Já não sei o que fazer... Acho que vou ter que dar o Sasha!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quinta set 16, 2010 11:19 am

Ai eu então estou ansiosa de ser mãe e ver o/a meu filho/a com as bichas todas e o bicho feio cá de casa.

Paty, eu fui criada com os meus avós na quinta deles. Bem tentaram por-me num infantário mas eu estava sempre doente e constantemente no hospital com aerossois pegados ao nariz, ou com otites, ou a vomitar. Muito trabalhinho dei aos meus pais nos primeiros tempos. Felizmente que um dia a minha avó bateu o pé e disse que para o infantário eu não ia mais. O meu avô na altura tambem se reformou cedo (era soldador em estações petrolíferas no meio do oceano e estava farto daquela vida de viajar para todo o lado) e decidiram cuidar de mim. Agora imagine... A minha avó com dezenas de cabeças de galinhas, ovelhas e coelhos, o meu avô caçador chegou a ter 20 e tal cães, as árvores de fruto para tratar, batatas, couves, cebolas, regas, vindima e eu para cuidar de segunda a sábado ou muitas vezes a semana toda. Era obra. Depois nunca fui de estar quieta e só fazia disparates. Acha que a minha avó com pêlos de coelho, cães, merdinha de galinha ia ter tempo de mudar de avental? O meu avô mudava-me a fralda com as mãos cheias de terra. Pousava o sacho e vá de mudar a fralda à miuda ali no meio do campo. Lavava-me o cu num balde e já está!

E não foi há tanto tempo quanto isso. Tenho 23 anos. Hoje não tenho problema nenhum. Nunca mais tive otites, nem problemas respiratórios nem nada que se pareça. E sou grata a eles por ter visto tanta coisa. Meter o dedo no cu da galinha para ver se tem ovo e o ovo cair-me na mão, estar horas dentro da barraca do cão e dar-lhe a minha chucha e ele chuchar e depois eu, ver a gata a parir, fazer a venda dos produtos com eles no mercado ao sábado. Criar patos e andar com eles o dia todo nos bolsos. E nunca fiz mal a nenhum bichinho.

As unicas doenças que tive e não foram doenças foi partir a cabeça no tractor e alguns arranhões de estar em cima da arvores.

Agora diga-me... Se a minha avó decidisse dar um cão só porque ele me rosnava? O mais provávell se ele me rosnasse era o meu avô pegar-me num braço e dizer-me se queres brincar com os cães brinca com os pequeninos que estes são da caça e não se brincam. Ou se uma galinha me picasse a minha avó não a ia dar porque eles eram pobres (como o meu avô se reformou cedo e enganaram-no nos descontos não tinha grande reforma e a minha avó era doméstica) e esse era o seu sustento.

E fui tão feliz. Na altura havia lá psicologia canina ou felina. Se um dos bichos me mordesse não punha lá mais a mão. Os animais acabam por se habituar. Deixe andar o Sasha. Vai ver que se tornam grandes amigos quando a sua filhota começar a gatinhar. Enquanto isso dê mimos a todos porque quando se é mulher temos de nos desdobrar por toda agente de casa, seja marido, filhos, cão, gato, periquito, sogra...

Sabe lá se o animal não se sente assim por a Paty achar que ele tem pêlo grande e não pode estar em contacto com a sua filha?

Deixe-o estar na casa que ele conhece e vai ver que terá grandes momentos de alegria!

Boa sorte!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 16, 2010 12:26 pm

Excelente testemunho o da MRJN. Deve ter sido uma infância realmente muito feliz.

Eu também acho que, hoje em dia, exageramos muitas vezes nos temores. Vivemos num mundo cada vez mais asséptico, mas não é por isso que vemos crianças mais saudáveis, menos alergias... pelo contrário. Como sempre, no meio é que deve estar a virtude. Nem cuidados a mais, nem a menos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
patty82
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2010 4:58 pm

quinta set 16, 2010 12:49 pm

Realmente a infância da MRNJ deve ter sido fantástica.
Eu também tive uma infãncia passada no quintal dos meus avós com coelhos e galinhas. Inclusivé tive uma pata de estimação, a "Sónia". Fofa!

Mas acho que depois de sermos pais, encaramos as coisas de forma diferente e os cuidados passam a ser outros. E eu não me considero uma mãe-galinha nem super-protectora.
MRJN
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 1:07 pm

patty82 Escreveu:Realmente a infância da MRNJ deve ter sido fantástica.
Eu também tive uma infãncia passada no quintal dos meus avós com coelhos e galinhas. Inclusivé tive uma pata de estimação, a "Sónia". Fofa!

