Dar comida de latinhas todos os dias: sim ou não?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
- Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.
por aqui felizmente que alguns dos meninos apenas aprecia mesmo a ração mas no entanto 1 vez por semana mais ou menos comem latinha, peixe cozido ou carninha picada cozinhada ( isto não por habito) mas tb.lhes faz bem e mudam a ementa

<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta nov 20, 2009 2:40 pm
bem, o meu tem ração todo o dia e dou lhe meia saqueta de comida humida de manhã e meia ao fim da tarde quando chego, daquelas de 100 gramas. não gosta de patés, tem de ser comida de pedaços.
conforme li por aqui num outro tópico, junto um pouco de agua e misturo bem. eles adoram o molho e assim ja o obrigo a beber um pouco mais de água.
ele bebe bastante, felizmente! mas ainda lhe acrescento na comida das saquetas e até agora não se negou.
fica o truque!
conforme li por aqui num outro tópico, junto um pouco de agua e misturo bem. eles adoram o molho e assim ja o obrigo a beber um pouco mais de água.
ele bebe bastante, felizmente! mas ainda lhe acrescento na comida das saquetas e até agora não se negou.
fica o truque!

Olá...
Pois...parece-me que não ando a habituar muito bem as mnhas gatinhas.
Desde sempre que lhes dou todos dias ração seca (adequada às diferentes idades) e água.
No entanto de manhã quando me levanto divido uma latinha(85g) pelas duas e à noite o mesmo! Sai caro (0,59€ cada), mas elas adoram! Já experimentei reduzir, mas uma das minhas gatas parece fazer greve de fome nessa altura.
A minha questão é...estou a prejudicar a saúde delas? Já tenho uma gata com 4 anos, sempre comeu desda forma e parece-me saudável.
A mais nova tem 9 meses e também a habituei assim. Faço mal?
Pois...parece-me que não ando a habituar muito bem as mnhas gatinhas.
Desde sempre que lhes dou todos dias ração seca (adequada às diferentes idades) e água.
No entanto de manhã quando me levanto divido uma latinha(85g) pelas duas e à noite o mesmo! Sai caro (0,59€ cada), mas elas adoram! Já experimentei reduzir, mas uma das minhas gatas parece fazer greve de fome nessa altura.
A minha questão é...estou a prejudicar a saúde delas? Já tenho uma gata com 4 anos, sempre comeu desda forma e parece-me saudável.
A mais nova tem 9 meses e também a habituei assim. Faço mal?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Se sabem! Eu apenas dou uma lata uma vez por semana repartida entre os 2, claro que miam nos restantes dias (e se miam lol), principalmente se me apanham na cozinha com uma colher na mão e uma lata noutra, aí até trepam pelas minhas pernas acima (literalmente!). Têm mesmo de ser ignorados, tal como um forista disse, eu também adoro Cheetos, os meus filhos idem, no entanto, esse tipo de snacks entra lá em casa uma vez por ano, se tanto. E se os filhos também sabem ser insistentesBingley Escreveu:Relativamente à agua, o que tenho lido não aponta nesse sentido, mas antes no sentido de dar alimentação humida a animais com problemas urinários, que obriga a que consumam agua. Muitos gatos não bebem, apesar de alimentados com ração seca, ao serem alimentados com humica já estão a ingerir liquidos.catrules Escreveu:Pelo facto de ser húmida, os gatos não sentem necessidade de beber mais agua e, principalmente quando são castrados , o facto de não beberem muita agua pode dar origem a problemas de saúde (doenças do trato urinário).PedrocasPT Escreveu:Porque é que a comida de lata impede os gatos de beber mais água?
De qq forma a ração seca é a que os veterinarios indicam, não só pelo que referi acima, mas também pq ajudam a manter a dentição saudavel (menos tártaro e gengivas saudáveis).
Latinhas só de vez em quando, como guloseima, até pq possuem mais gordura
O problema é que as grande maioria das latas (boas marcas incluidas) contêm muitos cereais, carnes de fraca qualidade, açucares, conservantes em excesso, pelo que não são de modo algum uma opção saudável.
Como tal, as recomendações actuais no nosso país vão no sentido de dar alimentação seca de forma exclusiva, guardando as latas para "dias de festa".
Para quem dá regularmente, há que reduzir e, acima de tudo, não ceder aos miados. E os nossos meninos sabem ser insistentes!

