Esterilizar ou castar uma gata?
Moderador: mcerqueira
E nesse terreno grande os animais não se reproduzem? Ou parem todos os cios e você não dá conta e elas escondem as ninhadas?
Não me conte histórias porque há gatas que ainda estão a amamentar ninhadas e já estão prontas a receber um macho.
Gatas e gatos juntos equivale a um sem fim de ninhadas.
Não me conte histórias porque há gatas que ainda estão a amamentar ninhadas e já estão prontas a receber um macho.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Esse livro não tem uma tradução correcta, esterilizar castrar isso não se coloca com esses termos.
Mas é o que a Tassebem escreveu a intervenção que vai fazer à sua gata, que aliás é o que os vets todos fazem, é a chamada OVH significa ovariohisterectomia.
Mas é o que a Tassebem escreveu a intervenção que vai fazer à sua gata, que aliás é o que os vets todos fazem, é a chamada OVH significa ovariohisterectomia.
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Deixe lá moslie não vê que o forista tem um terreno grande? Longe da vista longe do coração.moslie Escreveu:E nesse terreno grande os animais não se reproduzem? Ou parem todos os cios e você não dá conta e elas escondem as ninhadas?
GuzZ pergunte lá aos seus pais se os seus gatos nunca reproduziram...
Sónia
Um gato, está quase sempre no meu quarto, mas sai quando quer o outro que já é mais velhote (11 anos) gosta de andar mais na rua só o vejo á hora das refeições e quando estou de férias que ele vem pró pé de mim, mas quando não estou em casa anda sempre na borga (aqui nos arredores não há gatos vadios, de longe a longe aparece algum, mas as pessoas mais idosas aqui gostam de gatinhos e ficam com eles. Elas (gatas) custumam estar num pátio gradinho e também saiem quando querem (quase nunca) E não, nunca dei conta de nenhuma pranha.moslie Escreveu:E nesse terreno grande os animais não se reproduzem? Ou parem todos os cios e você não dá conta e elas escondem as ninhadas?
Pergunto aos meus pais ? Está a insinuar alguma coisa ? E sou eu que trato deles na maior parte das vezes, vejo-os todos os dias quando estou em casa estão todos aqui. E os meus pais e avós tembém adoram animais se não eu não tinha tamanho numero de animais.catrules Escreveu:Deixe lá moslie não vê que o forista tem um terreno grande? Longe da vista longe do coração.moslie Escreveu:E nesse terreno grande os animais não se reproduzem? Ou parem todos os cios e você não dá conta e elas escondem as ninhadas?
GuzZ pergunte lá aos seus pais se os seus gatos nunca reproduziram...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am
Mary83,Mary83 Escreveu:Gosto do debate de ideias e ainda bem que todos nós temos opiniões diferentes, mas na verdade até agora ninguém me respondeu![]()
Afinal qual a diferença entre castração e esterilização? E qual é o melhor?
Como moro em apartamento e não posso infelizmente ter mais gatinhos queria evitar as partes do cio, tanto para o bem estar da gata como para o meu e dos vizinhos.
Aguardo os vossos comentarios
Eu não respondi porque estava com medo de dizer alguma asneira, mas aquilo que me "venderam" foi o que a Tassebem explicou.
Falamos em esterilização, mas o termo mais correcto é castração, aliás a OVH (não vou escrever para não mandar a calinada

<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sakura ... 551</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... d=48872</a> </p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... d=48872</a> </p>
Os seus gatos não marcam território, não miam alto, não tentam cobrir as gatas? O que acha que os seus gatos fazem quando saem?
E tem um gato inteiro que nunca sai do seu quarto?
As gatas não entram em cio? Não miam, não se arqueiam todas quando lhes mexe, nada de nada?
E você vive num sitio onde não há gatos vadios? Deve ser porque as ninhadas são prontamente eliminadas, porque 2 casais de gatos dá ninhadas que nunca mais acaba!