Mas acho que depois de sermos pais, encaramos as coisas de forma diferente e os cuidados passam a ser outros. E eu não me considero uma mãe-galinha nem super-protectora.
Paty eu ainda não fui mãe e acredite que posso ser nova mas se há pessoa que o deseja sou eu mas tenho de me controlar porque eu e o homem estamos em início de vida (apesar de ele ser mais velho) e ele acha que tenho de pensar em mim primeiro e organizarmos a nossa vida e sei também que serei a mãe mais galinha do mundo e mal veja ranhoca no nariz do meu filho irei a correr limpá-la mas quanto aos animais acho que os devemos deixar estar e conviver com o novo membro da familia (sempre com supervisao claro) mas não desistindo.

Sei que é dificil cuidar de um bebé e de tantos afazeres em casa nomeadamente animais mas experimente deixar a Francisca 5minutos só para o pai e dedicar-se aos seus gatos esses 5minutos, brincando, fazendo festas, dando-lhes goluseimas. Não desista do Sasha (e eu acredito que se fosse essa a sua intenção nem teria vindo aqui, desistia dele e pronto mas sei que o ama muito) mas vá tendo mais atenção com ele, se ele não quiser é deixá-lo estar.

Sabe também tenho duas miúdas gatas e antes de organizar a minha vida mudámos de casa "n" de vezes e uma delas ficámos separadas 4 meses (sendo que só ia tratar delas e fazer-lhes uns mimos meia hora no máximo) e quando nos mudámos definitivamente para a nossa casinha a Zappa (a mais nova cujo pico da infancia dela foi nesses 4 meses) também era muito reguila e manhosa.Agora está uma bela adulta, meiguinha e podemos até torcê-la que a fulana nem se queixa. É um doce.
A minha Piggy a mais velhinha sofria muito como piegas que é. E olhe pode não acreditar mas numa dessas vezes não sei se foi impressão minha mas acho que a minha gatinha tinha lagrimas nos olhos quando eu me ia embora e nunca por nunca ser se virou ou teve uma atitude rude. Tem todas as suas manhas uma para a outra mas nessas alturas deixo-as estar e elas que resolvam o problema.

O gato não é como um cão. Que o mandamos para a barraca e fica ali à espera que o dono o perdoe. O gato se fosse do tamanho de um tigre seria o felino mais inteligente e o maior predador que teríamos.

É complicado e não a condeno nem eu nunca teria esse poder de o fazer e se o tivesse não o faria mas não desista do sasha.

Bem haja Patty e um beijinho para si e restante família!

Boa sorte!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 16, 2010 1:10 pm

o joão gato durante quase 16 anos, fez cócó ao lado do caixote. só não fazia logo após a mudança da areia. a seguir, lá estava ele.
foi supeeeer mimado. e então? chorei que nem uma madalena quando morreu. tive e tenho montes de gatos. aquele é o super gato
anjjazul
MRJN
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 1:20 pm

Tassebem Escreveu:Deve ter sido uma infância realmente muito feliz.

Ai tanto, tanto, tanto Tassebem! Nem imagina!!! Até a cavalo em ovelhas andei! :lol: Claro que nessa altura era um pisco para comer e era magrinha então não fazia diferença :lol: :lol:

Depois o meu avô e o meu pai fizeram-me um cavalo em madeira com uma cana e pronto já não precisava das ovelhas. 8)

Ai que saudades!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 16, 2010 3:31 pm

MRJN Escreveu:...

Ai que saudades!
Tenho lido tanta coisa aqui em silêncio, porque as respostas alguém sempre as dá por mim... alguém sempre diz o que eu iria dizer :)

Mas agora a MRJN fez-me tanto bem à alma!

O seu testemunho pôs-me de lágrimas nos olhos e juro que até tive vontade de a abraçar... :oops:

Que bem... que maravilha... tudo o que escreveu, o que sentiu, o que transmitiu... tudo foi maravilhoso!

E também a Soninha... o que disse foi perfeito!

E eu desejo do coração que o Sasha continue na sua casinha, com os doninhos que ele adora... e que o compreendam nesta sua atitude tão caracteisticamente felina!

Desculpem a mariquice... :oops: mas eu realmente adorei estas respostas! São tudo o que a doninha do Sasha precisava de ler! :wink:
MRJN
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 3:54 pm

pathelen Escreveu:
MRJN Escreveu:...

