PROCURO UM BRITISH SHORTHAIR AZUL

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

quarta jun 25, 2003 2:03 pm

Tenho a minha gata Chartreux fez exactamento ontem 1 ano. A história resume-se em poucas palavras: também eu, como a Maria João, andava a procura de um BB. Tinha na memória um gato azul que tinha visto numa exposição. Por muito que pesquisasse, em Portugal nada, não encontrava BB. Foi então que numa pesquisa mais avançada encontrei a referência ao Chartreux. É engraçado que em França a situação inverte-se: o BB é praticamente desconhecido ao contrário do Chartreux (o que se compreende visto ser de origem francesa), em Portugal é exactamente o contrário.
Fiquei de imediato apaixonada pela raça. Daí a ter a Tara, foram dois passos. E podem crer que para encontrar Chartreux em Portugal foi obra! Tive a sorte de uma referência de uma internauta francesa (também ela criadora de Chartreux) de Chartreux em Portugal. Penso que fiz uma excelente escolha, não me arrependo ter deixado o BB "para trás".

Posso resumidamente descrever o comportamento e caracteristicas do Chartreux:

Embora dotado de um temperamento forte, é pouco dado a mostrar os seus sentimentos. Sociável, o Chartreux pode dar-se com outros animais.
E com os homens? Segue por toda a parte o dono, não o abandona um passo, como se fosse um cão. Adora dar pancadinhas com a cabeça no dono, contudo, horroriza-o sentir-se preso, apertado nos braços, é de todo desagradável para ele.
Que se diga: o Chartreux não é uma boneca!
O Chartreux tem de facto os seus limites: oferece-se com generosidade, mas na condição de não se sentir prisioneiro.
O Chartreux é um gato quase mudo: é raro ouvir-lhe um miar que seja. Em contrapartida é bastante ronronador. É um gato cheio de paradoxos. Mostra-se independente sem nunca deixar de ser afectuoso. Tem-se a impressão de que ele está ausente, quando na realidade está muito presente. Está plantado num canto a espiar-nos. Gostam de se manter a uma distância respeitosa para observar tudo o que se passa.
Muito inteligente, capaz de trazer aos pés do dono brinquedos para brincar. Não é por acaso que vários escritores o escolheram para companhia.

Características do Chartreux:

Corpo: Médio a grande, maciço, firme, musculoso. Peito largo e bem desenvolvido. Não muito alto. Há uma diferença importante entre o macho e a fêmea. Esta é nitidamente menos bochechuda do que o macho.
Patas: médias, em proporção ao corpo, fortes, musculosas. Pés redondos.
Cabeça: Larga na base, queixo curto, forma de trapézio invertido
Nariz: Recto (sem stop) e largo.
Orelhas: médias, colocadas altas sobre a cabeça.
Olhos: Grandes, redondos. Cor alaranjada ou acobreada. A cor deve ser pura, não descolorida.
Pelagem: Luminosa, densa. Pelagem farta, lanzuda como a da lontra. São admitidas todas as tonalidades de azul, mas de preferência o cinzento claro. A cor deve ser uniforme. A presença de pêlo branco é um defeito.
Cauda: Média, em proporção ao corpo, ligeiramente arredondada na extremidade.

São considerados defeitos: ossatura frágil, pelagem com o pêlo comprido, nariz com stop, manchas, reflexos brancos, reflexo verde nos olhos, nó na cauda.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

A.Palhares
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

quarta jun 25, 2003 2:21 pm

.....
Última edição por palhares em quarta jun 25, 2003 3:15 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 25, 2003 2:59 pm

Olá

Há um tópico anterior em que uma forista colocou a dúvida da diferença entre as duas raças, deixo aqui o link:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6301

beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta jun 26, 2003 4:11 am

Nossa, são gatos lindos!
Aqui no Brasil valorizam tanto as diferentes raças de cachorro q a gente conhece poucas raças de gato! Na verdade as mais comuns aqui são o persa, o angorá, o siamês e o sagrado da birmânia. Outras além dessas são muito difíceis de se encontrar...
Juliachan
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 5:19 am

Palhares, adorei a foto da Tara deitada dentro do vaso de plantas! Tá muito engraçada! A Tara é uma forura! ;)
Juliachan
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 6:25 am

Encontrei essa foto num daqueles sites indicados... Mas como tem um monte de raças misturadas, não sei de qual é. Alguém sabe dizer? Achei a coisa mais linda! Parece uma jaguatirica! Heheheh!
Imagem

E tb vi fotos do Scottish... Nossa, tinha um com um padrão de cor, acho q era silver shaded ou algo parecido. Q gato lindo! Tô sonhando com ele até agora... Depois pego a foto.

Aqui no Brasil essas raças são raríssimas!
Responder

Voltar para “Gatos”