Scottish Fold

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta jan 28, 2011 3:51 pm

Olá, tenho uma gatinha scottish fold que comprei numa loja de animais e que até dava dó de estar naquele aquários :(. Veio com curiase, e teve que ser tratada com antibiótico.

Na loja de animais a gata custou-me 500€ e o preço do processo do pedigree é à parte. Um gato com pedigree comprado nos criadores custa à volta de 350/400€. Eles costumam baixar o preço qdo os gatos ficam mais velhinhos.

Foi mm em último recurso porque não encontrei criadores em Portugal e acabei por saber que a gata era proveniente de uns criadores de países de leste que também vendem no OLX (bem mais baratos).

Já tinha tido gatos "rafeiros" e sou extremamente fã, mas como saí de uma vivenda para um apartamento tive o cuidado de procurar uma raça que não fizesse muitos estragos e k fosse relativamente independente e rendi-me por completo aos scottish fold XD

Ela é super meiga, independente, brincalhona e estamos muito satisfeitos com ela. Somos apaixonadíssimos por ela. Ela senta-se como nós (posição Buda mto típica nos scottish fold, dorme de barriga para cima) e dá-se muito bem com a maior parte dos amigos e família.

Entretanto uma amiga minha comprou um scottish straight, e as características tb são muito semelhantes, apesar de ele ser mais brincalhão e estamos a ver se num futuro próximo a relação dá frutos :) São de linhagens diferentes para não haver consanguinidade e ambos têm pedigree, não tendo LOP pq a raça não é aceite pelo CPF :( O gato foi adquirido também na loja pq na altura não havia gatos disponíveis nos criadores e veio tb com curiase :(

Se precisar de algum esclarecimento da raça mande msg privada que posso ajudar no que for preciso :)
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta jan 28, 2011 4:09 pm

1. Salvo rarissimas (quase mitológicas) excepções, as lojas não vendem animais de boa origem, como já disseram vêm de quintas de reprodução abusiva onde nem a dignidade dos animais é respeitada nem as suas origens, a sua saúde ou o seu destino. Não alimentem estas linhas de producção.

2. Se conseguirem ignorar este facto pelo menos lembrem-se quando forem alimentar a cadeia, que o que estão a comprar muitas vezes não tem nada a ver com a raça que pretendem e normalmente só durante o crescimento é o facto se torna visivel, são dezenas as pessoas que me mostram os seus persas, labradores ou seja lá qual for a raça de cão ou de gato e que não têm nada a ver...

3. Os frutos vêm das arvores, dos gatos vêm uma carrada de gatinhos que, ou com uma sorte incrivel se conseguem colocar em familias decentes ou serão vendidos pelo que não são ou em ultimo caso vão ajudar a povoar as colónias felinas por essas ruas fora.

Não se sintam ofendidos, mas pensem um bocado, ponham a mão na consciencia e não sejam egoistas naquilo que querem. Acho muito bem que comprem, mas comprem como devem comprar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 29, 2011 1:00 am

ó luis... mais um a encher o cu às puppy-mill de Leste e todos os seus intermediários. Se soubesse quando custou o animal á saída da exploração pecuária ficaria chocado. Se soubesse as condições deploráveis em que os pais dos gatinhos vivem e cujo único intuito na vida é produzir mais gatinhos para esse comércio ficava com um grande nó no estômago...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

luisfdgon
Membro

quinta fev 03, 2011 9:47 am

Acredito :( às vezes nem quero pensar nessas coisas.

A Tiki nasceu em Portugal de uma família que está cá, mas o outro gato pensamos que não, veio nervosinho com diarreias e é mto claustrofóbico... Felizmente já está tudo ok.

Isso que me diz não é novidade, infelizmente nós acabamos por ver os animais nas "montras" e dá um dó e uma pena!

Eu já há mais de um ano que procurava um scottish e já tinha desistido qdo a vi pq de facto cá em portugal não há praticamente nada e os k se vendem no olx são os k vêem de leste e são os fornecedores da loja onde comprámos.