Ai que saudades!
Tenho lido tanta coisa aqui em silêncio, porque as respostas alguém sempre as dá por mim... alguém sempre diz o que eu iria dizer :)

Mas agora a MRJN fez-me tanto bem à alma!

O seu testemunho pôs-me de lágrimas nos olhos e juro que até tive vontade de a abraçar... :oops:

Que bem... que maravilha... tudo o que escreveu, o que sentiu, o que transmitiu... tudo foi maravilhoso!

E eu desejo do coração que o Sasha continue na sua casinha, com os doninhos que ele adora... e que o compreendam nesta sua atitude tão caracteisticamente felina!

Desculpem a mariquice... :oops: mas eu realmente adorei estas respostas! São tudo o que a doninha do Sasha precisava de ler! :wink:

Pathelen também teve uma infancia assim com a bicharada e de cara suja de terra? :D

Eu dou abracinho virtual mas dou! Não é o mesmo que frente a frente mas conta a intenção!

E um beijinho bom claro está! Daqueles repenicados!
patty82
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2010 4:58 pm

quinta set 16, 2010 3:59 pm

Realmente tudo o que foi dito aqui ajudou-me bastante.
Fez-me ter esperança que isto seja temporário e que ele volte a ser a doçura que era. Ou antes, que deixe de fazer as asneiras que faz porque ele continua a ser a mesma doçura connosco.
Os meus gatos têm reacções muito distintas desde que a Francisca nasceu.
O Sushi sempre foi o mais arredio, e pegar nele ao colo nem pensar que gemia logo e queria chão. Depois da bébé nascer, é vê-lo pedir colo, e querer saltar para cima de nós em todas as oportunidades. Com a própria Francisca... Aproveita qualquer momento para se roçar nas mãozitas e nos pézitos dela.
É completamente diferente do Sasha... Desde o dia em que trouxe a da maternidade que ele a ignora completamente. É como se ela nem existisse... Agora já começa a querer chegar-se e a cheirá-la, mas sou franca... Tenho medo pois não sei se ele não poderá tentar arranhá-la ou assim com os ciúmes...
Agora resta tentar convencer o meu marido que também é apaixonado por eles...

O meu obrigado a todos os que me deixaram aqui uma palavra de apoio e moralização.

Beijinhos e muito obrigado!
MRJN
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 4:04 pm

patty82 Escreveu:Realmente tudo o que foi dito aqui ajudou-me bastante.
Fez-me ter esperança que isto seja temporário e que ele volte a ser a doçura que era. Ou antes, que deixe de fazer as asneiras que faz porque ele continua a ser a mesma doçura connosco.
Os meus gatos têm reacções muito distintas desde que a Francisca nasceu.
O Sushi sempre foi o mais arredio, e pegar nele ao colo nem pensar que gemia logo e queria chão. Depois da bébé nascer, é vê-lo pedir colo, e querer saltar para cima de nós em todas as oportunidades. Com a própria Francisca... Aproveita qualquer momento para se roçar nas mãozitas e nos pézitos dela.
É completamente diferente do Sasha... Desde o dia em que trouxe a da maternidade que ele a ignora completamente. É como se ela nem existisse... Agora já começa a querer chegar-se e a cheirá-la, mas sou franca... Tenho medo pois não sei se ele não poderá tentar arranhá-la ou assim com os ciúmes...
Agora resta tentar convencer o meu marido que também é apaixonado por eles...

O meu obrigado a todos os que me deixaram aqui uma palavra de apoio e moralização.

Beijinhos e muito obrigado!

Patty é como dissemos dê tempo ao tempo. Esteja atenta quando o sasha se aproximar da Francisca e tenha paciência.

Boa sorte e sempre que precisar já sabe!

Beijinho
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 16, 2010 4:56 pm

MRJN Escreveu:
Pathelen também teve uma infancia assim com a bicharada e de cara suja de terra? :D
:lol: :lol: :lol:

Não foi bem assim... mas foi quase! Eu era a maria dos bichos, tudo que era bicho ía parar lá a casa... :lol:

Por isso às vezes quando os olho nos olhos. parece que lhes sei ler o pensamento! Principalmente os gatos... :oops:
São animais muito sensíveis e capazes de sentir coisas, a que nós podemos chamar sentimentos... se por cada amuadela e arrufo que os meus gatinhos têm tido, eu tivesse que me livrar deles... nunca tinha ficado com nenhum!

