net... é sim da consciência de cada um, do bom senso de cada indivíduo... Quem tem net, talvez venha aqui procurar uma solução para o problema do seu animal, mas quem não tem, pergunta ao vizinho que deve perceber tanto de animais como de couves, ou então baseia-se na sua opinião pessoal, ou seja, pensa que os animais devem ser como crianças e o que é bom para as crianças é bom para os animais... e toca de lhes dar umas "coisinhas para a gripe"!!! :o :o :o

Não, não concordo com a recomendação de medicamentos em muitos casos, noutros, por exemplo, como aqui já foi falado, no uso do Orydermil, pode ser partilhada uma experiência, mas há sempre que mencionar a ida ao vet, pois existe um controlo na altura de administrar o medicamento em causa (durante quantos dias e quantas vezes ao dia)... existe a possibilidade, sempre de simplesmente telefonar ao vet ou passar por lá quando é meramente para pedir uma opinião!!!

E, se os vets erram, o que diria de alguém desconhecido que, sabemos lá se percebe mesmo de animais???

;)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quarta jun 25, 2003 11:22 am

Olá a todos!!!

Eu não concordo!!!!

Acho uma estupidez tar a dizer medicamentos para os nossos animais sem primeiro consultar um veterinário.....agora que se pode discutir medicamentos isso concordo a 100%.

Mas recomenda-los sem primeiro uma observação sobre um veterinário não concordo porque depois quem vai sofrer se esse medicamento não for esse é o animal.

Adeus fiquem bem
8) 8) 8) 8)
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta jun 25, 2003 11:24 am

minidiogo Escreveu: Olá a todos!!!

Eu não concordo!!!!

Acho uma estupidez tar a dizer medicamentos para os nossos animais sem primeiro consultar um veterinário.....agora que se pode discutir medicamentos isso concordo a 100%.
A questão é que a discussão, para muitos foristas implica experimentação :evil: :evil:
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 25, 2003 12:55 pm

Não concordo com a recomendação de medicamentos no forum.
Se o nosso animal se encontra doente, só o médico-veterinário poderá fazer um diagnóstico correcto dos seus sintomas e saber qual o fármaco indicado para a cura.
Por muito cuidadosa que seja a nossa observação dos sintomas, ela nunca poderá ser considerada um diagnóstico, pois é baseada apenas no senso comum e não no conhecimento específico da medicina veterinária. Para além disso, não dispomos de aparelhagem apropriada para fazermos um exame exaustivo.
Ao descrevermos o aspecto e as reações do animal doente, podemos não nos expressar da melhor forma e induzir os outros em erro. Esses "outros" podem ser vizinhos, amigos, foristas ou até mesmo o veterinário. Se a mera descrição do leigo fosse suficiente, o veterinário daria consultas por telefone, o que nunca poderá nem deverá acontecer. O exame pessoal do técnico é sempre fundamental e insubstituível.

Quando abri o tópico "Ácaros nos ouvidos", fi-lo apenas 1 semana após ter levado o meu gato à veterinária e estar a medicá-lo com os fármacos por ela prescritos. Na mensagem de abertura não fiz referência a qualquer medicamento que estava a utilizar. Só após a intervenção de uma forista, confirmei o nome que a mesma havia indicado.
No tópico "Problemas com Tinha" alertei para o seguinte:
Cleopatre Escreveu: Foi mesmo o veterinário que diagnosticou tinha ao Romeu? É que existem vários tipos de dermatites e diferentes curas para cada. Convém que seja determinada a verdadeira natureza da doença para saber qual a medida a tomar e só mesmo o vet para analisar e dar a resposta certa. Os produtos específicos para as dermatites vendem-se exclusivamente nos consultórios e não em lojas de animais, nem sequer em farmácias. Por vezes sentimo-nos tentados a curar os nossos bichanos com Betadine Dermatológico (desinfectante), Pevaril ou Canesten (anti-fúngicos) ou Cicatrim (cicatrizante) que os humanos usam quando têm problemas de pele, mas nem sempre são os mais indicados para os gatos...
A medicina veterinária tem estudado cada vez mais aprofundadamente as diferenças de reação entre humanos e gatos às mesmas enfermidades e tem desenvolvido fármacos específicos para estes últimos de modo a fazer face à ineficácia dos prescritos aos humanos.
Sem dúvida que será mesmo melhor levar o gatinho ao vet para que ele faça um correcto diagnóstico, receite e venda o produto apropriado.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 25, 2003 6:57 pm

Tenso em vista a quantidade de sins, penso que tudo se resume à minha perplexidade pela quantiodade de pessoas que aceitam e procuram dicas de DESCONHECIDOS cujas habilitações sequer desconhecem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
minidiogo
Membro Veterano
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quarta jun 25, 2003 7:05 pm

Olá CasadeAnaval!!

Mas afinal estás contra ou a favor? :roll: :roll:

Adeus fica bem
8) 8) 8) 8)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 25, 2003 7:06 pm

Mindiogo :D Claro que estou contra.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
minidiogo
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 7:09 pm

Olá CasadeAnaval!!