Mas pelo menos não fomos enganados, os gatos vieram os dois com pedigree e a Tiki tinha uma avaliação de um técnico da WCF a atestar as características para a espécie e a recomendá-la para concursos ou reprodução. Tadinhos dos animais :(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 03, 2011 6:00 pm

A raça não é reconhecida em Portugal, é por isso que existe dificuldade ou impossibilidade em encontrar um criador decente.

O que é WCF?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

luisfdgon
Membro

segunda fev 07, 2011 1:46 pm

world cat federation, é como a FIFE mas reconhece os Scottish Fold.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 07, 2011 3:41 pm

luisfdgon Escreveu:Olá, tenho uma gatinha scottish fold que comprei numa loja de animais e que até dava dó de estar naquele aquários :(. Veio com curiase, e teve que ser tratada com antibiótico.

Na loja de animais a gata custou-me 500€ e o preço do processo do pedigree é à parte. Um gato com pedigree comprado nos criadores custa à volta de 350/400€. Eles costumam baixar o preço qdo os gatos ficam mais velhinhos.

Foi mm em último recurso porque não encontrei criadores em Portugal e acabei por saber que a gata era proveniente de uns criadores de países de leste que também vendem no OLX (bem mais baratos).

Já tinha tido gatos "rafeiros" e sou extremamente fã, mas como saí de uma vivenda para um apartamento tive o cuidado de procurar uma raça que não fizesse muitos estragos e k fosse relativamente independente e rendi-me por completo aos scottish fold XD

Ela é super meiga, independente, brincalhona e estamos muito satisfeitos com ela. Somos apaixonadíssimos por ela. Ela senta-se como nós (posição Buda mto típica nos scottish fold, dorme de barriga para cima) e dá-se muito bem com a maior parte dos amigos e família.

Entretanto uma amiga minha comprou um scottish straight, e as características tb são muito semelhantes, apesar de ele ser mais brincalhão e estamos a ver se num futuro próximo a relação dá frutos :) São de linhagens diferentes para não haver consanguinidade e ambos têm pedigree, não tendo LOP pq a raça não é aceite pelo CPF :( O gato foi adquirido também na loja pq na altura não havia gatos disponíveis nos criadores e veio tb com curiase :(

Se precisar de algum esclarecimento da raça mande msg privada que posso ajudar no que for preciso :)
E para que efeito são os eventuais «frutos»?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
ZeFe
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 5:39 pm

ZeFe Escreveu: 3. Os frutos vêm das arvores, dos gatos vêm uma carrada de gatinhos que, ou com uma sorte incrivel se conseguem colocar em familias decentes ou serão vendidos pelo que não são ou em ultimo caso vão ajudar a povoar as colónias felinas por essas ruas fora.
Em resposta à Tassebem.
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

segunda fev 07, 2011 9:51 pm

Scottish Fold! <3 :oops:
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
luisfdgon
Membro

terça fev 08, 2011 4:09 pm

MmeMorgana Escreveu:Scottish Fold! <3 :oops:
é não é :D é que n é só o aspecto. Eles têm personalidades fascinantes :wink:
Tassebem Escreveu: E para que efeito são os eventuais «frutos»?
Tassebem a Tiki tem tantos fãs deliciados e responsáveis que pretendentes para adoptar os gatinhos não faltam.
ZeFe Escreveu: 3. Os frutos vêm das arvores, dos gatos vêm uma carrada de gatinhos que, ou com uma sorte incrivel se conseguem colocar em familias decentes ou serão vendidos pelo que não são ou em ultimo caso vão ajudar a povoar as colónias felinas por essas ruas fora.
Apesar de estar atenta à adopção de animais abandonados e provenientes de colónias de rua (tenho 3 gatos que retirei das ruas na casa dos meus pais), infelizmente nem todos temos possibilidade de ter o espaço/tempo/disponibilidade suficiente para estes amiguinhos, o que leva a inúmeros abandonos. Conheço duas pessoas que tiveram que dar os respectivos gatinhos porque destruíam a mobília e cortinados. É uma tristeza para o animal e para o dono :( Quando vim morar para um apartamento tive que me decidir por uma companhia mais previsível e aí os animais de raça dão + garantias de sucesso.

