Um exemplo a seguir! (com fotos)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça jul 15, 2003 5:26 am

Achei muito legal a iniciativa! É bom pois os venenos pra rato contaminam o solo e tb outros animais (pássaros, cachorros, gatos, etc) além de crianças! Aqui no Rio isso não daria certo pq todos os parques são abertos ou então cercados por grades q não impedem os gatos de entar ou sair e nem de pessoas largarem seus gatos lá. Tem muitos parques aqui lotados de gatos largados. É horrível!
Gostei da idéia pq os gatos tem muita área verde pra viverem livres. Só devem ser lotados de pulguitas!!! :oops:
E tem mais uma coisa boa... Os gatos com o tempo param de comer ratos (muitos só os matam e não comem) pois eles desaparecem. Parece q só o "cheiro" do gato já assusta o rato pra fora do local. E isso é bom pq os ratos passam muitas doenças e vermes pros gatos. :roll:
sunymok
Membro
Registado: quinta fev 13, 2003 12:20 pm

terça jul 15, 2003 8:24 am

Olá ;)

Eu já conheço o Jardim de Oeiras há 5 anos e acompanhei este projecto desde o princípio no início (não de perto) porque apenas passava por lá para ir para o trabalho mas ultimamente e porque tenho um filhote de 5 anos raro é o fim de semana que ele não me crava para ir para lá :roll:
e enquanto o puto brinca eu desfaço-me com os bichanos que por lá andam... Este programa é de facto extraordinário e digno de divulgado e porque não além fronteiras???? Sim aí no nosso País Irmão... quem sabe comecemos por aqui no nosso Portugal e depois aí com uma ajudinha da amiga Júlia isto não passe para o também nosso Brasil??? Ou estarei a sonhar alto??? Mas era uma boa ;) não era??? Bem comecemos por passos mais pequenos e depois logo se vê. No que puder ajudar fico sempre ao dispor.

Beijocas a todos e ronrons grandes para todos os bichanecos do mundo

Cleopatre e Miau obrigado por partilharem connosco este exemplo a seguir

Armanda Brito
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 15, 2003 8:54 am

oLÁ

Estive a pensar, e julgo que para além do Pelouro do Ambiente das Cãmaras Municipais poderiamos também enviar para as Associações de Protecção dos Animais da região.
É que assim já contávamos com a ajuda destas associações, não vos parece?

Beijokas
Kathleen
maqueiro
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am

terça jul 15, 2003 9:00 am

Antes de passar para o Brasil que tal ajudar a divulgá-lo aqui ?

Alguém sabe porque este projecto não evoluiu para outros lados ?

Talvez porque até aqui no fórum vieram acusar a sra que trata dos gatos de se encher á custa da ração dos mesmos.

Ingenuidade...
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

terça jul 15, 2003 9:48 am

Olá

Ontem, por motivo de vários cortes de fornecimento da energia eléctrica não me foi possível comunicar mais convosco. Claro que a oferta fica de pé e estou sempre pronta para o que for preciso. Eu estou a trabalhar mesmo, depois é só juntar o útil ao agradável.

Acho esta ideia louvável a todos os níveis, pela saúde pública e até no aspecto pedagógico. Nem todas as Autarquias irão aderir como é lógico até porque não terão capacidades nem vontade para o fazer, mas trabalhar no projecto e incentivar a comunidade, nem vem mal nenhum ao mundo.
Talvez porque até aqui no fórum vieram acusar a sra que trata dos gatos de se encher á custa da ração dos mesmos.
Li realmente qualquer coisa sobre isso, mas acredito que nem toda a gente é igual, isto se a noticia tem fundamento, claro.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 15, 2003 10:15 am

Bom dia.

Claro que foi e é uma acção de louvar...mas há mais gatos, os que não aparecem nas fotos, que são os mais fugidios...e agora gostáva de fazer uma pergunta à Igualdade :

Como é que morrem de coriza se são vacinados ?

E agora para Juliachan :

Apesar dos parques, aí, terem grades, podem sempre fazer o mesmo, prq este ( o de Oeiras ) está aberto diáriamente e há dois portões que estão sempre abertos aos visitantes o que não impede de....só que há um imenso control, o que acho perfeitamente normal e correcto.

