A educação dos gatos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cicinha
Membro Júnior
Registado: domingo jun 29, 2003 6:49 am

segunda set 15, 2003 5:05 pm

marcoquaresma Escreveu: Eu nunca bato nos meus gatos mesmo que façao asneiras. Para mim é como bater num ser humana e ainda por cima atirar agua?!! Tú pensas q um gato é um boneco? Os gatos DETESTÃO AGUA ou ainda não sabias? e não é a bater q vais ensinar a não fazer isso é preciso muinta paciencia para ensinar coisas a um gato.
borrifar água é bem diferente de atirar um balde d'água!!!
outra coisa, minha gata adora água! adora beber água corrente e não tem medo quando se molha. a questão de borrifar é que quando algumas gotinhas de água salpiam em sua cara ela se incomoda e sai correndo pra outro lado! simples!!!
e não podemos esquecer que estamos falando de educação de gatos e não de cães. aliás, acho muito difícil conseguir dominar o temperamento de um gato. sei que minha Cuba vai continuar subindo na bancada da cozinha, ela não entende que ali não pode ficar e não vejo problema algum em borrifar-lhe água, afinal não estou fazendo nenhuma tentativa de gatocídio por afogamento! ;)
e dúvido muito que ninguém aqui, nenhuma vez na vida, tenha se irritado com seus animaizinhos de estimação, a não ser que estejamos a falar de gatos de pelúcia!!!
possibly, boa sorte com seu bichano!
abraços
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

terça set 16, 2003 9:25 pm

oi

tenho um pq. problema com meu Gaultier ELE ADORA AGUA se eu borrifa-lo ele vai pensar que em vez de castigo é premio :oops: hehehehe.
boa sorte cara possibly com a educaçao do seu miau e haja paciencia pq eles de paciencia percebem bem.

speedy666
:evil:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça set 16, 2003 10:01 pm

Possibly o marco é muito jovem.

Marco, ninguém aqui fala em bater em gatos, regra geral borrifar um gato com água é um estímulo para evitar um comportamento reporvável.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça set 16, 2003 10:16 pm

Pessoalmente, nunca tentei sequer impedir os meus gatos de subirem para cima das mesas. Porquê? Simplesmente porque eles podiam aprender a não subir quando eu estivesse presente, mas iam-se borrifar para isso quando eu não estivesse. Os gatos são mesmo assim. Escusam de pensar que podem educá-los como se educa um cão.

A ideia de borrifar o gato com água quando faz asneira pode ser uma solução. Há quem aconselhe a forrar com papel de alumínio a bancada e todos os locais que queremos "interditar" aos gatos. Parece que eles não gostam nada de sentir o papel de alumínio debaixo dos pés. Não sei se funciona, nunca experimentei. ;)
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

terça set 16, 2003 10:31 pm

"...Então aí, comecei a pegar-lhe pelo cachaço e a dizer que não, com firmeza, atirei-lhe água, dei-lhe lambadas, mas nada ..."

Pois defacto a mensagem que escreveu diz que lhe deu lambadas, em certos países a LAMBADA é uma dança e é o nome de uma musica, cá LAMBADA é o mesmo que estalada ou chapada.

Se não bate na sua gata, deve de dançar a Lambada, não?

Das duas uma, a sua gata, vai ficar stressada e daqui a uns tempos já estou a imaginar ela a subir "paredes" e a atirar-se aos donos, e depois o próximo passo é a doação, porque é impossivél viver-se com um felino que se atira aos donos por tudo e por nada.
Por acaso já esteve em presença de um gato assanhado? pronto a atirar-se a si? Se não, não queira ter essa experiência.
A outra hipótese é ficar com uma gata "atrofiada", assustada, com medo, desconfiada, que vai passar o tempo enfiada debaixo dos móveis ou escondida.
QUAL É QUE PREFERE?

Não dance a lambada com a sua gata, a partir do momento que metemos um felino em casa, deixamos de ser os proprietários e passamos a ser hóspedes.

Ensine-a, mas com calma, dê-lhe bonecos (por ex: os bonecos que vem com os Happy Meals da MacDo.. são os ideais, as minhas gatas teem, mais de 10 e adoram) que ela possa agarrar, morder e descarregar as energias

