Desisti do Tigradinho!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta out 28, 2010 11:05 am

Pois, isso é uma questão ue pode informar-se, basta um telefonema :-)

O Gatil/canil do seixal não pratica eutanasia a não ser que o animal a abater esteja acompanhado uma carta do veterinário a autorizar a eutanasia por motivos de doença.
Ainda a pouco tempo tive lá no canil para saber informações sobre 2 cachorros bebes que uma amiga tinha para dar e eles tinham uma lista de espera de pessoas que queriam cachorros de pequeno porte.

Ligue a perguntar, nem que seja apenas por curiosidade, pode ser sempre util saber o funcionamento deles. Podem ter campanhas de esterilização ou FAT's e também conseguir tirar umas fotos que coloque no mural das adopções no gatil ou associações, vets.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 28, 2010 12:58 pm

June76 Escreveu:
99smiles Escreveu:June e reportar a uma associação proxima ou gatil? Pode ser que o recolham e lhe arranjem um dono, pelo menos até lá não anda na rua ao frio agora no inverno.
Não sei se o canil de Loulé recolhe animais nos campos, mas não me parece que o faça, pois mesmo na zona do canil há imensos gatos a viver na rua. E também tenho receio que o destino dele, caso entrasse no canil fosse a eutanásia.

Em Loulé existe também a Associação São Francisco de Assis, mas não sei exactamente qual é a sua função.

Eu julgo que onde ele está não tem problema em encontrar um local aconchegado para passar a noite. Caça também não lhe deve faltar, pois ele não está propriamente magro. É possível que ele até seja feliz assim, pois foi a única vida que conheceu.

O ideal era mesmo encontrar alguém aqui da zona que estivesse disposto a adoptar um gato adulto e ainda por domesticar. Mas isso é quase como acreditar no Pai Natal!
Não recolhe, não, pelo menos foi o que me disseram, e faz sentido. As pessoas, ali, não se incomodam com os gatos, até dão jeito por causa dos ratos.

Concordo com o que diz, ele provavelmente é feliz assim e vai-se «safando», como se costuma dizer. A ser adoptado, deveria ser por alguém com terreno, e logo se veria se se fazia a ser animal de casa ou não. Mas para isso seria preciso fazer a experiência.

June, na zona há muitos estrangeiros, como sabe, alguns dispostos a adoptar animais que andem mais ou menos em liberdade, e até menos bonitos ou perfeitinhos que os outros. Um casal adoptou-me dois gatinhos, um deles cego de um olho; e outro adoptou-me outros dois, bastantes ariscos (embora fossem irmãos dos primeiros, que eram uns doces). Neste último caso, foi mesmo essa a combinação: eles ficariam com acesso à casa e ao terreno, e escolheriam ficar onde se sentissem melhor. Com o tempo, acabaram por se tornar bastante mais meigos do que comigo.

Veja se consegue tirar uma fotografia melhor ao Tigradinho e coloque um cartaz em veterinários, envie para associações, faça um mail em português e inglês e envie para a sua lista, pedindo divulgação... Quem sabe o Tigradinho não tem sorte?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta out 28, 2010 8:25 pm

A zona por onde anda o Tigradinho fica a mais ou menos 5 km do local onde o Lenny desapareceu, e é exactamente como a Tassebem descreveu. Se os meus avós aceitassem ficar com ele (coisa que neste momento parece-me impossível, visto não gostarem muito de gatos e já terem o Bichaninho e a mãe para cuidar) a vida dele não iria mudar muito. Apenas passaria a ter um sítio certo para ir comer, sem precisar caçar ou roubar comida nas cozinhas dos vizinhos.

A nossa cadelinha Titi também não aprecia a presença de gatos e vai a correr atrás deles, quando nota a presença de algum. É quase sempre ela que denuncia a presença do Tigradinho, mas para eu conseguir estar um pouco com ele tenho de prende-la.