Portanto penso q as ninhadas controladas da minha menina não são um problema, nem uma ameaça para os outros animais abandonados, porque os interessados não estão interessado em qualquer animal, mas sim num animal com estas características específicas!

As famílias que irão acolher os gatinhos, serão famílias que os desejam e que têm condições para os ter; não irei vender os meus gatos pelo que não são porque ambos têm o certificado de pedigree com as suas linhagens (estou inclusivamente a tratar do processo de ambos os gatos para que os certificados de pedigree das crias venham do brasil já que em Portugal a raça ainda n é aceite e ambos têm o pedigree registado na russia); e seria incapaz de abandonar, vender ou dar qualquer gato a alguém q o pusesse na rua (eu até duvido k a minha tiki conseguisse sobreviver na rua durante mto tempo). São animais essencialmente de casa e óptimos para quem vive num espaço fechado.

Eu sei que o problema do abandono em Portugal é recorrente; sei que existe uma imensidão de animais para adoptar, mas nem todos somos iguais (uns gostam de raças, outros n gostam, outros tanto lhes faz), nem todos temos as mm necessidades, nem todos temos os mm interesses e acima de tudo nem todos somos irresponsáveis.

Costumava ir ao forum das aves pq tinha um papagaio k infelizmente morreu (e n consigo voltar àquele forum pq realmente ainda n consigo enfrentar a perda) e todos se ajudavam. Este forum dos gatos mais parece um ataque cerrado a tudo e a todos!

EU ADORO ANIMAIS e dúvido q as pessoas q venham aki pedir ajuda/ comentar ou colocar dúvidas não gostem pq se não nem se davam a esse trabalho! Mas o estigma é tanto que como não dão comida xpto, não vão a correr ao vet ou pretendem ter ninhadas vai tudo para o mesmo saco e vamos lá partir para o ataque!

(pronto já desabafei, mas é que tenho andado a ler os posts daqui e noto uma agressividade em certos assuntos que é de todo desnecessária)!

Sem ofensas a ninguém e desculpem se feri alguma susceptibilidade mas n é nenhum ataque pessoal!
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

terça fev 08, 2011 8:51 pm

luisfdgon Escreveu:Este forum dos gatos mais parece um ataque cerrado a tudo e a todos!

EU ADORO ANIMAIS e dúvido q as pessoas q venham aki pedir ajuda/ comentar ou colocar dúvidas não gostem pq se não nem se davam a esse trabalho! Mas o estigma é tanto que como não dão comida xpto, não vão a correr ao vet ou pretendem ter ninhadas vai tudo para o mesmo saco e vamos lá partir para o ataque!

(pronto já desabafei, mas é que tenho andado a ler os posts daqui e noto uma agressividade em certos assuntos que é de todo desnecessária)!

Sem ofensas a ninguém e desculpem se feri alguma susceptibilidade mas n é nenhum ataque pessoal!

Infelizmente é mesmo assim :|
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
ZeFe
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 10:59 am

luisfdgon Escreveu:
MmeMorgana Escreveu:Scottish Fold! <3 :oops:
é não é :D é que n é só o aspecto. Eles têm personalidades fascinantes :wink:
Tassebem Escreveu: E para que efeito são os eventuais «frutos»?
Tassebem a Tiki tem tantos fãs deliciados e responsáveis que pretendentes para adoptar os gatinhos não faltam.
Apesar de estar atenta à adopção de animais abandonados e provenientes de colónias de rua (tenho 3 gatos que retirei das ruas na casa dos meus pais), infelizmente nem todos temos possibilidade de ter o espaço/tempo/disponibilidade suficiente para estes amiguinhos, o que leva a inúmeros abandonos. Conheço duas pessoas que tiveram que dar os respectivos gatinhos porque destruíam a mobília e cortinados. É uma tristeza para o animal e para o dono :( Quando vim morar para um apartamento tive que me decidir por uma companhia mais previsível e aí os animais de raça dão + garantias de sucesso.