Eu fiquei na duvida...e decidi perguntar-te!

Adeus fica bem
8) 8) 8) 8)
JoanaLevi
Registado: quarta jun 25, 2003 8:23 pm

quarta jun 25, 2003 8:27 pm

Eu concordo
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta jun 25, 2003 8:45 pm

Olá a todos,

quando se fala na recomendação de medicamentos, estamos a referirmo-nos a alguém dizer que de acordo com determinada sintomatologia, se deve dar o medicamento X ou Y. Certo? Se é essa a questão, claro que não concordo.
No meu caso costumo dizer (...o que não deixa de ser rigorosamente verdade), que não ponho soro fisiológico nos olhos de um dos meus gatos sem antes ir ao veterinário.
Agora se me perguntarem que tipo de desparasitante interno dou aos meus gatos, ou o que é que se dá para as bolas de pêlo, não sinto problemas de consciência em colocar aqui os nomes. Mas parece-me que isto não é substituir um veterinário :? , pelo menos não é essa a minha opinião...

Beijinhos
Elsa Pereira
Última edição por Elsa_Pereira em quarta jun 25, 2003 11:03 pm, editado 1 vez no total.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta jun 25, 2003 8:47 pm

Olá

Tenho visto, por várias vezes, serem ditas neste fórum coisas do género: "cada um tem a sua opinião, e ainda bem que é assim. Se pensássemos todos de forma igual, este mundo não teria graça."

Ainda bem que cada um tem a sua opinião? Será?
Que cada um tem direito à sua opinião, não contesto. Mas "ainda bem"? Não acho que seja necessariamente assim.
Vejamos:

Eu acho que, se o meu gato está doente, devo levá-lo ao veterinário, que é a única pessoa habilitada para fazer um diagnóstico e prescrever uma terapêutica. Há quem ache que serve muito bem um conselho de um qualquer desconhecido, via internet...

Eu acho que não se deve aconselhar medicamentos aqui no fórum. Se nem um veterinário, pessoa habilitada a fazer diagnósticos, pode fazer um diagnóstico via internet, devemos nós fazê-lo? Eu acho que não. Há quem ache que sim...

Eu acho que é perigoso deixar os gatos irem para a varanda ou para a janela, principalmente em andares muito altos. Os riscos são óbvios. No entanto, há quem não veja problema nenhum nisso...

Eu acho que os gatos e gatas devem ser esterilizados, de modo a evitar ninhadas indesejadas. Há quem ache que os seus gatos têm direito a uma vida sexual plena... As consequências todos nós as conhecemos...

Eu acho que devo dar aos meus gatos a melhor ração que puder pagar. Há quem ache que os restos da comida lá de casa servem muito bem...

Poderia continuar com outros exemplos, mas acho que estes ilustram bem o que queria dizer. Não me parece que ter uma opinião diferente, por si só seja positivo. Depende da opinião! Ou será que não? :o :o :o

Fiquem bem

Florinda

P.S. - Não havia um tópico com o título "Paz"? Era capaz de jurar que sim... Esta minha mensagem era para entrar lá, mas o tópico sumiu! De qualquer modo, acho que aqui também vem a propósito. ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 25, 2003 9:14 pm

Olá

O tópico paz acho que foi movido para o forum Arca de Noé, devem ter falado com o moderador e ele achou que se adequava mais lá porque é um problema geral de todos os foruns daqui. Não deixo de concordar..

Em relação aos medicamentos já tinha dado a minha opinião. Eu até concordaria que as pessoas trocassem opiniões sobre a medicação dos seus gatos (não aconselhar a tomar) se isto fosse um forum privado no qual as pessoas se conhecessem. Porque já foram muitas as pessoas que foram mal medicadas por um vet e a troca de opiniões poderia ajudar a que as pessoas questionassem os veterinários. Agora eu era incapaz de dizer a alguém para dar este ou aquele medicamento. Se me dizem o meu gato tem uma gastrite e o meu já teve podemos falar dos tratamentos que nos foram prescritos mas num forum privado.

Agora aconselhar pastas para o pêlo, champôs ou oleos ara o pêlo acho que não tem mal algum. Mas as pessoas podem sempre telefonar ao vet e perguntar se podem dar.

Beijokas
Kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jun 25, 2003 11:36 pm

minidiogo Escreveu: .....agora que se pode discutir medicamentos isso concordo a 100%.
Dou-lhe os meus parabéns porque eu não sei discutir medicamentos. Ainda exemplificando com as otites, a vet. já prescreveu Orydermil, Conofite, Panolog, Canaural, Otomax, Dexoryl. Como tenho a mania de guardar o papelinho dos medicamentos, vendo a composição, sei que são produtos diferentes. Ou seja, nem todas as otites são iguais e ninguém melhor que o vet para saber qual o medicamento a utilizar. É claro que sei reconhecer os sinais de uma otite, mas não me passa pela cabeça, passar pela farmácia e ir comprar um dos produtos utilizados. Afinal de contas, todos eles foram eficazes. Nem sequer sei se a farmácia vende esse produtos (mesmo que os tenha) sem receita médica.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Gatos”