Dúvidas sobre adoptar gato para apartamento
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
quando fui para os açores e julgava que vivia no paraíso, deixava sair os gatos. uma vez vi um grande pedaço de frango no quintal. o que estaria lá a fazer? depois fui percebendo onde estava. desde terem roubado a joana até ver montes de gatos atropelados na rua, achei que era melhor ficarem em casa. estragam? pena. quem não quer chatices, não as arranja. ainda nenhum me pediu para o trazer.
no ano passado, tive muita peninha da estrela. a grande preocupação era arranjar uma casa com quintal. não chegava. a pikena precisava de fugir para a rua. um dia, foi envenenada. escapou por pouco. acabaram-se as idas ao quintal. agora está na escola. quando aprender, talvez a solte num sítio seguro
no ano passado, tive muita peninha da estrela. a grande preocupação era arranjar uma casa com quintal. não chegava. a pikena precisava de fugir para a rua. um dia, foi envenenada. escapou por pouco. acabaram-se as idas ao quintal. agora está na escola. quando aprender, talvez a solte num sítio seguro
anjjazul
Eu acredito que uma vez que conhecerem só a vida de apartamento, não sintam a falta de ir à rua, são diferentes dos cães.
E eu sei que mesmo o gato mais sossegado acaba por estragar qualquer coisa. Estava só a procurar de experiências e dicas que ajudassem a minimizar os danos e a proporcionar-lhes conforto
E eu sei que mesmo o gato mais sossegado acaba por estragar qualquer coisa. Estava só a procurar de experiências e dicas que ajudassem a minimizar os danos e a proporcionar-lhes conforto

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
É isso mesmo
Os gatos de apartamento o que necessitam mais que os que saem é de estimulos para que não se aborreçam e não desatem a destruir as coisas. Em primeiro lugar acho que é importante ter um arranhador onde podem ir afiar as unhas e aprender que é lá que se deve fazer isso.
Depois terem briquedos (comprados ou feitos em casa) que os estimulem por exemplo a perseguir, a caçar, a esconderem-se tudo actividades que eles naturalmente já gostam de desenvolver.
Com um pouco de imaginação consegue-se facilmente a felicidade dos felinos

Os gatos de apartamento o que necessitam mais que os que saem é de estimulos para que não se aborreçam e não desatem a destruir as coisas. Em primeiro lugar acho que é importante ter um arranhador onde podem ir afiar as unhas e aprender que é lá que se deve fazer isso.
Depois terem briquedos (comprados ou feitos em casa) que os estimulem por exemplo a perseguir, a caçar, a esconderem-se tudo actividades que eles naturalmente já gostam de desenvolver.
Com um pouco de imaginação consegue-se facilmente a felicidade dos felinos

Sónia
Por acaso os meus nunca embirraram com a árvore de natal. Em algusn dias aquele gato de apartamento fez mais estragos que os meus de campo, a vida inteira!
Num andar é preciso muito cuidado com portas, janelas e varandas.
Um gato escapa sem se dar conta e sai para o patamar.
Muito cuidado com o fogão, os gatos adoram ir lá mexer e podem queimar as patas a mexer em placas quentes.
Quando um animal está restrito a um sitio, tem mais hipóteses de ir examinar tudo porque precisa estar ocupado.
Gatos que dormem o dia todo precisam de se mexer de noite, os gatos são predadores nocturnos como podemos ver pelo tipo de olhos, e gostam de estar activos à noite. Há vizinhos que não gostam disto...
Um bicho que dorme todo o dia, o dono não deve esperar que durma toda a noite.
A mim faz-me claustrofobia ver animais fechados. Prefiro não ter.
Num andar é preciso muito cuidado com portas, janelas e varandas.
Um gato escapa sem se dar conta e sai para o patamar.
Muito cuidado com o fogão, os gatos adoram ir lá mexer e podem queimar as patas a mexer em placas quentes.
Quando um animal está restrito a um sitio, tem mais hipóteses de ir examinar tudo porque precisa estar ocupado.
Gatos que dormem o dia todo precisam de se mexer de noite, os gatos são predadores nocturnos como podemos ver pelo tipo de olhos, e gostam de estar activos à noite. Há vizinhos que não gostam disto...
Um bicho que dorme todo o dia, o dono não deve esperar que durma toda a noite.
A mim faz-me claustrofobia ver animais fechados. Prefiro não ter.
Olá 
Depois do que li aqui, não me posso queixar do comportamento da minha gatinha.
Nunca fez grandes estragos...
Quando adoptei, comprei um arranhador, com uma casota para ela ficar, sabe que só ali é que pode arranhar.
Gosta de brincar com papeis, rolhas, plastico... prefere estes a qualquer outro brinquedo que tenha comprado.
Um gato em apartamento é fácil educar, embora é preciso de ter paciencia. Percebo a preocupação de estragar alguma mobila ou as cortinas... no entanto qualquer criança também é capaz de estragar coisas, como puxar por uma toalha com toda a loiça em cima... ou tirar a terra dos vasos e arrancar as plantas.
Estragos podem acontecer, por variadissimos motivos, principalmente quando temos animais pequenos ou crianças, no entanto não devemos condicionar a adopção por causa disso. Devemos educar! Depende de nós....

