Bolas de pelo...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta ago 05, 2009 7:13 pm

LuMaria Escreveu:Nunca dei pasta de malte aos meus, manteiga para esse efeito também não. Mas utilizo a parafinina liquida e por vezes o azeite. :wink:
Tal como a manteiga, desconhecia que a parafina líquida é também usada para este fim. LuMaria, como é que a administra aos seus gatos?

Para quem desconhece ou tenda a minimizar este problema, fica o alerta de que a não expulsão das bolas de pêlo tem consequências como por exemplo vómitos, perda de apetite, obstipação e obstrução intestinal sendo que esta última é grave.

Eu dou pasta de malte às minhas gatas - a 2 uma vez por semana, e a 1 duas vezes por semana e porque esta tem o pêlo semi-longo logo ingere mais pêlo do que as outras.
Existem também rações pensadas para o efeito, há as ervinhas, e ainda há quem misture na ração azeite ou óleo de milho/vegetal com a mesma finalidade.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 05, 2009 7:25 pm

A parafina líquida, normalmente, é administrada com seringa :wink:

Eu, pessoalmente, não gosto de ter que usar a parafina... porque para lhe administrar o produto com seringa, tenho que as agarrar e as minhas gatas são difíceis... não gostam nada de serem agarradas para lhes enfiar coisas goela abaixo. Por isto, não gosto de ter que usar a força para algo que tem que se tornar rotineiro, ao ter que lhes dar variadas vezes...! E, ainda, a parafina, por vezes, causa fezes muito moles ou até mesmo uma diarreia, ao animal.

Eu uso óleo de milho, misturada na ração ou então a pasta de malte como a pathelen explicou... :wink:

Se houverem gatos difíceis de lhes dar a pasta, mesmo que seja a "besuntarem-lhes" a pata, como sugerido, a melhor altura de o fazer é apanhá-los desprevenidos quando estão distraídos ou a dormir e "besuntar" as costas duma das patinhas da frente :wink: Ou então, em última alternativa, "besuntarem-lhes" o narizito :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

quarta ago 05, 2009 9:10 pm

Pasta de malte é do melhor que há para as bolas de pelo e uma boa escovadela também ajuda.
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

quarta ago 05, 2009 9:28 pm

Ok ainda nao percebi uma coisa :oops: :oops: :oops: a pasta de malte faz os gatos vomitar o pêlo que engoliram com as lavagens ou faz nao vomitar o pelo e ele ser absorvido ou "algo do genero"? :oops: :oops:
mlusa
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:33 pm

pinkstar Escreveu:Ok ainda nao percebi uma coisa :oops: :oops: :oops: a pasta de malte faz os gatos vomitar o pêlo que engoliram com as lavagens ou faz nao vomitar o pelo e ele ser absorvido ou "algo do genero"? :oops: :oops:
A pasta de malte ajuda aque os pelos vão para os intestinos e não se acumulem no estômago; de qualquer modo em épocas de queda de pelo eles acabam por acumular alguma coisa no estômago e vomitá-la.
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta ago 05, 2009 9:34 pm

pinkstar Escreveu:Ok ainda nao percebi uma coisa :oops: :oops: :oops: a pasta de malte faz os gatos vomitar o pêlo que engoliram com as lavagens ou faz nao vomitar o pelo e ele ser absorvido ou "algo do genero"? :oops: :oops:
A pasta de malte funciona como uma espécie de lubrificante interno, pelo que ajuda no percurso interno que os pêlos acumulados terão de fazer até ao intestino para mais facilmente poderem ser expelidos nas fezes sem provocar obstipação. No entanto muitas vezes também facilita a regurgitação e o gato vomita mais facilmente os rolinhos que tem no estomago.

Explicação da minha vet... :wink: mais ou menos... :oops:
mlusa
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:36 pm

pathelen Escreveu:
A pasta de malte funciona como uma espécie de lubrificante interno, pelo que ajuda no percurso interno que os pêlos acumulados terão de fazer até ao intestino para mais facilmente poderem ser expelidos nas fezes sem provocar obstipação. No entanto muitas vezes também facilita a regurgitação e o gato vomita mais facilmente os rolinhos que tem no estomago.