Uma pessoa aprende a ter audição selectiva, acreditem...
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Pois a minha Pinfinhas é uma viciada!!! Sim, viciada em latinhas da Gourmet, mas só do souflé. Antes dava-lhe uma latinha dessas por dia, mas agora a conselho da "Arca" estou a reduzir e uma latinha já dá para um dia e meio. Mas de todas as vezes que vou à cozinha ela mia e mia e volta a miar a pedir "miauuuuu, quero soufléééé´!!!!!!" até me dá pena pois parece que está esganiçada com fome, mas tem o granulado na tacinha ao lado!!!! Esperta...mas eu tenho que ser forte (nem sempre consigo...) para resistir a tanto miauuuuu.
eu dou comida enlatada todos os dias pois salvo salvo erro quando o meu tico foi ao vet foi dito para optar por esse tipo de alimentaçao pois ele nao bebia agua nenhuma, dai ter pensado que era melhor, o meu tommy tem 3 meses nao é demasiado cedo para dar alimento seco?
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Não, os gatinhos podem começar a comer alimento seco ainda na altura do desmame, desde que adequado à sua idade. Além de que, o granulado faz com que tenham sede e bebam mais água.fcneto Escreveu:eu dou comida enlatada todos os dias pois salvo salvo erro quando o meu tico foi ao vet foi dito para optar por esse tipo de alimentaçao pois ele nao bebia agua nenhuma, dai ter pensado que era melhor, o meu tommy tem 3 meses nao é demasiado cedo para dar alimento seco?
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que o granulado também é bom para prevenir problemas nos dentes e gengivas, pois obriga os gatos a trincar a comida.
Isto na teoria, porque na prática a coisa não é bem assim. O cognome do Yuri é "El Aspirador"
. Aquele gato não sabe muito bem o que é mastigar
. Até os Dentabits que lhes dou de vez em quando o gato engole sem mastigar, quanto mais a ração seca. Secalhar é porque tem um dente partido
... É mesmo tontinho!
Isto na teoria, porque na prática a coisa não é bem assim. O cognome do Yuri é "El Aspirador"

<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sakura ... 551</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... d=48872</a> </p>
-
- Membro Veterano
Exacto, é o ideal para prevenir problemas orais e também urinários.Mindless Escreveu:Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que o granulado também é bom para prevenir problemas nos dentes e gengivas, pois obriga os gatos a trincar a comida.
Isto na teoria, porque na prática a coisa não é bem assim. O cognome do Yuri é "El Aspirador". Aquele gato não sabe muito bem o que é mastigar
. Até os Dentabits que lhes dou de vez em quando o gato engole sem mastigar, quanto mais a ração seca. Secalhar é porque tem um dente partido
... É mesmo tontinho!
Felizmente, os meus, tirando a comida de lata e os pacotitos de leite, são pouco gulosos, nunca pedem comida da nossa e mesmo quando lhes quero dar um bocadinho de queijo (como guloseima), demora um bom bocado até perceberem que é comestível e como se come, mas quando percebem

<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Desconhecia essas barritas para gatos. Pensava que só havia disso para cães
.
Tenho de ir à loja de animais a ver se encontro. Pode ser que assim o Yuri aprenda a mastigar. O pior é se ele vai e engole tudo inteiro. Às tantas fica tipo cabide com aquilo atravessado
.
É que já não sei o que fazer para ensinar aquele gato a trincar. Até a Sakura, desde que o Yuri chegou, mastiga menos. Só aprendem aquilo que não devem. As boas maneiras não aprendem eles.

Tenho de ir à loja de animais a ver se encontro. Pode ser que assim o Yuri aprenda a mastigar. O pior é se ele vai e engole tudo inteiro. Às tantas fica tipo cabide com aquilo atravessado

É que já não sei o que fazer para ensinar aquele gato a trincar. Até a Sakura, desde que o Yuri chegou, mastiga menos. Só aprendem aquilo que não devem. As boas maneiras não aprendem eles.

Já agora vai a pergunta: Eu dou-lhe a ração Purina One para gatos de interior, será boa para ela ou isto de gatos de interior é só publicidade?

-
- Membro Veterano
Aquilo é tipo borracha, se os meus, habituados a mastigar, a devoram em segundos e depois ficam doidos a lamber o chão, os seus, provávelmente irão fazer mesmo. A primeira vez ficaram tão agitados depois de comerem, à procura de mais, e foram tão rápidos a devorarem aquilo tudo, que pensei que as tivessem perdido e feita tonta, pus-me de joelhos ao pé deles à procura também. Mas como o chão não tem buracos, acabei por perceber que já as tinham comido mesmo. Na segunda vez, já não me enganaramMindless Escreveu:Desconhecia essas barritas para gatos. Pensava que só havia disso para cães.
Tenho de ir à loja de animais a ver se encontro. Pode ser que assim o Yuri aprenda a mastigar. O pior é se ele vai e engole tudo inteiro. Às tantas fica tipo cabide com aquilo atravessado.

<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
É bem provável que os meus façam pior.
Dou-lhes uma lata por semana, uma para os dois, normalmente ao fim de semana. Tenho de os fechar fora da cozinha senão não consigo sequer abrir a lata. E é sempre uma miadeira do lado de fora, parece que não comem há 15 dias. Os meus vizinhos devem pensar que os estou a torturar.
E quando acabam de comer, lambem o prato, depois tenho de virar o prato para eles lamberem a parte de baixo e depois lambem também o chão
. A zona dos comedouros dos gatos é sempre a parte mais limpa da casa
. Eles tratam disso
.
Mas vou tentar as barritas na mesma. Vai ser um fartote de rir
. Aí é que os meus meninos vão ficar loucos
.
Dou-lhes uma lata por semana, uma para os dois, normalmente ao fim de semana. Tenho de os fechar fora da cozinha senão não consigo sequer abrir a lata. E é sempre uma miadeira do lado de fora, parece que não comem há 15 dias. Os meus vizinhos devem pensar que os estou a torturar.
E quando acabam de comer, lambem o prato, depois tenho de virar o prato para eles lamberem a parte de baixo e depois lambem também o chão

Mas vou tentar as barritas na mesma. Vai ser um fartote de rir