Eu acabei por me afeiçoar ao gato e tenho dúvidas se se o retirar do seu ambiente natural e entrega-lo a uma instituição não estarei a prejudica-lo em vez de ajuda-lo.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
gatopocas
Membro Veterano
Registado: quarta dez 10, 2008 3:43 pm
Ronie
Chico
Nina

sexta out 29, 2010 5:05 pm

June, não há a possibilidade de lhe deixar ração e água num local abrigado no quintal dos seus avós, onde ele possa ir comer?
Deixava também uma caixinha onde pudesse dormir.
Se assim fosse, ao fim de semana quando lá vai deixava lá o comer e ele assim já sabia que tinha sempre ai pelo menos papinha.
Podia continuar na vidinha dele, mas mais protegido.
Ele deve gostar da vida que tem, em liberdade, o problema são os perigos que corre.
Mas levá lo para o canil, não acho que seja boa ideia.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 29, 2010 8:21 pm

Nem penso que essa ideia tenha passado remotamente sequer pela cabeça da June, Gatopocas. :)

Se bem me lembro, o que ela disse é que não via hipótese de o recolher e que o canil estava fora de questão, pois o fim dele seria o que todos sabemos.

Acho que a sua sugestão é boa, resta saber se os avós da June estarão pelos ajustes... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

terça nov 02, 2010 3:00 pm

Como está o Tigradinho?
June76
Membro Veterano

quarta nov 03, 2010 3:47 am

gatopocas Escreveu:June, não há a possibilidade de lhe deixar ração e água num local abrigado no quintal dos seus avós, onde ele possa ir comer? Deixava também uma caixinha onde pudesse dormir.
Gatopocas, a ideia de deixar-lhe comida num local abrigado já me tinha passado pela cabeça. Costumo deixar ração em cima de um valado junto à casa dos meus avós e umas vezes desaparece e outras não. Mas ontem à noite experimentei deixar ração dentro de um recipiente noutro local e hoje quando lá voltei a ração tinha desaparecido toda. Mas não posso ter a certeza que foi ele que comeu, até pode ter sido a gata dos meus avós.

Em relação a um sitio aconchegado para dormir, eu julgo que ele não deve ter problemas em encontrar, pois a casa dos meus avós é um casa de campo com vários alpendres e garagens. No entanto, eu julgo que ele deve ter outro local onde passa as noites, pois lá não é o seu poiso habitual. Antes era junto aos caixotes do lixo perto de um restaurante, mas também já há muito tempo que não o vejo lá.

O que me preocupa são os perigos que corre por andar à solta. Pode ir roubar comida à cozinha de algum vizinho e levar um tiro ou ser envenenado. E também pode ser atropelado. É claro que qualquer animal que ande em liberdade está sujeito a isso.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
June76
Membro Veterano

quarta nov 03, 2010 3:59 am

liliana28 Escreveu:Como está o Tigradinho?
Liliana, a última vez que vi o Tigradinho foi no Domingo à noite. A cadela ladrou e quando fui ver lá estava ele em cima da amendoeira onde costuma aparecer. Prendi a cadela e ele desceu para vir ter comigo. Depois dei-lhe ração e ele comeu com muito apetite. Parecia estar com muita fome, mas apalpei-lhe o lombo e ele está bem gordinho.

Aceitou festinhas, mas deu-me duas dentadas na mãos que me fizeram sangue. Uma quando lhe apalpei o pescoço para ver se tinha carraças e outra quando fui verificar se já tinha comido a ração toda. Ele sopra e ataca com algum movimento mais brusco e isso deixa-me com dúvida acerca da possibilidade de vir a ser um gato de casa. Talvez aquele ambiente seja mesmo o ideal para ele.
June76
Membro Veterano

quarta nov 03, 2010 4:06 am

Tassebem Escreveu:Nem penso que essa ideia tenha passado remotamente sequer pela cabeça da June, Gatopocas. :)

Se bem me lembro, o que ela disse é que não via hipótese de o recolher e que o canil estava fora de questão, pois o fim dele seria o que todos sabemos.