Depois do que li aqui, não me posso queixar do comportamento da minha gatinha.
Nunca fez grandes estragos...
Quando adoptei, comprei um arranhador, com uma casota para ela ficar, sabe que só ali é que pode arranhar.
Gosta de brincar com papeis, rolhas, plastico... prefere estes a qualquer outro brinquedo que tenha comprado.
Um gato em apartamento é fácil educar, embora é preciso de ter paciencia. Percebo a preocupação de estragar alguma mobila ou as cortinas... no entanto qualquer criança também é capaz de estragar coisas, como puxar por uma toalha com toda a loiça em cima... ou tirar a terra dos vasos e arrancar as plantas.
Estragos podem acontecer, por variadissimos motivos, principalmente quando temos animais pequenos ou crianças, no entanto não devemos condicionar a adopção por causa disso. Devemos educar! Depende de nós....
Muslie, são opiniões. As minhas gatas sempre tiveram livre acesso à rua e mesmo assim fizeram alguns estragos. E não tendo o dom de lhes ler os pensamentos, julgo que preferiam estar em casa nos miminhos com os donos a estar na rua. Para sairem apenas ficavam a olhar para a rua. Para entrarem miavam que se fartavam e não descansavam até entrar
Lá está, depende dos hábitos e da personalidade de cada gato, acho eu.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm
Boa tarde Princesan!
Antes de mais dou-lhe os parabéns por estar a analisar bem a vinda do animal para a sua casa.
Digo-lhe que os meus gatos, à excepção do Wallee, vieram todos da rua e acredito que sejam muito felizes! Neste momento vivem numa vivenda (sem acesso ao exterior), mas já foram gatos de apartamento e sempre me pareceram muito felizes!
Tenho mais recentemente a Carolina, que é uma gata adulta que veio cá para casa com a sua ninhada de filhote com uns 3 dias de vida, cuja vida foi vivida na rua...aos poucos, tem-se desinibido de tal forma que acho que se a colocasse na rua é que seria infeliz! Portanto, é uma gata adulta que viveu na rua durante algum tempo e sente-se muito bem em casa. É daquelas gatas que eu posso deixar a janela aberta que ela não sai!
Como já foi dito, depende bastante das personalidades, mas se realmente gostar e tiver disposta a fazer um ou outro "sacrifício" ultrapassa qualquer estrago que lhe faça. Os meus gatos, por acaso só se lembram de atacar os cortinados , por isso só compro cortinados baratos!
Nunca me estragaram mais nada e mesmo que o fizessem...Paciência!
Desculpe o testamento! Espero que pondere bastante e vá dando notícias!
Antes de mais dou-lhe os parabéns por estar a analisar bem a vinda do animal para a sua casa.