Portanto penso q as ninhadas controladas da minha menina não são um problema, nem uma ameaça para os outros animais abandonados, porque os interessados não estão interessado em qualquer animal, mas sim num animal com estas características específicas!

As famílias que irão acolher os gatinhos, serão famílias que os desejam e que têm condições para os ter; não irei vender os meus gatos pelo que não são porque ambos têm o certificado de pedigree com as suas linhagens (estou inclusivamente a tratar do processo de ambos os gatos para que os certificados de pedigree das crias venham do brasil já que em Portugal a raça ainda n é aceite e ambos têm o pedigree registado na russia); e seria incapaz de abandonar, vender ou dar qualquer gato a alguém q o pusesse na rua (eu até duvido k a minha tiki conseguisse sobreviver na rua durante mto tempo). São animais essencialmente de casa e óptimos para quem vive num espaço fechado.

Eu sei que o problema do abandono em Portugal é recorrente; sei que existe uma imensidão de animais para adoptar, mas nem todos somos iguais (uns gostam de raças, outros n gostam, outros tanto lhes faz), nem todos temos as mm necessidades, nem todos temos os mm interesses e acima de tudo nem todos somos irresponsáveis.

Costumava ir ao forum das aves pq tinha um papagaio k infelizmente morreu (e n consigo voltar àquele forum pq realmente ainda n consigo enfrentar a perda) e todos se ajudavam. Este forum dos gatos mais parece um ataque cerrado a tudo e a todos!

Não interprete a minha resposta como um ataque, não foi essa a minha intenção, tenho como principio de vida considerar sempre o melhor das pessoas o que me tem custado alguns dissabores.
No caso em especifico respondi porque apesar de ser uma pessoa séria e responsável ( não ponho em causa que seja) e com a melhor das intenções, a criação de uma ninhada que seja é um molho de broculos de problemas e eu apenas me referi à parte final, não falei da gravidez do nascimento dos riscos com a gata, apenas me referi aos "frutos".
Eu já tive uma imensidão de raças de cães, gatos apenas a que tenho presentemente, mas penso que o exemplo pode ser válido.
Uma das raças que tive e que mais gozo me deu foram Rottweilers.
A minha cadela era tão elogiada, tão admirada, tão cobiçada que tive a (in)feliz ideia de fazer criação e apesar de já naquela época ter alguma bagagem com cães nada me preparou para o que aí vinha:
Já tinha donos para 8 cães, nasceram 12.
Consegui após nascerem ter 10 donos, portanto fiquei com uma cadela e 2 cachorros, os donos eram todos pessoas do meu circulo de amigos, pessoas da minha inteira confiança. Ao fim de 7 meses um dos donos foi entregar uma cadela ao canil ( sem me dizer nada) , outro veio-me entregar um cão que estragava as coisas em casa e felizmente os restantes tornaram excelentes exemplares, saúdaveis e felizes.
Contas feitas fiquei com 5 Rottweilers em casa para juntar ao Pastor Alemão, ao Boxer e aos 2 rafeiros que tinha.Tudo porque um dia achei que a beleza da minha cadela devia ser perpetuada ou multiplicada e porque tinha dezenas de potenciais donos da minha confiança.Amadorismos normalmente dão nisto, um grande molho de broculos e repito não falo sequer nas dificuldades do parto, nos problemas futuros da cadela etc.