Daria pano para mangas... as histórias que passei com o "fera" do meu 1º gato... e agora a minha Rita... que me têm posto por vezes fula, com as suas ciumeiras e manias... mas com paciência e carinho, tudo passa!

Na verdade é preciso, na maior parte das vezes, um pouco mais de tempo e de sensibilidade!
MRJN
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 5:05 pm

pathelen Escreveu:
MRJN Escreveu:
:lol: :lol: :lol:

Não foi bem assim... mas foi quase! Eu era a maria dos bichos, tudo que era bicho ía parar lá a casa... :lol:

Por isso às vezes quando os olho nos olhos. parece que lhes sei ler o pensamento! Principalmente os gatos... :oops:
São animais muito sensíveis e capazes de sentir coisas, a que nós podemos chamar sentimentos... se por cada amuadela e arrufo que os meus gatinhos têm tido, eu tivesse que me livrar deles... nunca tinha ficado com nenhum!

Daria pano para mangas... as histórias que passei com o "fera" do meu 1º gato... e agora a minha Rita... que me têm posto por vezes fula, com as suas ciumeiras e manias... mas com paciência e carinho, tudo passa!

Na verdade é preciso, na maior parte das vezes, um pouco mais de tempo e de sensibilidade!

Nem mais, sensibilidade... Como eu amo essa palavra e tenho de a usar para "ouvir" para além de tanta coisa...

:)
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta set 16, 2010 9:55 pm

O post da MRJN fez me lembrar a minha infância, também passei muito tempo no quintal rodeada de gatos, havia as galinhas e tenho uma vaga ideia de ter havido também coelhos e houve um cão que era muito estimado pela familia mas eu não me recordo bem, era ainda muito pequena.
A minha avó tomava muitas vezes conta de mim, e eu ia muitas vezes com ela ao campo de carroça; também acarinhava os gatinhos que iam nascendo, ia dar comer ás galinhas e ia buscar os ovos.
Adorava a velha gata da minha avó, ela não tinha um olho mas isso não importava, eu dizia que a gata era linda porque não tinha um olho.
Quando era bebé e chorava no carrinho , era ela a primeira a ir ver o que se passava.
A minha paixão por gatos começou desde pequena, estava sempre ao pé deles, e nada me fazia mais feliz que correr pelo quintal com uma fita e os gatos todos atrás.
Não havia assim muita preocupação com pêlos, com as garras pois naquela altura as preocupações eram outras para os meus pais e avós.

Na minha opinião o Sasha ficou muito afectado com as mudanças de rotina, com os novos cheiros relacionados com o bebé mas acho que com tempo e paciência ele irá aclamar e irá adaptar se à nova situação da familia ter aumentado.
Não ponham de lado o Sasha e tentem fazer tudo o que faziam com ele , para ele não estranhar.
O Sasha parece aquelas crianças que não aceitam bem a chegada do irmãozinho.

Não desistem dele e felicidades nesta nova fase das vossas vidas.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta set 17, 2010 12:03 am

Não querendo desviar o assunto, e não acrescentando nada de novo e construtivo... :oops:
Queria elogiar o fórum dos gatos pois tem um funcionamento fantástico! :D
Há sempre óptimas respostas sobre os vários temas, e os tópicos são debatidos e comentados com uma humanidade e sensibilidade incríveis :D :cry:
E tem um funcionamento fantástico graças a excelentes pessoas que o integram, adoro a frontalidade e confiança da MRJN(aquele da sua infância gerou-me uma nostalgia), o proteccionismo da Chamarrita, Anjazul, Pathelen, June76, PatieoOo ,kittenslover,moslie,... e não me estou a lembrar agora de mais ninguém... :oops:
Resumindo, é um elogio a alguns foristas deste fórum(pró lamechas :oops: )

Cumprimentos aos donos e bixanos!
:oops: :D :wink:
s_o_n_i_n_h_a
Membro
Registado: sábado jul 10, 2004 4:25 am

sexta set 17, 2010 12:39 am

pathelen Escreveu:

Eu sou uma apaixonada pelos gatos, daria o meu testemunho por um cão, ou qualquer outro animal que já tivesse tido, mas os gatos, confesso, são os que mais me fascinam. É preciso sobretudo respeita-los, qto + ralharmos ou chamarmos á atenção , pior!
:))))))))) são os meus melhores amigos.
Responder

Voltar para “Gatos”