Mena
cicinha
Membro Júnior
Registado: domingo jun 29, 2003 6:49 am

terça set 16, 2003 11:21 pm

MFR Escreveu: Das duas uma, a sua gata, vai ficar stressada e daqui a uns tempos já estou a imaginar ela a subir "paredes" e a atirar-se aos donos, e depois o próximo passo é a doação, porque é impossivél viver-se com um felino que se atira aos donos por tudo e por nada.
Por acaso já esteve em presença de um gato assanhado? pronto a atirar-se a si? Se não, não queira ter essa experiência.
A outra hipótese é ficar com uma gata "atrofiada", assustada, com medo, desconfiada, que vai passar o tempo enfiada debaixo dos móveis ou escondida.
QUAL É QUE PREFERE?
:o :o quanta critividade para imaginar catástrofes!!! :o :o
patupi
Membro
Registado: quarta mai 28, 2003 11:24 am

quarta set 17, 2003 1:11 am

Bem... E eu a pensar que os meus gatos tinham sido traquinas quando eram pequenos. Deixa ver... O Leonardo, com apenas 2 meses destruiu-me o fio do carregador de um telemóvel. Não apanhou uma palmada pela simples razão de eu não o ter apanhado a fazer...
Mais tarde, ele e a Carlota destruiram-me outro carregador, que estava debaixo de uma almofada para eles não estragarem, mas eles chegaram até ele, claro...
O Leonardo, ainda hoje, se lhe der na telha, gosta de roer papel. A Carlota gosta de saltar para o balcão da cozinha para roubar qualquer coisa ou então de atacar o caixote do lixo.

Como é que eu lido com as traquinices deles?
Ou com um NÃO bem firme, se eles ainda estão a fazer a asneira, ou com uma palmada no rabiosque, se acabaram de fazer a asneira e ainda lá estão perto, a saborear o momento.

Nunca me lembrei dessa de borrifar com água... Mas também nunca lhes pego pelo cachaço!

Eles agora já não fazem tantas traquinices, graças a Deus. Um NÃO firme, acutalmente, dá conta do recado.
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quarta set 17, 2003 9:31 am

Florinda Escreveu:Escusam de pensar que podem educá-los como se educa um cão.
Acho que esta frase não se aplica, uma vez que os cães não sobem às bancas da cozinha... :p :D
É óbvio que não se educa um gato como um cão, mas educar um gato a não subir à banca da cozinha não é um truque, ou uma questão de obediência do gato. Tem a ver com a co-habitação gato/humano e tem sobretudo a ver com a segurança do próprio gato!
MFR Escreveu:Pois defacto a mensagem que escreveu diz que lhe deu lambadas, em certos países a LAMBADA é uma dança e é o nome de uma musica, cá LAMBADA é o mesmo que estalada ou chapada.
Pois... noutros países/sítios, LAMBADA é uma pancadinha no lombo de um animal. Não é porrada!
MFR Escreveu:Ensine-a, mas com calma
Pios, aqui é que está o cerne do problema! Eu educo a minha gata com calma, e esta minha msg foi um desabafo de quem perdeu a paciência com a gata numa noite. Dá a entender que vocês acham que eu vivo em permanente luta com a gata! Foi uma noite!!
patupi Escreveu:Ou com um NÃO bem firme, se eles ainda estão a fazer a asneira, ou com uma palmada no rabiosque, se acabaram de fazer a asneira e ainda lá estão perto, a saborear o momento.
Ora alguém entendeu a minha Lambada! ;) É isso mesmo que faço, patupi, e nessa noite foi desesperante porque eram altas horas da madrugada, num dia de semana, e nada resultou...

Quanto ao pegar pelo cachaço, admito ter errado, e não o volto fazer. Não fazia ideia que podia ser perigoso para a gata. :oops:
MFR Escreveu:dê-lhe bonecos (por ex: os bonecos que vem com os Happy Meals da MacDo.. são os ideais, as minhas gatas teem, mais de 10 e adoram) que ela possa agarrar, morder e descarregar as energias
Também deixei uma sugestão de brinquedo no post "Peteca". Pode ser que as suas gatas tb gostem! ;) :D
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quarta set 17, 2003 10:11 am

Sinceramente li aqui tantos exageros que nem vou estar a fazer citação de nenhum...passo a dar a minha opinião.

O meu gato tem pouco mais de 5 meses e tb se "passa" por vezes e faz disparates...o que eu encaro como perfeitamente normal...é jovem,é felino...agora a minha reação depende da asneira

1º-Se é perigoso para o próprio gato..Aí sim...uso de todas as artimanhas para evitar que o faça (sim!!não só mas também dou lambada/palmada/piparote...chamem-lhe o que quiserem...não o espanco e podem dizer que não adianta...mas dou e não acho que isso o traumatize nem o torne um gato "selvagem" :roll: :) )

2º-Se é indesejável porque implica falta de higiene. Enxoto-o..às vezes com água,outras com um berro "Não",tiro-o do local,amuo com ele...às vezes com tudo isso junto.

3º- Se é indesejavel,mas faz parte do comportamento normal de um gato e não é nada de outro mundo :arrow: è como me dá na veneta...Umas vezes finjo que não vejo(faço o mesmo com os meus filhos,senão não fazia outra coisa senão os castigar), outras repreendo...é conforme.