Apesar de estar a falar de cães penso que o risco com os gatos é o mesmo.Não pondo em causa toda a sua boa vontade e seriedade volto a dizer que pense bem antes de arriscar.
luisfdgon
Membro

quarta fev 09, 2011 11:33 am

ZeFe, não fiquei ofendida com a sua resposta especificamente, como lhe disse penso que a forma como se responde é um problema nesta forum e não seu.

Percebo perfeitamente o seu ponto de vista e agradeço a sua preocupação e contribuição :wink: .

Eu se tivesse que ficar com tanto cachorro, ainda mais pequeninos como eles são (eheheh) também tentaria avisar toda a gente. Por acaso gosto mto do temperamento da raça!

Como deve saber não é muito fácil conseguir arranjar esta raça cá em Portugal e há algumas pessoas interessadas. Tenho mais de 10 pessoas à espera q a Tiki dê os seus "frutos" e com muita sorte, uma ninhada destas tem 4/5 gatos, sendo o mais normal 3. Correndo o risco de fazer um record de 7/8 gatos, ainda não consigo satisfazer todas as pessoas na primeira ninhada. Todas elas são pessoas de confiança que tenho a certeza que não irão abandonar os animais e que acima de tudo têm condições para os ter (pq não se esqueçam que é preciso tb alimentar, ir ao veterinário, etc).

Eu sei que não é o caso de toda a gente, mas nós tratamos a Tiki como se fosse da família. Para nós isto nem é um negócio porque as idas ao veterinário, pré e pós natal, a ração extra, as vitaminas e todo o trabalho não compensa para quem não vai explorar o animal de estimação (porque mm que se dê o caso de haver muitos interessados, ela não irá nunca ter mais do que uma ninhada por ano).
ZeFe
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 11:40 am

luisfdgon Escreveu:ZeFe, não fiquei ofendida com a sua resposta especificamente, como lhe disse penso que a forma como se responde é um problema nesta forum e não seu.

Percebo perfeitamente o seu ponto de vista e agradeço a sua preocupação e contribuição :wink: .

Eu se tivesse que ficar com tanto cachorro, ainda mais pequeninos como eles são (eheheh) também tentaria avisar toda a gente. Por acaso gosto mto do temperamento da raça!

Como deve saber não é muito fácil conseguir arranjar esta raça cá em Portugal e há algumas pessoas interessadas. Tenho mais de 10 pessoas à espera q a Tiki dê os seus "frutos" e com muita sorte, uma ninhada destas tem 4/5 gatos, sendo o mais normal 3. Correndo o risco de fazer um record de 7/8 gatos, ainda não consigo satisfazer todas as pessoas na primeira ninhada. Todas elas são pessoas de confiança que tenho a certeza que não irão abandonar os animais e que acima de tudo têm condições para os ter (pq não se esqueçam que é preciso tb alimentar, ir ao veterinário, etc).

Eu sei que não é o caso de toda a gente, mas nós tratamos a Tiki como se fosse da família. Para nós isto nem é um negócio porque as idas ao veterinário, pré e pós natal, a ração extra, as vitaminas e todo o trabalho não compensa para quem não vai explorar o animal de estimação (porque mm que se dê o caso de haver muitos interessados, ela não irá nunca ter mais do que uma ninhada por ano).
Pesquise, aprenda, questione, informe-se, conte com o pior dos cenários e boa sorte para os pantufas!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 09, 2011 12:20 pm

Luisfdgon, e já se informou por que é que a raça não é reconhecida?

Segundo li, porque se pensa que o gene responsável pelas orelhas dobradas está associado a graves problemas de saúde, nomeadamente a nível ósseo, que trazem grande sofrimento aos gatinhos.

Além disso, não tem a garantia de que todos os gatinhos da ninhada venham a ter as orelhas dobradas características deste tipo de gatos.

Sendo para mais os seus gatinhos provenientes de «aviários de gatos» do Leste, continuará a querer pôr no mundo mais gatinhos destes (que vão gerar outros) só porque lhes acha muita graça e tem pessoas que os queiram?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”