Ajudem! O meu gato recusa-se a comer comida granulada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta ago 25, 2010 5:31 pm

anjjazul Escreveu:
se sabe mais que os vets, parabéns. e não foram sapateiros que me falaram assim
Não me dê os parabéns, eu não sei mais, não se trata de qunatificação de saberes. Mas como sabe há várias opiniões - correntes - e eu sigo opiniões diferentes dessa. Apenas isso. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
s_o_n_i_n_h_a
Membro
Registado: sábado jul 10, 2004 4:25 am

quarta ago 25, 2010 6:20 pm

Olá
os meus 2 seniores têm sempre dois tipos de comida à disposição, contudo, mais velho raramente come ração seca. É um gato saudável, apesar de ser gordo, bebem os dois muita água e nuca por doença os tive de levar ao Vet.

Por vezes existe uma necessidade extrema de seguirmos tudo à risca, tal e qual os vets dizem, com medo de os prejudicar. Eu nem sempre lhes compro RC para ração e sim quando já não apanho a loja aberta comem mesmo Friskies. É verdade que não é por sistema, mas acontece.
São gatos com horários, 10m antes do meu despertador tocar pela manhã, há ron-rons e patinhas em mim, em cima da cama. Acordam-me para que os sirva, haja ou não ração seca, áquela hora querem sempre dividir uma latinha. :lol:
tinoco27
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 3:19 pm

quarta mai 30, 2012 9:49 am

este topico já tem 1 ano pelo menos:D mas vou comentar na mesma :P

o meu gato é mais o contrário,não aceita a comida humida e só quer secos :?
já vou na 3º lata da marca Schesir e ele mandou-me comer,gostaria que ele comesse húmidos,pelo menos de vez em quando porque acho que é saudável para o sistema urinário.
E o veternário ja me recomendou dar húmidos de vez em quando :roll:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mai 30, 2012 10:43 am

tinoco27 Escreveu:este topico já tem 1 ano pelo menos:D mas vou comentar na mesma :P

já vou na 3º lata da marca Schesir e ele mandou-me comer,gostaria que ele comesse húmidos,pelo menos de vez em quando porque acho que é saudável para o sistema urinário.
Os meus também nao pegam assim tão bem em latinhas como eu gostava... O que faço é humedecer a raçao ás vezes de forma a ingerirem mais água :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
tinoco27
Membro

quarta mai 30, 2012 11:10 am

maraya Escreveu:
tinoco27 Escreveu:este topico já tem 1 ano pelo menos:D mas vou comentar na mesma :P

Os meus também nao pegam assim tão bem em latinhas como eu gostava... O que faço é humedecer a raçao ás vezes de forma a ingerirem mais água :wink:

correção...já vou na 5º lata de sabor diferente de Schesir e não comeu nenhuma...até já misturei com os secos e nada,felizmente o meu gato bebe agua todos dias mais que uma vez,mas pode não ser o suficiente
estou frustrado :roll:
LotteSomme
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 9:51 am

quarta mai 30, 2012 12:22 pm

tinoco27 Escreveu:
maraya Escreveu:

correção...já vou na 5º lata de sabor diferente de Schesir e não comeu nenhuma...até já misturei com os secos e nada,felizmente o meu gato bebe agua todos dias mais que uma vez,mas pode não ser o suficiente

Estive com o mesmo problema com a minha gatinha na última semana (até escrevi antes de ontem um post sobre isso: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=97672) também andava frustradíssima, também tentei misturar com a seca, e nada! mas lá cosnegui e tenho duas soluções que talvez o ajudem a si:

Resumindo o meu post: uma das minhas gatas parecia gostar da comida humida que lhe dava da Royal Canin, durante uma semana comeu dessa e de um dia pro outro já nem tocava, fizesse eu o que fizesse. Depois comprei uma latinha Hill's Kitten Frango, adorou mesmo e eu fui comprar mais 7, quando fui dar de novo nem tocou -_- A comida húmida com que ambas as minhas gatas ficam loucas é mesmo umas saquetas da Hill's chamadas Tender Chunks, há de vários sabores, teem pedaços de comida húmida e molho e as minhas gatas ficam mesmo loucas, até a que não come a outra comida húmida que lhe dava devora aquilo! Experimente dar-lhe essas como comida húmida, as minhas gatas adoram todos os sabores.