Possibly,

Entendi perfeitamente o que se passou consigo...nós adoramos os nossos animais/filhos/maridos/amigos...mas às vezes tiram-nos do sério,não é??? Ora...desde que não tenha instintos violentos (que eu tenho a certeza que Não tem)...reaja!! sem a "sombra" de poder estar a contribuir para problemas psicológicos no futuro...isso é treta de modernices exacerbadas. O que conta é : BOM SENSO...em tudo.

E agora...venham de lá as criticas :)
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quarta set 17, 2003 10:23 am

Sinceramente, não tenho nada a retirar ou acrescentar. É exactamente isso que disse! :) Obrigada.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta set 17, 2003 10:27 am

Bom dia
Ora aqui está um post bem escrito o da sregina.
Concordo plenamente. Sempre tive gatos desde pequena e por vezes quando se portavam mal levavam um piparote, nunca nenhum deles ficou traumatizado, nem nunca se viraram a nós, eles sabem muito bem quando é justo e quando não é, repare-se que continuo a falar de um piparote e não de espancamento.
O Tigrinho também tem agora 5 meses e meio e por vezes faz disparates, o que é perfeitamente normal, e ainda ontem quando o apanhei a roer o cabo da impressora lhe disse NÃO, ele olhou para mim com ar de descarado, disse-lhe segunda vez NÃO, á terceira levou um piparote e largou o fio. O " trauma " do piparote foi tão grande que passado uns minutos estava enroscado no meu colo a ronronar e a preparar-se para um soneca no bem bom.
como em tudo na vida é preciso ter bom senso.

Lambidela do Tigrinho
valexferreira
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 3:49 pm

quarta set 17, 2003 2:02 pm

Olá a todos!!!
Sim, também concordo consigo sregina e com a Brum!!!!
Essas teorias de nunca dar uma palmadinha resultam muito bem na teoria....mas uma palmadita na hora H vale muito!!!!
O meu Pipoca nunca foi mt traquina...mas também fez e faz das suas, como já disse anteriormente, costumo bater-lhe as palmas...e dizer NÃO , na próprio minuto em k faz a asneira.
Essa ideia do borrifador, acho estranho, a não ser que se traga o borrifador no "bolso"... pois entre ele estar a fazer a asneira e eu ir a correr buscar o borrifador...bem qd lá chegasse ele nem percebia porque o estava a castigar!!!
Essas teorias de tirar tudo de cima das mesas, bancadas, forrar com alumínio...bem quer dizer...a casa passa a ser um "circo". Eles têm de ter limites!!! Vão lá educar os vossos filhos assim! Dessa forma vão fazer tudo o que querem.:p
Como dizem, os animais não são pessoas...mas eles percebem bem o k fazem, e claro que poderão voltar a fazê-lo,mas fazem-no com a consciência de que estão a fazer mal!!!!!
O Pipoca quando faz mal...já nem preciso de lhe dizer nada, basta olhar com cara de má! :x

Não me levem a mal, mas como disse a sregina...tudo com moderação...nem 8 nem 80!!! Não tenham dúvidas do meu amor por ele, porque quem ama educa!

Beijocas!!!
valexferreira
Membro Júnior

quarta set 17, 2003 2:02 pm

Olá a todos!!!
Essas teorias de nunca dar uma palmadinha resultam muito bem na teoria....mas uma palmadita na hora H vale muito!!!!
O meu Pipoca nunca foi mt traquina...mas também fez e faz das suas, como já disse anteriormente, costumo bater-lhe as palmas...e dizer NÃO , na próprio minuto em k faz a asneira.
Essa ideia do borrifador, acho estranho, a não ser que se traga o borrifador no "bolso"... pois entre ele estar a fazer a asneira e eu ir a correr buscar o borrifador...bem qd lá chegasse ele nem percebia porque o estava a castigar!!!
Essas teorias de tirar tudo de cima das mesas, bancadas, forrar com alumínio...bem quer dizer...a casa passa a ser um "circo". Eles têm de ter limites!!! Vão lá educar os vossos filhos assim! Dessa forma vão fazer tudo o que querem.:p
Como dizem, os animais não são pessoas...mas eles percebem bem o k fazem, e claro que poderão voltar a fazê-lo,mas fazem-no com a consciência de que estão a fazer mal!!!!!
O Pipoca quando faz mal...já nem preciso de lhe dizer nada, basta olhar com cara de má! :x

Não me levem a mal, mas como disse a sregina...tudo com moderação...nem 8 nem 80!!! Não tenham dúvidas do meu amor por ele, porque quem ama educa!

Beijocas!!!
valexferreira
Membro Júnior

quarta set 17, 2003 2:03 pm

Olá a todos!!!

Beijocas!!!
valexferreira
Membro Júnior

quarta set 17, 2003 2:04 pm

Olá a todos!!!

Beijocas!!!
Responder

Voltar para “Gatos”