Olhe eu não me lembro sequer de não haver gatos na minha casa, inteiros e castrados e juro que nunca vi machos e fêmas juntos que não se reproduzissem!
Tinhamos fêmeas inteiras que fechávamos durante os cios, o que dava um trabalhão, nessa altura só havia gatas em casa, tive machos inteiros, e outros que os meus avós mandaram castrar, se fosse hoje eu não teria hesitado em esterilizar todos.
O que nunca houve lá em casa foi os dois sexos juntos!
As pessoas idosas devem gostar muuuuito de gatinhos por esses lados...
Porque é que esta história me parece irreal? Ou então andam a contar-lhe uma grande história.
As gatas não entram em cio? Não miam, não se arqueiam todas quando lhes mexe, nada de nada?
E você vive num sitio onde não há gatos vadios? Deve ser porque as ninhadas são prontamente eliminadas, porque 2 casais de gatos dá ninhadas que nunca mais acaba!
Olhe eu não me lembro sequer de não haver gatos na minha casa, inteiros e castrados e juro que nunca vi machos e fêmas juntos que não se reproduzissem!
Tinhamos fêmeas inteiras que fechávamos durante os cios, o que dava um trabalhão, nessa altura só havia gatas em casa, tive machos inteiros, e outros que os meus avós mandaram castrar, se fosse hoje eu não teria hesitado em esterilizar todos.
Porque é que esta história me parece irreal? Ou então andam a contar-lhe uma grande história.
Óbvio que o gato sai do quarto, e ninguém mata gatos nenhuns aqui, pois é vivenda aqui quinta além, não é propriamente um sitio onde abandonam gatos, de vez em quanto lá vem 1. Sim as gatas têm cio, mas mas aí está, os gatos ficam noutro sitio quando elas estão com o cio. Não há nada mais simples, e sim miam de uma forma gRrr, mas eu até gosto de ouvir, apesar da casa ser grande e na parte onde elas estão não se ouve nada cá dentro, seja nos quartos ou na sala, na cozinha ouve-se um pouco. Levo um pouco de trabalho, mas como não quero castrar tenho de me sujeitar a isso.moslie Escreveu:Os seus gatos não marcam território, não miam alto, não tentam cobrir as gatas? O que acha que os seus gatos fazem quando saem?
E acha que alguém eliminam as ninhadas, seja quem for, primeiro os vizinhos dão-se todos bem, e não há ninhadas para dar cabo delas, e além mesmo que haja uma ninhada ninguém mata gato nenhum, ai não não. Você não me conhece mesmo ...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Pior do que isso é sujeitar os animais a continuarem a ter um instinto sexual que não podem satisfazer e que, no caso de muitas gatas, as faz sofrer durante o cio, e muito, para além de lhes aumentar o risco de problemas de saúde graves.guzZ Escreveu:Óbvio que o gato sai do quarto, e ninguém mata gatos nenhuns aqui, pois é vivenda aqui quinta além, não é propriamente um sitio onde abandonam gatos, de vez em quanto lá vem 1. Sim as gatas têm cio, mas mas aí está, os gatos ficam noutro sitio quando elas estão com o cio. Não há nada mais simples, e sim miam de uma forma gRrr, mas eu até gosto de ouvir, apesar da casa ser grande e na parte onde elas estão não se ouve nada cá dentro, seja nos quartos ou na sala, na cozinha ouve-se um pouco. Levo um pouco de trabalho, mas como não quero castrar tenho de me sujeitar a isso.moslie Escreveu:Os seus gatos não marcam território, não miam alto, não tentam cobrir as gatas? O que acha que os seus gatos fazem quando saem?