Acho que a sua sugestão é boa, resta saber se os avós da June estarão pelos ajustes... :roll:
Tassebem,

Os meus avós nem querem ouvir falar em mais gatos. o Tigradinho costuma ir roubar comida à cozinha e eles quando o vêem chamam logo a cadela para ir atrás dele. A sorte dele é que a cadela é uma caniche anã :) .
gatopocas
Membro Veterano
Ronie
Chico
Nina

quarta nov 03, 2010 9:43 am

Pois realmente não se pode ter tudo :)
Ele tem liberdade, faz o que quer, mas isso tem custos.
Acho que realmente para ele o ideal é a vida que tem neste momento.
June76
Membro Veterano

segunda nov 29, 2010 3:01 am

O Tigradinho tem aparecido com regularidade em casa dos meus avós. Durante o dia não sei por onde anda, mas ao anoitecer basta eu chamar por ele que ele aparece a miar como se falasse comigo. De vez em quando ainda se assanha, mas está cada vez mais afeiçoado a mim. Até dá pena ter de fechar a porta e deixa-lo na rua. Posso estar enganada, mas parece-me que o sonho daquele pequeno tigre era ter um sofá onde pudesse dormir.

No entanto, um dia destes tive um problema por causa dele. O meu Bichaninho cheirou-me e ao sentir o cheiro do Tigradinho atacou-me. Parecia um animal feroz. Nunca o tinha visto assim e fiquei realmente assustada.
gatopocas
Membro Veterano
Ronie
Chico
Nina

segunda nov 29, 2010 11:53 am

Não tem maneira de lhe arranjar uma caixinha com uma mantinha, ou uma camisola velha, dentro e num lugar abrigado onde ele possa ficar? Seria bom, assim ele pelo menos tinha onde se resguardar deste frio.
Os nossos não gostam dos cheiros dos outros gatitos, ficom com ciumes :lol:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta dez 02, 2010 2:03 am

É engraçado. As minhas não se importam se trago cheiro de outros gatos, Então se for de macho até ficam mais tempo a cheirar... :lol:

Os gatos não são todos iguais
June76
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 9:15 pm

gatopocas Escreveu:Não tem maneira de lhe arranjar uma caixinha com uma mantinha, ou uma camisola velha, dentro e num lugar abrigado onde ele possa ficar? Seria bom, assim ele pelo menos tinha onde se resguardar deste frio.:lol:
Uma noite destas coloquei umas calças de ganga velhas no terraço para ver se ele se deitava lá. No entanto, ele não ligou muito. E depois tive de esconde-las à pressa quando a minha mãe chegou. Eu gostava de lhe arranjar uma caixinha de cartão com uma roupa dentro para ele se aconchegar nas noites frias. O problema é a minha família. Eu já o alimento e dou-lhe mimo, se passo a arranjar-lhe lugar para dormir então será o mesmo que adopta-lo e ninguém vê isso com bons olhos naquela casa. Os meu pais dizem que para ele estar assim robusto e com bom pêlo deve ter é dono. Mas eu não acredito nisso. Acho que tem é outros protectores além de mim. Afinal eu só lá vou um dia por semana e ele precisa desenrascar-se nos restantes dias.
June76
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 9:26 pm

ambv Escreveu:É engraçado. As minhas não se importam se trago cheiro de outros gatos, Então se for de macho até ficam mais tempo a cheirar... :lol:
Pois, mas neste caso são dois machos :), embora o Bichaninho seja castrado. Ele não é propriamente um gatinho de colo, mas costumava ser manso. Até banho já lhe dei algumas vezes. Agora naquela noite em que sentiu o cheiro do Tigradinho na minha roupa começou a rosnar, e quando tentei acalma-lo virou-se contra mim e mordeu-me. E depois atacou o Gucci que estava por perto. O Gucci assustado escondeu-se debaixo da cama e começou também a rosnar para ele. Parecia que tinha em casa dois gatos fezores.

Acho que só naquela noite me dei conta da sorte que tive dos dois terem-se dado bem logo desde o inicio. Mas o Gucci não tem comportamento de macho dominante e na altura o Bichaninho tinha apenas 3 meses. Eu acredito que deve ser extremamente dificil juntar dois gatos adultos dominantes.
Responder

Voltar para “Gatos”