Arden grange

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado mar 06, 2010 10:02 am

Pedro32,

O que tenho lido por aqui é que a Purina One é a melhor ração para gatos à venda nos supermercados. Dentro da marca Purina, a One tem uma qualidade superior à Friskies e à Cat Chow, pois não utiliza subprodutos de animais, nem corantes. No meu entender a Friskies pertence à gama baixa, a One à gama média e a Pro Plan à gama alta. Afinal as diferenças de preço entre elas devem ter alguma razão de existir.

Agora entre a Purina One e a Arden Grange também tenho dúvidas. Quando li a composição das duas, a AG pareceu-me melhor, mas a Purina é uma marca mais conceituada. Enfim, acho que só mesmo experimentando para saber.

Há 6 meses que estou a dar Purina One Sterilcat ao meu Gucci e até agora não tive razão de queixa. Ele come bem a ração, não tem aumentado muito de peso e desde que o adoptei só adoeceu uma vez. No entanto, é feita com carne de bovino e li algures que essa carne não é recomendavel para a alimentação dos gatos.
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

domingo mar 07, 2010 12:59 am

Gama média...Antes isso que Friskies
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

domingo mar 07, 2010 2:19 am

Pausanias Escreveu:Gama média...Antes isso que Friskies
Já agora, o que considera uma boa ração? E com base em que informação/análise?
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Pausanias
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 10:21 am

Nita77 Escreveu:
Boa Tarde. Royal Canin, Hills e Eukanuba ( não necessáriamente por esta ordem) e baseado tanto nas informações dos delegados e dos estudos que estes entregam como em mais de 20 anos que estive ligado à criação de cães.

Em última análise acho um absurdo a quantidade de tópicos de ração na arca somente pela razão de que vemos intermináveis discussões sobre rações e a quantidade de proteína A contra a de B. Como me dizia o delegado da Hills para aí em 1998, uma ração média pode fazer-se com sola de sapato, talos de couve e serradura em termos nutricionais.O que interessa é de onde provêm os ingredientes...se a carne e cereais são frescos e não restos ou de animais doentes...é que se fala da ração ter x de proteína...esquece-se é de dizer de onde a proteina vem.

Há uns 10 anitos pensei em importar ração como faziam alguns..era fácil...baseando-se nos estudos da principais rações os canadianos e espanhois vendiam a preços competitivos rações de marca branca, colocavam um rotulo com o nome que eu quisesse e ganhava margens impensáveis que iam aos 150%...mas não me quis meter nisso.È que as fábricas em questão simplesmente iam mudando os ingredinetes da ração...ainda me m lembro da ezperiencia que fiz uma vez com uma ração acessivel para os meus cães, que funcionava bem, mas eles a certa altura mexeram nos ingrdinetes e os animais tiveram todos grandes diarreisas...nunca mais ;)
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
mmoedas
Membro
Registado: domingo jan 24, 2010 8:58 pm

domingo mar 07, 2010 1:15 pm

Eu dou-lhe Whiskas. Sei que existem rações com muito melhor qualidade mas infelizmente não tenho capacidade para lhe oferecer melhor :cry:
Pausanias
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 1:32 pm

mmoedas Escreveu:Eu dou-lhe Whiskas. Sei que existem rações com muito melhor qualidade mas infelizmente não tenho capacidade para lhe oferecer melhor :cry:
Mas curiosamente já tem dinheiro para lhe dar clomicalm...curioso.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
mmoedas
Membro

domingo mar 07, 2010 1:43 pm

Páre com o offtopic, a sério..
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

domingo mar 07, 2010 3:00 pm

Pausanias Escreveu:
Nita77 Escreveu:
Boa Tarde. Royal Canin, Hills e Eukanuba ( não necessáriamente por esta ordem) e baseado tanto nas informações dos delegados e dos estudos que estes entregam como em mais de 20 anos que estive ligado à criação de cães.

Em última análise acho um absurdo a quantidade de tópicos de ração na arca somente pela razão de que vemos intermináveis discussões sobre rações e a quantidade de proteína A contra a de B. Como me dizia o delegado da Hills para aí em 1998, uma ração média pode fazer-se com sola de sapato, talos de couve e serradura em termos nutricionais.O que interessa é de onde provêm os ingredientes...se a carne e cereais são frescos e não restos ou de animais doentes...é que se fala da ração ter x de proteína...esquece-se é de dizer de onde a proteina vem.

Há uns 10 anitos pensei em importar ração como faziam alguns..era fácil...baseando-se nos estudos da principais rações os canadianos e espanhois vendiam a preços competitivos rações de marca branca, colocavam um rotulo com o nome que eu quisesse e ganhava margens impensáveis que iam aos 150%...mas não me quis meter nisso.È que as fábricas em questão simplesmente iam mudando os ingredinetes da ração...ainda me m lembro da ezperiencia que fiz uma vez com uma ração acessivel para os meus cães, que funcionava bem, mas eles a certa altura mexeram nos ingrdinetes e os animais tiveram todos grandes diarreisas...nunca mais ;)
Nunca tinha pensado nisto.

Obrigada pela explicação. Estamos sempre a aprender.
Nita77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 4:05 pm

mmoedas Escreveu:Eu dou-lhe Whiskas. Sei que existem rações com muito melhor qualidade mas infelizmente não tenho capacidade para lhe oferecer melhor :cry:
mmoedas... O barato sai caro... Mais tarde a saúde e factura no vet assim o dirão...Se não pode suportar uma ração super-premium ao menos dê-lhe o "menos mau". Das gamas de supermercado a Purina One é a melhorzita.