Aconselhava o Guzz a informar-se melhor sobre o assunto. Hoje em dia, penso que nenhum veterinário mais actualizado não defenderá a esterilização, nomeadamente das gatas, até por questões de saúde, como já atrás referi.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Em termos de saúde as gatas não esterilizadas têm um maior (bem maior) risco de contraírem neoplasias do útero. A pensar no animal, esterilizar é, de longe, a maior opção. É natural que custe tomar a opção quando somos donos inexperientes (ou mal informados), mas pior é ter uma gatinha a sofrer e a ser submetida a uma cirurgia de risco por não a termos tomado.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Obrigada a todos pelas vossas respostas!
Confesso que eu própria no inicio era um pouco contra a esterilização/castração, pois achava que era cruel. No entanto após ter-me informado, lido vários artigos sobre o assunto as opiniões são unanimes, esterilizar/castar uma gata é o melhor que se pode fazer pela sua saúde a longo prazo, muitas vezes os nossos próprios preconceitos é que não nos deixam ver mais além. Eu própria já passei por uma experiencia desagradável, mas em relação a uma cadelinha que tive, passei a vida a dar-lhe a "pilula" para não ter cio, e o resultado foram vários tumores acabando por morrer.
Em casa dos meus pais tenho um casal de gatos e o facto é que quando entram no cio é o diabo
o gato até sobe pelas cortinas e não há quem consiga dormir, mas como têm bastante espaço para eles o que se faz nessa altura é o gato ficar de um lado a gata do outro.
Assim sendo decidi que o melhor mesmo para a Tita, para a poupar a ela a um sofrimento constante e a mim umas noites em claro, vai ser castra-la.
Inclusivamente hoje vou leva-la à sua primeira consulta de veterinária desde que a tenho comigo. Vou aproveitar para pedir mais esclarecimentos sobre todas as dúvidas que ainda possa ter e agendar já a castração.
Confesso que eu própria no inicio era um pouco contra a esterilização/castração, pois achava que era cruel. No entanto após ter-me informado, lido vários artigos sobre o assunto as opiniões são unanimes, esterilizar/castar uma gata é o melhor que se pode fazer pela sua saúde a longo prazo, muitas vezes os nossos próprios preconceitos é que não nos deixam ver mais além. Eu própria já passei por uma experiencia desagradável, mas em relação a uma cadelinha que tive, passei a vida a dar-lhe a "pilula" para não ter cio, e o resultado foram vários tumores acabando por morrer.
Em casa dos meus pais tenho um casal de gatos e o facto é que quando entram no cio é o diabo

Assim sendo decidi que o melhor mesmo para a Tita, para a poupar a ela a um sofrimento constante e a mim umas noites em claro, vai ser castra-la.
Inclusivamente hoje vou leva-la à sua primeira consulta de veterinária desde que a tenho comigo. Vou aproveitar para pedir mais esclarecimentos sobre todas as dúvidas que ainda possa ter e agendar já a castração.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
<p>Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
- Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen
Caro GuzZ,
Ninguém lhe está a cair em cima, apenas acho extraordinário como é que no sec XXI com toda a informação que existe ainda pensar assim...
É contra-natura? Ok mto bem, eles não têm direito a escolha efectivamente... Mas também escolhem terem passarem por um enorme stress e uma constante ansiedade por não acasalarem na altura do cio?
Também escolhem terem ninhadas constantes uma a seguir às outras, detiorando assim a qualidade de vida deles? verem os filhotes a morrer por não terem condições, ou a serem mortos por pessoas?
Escolhem apanhar FIV devido às relações sexuais?
As gatas escolhem terem cancro, infecções no aparelho reprodutivo por não terem sido esterilizadas?
É verdade é contra-natura, e eles não podem escolher, mas se eles não podem escolher nós deveremos escolher para ele e fazer o que é melhor para eles, como pessoas com informação ao nosso dispor que somos...
Ninguém lhe está a cair em cima, apenas acho extraordinário como é que no sec XXI com toda a informação que existe ainda pensar assim...
