Ração seca - preciso de mais umas "dicas"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
A Ração baby Cat da Royal cannin vai até aos 4 meses e de seguida deve mudar para a Kitten, a mudança não deve ser radical, de inicio deve ir juntando um pouco de cada uma até eles ficarem com a ração que quer que eles comam.
A ração da Purina Pro Plan também costuma ser muito bem aceite pelos gatos.
Beijokas
Kathleen
A Ração baby Cat da Royal cannin vai até aos 4 meses e de seguida deve mudar para a Kitten, a mudança não deve ser radical, de inicio deve ir juntando um pouco de cada uma até eles ficarem com a ração que quer que eles comam.
A ração da Purina Pro Plan também costuma ser muito bem aceite pelos gatos.
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Não sabia. Ainda bem que me avisou,pois sou fóbica em relação a vómitosCleopatre Escreveu: ...Se verificar que o seu gato gosta desta ou de outra ração, tente dar-lha sempre e evite mudar de marca. É que os gatos têm um estômago muito sensível que se ressente à mínima mudança. Podem surgir diarreias ou vómitos durante a adaptação. Boa sorte!![]()

Kathleen,
Vou hoje comprar a ração própria para a idade do Óscar. vou experimentar a da RC, a ver como ele se dá. Depois digo

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
A veterinária disse-me exactamente o mesmo que a Kathleen! Com a Anaïs surtiu efeito e vou fazer o mesmo com o Matisse.
Isso é válido sempre que desejar mudar de gama, ou até mesmo de marca (até que o gato aceite bem uma delas).
No entanto, vai sempre notar alguma diferença nas fezes e na urina do gato, quando ele passar da gama Kitten para a Adult, pois não só a ração passará a ter menos gorduras, como também se verificará o desenvolvimento hormonal do bichano. Estes dois factores vão manifestar-se através de um cheiro mais intenso...
P.S.: a Hills é a mais recomendada pelos veterinários (tem vários sabores: frango, borrego e atum), mas a Eukanuba também é muito boa (embora não tenha tanta variedade). A Purina Pro Plan também tem bastante qualidade (há sabor a frango com arroz, pato com arroz e salmão com arroz). Qualquer uma tem gamas especiais para manutenção de peso (Mantainance), emagrecimento (Light) e gatos de interior (Indoor). A Hills, Eukanuba e a Royal Canin têm também uma gama para animais castrados (Young Adult ou Senior Castrated).
A Hills e a Eukanuba têm versão em lata.
Isso é válido sempre que desejar mudar de gama, ou até mesmo de marca (até que o gato aceite bem uma delas).
No entanto, vai sempre notar alguma diferença nas fezes e na urina do gato, quando ele passar da gama Kitten para a Adult, pois não só a ração passará a ter menos gorduras, como também se verificará o desenvolvimento hormonal do bichano. Estes dois factores vão manifestar-se através de um cheiro mais intenso...
P.S.: a Hills é a mais recomendada pelos veterinários (tem vários sabores: frango, borrego e atum), mas a Eukanuba também é muito boa (embora não tenha tanta variedade). A Purina Pro Plan também tem bastante qualidade (há sabor a frango com arroz, pato com arroz e salmão com arroz). Qualquer uma tem gamas especiais para manutenção de peso (Mantainance), emagrecimento (Light) e gatos de interior (Indoor). A Hills, Eukanuba e a Royal Canin têm também uma gama para animais castrados (Young Adult ou Senior Castrated).
A Hills e a Eukanuba têm versão em lata.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Sregina :
Eu tive o mesmo problema com a Nana, qnd era bébé ( ainda por cima era uma gatinha de rua, que comía tudo o que encontrasse...).
Fiz o seguinte ( autoría minha
) :
Num pano de cozinha, limpo, punha uma colher de chá de ração húmida e depois punha a ração sêca. Fazia uma " boneca " com o pano, dáva-lhe voltas e mais voltas até a ração sêca ficar impregnada com o cheiro da ração húmida.
Colocáva a mistura no pratinho dela e foi " canja "
.
Fiz isso por um mês e cada semana que passáva, punha sempre menos de ração húmida, no pano, até que por fim já não punha nada e ela aceitou ficar só com a sêca.
Espero ter ajudado e que resulte,
Leonilde
Eu tive o mesmo problema com a Nana, qnd era bébé ( ainda por cima era uma gatinha de rua, que comía tudo o que encontrasse...).
Fiz o seguinte ( autoría minha

Num pano de cozinha, limpo, punha uma colher de chá de ração húmida e depois punha a ração sêca. Fazia uma " boneca " com o pano, dáva-lhe voltas e mais voltas até a ração sêca ficar impregnada com o cheiro da ração húmida.