Digo-lhe que os meus gatos, à excepção do Wallee, vieram todos da rua e acredito que sejam muito felizes! Neste momento vivem numa vivenda (sem acesso ao exterior), mas já foram gatos de apartamento e sempre me pareceram muito felizes!
Tenho mais recentemente a Carolina, que é uma gata adulta que veio cá para casa com a sua ninhada de filhote com uns 3 dias de vida, cuja vida foi vivida na rua...aos poucos, tem-se desinibido de tal forma que acho que se a colocasse na rua é que seria infeliz! Portanto, é uma gata adulta que viveu na rua durante algum tempo e sente-se muito bem em casa. É daquelas gatas que eu posso deixar a janela aberta que ela não sai!

Como já foi dito, depende bastante das personalidades, mas se realmente gostar e tiver disposta a fazer um ou outro "sacrifício" ultrapassa qualquer estrago que lhe faça. Os meus gatos, por acaso só se lembram de atacar os cortinados , por isso só compro cortinados baratos!

Desculpe o testamento! Espero que pondere bastante e vá dando notícias!

-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
A carolina é uma gata lindissima
ainda bem que está integrada na família, é engraçado como há gatos de rua tão meigos e que se adaptam tão bem à vida de casa e outros que apesar de serem criados em casa desde bébés são uns vadios, os felinos nunca páram de nos surpreender 

Sónia
Uma das gatas que tivemos tinha predilecção pelos 2 sofás, tanto o de tecido que tinha uns berloques (empreguei bem o termo, tinha), como o de pele, que tem lá umas cicatrizes bem marcadas para que nunca a esqueçamos...
A bichana actual tinha a mania de ir para dentro dos armários da roupa, estragou-me tops e vestidos, inclusive o vestido de uma amiga minha (que graças a deus nunca mo pediu de volta
).
Fizeram as traquinices mais impensáveis e eu nunca deixei de as amar. Adoro mesmo gatos e julgo que já os conheço um pouco, ´daí ter-vos exposto todas as minhas preocupações. Porque além das coisas serem novas em casa (que eu sei que qdo se estragarem ralho no momento e depois passa e é um motivo para arranjar novas decorações
), o meu namorado nunca viveu com gatos e tenho que estar preparada para todas as eventualidades para a vida de um gato num apartamento.
Muito obrigada por todas as vossas respostas!
A bichana actual tinha a mania de ir para dentro dos armários da roupa, estragou-me tops e vestidos, inclusive o vestido de uma amiga minha (que graças a deus nunca mo pediu de volta

Fizeram as traquinices mais impensáveis e eu nunca deixei de as amar. Adoro mesmo gatos e julgo que já os conheço um pouco, ´daí ter-vos exposto todas as minhas preocupações. Porque além das coisas serem novas em casa (que eu sei que qdo se estragarem ralho no momento e depois passa e é um motivo para arranjar novas decorações

Muito obrigada por todas as vossas respostas!

-
- Membro Veterano
É muito verdade isso, Sónia!!! 
Tive alguns "problemas", mas assim que ela ficou sem os filhotes e foi esterilizada começou a mudar de dia para dia, felizmente!
Ainda temos alguns problemas de socialização para com os outros gatos, mas esta gata é um doce para os humanos e só precisa de tempo!
PS- Tenho que colocar umas fotos dos filhotes dela. Estão enormes!!!

Tive alguns "problemas", mas assim que ela ficou sem os filhotes e foi esterilizada começou a mudar de dia para dia, felizmente!

Ainda temos alguns problemas de socialização para com os outros gatos, mas esta gata é um doce para os humanos e só precisa de tempo!

PS- Tenho que colocar umas fotos dos filhotes dela. Estão enormes!!!

-
- Membro Veterano
O meu marido também nunca tinha vivido com gatos, no entanto, há coisa de 1 ano e pouco passou de nenhum para 6...e ADORA-OS!princesan Escreveu: o meu namorado nunca viveu com gatos e tenho que estar preparada para todas as eventualidades para a vida de um gato num apartamento.

-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Claro que vai e se for gata entãoprincesan Escreveu:Quer que eu lhe diga um segredo? Também desconfio que ele irá ficar apaixonado por gatos

Sónia