É contra-natura? Ok mto bem, eles não têm direito a escolha efectivamente... Mas também escolhem terem passarem por um enorme stress e uma constante ansiedade por não acasalarem na altura do cio?
Também escolhem terem ninhadas constantes uma a seguir às outras, detiorando assim a qualidade de vida deles? verem os filhotes a morrer por não terem condições, ou a serem mortos por pessoas?
Escolhem apanhar FIV devido às relações sexuais?
As gatas escolhem terem cancro, infecções no aparelho reprodutivo por não terem sido esterilizadas?
É verdade é contra-natura, e eles não podem escolher, mas se eles não podem escolher nós deveremos escolher para ele e fazer o que é melhor para eles, como pessoas com informação ao nosso dispor que somos...
<p>Uma gata é uma princesa de casaco de peles.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Consigo compreender a opinião de Guzz e consigo compreender a zanga dos outros foristas.guzZ Escreveu:O mais novo tem 3 anos.moslie Escreveu:Tem 2 pares de gatos de sexo diferente e não se reproduzem?????
Que idade tem, semanas?
E quer que acreditemos? Ou foi buscá-los a algum lado e já vinham castrados?
É que eu tive gatos desde que nasci, e nunca vi um fenómeno desses....
Os gatos tem um ciclo reprodutor intenso devido à alta taxa de mortalidade das crias, uma gata que não emprenhe num cio, vai rápidamente entrar em cio de novo e assim sucessivamente até ficar grávida e você diz que os seus, nada???? Você já viu um macho perante uma fêma com cio?
Os gatos que tem são de peluche ou de loiça ou empalhados?
Eu cá tenho os meus gatos e bastante bem tratados, só que como não concordo com castrar aranjo outras maneiras. Até agr não tive ninhadas. e se calhar a ter, ou os dou a pessoas de confiaça ou fico com todos. Só não os quero castrar. Não posso ? Tenho de os castrar á força é ?
Acabou... Cada um tem a sua opinião, vocês castram os gatos, eu não.
Por um lado, castrar é submeter o animal a uma "menopausa" ou "andropausa" antes do tempo Por outro lado, a quantridade de gatinhos na ru em más condições só nos fazem lembrar que se cada um tivesse o cuidado de castrar os seus animais, essas situações poderiam ser minimizadas.
Uma pergunta, Guzz, tem os seus animais soltos? E eles têm acesso ao exterior? Então como pode ter a certeza de que os seus gatos não vão "às gatas" do bairro e que contribuem para o aumento do numero de ninhadas de rua?
Quanto à pergunta do forista inicial, a esterilização dos aniamais de estimação muitas vezes prende-se com questões de bem estar dos animais e n~sao só da possibilidade de ocorrência de inhadas indesejadas.
Uma gata no cio mia e tem vontade de sair de casa. Ora, isto é um incómodo não só para si e os seus vizinhos como para o animal em si. Se o naimal não pode sequer engravidar qual é o proposito de sofrer com os cios. O ideal será impedir os cios e as ninhadasutilizando o método que a Tassebem indicou.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
por esse andar se algum adoecer e precisar de ser castrado, morre.guzZ Escreveu:Sugiro que não castrem os animaisMindless Escreveu:Não percebo. Que sugere então?guzZ Escreveu:http://bichoscaprichosvet.blogspot.com/ ... zacao.html
Sou contra isso, não faça isso ao seu animal a sério (pense nele antes de tudo). Isto é só a minha opinião, é óbvio que você faz o que quer. Até porque há uma razão boa, não nascerem mais animais para sofrer a não ser que tenha a quem dar ou posso ficar com eles..![]()
Para falar verdade, ter cuidado com os animais...
Não sei mas deve haver mais opções, eu tenho 2 gatas juntas com 2 gatos e nunca tiveram nenhuma ninhada até agora, tenho tido cuidado, mas castrado não é nenhum !
qual é o seu problema?
anjjazul