gato mijao

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Prcosta
Membro
Registado: terça out 07, 2008 3:37 pm

terça jul 20, 2010 6:32 pm

Bingley Escreveu: Estas vicissitudes fazem parte de ter animais!

desculpe mas como ja referi nao posso limita-lo o acesso ao sofa devido a n ter porta ...
e ninguem gosta quando um animal lhe mija tudo certo ... e isto nao é normal...se fosse nem o tinha... porque ja sabia ke eram assim agr isto n é o caso de todos os gatos ... e este nao sei o que se passa...
Prcosta
Membro

terça jul 20, 2010 6:33 pm

Bingley Escreveu:
Nativee Escreveu:mas ele mija como? mija como mija na areia ou mija á felino a marcar territorio, a primeira pode ser uma infeção como disseram a segunda se é marcaçao de territorio, assegure se que ele foi bem esterilizado, ja vi casos em que o vet nao tirou os acessorios do gato todo e ficou meio capado :twisted:
Não é bem assim, há gatos que marcam estando esterilizados e há gatos que, mesmo por problemas urinários, urinam como se fosse de marcação.
entao nesse caso para que serve a estrelização ??? se ha gatos que fazem o mesmo??!!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça jul 20, 2010 7:24 pm

Prcosta Escreveu:
Bingley Escreveu:
Nativee Escreveu:mas ele mija como? mija como mija na areia ou mija á felino a marcar territorio, a primeira pode ser uma infeção como disseram a segunda se é marcaçao de territorio, assegure se que ele foi bem esterilizado, ja vi casos em que o vet nao tirou os acessorios do gato todo e ficou meio capado :twisted:
Não é bem assim, há gatos que marcam estando esterilizados e há gatos que, mesmo por problemas urinários, urinam como se fosse de marcação.
entao nesse caso para que serve a estrelização ??? se ha gatos que fazem o mesmo??!!
Há alguns que o fazem, não é a maioria. Regra geral é mais quando são castrados tarde, o que penso não ser o caso. Estava apenas a contrapôr a teoria do "mal castrado". E, obviamente, evitar a marcação não é o unico objectivo de esterilizar.

Claro que ninguém gosta que um gato que urine em todo o lado, mas eu não estou a falar de cátedra, tenho 2 que fazem isso - 1 por problemas urinários crónicos, o outro por mania (penso que devido ao cheiro do outro). Adaptei-me a essa situação, já que não posso pôr uma rolha, mas jamais algum dos meus gatos estaria preso a uma trela, fosse por que motivo fosse.

De qualquer modo, aconselho novamente que visite outro vet, primeiro há que despistar problemas fisicos, se não existirem tratam-se os comportamentais, mas não é afastando dos sitios onde ele faz que vai resolver e muito menos prendendo-o
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 21, 2010 7:04 pm

o que me disse o vet, é que o gato pode demorar 6 meses a não marcar território. felizmente que com o isaias foi de um dia para o outro. para se tirar de dúvidas, mande fazer análises para ver se está tudo bem.
se o gato mijar por problemas comportamentais, nem sabe o resultado de ele estar preso
anjjazul
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 7:29 pm

Então mas não tinha adoptado uma GATA?

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Prcosta
Membro

quinta jul 22, 2010 6:39 pm

anjjazul Escreveu:o que me disse o vet, é que o gato pode demorar 6 meses a não marcar território. felizmente que com o isaias foi de um dia para o outro. para se tirar de dúvidas, mande fazer análises para ver se está tudo bem.
se o gato mijar por problemas comportamentais, nem sabe o resultado de ele estar preso
sim mas desde k ele esta preso nao tem feito nd em aldo algum faz tudo certinho no WC dele ...
isso é k é estranho nao??
Prcosta
Membro

quinta jul 22, 2010 6:40 pm

dinodane Escreveu:Então mas não tinha adoptado uma GATA?

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Sim adoptei uma gata mas estou a falar é de um GATO e como referi tenho dois gatos ( macho o k faz xixi e a gata que se porta muito bem ) em casas distintas mas na mesma cidade...
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta jul 22, 2010 8:02 pm

Prcosta Escreveu:
Bingley Escreveu: Estas vicissitudes fazem parte de ter animais!

desculpe mas como ja referi nao posso limita-lo o acesso ao sofa devido a n ter porta ...
e ninguem gosta quando um animal lhe mija tudo certo ... e isto nao é normal...se fosse nem o tinha... porque ja sabia ke eram assim agr isto n é o caso de todos os gatos ... e este nao sei o que se passa...

Se não tem porta... experimente arranjar uma cancela que o separe do sofá.
Há vários tamanhos à venda (no Aki, há). e não são caras. Eu fui aconselhada a fazer isso por um treinador e resultou!
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

domingo jul 25, 2010 9:48 pm

Parece-me que o seu gato não se encontra bem de saúde. Existem afecções do tracto urinário inferior, cujos primeiros indícios são, além de outros:
Micções frequentes; urinar fora da caixa de areia; alterações comportamentais; lamber com regularidade a zona genital...
Antes de mais, o seu vet deveria despistar qq doença...
ou procurar uma segunda opinião, os vets não são todos iguais.