Entretanto, li bastante pela net sobre o que fazer para "convencer" a minha gatinha a comer das outras latas (já que tinha comprado tantas não ia desperdiçar as latas) e encontrei alguém a sugerir algo num forum americano que experimentei ontem e funcionou lindamente! O que diziam no forum era para tirar a ração seca e servir a húmida de manhã, deixar a comida lá durante 10 minutos e se a gata não come tira-se. Depois não se volta a dar ração seca nem húmida o dia todo e só se volta a por comida às 18h (comida húmida) parece que os gatos vão logo logo comer. Eu não fui capaz de fazer isso, não queria deixar as minhas gatinhas cheias de fome o dia todo, ainda por cima só teem 2 meses e pasam a vida a correr e brincar e saltar pela casa, precisam de comer bem! Mas tentei uma versão mais "soft" disso: quando cheguei a casa vi que a comida seca que lhes tinha deixado para comerem durante o dia já tinha acabado, em vez de repor nessa altura como faço sempre não o fiz. Uma ou duas horas depois pus-lhes comida húmida e milagre dos milagres: a minha gata que não comia a comida húmida devia estar com tanta fome que comeu tudo e com gosto! Entretanto a seguir voltei a por ração. Hoje de manhã ainda tinham ração e dei-lhes um pouco de húmida como dou sempre e a gata comeu, mesmo com a ração lá ao lado disponivel! Tente fazer isso, à minha gata parece ter servido de emenda :)
tinoco27
Membro

sexta jun 01, 2012 12:34 pm

LotteSomme Escreveu:
tinoco27 Escreveu:
maraya Escreveu:

Estive com o mesmo problema com a minha gatinha na última semana (até escrevi antes de ontem um post sobre isso: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=97672) também andava frustradíssima, também tentei misturar com a seca, e nada! mas lá cosnegui e tenho duas soluções que talvez o ajudem a si:

Resumindo o meu post: uma das minhas gatas parecia gostar da comida humida que lhe dava da Royal Canin, durante uma semana comeu dessa e de um dia pro outro já nem tocava, fizesse eu o que fizesse. Depois comprei uma latinha Hill's Kitten Frango, adorou mesmo e eu fui comprar mais 7, quando fui dar de novo nem tocou -_- A comida húmida com que ambas as minhas gatas ficam loucas é mesmo umas saquetas da Hill's chamadas Tender Chunks, há de vários sabores, teem pedaços de comida húmida e molho e as minhas gatas ficam mesmo loucas, até a que não come a outra comida húmida que lhe dava devora aquilo! Experimente dar-lhe essas como comida húmida, as minhas gatas adoram todos os sabores.

Entretanto, li bastante pela net sobre o que fazer para "convencer" a minha gatinha a comer das outras latas (já que tinha comprado tantas não ia desperdiçar as latas) e encontrei alguém a sugerir algo num forum americano que experimentei ontem e funcionou lindamente! O que diziam no forum era para tirar a ração seca e servir a húmida de manhã, deixar a comida lá durante 10 minutos e se a gata não come tira-se. Depois não se volta a dar ração seca nem húmida o dia todo e só se volta a por comida às 18h (comida húmida) parece que os gatos vão logo logo comer. Eu não fui capaz de fazer isso, não queria deixar as minhas gatinhas cheias de fome o dia todo, ainda por cima só teem 2 meses e pasam a vida a correr e brincar e saltar pela casa, precisam de comer bem! Mas tentei uma versão mais "soft" disso: quando cheguei a casa vi que a comida seca que lhes tinha deixado para comerem durante o dia já tinha acabado, em vez de repor nessa altura como faço sempre não o fiz. Uma ou duas horas depois pus-lhes comida húmida e milagre dos milagres: a minha gata que não comia a comida húmida devia estar com tanta fome que comeu tudo e com gosto! Entretanto a seguir voltei a por ração. Hoje de manhã ainda tinham ração e dei-lhes um pouco de húmida como dou sempre e a gata comeu, mesmo com a ração lá ao lado disponivel! Tente fazer isso, à minha gata parece ter servido de emenda :)

boa tarde,eu ja fiz isso.mas não foi por tanto tempo,costumo tentar de manha,porque ele dorme comigo e fica toda noite sem comer,e de manha quando vou tomar o pequeno almoço ele tambem vai comer,ele é do tipo,se gosta come nem que esteja cheio,agora se não gosta,não come mesmo,já estive a pensar em dar essa da tal hills até vou comprar para ver se ele aceita melhor,estou a estragar muitas latas com ele,ja tentei mais de 10 sabores da Schesir e ele não tocou em nenhuma,o que vale é que dou sempre animais vadios que costumam andar por aqui.e assim não acho que esteja a perder dinheiro,ajudo sempre ;)
desde já obrigado pelas dicas
ps:tambem não gosto de pensar nem deixar o meu gato á fome,mas na verdade eles aguentam bem mais que nós ;)
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sexta jun 01, 2012 2:40 pm

Conheço uma gata de rua (que por acaso estou a tentar apanhar para esterilizar) e que tem sido um verdadeiro tormento porque se tiver qualquer tipo de comer que não seja ração, pura e simplesmente não come(nem o comer nem a ração) :o
O que é que se faz? deita-se latinhas que se estragaram para o lixo e dá-se ração à gata... e ela come.

O interessante disto é que ela vai aos caixotes do lixo mas se pusermos comida caseira ou latinhas ela não come :roll:

Tive um gato que enquanto a comida estava no prato não comia e que depois a ia buscar ao caixote do lixo (independentemente do tipo de comida!) :oops: :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Gatos”