Fiz isso por um mês e cada semana que passáva, punha sempre menos de ração húmida, no pano, até que por fim já não punha nada e ela aceitou ficar só com a sêca.
Espero ter ajudado e que resulte,
Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Que ideia óptima!leonildecarvalho Escreveu:
Fiz o seguinte ( autoría minha) :
Num pano de cozinha, limpo, punha uma colher de chá de ração húmida e depois punha a ração sêca. Fazia uma " boneca " com o pano, dáva-lhe voltas e mais voltas até a ração sêca ficar impregnada com o cheiro da ração húmida.....

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá,
Outro truque para os gatinhos aceitarem a ração seca é polvilhá-la com o leite (para gatos) em pó. É o que eu faço na última fase de desmame dos meus gatinhos e resulta muito bem. Nunca lhes dou comida enlatada devido à facil degradação que ocorre nesse tipo de alimento. Quando eles são mais novinhos e ainda não conseguem trincar os grãos de ração, humedeço-a com água (ou leite de gatinho) morna. Assim não se criam maus hábitos.
Outro truque para os gatinhos aceitarem a ração seca é polvilhá-la com o leite (para gatos) em pó. É o que eu faço na última fase de desmame dos meus gatinhos e resulta muito bem. Nunca lhes dou comida enlatada devido à facil degradação que ocorre nesse tipo de alimento. Quando eles são mais novinhos e ainda não conseguem trincar os grãos de ração, humedeço-a com água (ou leite de gatinho) morna. Assim não se criam maus hábitos.
Maria João
O "problema" do sachet da Whiskas q eu dou pra Hannah, é q é de adulto. Isso pq de filhote só tem de carne e frango e a Hannah não mostra muito interesse. O sabor salmão q é o q a enlouquece só tem na de adulto. Mas é só 1 por semana, então não dou tanta importância.
Olhem, já me explicaram, inclusive 2 vets já me disseram, q não se deve dar leite depois do desmame pq o gato perde a capacidade de digerir a lactose e isso pode causar diarréia. E quando a Hannah era pequena e eu comecei a introduzir a ração úmida, eu a misturava com o leite de recém-nascidos q a alimentou em substituição ao leite da mãe. A diarréia só foi parar quando parei de dar leite. Foi a vet q mandou parar...
Olhem, já me explicaram, inclusive 2 vets já me disseram, q não se deve dar leite depois do desmame pq o gato perde a capacidade de digerir a lactose e isso pode causar diarréia. E quando a Hannah era pequena e eu comecei a introduzir a ração úmida, eu a misturava com o leite de recém-nascidos q a alimentou em substituição ao leite da mãe. A diarréia só foi parar quando parei de dar leite. Foi a vet q mandou parar...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
Curiosamente os meus gatos nunca gostaram de leite especial. Eu tinha aquela ideia completamente errada de que qualquer gato se deliciava com um pirezinho de leite. Como sabia que eles perdem a capacidade de digerir a lactose logo após o desmame, nunca cheguei sequer a dar leite de vaca. Comprei logo o leite da Whiskas. A Anaïs mandou-me bebê-lo...
Tentei então o da Vitakraft e o da Gimpet e foi a mesma coisa. Acabei por desistir.
Se a ração seca for equilibrada e tiver um bom nível de cálcio, não há necessidade de obrigar o gato a beber leite só para fortalecer os ossos.

Se a ração seca for equilibrada e tiver um bom nível de cálcio, não há necessidade de obrigar o gato a beber leite só para fortalecer os ossos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Bem, os meus gatinhos sabem quando devem deixar de beber leite. Simplemente, um dia, deixam de o beber. Quer seja do pratinho, quer seja da mama da mãe. Só que neste último caso, é muito mais tarde.
Lembro-me do Faruk, com uns seis meses e já maior que a mãe, andar atrás dela com aqueles miadinhos fininhos de bebé (sabem?) a pedir que ela o deixasse mamar. E ela deixava.