Penso que prender o animal não é a melhor solução...
Quanto mais conheço as pessoas, mais amo os animais
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

domingo jul 25, 2010 10:19 pm

Concordo com a Mixana,especialmente qundo diz que deve procurar uma 2ª opinião...boa sorte.
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
openyoureyes
Membro
Registado: quinta jun 18, 2009 1:14 pm
Localização: Pucca, Garu, Phoebe e Pumba (cães); Gouap e Chucky (gatos)

sexta ago 06, 2010 1:25 pm

Estou a passar pela mesma situação. Agora deu ao Gouap para fazer xix em tudo quanto é sítio! Parece que nem se apercebe porque está deitado a dormir muito descansado e quando vou ver já está todo molhado! Só aí é que parece perceber e lambe-se!
Fomos ao veterenário com ele esta semana. Em princípio ela diz que não é físico, no entanto, tenho de tentar recolher uma amostra desse xixi que ele faz no chão e levar para ela analisar. Ela disse que lhe parece comportamental... está a fazer birra o senhor Gouap! Pelo menos tem uma razão ou pelo menos pensamos que seja porque mudámos de casa há cerca de três meses e ele ficou bastante aborrecido. No entanto, já passou algum tempo, parecia que estava a ficar melhor e agora está novamente a ficar pior. Após fazerem as análises, se não for nenhum problema físico, vai ser medicado com ansiolíticos a ver se fica mais calminho, o rapaz!
Se alguém já passou por uma situação semelhante de mudança de casa com gatos agradecia que me desse umas sugestões. É que ele ficou muito diferente... antes dava-se lindamente com o Chucky, agora anda muitas vezes à porrada, já o magoou a sério (provocou-lhe um abcesso que por sorte tratou-se bem), esconde-se imenso, etc. Eles encontram-se basicamente restritos à cozinha e quando os deixo explorar o resto da casa ficam extremamente nervosos, a miar e então se os levo ao exterior nem se fala! O Gouap abana o rabo com uma rapidez louca e o Chucky esconde-se! Eles estavam habituados a andar no exterior na antiga casa, mas agora tenho medo que fujam. Três meses já não seriam suficientes para se ambientarem???
Agradeço as sugestões que possam dar.
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sexta ago 06, 2010 1:45 pm

Openyoureyes, acho muito estranho o gato urinar-se a dormir. Parece-me mais algum problema de incontinência. Marcação de território é que não é com certeza.

Quanto à reacção deles em relação à nova casa, parece-me natural, uma vez que os mantém confinados à cozinha. Quando eles vão ao resto da casa, vão receosos. Por que razão não os deixa ter mais espaço?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta ago 06, 2010 1:48 pm

Um gato que se urina a dormir tem que ter um problema fisico, não me parece de modo algum comportamental :o
openyoureyes
Membro
Registado: quinta jun 18, 2009 1:14 pm
Localização: Pucca, Garu, Phoebe e Pumba (cães); Gouap e Chucky (gatos)

sexta ago 06, 2010 2:36 pm

Enquanto estamos no trabalho eles ficam na cozinha porque é onde estão as coisas deles e assim não me destroem o resto da casa =) Quando chego a casa por vezes deixo-os ir explorar o resto da casa se também andar por lá, mas como estamos a maior parte do tempo na cozinha eles também estão. Não é por nenhuma razão em especial. Também tomámos mais esta atitude porque o Gouap uma vez foi para a sala e escondeu-se na chaminé da lareira! Andámos doidos à procura dele cá fora, lá dentro... e o senhor a dormir lá bem escondidinho! E depois não conseguia sair!
Também achei muito estranho encontrá-lo todo molhada um dia, porque os gatos são muito limpinhos. Mas contei tudo à veterenária e ela disse que não parecia incontinência... bem, também só vou ter a certeza mesmo quando conseguir a amostra da urina, o que se torna um pouco difícil porque o senhor faz o xixi enquanto está deitado nas almofadas das cadeiras! Mas vamos lá ver se no fim de semana o apanho!
O que me preocupa mesmo é ele andar deprimido ao ponto de fazer isto...
Acham que já será altura de os deixar explorar o exterior? Eles andam andavam à vontade no quintal mas a rua era calma e onde moramos agora passam imensos carros...
Obrigada.
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sexta ago 06, 2010 2:47 pm

Não sou veterinária, claro, mas embora tenha cá em casa gatos que gostam de fazer as suas asneiras, esse problema do Gouap não me parece de todo comportamental, tal como diz a Bingley. E realmente vai ser complicado obter uma amostra de urina nessas condições… Mas a veterinária certamente terá outras alternativas.

Openyoureyes, na minha opinião devia deixá-los circular mais por casa, salvaguardando alguma divisão onde possam fazer mais estragos ou «disparates». Normalmente, os gatos não são assim taaão destrutivos.

Uma das razões para os seus gatos andarem com o comportamento estranho que mencionou (nervosos, receosos) pode muito bem ser porque, para além da mudança, agora estão confinados a um espaço muito mais pequeno. Mas por favor não os deixe ir ao quintal se este não está devidamente isolado do exterior e apresenta esses perigos. Mais casa sim, exterior não. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”