OK. Já percebi.Lira93 Escreveu:Pelo que percebi, deve ser uma questão hormonal. A verdade é que para uma gata esterilizada antes do primeiro cio (ou seja, que nunca teve um cio), o risco de vir a ter cancro da mama é quase nulo. Esse risco vai aumentando um pouco a cada cio que a gata tem. Porém, se for esterilizada cedo (por exemplo, após o primeiro cio), o risco continua a ser ligeiro, embora não seja tão eficaz como a esterilização antes do primeiro cio. Daí que se fale em factor de protecção relativamente à esterilização..Mindless Escreveu:Qual protecção?!Lira93 Escreveu: O que tinha lido (e pelos vistos já alguém aqui rectificou) é que a protecção conferida pela esterilização diminuía em 50%.. não que as gatinhas esterilizadas depois do primeiro cio tivessem 50% de probabilidades de vir a desenvolver tumores mamários (isso seria um horror)!
Algum tipo de protecção natural das gatas que vai desaparecendo com os cios, é isso?
Parece que quanto mais leio mais ignorante fico.

Pois, acho que é mesmo assim. O risco é quase nulo com a exterilização antes do primeiro cio, mas depois vai aumentando exponencialmente.
Já estou mais descansada. Nem sabe o quanto me assustou aquele seu post mais atrás. Só pensava: "Então levei a minha Sakurinha fazer uma cirurgia e afinal ainda tem 50% de hipóteses de vir a ter cancro?" Coitadinha. Mas agora já percebi.
Obrigada