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça jul 15, 2003 10:55 am

Foi com imensa alegria que hoje vi a atenção que este tópico mereceu! Agradeço a todos a vossa disponibilidade e penso que poderemos fazer algo de muito positivo! :D
maqueiro Escreveu: Antes de passar para o Brasil, que tal ajudar a divulgá-lo aqui ?
Mas é isso mesmo que estamos a tentar fazer... :D Pode ajudar-nos.
maqueiro Escreveu: Alguém sabe porque este projecto não evoluiu para outros lados?
Acho que essa hipótese não é razão... Uma suspeição não impede que as pessoas se esclareçam e tentem apurar a verdade. Se bem me lembro, a forista que falou nessa possibilidade não acusou ninguém de nada, pois nem conhece pessoalmente a tratadora em questão. Apenas se limitou a comentar uma informação que lhes tinha sido dada já em segunda mão, com toda a possibilidade de má explicação por parte de uma pessoa que domina mal a língua portuguesa ou mesmo de mau entendimento de quem ouviu. A intenção terá sido de recolher testemunhos de outros foristas que tivessem conhecimento directo do que se passava. Aliás, a forista em questão ficou a saber que eu conhecia o Jardim de Oeiras (embora não saiba quem é a D.ª Rosa nem esteja minimamente a par dos bastidores do projecto!) e perguntou-me a localização exacta para ir visitá-lo e ver com os seus próprios olhos o que se passava. Ofereci-me para ir com ela e ambas ficámos bem impressionadas com o que nos foi possível ver. Daí a iniciativa de abrirmos este tópico.
Parece-me que as verdadeiras razões para a não continuidade do projecto piloto de Oeiras devem ser outras...
A Câmara de Oeiras tem sido pioneira em muitas áreas, de onde o Ambiente se destaca (vide toda a campanha de plantação de árvores, de separação de lixos em contentores, de criações de espaços verdes com função recreativa - o Parque dos Poetas é o último exemplo - etc.). Infelizmente esse pioneirismo não tem conseguido reunir adeptos suficientes para ser continuado... Porquê? Não sei. Talvez porque os autarcas das outras Câmaras tenham diferentes interesses... Talvez porque se pense que um projecto desses exigisse a aplicação de capitais destinados a outros fins mais prementes... Talvez porque as populações desconheçam estas iniciativas e não se lembrem de exigir que os seus eleitos as ponham em prática... Talvez porque as pessoas estejam pouco sensibilizadas para as questões do Ambiente...
Cabe a nós tentarmos incentivar os cidadãos - eleitores e autarcas - a promover essas iniciativas! Não devemos apenas lamentar ou dizer mal de quem não faz. Temos a obrigação de apresentar propostas! É exactamente essa consciência e vontade que os foristas têm demonstrado neste tópico, oferecendo-se para contactar as Câmaras e Juntas de Freguesia das suas regiões.
As Câmaras que tiverem parques com condições semelhantes às do de Oeiras poderiam bem aderir ao projecto. As que não tivessem, poderiam sentir-se motivadas a melhorar os seus espaços verdes.

Continuo a disponibilizar-me para redigir o texto de apresentação da nossa proposta. Para além disso ofereço-me para ficar encarregue da divulgação em toda a zona de Cascais.
epires
Registado: quarta mai 21, 2003 12:44 pm

terça jul 15, 2003 12:06 pm

[quote=Kathleen]
Olá

Acho uma iniciativa louvável. É uma boa forma de se utilizarem os gatos como animais de trabalho providenciando-lhes todas as condições adequadas.

Deviam seguir este exemplo em mais sitíos.
Eu já tinha lido sobre esta iniciativa da Wiskas, mas não tinha percebido que funcionava nestes moldes. Acho que tanto a Câmara como a Wiskas estão de parabéns.

Beijokas
Kathleen
[/quote]
epires
Registado: quarta mai 21, 2003 12:44 pm

terça jul 15, 2003 12:14 pm

A bióloga mencionada no texto é a Drª. Maria Webb, que já apareceu na TV várias vezes em defesa dos animais, como no caso das Touradas, etc. É bióloga na Universidade de Ciências e Tecnologia do Monte de Caparica, e julgo que estaria disposta a transferir conhecimentos para outros munícipios. Haja vontade por parte deles de inovar e humanizar. Decerto os jardins atrairiam mais amantes da natureza e dos animais.

Porque não começamos a espalhar esta opção em conjunto? Divulgando a notícia junto de outras Câmaras Municipais? É mais segura para o ambiente, pois não utiliza venenos, mais bela porque os miaus são um regalo para o olhar e para o nosso espírito.

Eunice Pires
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 15, 2003 12:34 pm

Olá

Bem vinda.

É precisamente isso que estamos a tentar fazer, consciencializar os Municípios.

beijokas
Katheen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça jul 15, 2003 4:40 pm

O interesse por este projecto revelou-se quando tentava procurar um sitio seguro para colocar duas gatas de rua que têm que sair do barracão que vivem pelas razões que já expliquei num outro tópico.

Ao ler um artigo publicado no jornal municipal de Oeiras fiquei deveras impressionada com este projecto super interessante. Achei o projecto bestial e resolvi obter mais informações.