Explicação da minha vet... :wink: mais ou menos... :oops:
Fomos dar ao mesmo!
pathelen
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:47 pm

mlusa Escreveu: Fomos dar ao mesmo!
Pois foi... escrevemos ao mesmo tempo... :lol: :lol: :lol: :lol:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 06, 2009 8:14 am

jcmac Escreveu:
LuMaria Escreveu:Nunca dei pasta de malte aos meus, manteiga para esse efeito também não. Mas utilizo a parafinina liquida e por vezes o azeite. :wink:
Tal como a manteiga, desconhecia que a parafina líquida é também usada para este fim. LuMaria, como é que a administra aos seus gatos?
Olá,

Coloco a parafinina numa colher. Meto a colher à frente deles e eles lambem até à ultima gota e aida pedem mais. São muitos anos a assar sardinhas.

Não há diarreias nem fezes moles porque é dado de forma adequada conforme me foi ensinado.

Também deixei de utilizar seringa para dar remédios, eles habituaram-se de forma mais simples à colher. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pathelen
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 9:19 am

LuMaria Escreveu: Também deixei de utilizar seringa para dar remédios, eles habituaram-se de forma mais simples à colher. :wink:
:lol: :lol:

A minha gata como está habituada a que eu lhe dê algumas guloseimas à mão (frango cozido por exemplo...), tudo o que eu ponho na mão para lhe dar, marcha que nem ginjas... até os comprimidos! :lol: :lol:
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 12:05 pm

pathelen Escreveu:
LuMaria Escreveu: Também deixei de utilizar seringa para dar remédios, eles habituaram-se de forma mais simples à colher. :wink:
:lol: :lol:

A minha gata como está habituada a que eu lhe dê algumas guloseimas à mão (frango cozido por exemplo...), tudo o que eu ponho na mão para lhe dar, marcha que nem ginjas... até os comprimidos! :lol: :lol:
:D Isso é excelente. Adeus stress. A única que faz isso é a minha cadela mais nova, abro a mão e marcha tudo. Os restantes são mais cuidadosos.

Mas descobri na colher um poderoso aliado. Eles reagem bem à colher e eu manejo-a bem :wink:

A propósito não é Parafina é Parafinina liquida
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 06, 2009 12:19 pm

Eu como não tenho assim tantos "anos a assar sardinhas " nem " a virar frangos" no que a gatos diz respeito, não lhe dava nada. Nem dou por enquanto. Primeiro vou perguntar à veterinária se vale a pena.
Mas já a vi vomitar uma ou duas vezes. É ... :? especialmente o som... :?
Isso foi a seguir a tambem a ter visto andar a "pastar". Para tirar a duvida vou perguntar á vet.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 12:54 pm

Olá Nicas,

Se ela pasta em principio não há necessidade de tomar seja o que for. Agora o que noto nos meus, é que os pelos saiem pelas fezes e muito raramente vomitam. Mas os gatos de rua vomitam para expelir os pêlos e não é disso que morrem. É uma questão de falares com a Veterinária para ver o que acha. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 06, 2009 12:57 pm

LuMaria Escreveu: Mas descobri na colher um poderoso aliado. Eles reagem bem à colher e eu manejo-a bem :wink:

A propósito não é Parafina é Parafinina liquida
Ora pois...a parafina é para fazer velas :twisted: :P :lol:

Colher... sorte dos que os gatos não fogem dela. À colher, só mesmo o meu cão. Tudo o que seja líquido, para as minhas gatas, só mesmo seringa e nem sempre se consegue 8)

Diarreias... depende muito de gato para gato. Se for a duas das minhas gatas, têm-na logo pela certa, mesmo com doses recomendadas pela Vet. Por isto mesmo, tive o “cuidado” de escrever e sublinhar: “por vezes”...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 06, 2009 1:11 pm

LuMaria Escreveu:Olá Nicas,

Se ela pasta em principio não há necessidade de tomar seja o que for. Agora o que noto nos meus, é que os pelos saiem pelas fezes e muito raramente vomitam. Mas os gatos de rua vomitam para expelir os pêlos e não é disso que morrem. É uma questão de falares com a Veterinária para ver o que acha. :wink:
Tambem pensei assim, especialmente porque foi depois de a ver "pastar".
Mas vou perguntar, sim. Mais que não seja porque se conseguir evitar...
Não que ache que lhe vem grande mal por expelir os pelos assim, não. Nem por ter que limpar a seguir o resultado...isso aguento. É o som... não sei se os outros gatos são assim . Esta faz uns sons , que isso sim , me dá a volta ao estomago.
Curiosamente, ao meu marido, a vez que ele assistiu e ouviu , assustou-o.Pensou que a gata estava possuida por algum espirito ( estava a dar o Sobrenatural na televisão) e tinha desatado a falar... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Gatos”