Foi com imensa alegria que hoje vi a atenção que este tópico mereceu! Agradeço a todos a vossa disponibilidade e penso que poderemos fazer algo de muito positivo!
maqueiro Escreveu:
Antes de passar para o Brasil, que tal ajudar a divulgá-lo aqui ?
Mas é isso mesmo que estamos a tentar fazer...

Pode ajudar-nos.
maqueiro Escreveu:
Alguém sabe porque este projecto não evoluiu para outros lados?
Talvez porque até aqui no fórum vieram acusar a sra que trata dos gatos de se encher á custa da ração dos mesmos.
Acho que essa hipótese não é razão... Uma suspeição não impede que as pessoas se esclareçam e tentem apurar a verdade. Se bem me lembro, a forista que falou nessa possibilidade não acusou ninguém de nada, pois nem conhece pessoalmente a tratadora em questão. Apenas se limitou a comentar uma informação que lhes tinha sido dada já em segunda mão, com toda a possibilidade de má explicação por parte de uma pessoa que domina mal a língua portuguesa ou mesmo de mau entendimento de quem ouviu. A intenção terá sido de recolher testemunhos de outros foristas que tivessem conhecimento directo do que se passava. Aliás, a forista em questão ficou a saber que eu conhecia o Jardim de Oeiras (embora não saiba quem é a D.ª Rosa nem esteja minimamente a par dos bastidores do projecto!) e perguntou-me a localização exacta para ir visitá-lo e ver com os seus próprios olhos o que se passava. Ofereci-me para ir com ela e ambas ficámos
bem impressionadas com o que nos foi possível ver. Daí a iniciativa de abrirmos este tópico.
Parece-me que as verdadeiras razões para a não continuidade do projecto piloto de Oeiras devem ser outras...
A Câmara de Oeiras tem sido pioneira em muitas áreas, de onde o Ambiente se destaca (vide toda a campanha de plantação de árvores, de separação de lixos em contentores, de criações de espaços verdes com função recreativa - o Parque dos Poetas é o último exemplo - etc.). Infelizmente esse pioneirismo não tem conseguido reunir adeptos suficientes para ser continuado... Porquê? Não sei. Talvez porque os autarcas das outras Câmaras tenham diferentes interesses... Talvez porque se pense que um projecto desses exigisse a aplicação de capitais destinados a outros fins mais prementes... Talvez porque as populações desconheçam estas iniciativas e não se lembrem de exigir que os seus eleitos as ponham em prática... Talvez porque as pessoas estejam pouco sensibilizadas para as questões do Ambiente...
Cabe a nós tentarmos incentivar os cidadãos - eleitores e autarcas - a promover essas iniciativas! Não devemos apenas lamentar ou dizer mal de quem não faz. Temos a obrigação de apresentar propostas! É exactamente essa consciência e vontade que os foristas têm demonstrado neste tópico, oferecendo-se para contactar as Câmaras e Juntas de Freguesia das suas regiões.
As Câmaras que tiverem parques com condições semelhantes às do de Oeiras poderiam bem aderir ao projecto. As que não tivessem, poderiam sentir-se motivadas a melhorar os seus espaços verdes.
Continuo a disponibilizar-me para redigir o texto de apresentação da nossa proposta. Para além disso ofereço-me para ficar encarregue da divulgação em toda a zona de Cascais.