Conforme ia falando com pessoas conhecidas fui obtendo testemunhos que me impressionaram pela negativa. Não sou pessoa de "engravidar" pelos ouvidos e por isso não há nada como ver com os próprios olhos.

O que vi foi um grupo de gatos que aparentavam estar de perfeita saude, excepto um que tinha problemas de equilibrio. Os gatos tem comida à disposição e umas boxes feitas em casas de banho publicas (agora fechadas ao publico). pareceram-me felizes. INfelizmente, tal como a Cleopatra disse, o nosso horário é incompativel com o da D. Rosa e por isso não nos foi possivel aprofundar a nossa visita.

Independentemente do que se passa no Parque Municipal de Oeiras o projecto é muito atractivo e será muito pedagógico (tal como a Miadores disse).

Acho que devemos apresentar este projecto a vários municipios e ver que tem a coragem de embelezar a sua cidade! Eu responsabilizo-me pela zona da Margem Sul ;) .

Miau
Juliachan
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 9:49 pm

sunymok Escreveu: Sim aí no nosso País Irmão... quem sabe comecemos por aqui no nosso Portugal e depois aí com uma ajudinha da amiga Júlia isto não passe para o também nosso Brasil??? Ou estarei a sonhar alto??? Mas era uma boa ;) não era??? Bem comecemos por passos mais pequenos e depois logo se vê.
Acharia o máximo se tomassem uma iniciativa como essa por aqui mas como já disse, aqui no Brasil as coisas não funcionam direito. Corrupção e burocracia são as principais causas do mal funcionamento do governo. A própria SUIPA, q é tipo a CATTUS aqui, não recebe nenhuma ajuda do governo e luta a cada dia pra se sustentar.
Mesmo q o governo fizesse um programa desses em um parque qualquer, tenho certeza q não duraria 6 meses. Pois aqui as coisas até são feitas mas não têm manutenção. Em poucos meses os gatos seriam abandonados, parariam de receber assistência vet e logo depois já estariam junto com outras centenas de gatos abandonados.
É uma vergonha e muito triste, mas é a realidade. Quem sabe algum dia mude... :x
Pelo menos fica a idéia na cabeça. Se algum dia tiver algum poder de decisão por aqui, podem apostar q os animais serão os primeiros beneficiados. :? ;)
Musky4u
Membro Júnior
Registado: sexta mar 08, 2002 7:25 pm

terça jul 15, 2003 10:17 pm

Olá
o facto dessa iniciativa não se ter espanhado não se deve à falta de conhecimento ou de interesse monetário, mas sim pelo mesmo motivo por que ela foi feita: para regularizar o ecossistema.
Não se pode libertar os gatos no parque da cidade ou no jardins do palácio do cristal aqui do porto porque para além dos ratinhos há também outras especies de animais que devem ser preservadas que fazem parte da dieta dos gatos aves por exemplo.
O mesmo exemplo não pode ser utilizado em todos os locais, mas fico contente por essa iniciativa ter resultado tão bem em oeiras. Deviam ser criados mais projectos como esse que beneficiassem os animais o meio ambiente e interesses monetários ao mesmo tempo.
Kathleen
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 10:57 pm

Olá

Mas o Porto tem muito mais jardins, o Parque da Cidade é enorme, é bem possível que numa determinada área seja possível criar um espaço para os gatos.

Aqui em Coimbra o Parque da Cidade (que é minimo) ou o Choupal provavelmente poderam ser locais bons para isto.
É tudo uma questão de as Câmaras equacionarem estes projectos de uma forma diferente. E haver também uma preocupação com o ambiente e os animais.

beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 11:49 pm

Nossa, vcs falando dos parques daí assim dá até vontade de conhecer Portugal! Deve ser muito bonito por aí! Eu já vi na tv algumas vezes mas do q tenho mais lembranças são os vinhedos q apareciam na novela Sabor da Paixão.. Mas é claro q vcs não moram no meio dos vinhedos, né!! Heheheh! Eu tenho curiosidade de ver como são as cidades grandes por aí.. Costumam ter muitos parques e muita vegetação junto com o espaço urbano? Isso é bom pq dá um bom refúgio pros gatos de rua... Aqui na cidade em si, onde tem na maioria prédios e avenidas com muito tráfego, não tem gatos soltos não. Nem nos canteiros e parques verdes aqui no meio. Acho q tem mais é nos subúrbios e nas ruas mais calmas. E tb lá no centro da cidade q eu já vi q tem um parque q tem dezenas de gatos e preás ou outro roedor esquisito, não sei bem o nome. E eles vivem os gatos e os roedores bem juntos... :?
Responder

Voltar para “Gatos”