Lembro-me do Faruk, com uns seis meses e já maior que a mãe, andar atrás dela com aqueles miadinhos fininhos de bebé (sabem?) a pedir que ela o deixasse mamar. E ela deixava.

Maria João
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jun 18, 2003 6:35 pm
Olá,
olha, no começo eu tive o mesmo problema com minha gatinha, ela demorou para se adaptar à ração seca, no entanto, hoje em dia gosta muito e às vezes dou aqueles sachês de "pratos favoritos" ela come, mas logo volta pra seca. Dá pena, mas vale a pena insistir.
olha, no começo eu tive o mesmo problema com minha gatinha, ela demorou para se adaptar à ração seca, no entanto, hoje em dia gosta muito e às vezes dou aqueles sachês de "pratos favoritos" ela come, mas logo volta pra seca. Dá pena, mas vale a pena insistir.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jun 18, 2003 6:35 pm
Olá,
-
- Membro Veterano
olá
Já comprei RC baby e fiz como a leonilde ensinou...com uma colher de chá de ração humida. Não é que ele dê saltos de contente, mas come. Sei que deve demorar um pouco a retirar-lhe de todo a comida de lata,mas vou-lhe diminuindo.
E eu tenho tanta peninha daqueles miados mimalhos a pedir guloseimas
.
Só que tenho de insistir, pois pelo menos daqui a 1 mês ele já tem de estar a comer SÓ ração seca, porque vou de férias e vem cá a casa uma pessoa, e claro que não lhe poderia deixar da comida de lata, pois ía estragar-se.
E também já sei que é muito mais saudável para os animais a ração seca.
Quanto ao leite, deixei de dar-lhe e a verdade é que os "desperdicios" dele são muito mais consistentes
Já comprei RC baby e fiz como a leonilde ensinou...com uma colher de chá de ração humida. Não é que ele dê saltos de contente, mas come. Sei que deve demorar um pouco a retirar-lhe de todo a comida de lata,mas vou-lhe diminuindo.
E eu tenho tanta peninha daqueles miados mimalhos a pedir guloseimas

Só que tenho de insistir, pois pelo menos daqui a 1 mês ele já tem de estar a comer SÓ ração seca, porque vou de férias e vem cá a casa uma pessoa, e claro que não lhe poderia deixar da comida de lata, pois ía estragar-se.
E também já sei que é muito mais saudável para os animais a ração seca.
Quanto ao leite, deixei de dar-lhe e a verdade é que os "desperdicios" dele são muito mais consistentes

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Vais ver que ele se habitua à ração seca e começa a gostar. E podes comprar-lhe guloseimas. A Amélia adora uns biscoitos de Cat Pin que eu lhe compro na loja de animais, eu dou-lhe como recompensa depois de um medicamento ou assim e ela adora.
Beijokas
Kathleen
Vais ver que ele se habitua à ração seca e começa a gostar. E podes comprar-lhe guloseimas. A Amélia adora uns biscoitos de Cat Pin que eu lhe compro na loja de animais, eu dou-lhe como recompensa depois de um medicamento ou assim e ela adora.
Beijokas
Kathleen
Concordo plenamente... Daí a importância de dar ração q é própria pra gato e não comida caseira! Aliás, basta se introduzir na alimentação uma ração seca de qualidade pra se notar as diferenças na pelagem e nas fezes.Cleopatre Escreveu: Se a ração seca for equilibrada e tiver um bom nível de cálcio, não há necessidade de obrigar o gato a beber leite só para fortalecer os ossos.
Nossa, vcs já citaram um montão de nomes de rações e guloseimas de gato. Vejo q aí em Portugal vcs têm uma variedade muito maior do q aqui no Brasil! Biscoitos de Cat Nip (aqui é nip ao invés de pin) e leite da Whiskas! Não falta inventar mais nada!!
Sregina, não se iluda, os choros e miados melosos não param com o tempo...

-
- Membro Veterano
Olá,
Juliachan realmente eu num dia destes vi umas saquetas com uma especies de mini sardinhas secas, acho que da friskies.
Álguém usa daquilo por exemplo como guloseima ou agrado? Eles gostam? A mim até me pareciam brinqueditos, são tão minusculos...
Juliachan realmente eu num dia destes vi umas saquetas com uma especies de mini sardinhas secas, acho que da friskies.
Álguém usa daquilo por exemplo como guloseima ou agrado? Eles gostam? A mim até me pareciam brinqueditos, são tão minusculos...