Se quiser optar por algo melhor, tem ainda a Proplan, vendida em loja de animais. Já é uma ração premium mas com um valor mais em conta.

Custa a dar 20 ou 30€ de uma só vez mas se seguir a quantidade diária indicada vai ver que até compensa. Quanto melhor a ração, mais os sacia e eles não tem necessidade de comer tanto. Por outro lado, quanto maior a saca, mais barato o preço por kg de ração... O investimento inicial é maior que uma saqueta Whiskas mas, se fizer bem as contas vai ver que a média serão cerca de 0,60€ por dia...Vendo o preço das latas ou saquetas Whiskas não é assim tão diferente, pois não?
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
mmoedas
Membro

domingo mar 07, 2010 4:14 pm

Realmente eu sei que não é a melhor das rações. Devo optar pela Purine One é? E quanto às medidas? Quanto será preciso dar-lhe de manhã e à noite?

Vou tratar disso mal acabe esta saca que tenho.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mar 07, 2010 4:17 pm

mmoedas Escreveu:Realmente eu sei que não é a melhor das rações. Devo optar pela Purine One é? E quanto às medidas? Quanto será preciso dar-lhe de manhã e à noite?

Vou tratar disso mal acabe esta saca que tenho.
Está indicado nas embalagens. E não passe abruptamente de uma ração para a outra. Misture durante uns dias.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
mmoedas
Membro

domingo mar 07, 2010 4:19 pm

Indique-me se puder a ração que devo dar-lhe.
Sei que existe para vários problemas, infecções urinárias etc mas não sei a qual é melhor para ele.
Tem cerca de 1 ano. Tem uma barriguita fofinha mas não é de todo um gato obeso.

Comida húmida, dou-lhe muito raramente até por causa das fezes. Dou-lhe de vez em quando apenas para desenjoar e por gulosice. Dessa costuma dar da Gourmet. Sabe se é boa?
Nita77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 4:31 pm

Não devo ser eu a dizer-lhe por qual deve optar... Apenas posso aconselhar com base em pesquisas e na minha opinião pessoal. ;)

Devido à sua composição, a Purina One é e "menos má". Os tais 0,60€ são para uma ração melhorzita, tipo Proplan.

Há rações específicas para o estilo de vida, saúde" e idade de cada gato. Há rações aconselhadas para cada fase da vida do seu gato, respeitando as suas necessidades. Por exemplo, para gatos castrados deve dar-se ração Sterilised, pois previne problemas urinários, tão frequentes em gatos, principalmente castrados. As quantidades estão indicadas na embalagem. Variam consoante o peso e a composição corporal do gato... Quanto ao peso... Escusado será dizer que não vale ver a olho... O gato tem mesmo que ser pesado e a partir daí ver na tabela quantas gramas dar por dia :)

Normalmente os gatos racionam bem a comida e uma taça com a quantidade diária chega para todo o dia mas isso depende do gato. Alguns comem sofregamente e quando chegam à noite já não tem comida.

Acho (e uma vez mais é uma mera opinião pessoal) que dividir a dose diária por 2 tomas e não manter comida à disposição é a melhor opção.

Muito importante: Não deixe acabar a comida que lhes está a dar. A transição deve ser gradual, misturando as 2 comidas durante algum tempo, para evitar vómitos, diarreias e promover a habituação.

Na 1ª vez da nova ração tente comprar uma embalagem pequena e vá misturando. Tal como nós, há rações que eles não apreciam e às quais tem de se habituar. Mais ainda, a Whiskas é altamente palatável por ser rica em gordura. Tentar habituá-lo a algo melhor mas que não lhe sabe tão bem pode ser complicado mas tenha paciência, é para o bem dele.
Última edição por Nita77 em domingo mar 07, 2010 4:35 pm, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mar 07, 2010 4:33 pm

Mmoedas, depende de quanto puder gastar… Siga o conselho da Nita77. Também ouço dizer que a Purina One e a Proplan são razoáveis. Quando puder gastar mais um bocadinho (depois poupa no veterinário), dê-lhe uma ração melhor. Um gatinho só também não come assim tanto.

Quando puder e estiver na altura (vacinas ou assim), leve o Lelito ao veterinário (a um bom, aconselhe-se antes). Na altura, o vet indicar-lhe-á a ração mais adequada. Para já, numa ida ao supermercado, leia as embalagens, veja as recomendações e decida. Ou peça opinião aqui. Eu não sei dar porque não gasto dessas.

Acho que sim, que a Gourmet é boa, mas mesmo só por petisco. E eu não daria uma latinha inteira de uma vez só.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Nita77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 4:34 pm

mmoedas Escreveu:Indique-me se puder a ração que devo dar-lhe.
Sei que existe para vários problemas, infecções urinárias etc mas não sei a qual é melhor para ele.
Tem cerca de 1 ano. Tem uma barriguita fofinha mas não é de todo um gato obeso.

Comida húmida, dou-lhe muito raramente até por causa das fezes. Dou-lhe de vez em quando apenas para desenjoar e por gulosice. Dessa costuma dar da Gourmet. Sabe se é boa?
Não é má... Há melhores, a Sheeba ou a Schesir por exemplo mas a Gourmet também é uma boa opção. Só devem ser dadas muito raramente, como guloseima ;)
Responder

Voltar para “Gatos”