Umas perguntinhas para vocês!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta set 11, 2003 8:23 pm

speedy666 Escreveu: a minha so se nao puder por exemplo ela adora cornetos e chocolate ---fsssst me chamaram miauuuuu cade chocolate deixa a iris dar uma lambidela miauuuuuuuu va la------xo Iris. como vem é so falar em doces que a iris fica logo maluquinha.
speedy666[/color] :evil: [/i][/b]
Atenção.
A Teobromina é extremamente tóxica em gatos e está presente justamente no chocolate, uma quantiodade ínfima pode ser fatal :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

quinta set 11, 2003 8:44 pm

existe chocolate proprio para animais e eu so lhe deixo dar uma lambidela ou duas nada de exagero a iris tem 2 anos bastantes saudaveis graça a deus
pro exemplo o leite de vaca faz mal aos miaus e no entanto a quem de yogurte com o consentimento dos vets
penso que tb vai do proprio animal.
:evil:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta set 11, 2003 8:52 pm

Olá

O Yogurte pode-se dar pois já não contém lactose, é por isso que não faz mal aos gatos muito pelo contrário, até os deixa com um pêlo mais bonito.
Os doces fazem muito mal aos nossos amiguinhos de 4 patas.
A única coisa que nós humanos comemos e eu dou à Amélia é yogurte e uns bocadinhos de fiambre quando como pão com fiambre. Perguntei ao vet se fazia mal e o Yogurte ele diz que não faz contando que não note alterações nas fezes, seja natural e sem açucar. O fiambre ele diz que posso dar de vez em quando, mas só o de aves (perú e frango).

Beijokas
kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta set 11, 2003 8:55 pm

Tenha calma, eu não estou a agredir ninguém mas a alertar, se não gostou, lamento.

Note que na sua mensagem fala em "cornetos e chocolates". O que é muito diferente de chocolates para gatos. E sim, cada gato é um gato mas fisiológicamente reagem mais ou menos todos da mesma forma, não acha ? Olhe que já vi gatos intoxicados dessa forma e sabia que os donos diziam que "foi só um niquinho"

mas o gato é seu, quem sou eu para lhe dizer o que fazer, só avisei, e não foi para o/a prejudicar, certo ?

Já agora, sabe que os gatos podem sofer de diabetes ?

Fique bem.
Última edição por CasadeAnaval em quinta set 11, 2003 9:20 pm, editado 2 vezes no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta set 11, 2003 8:59 pm

mas porque carga de água têm os gatos de comer chocolates, cornetos ou doces? será que nós também comemos ração? lá que eles são atrevidos e se uma pessoa se descuida :o :o :o já me aconteceu, alguns dos gatos nicarem bolos. depois digo - come o resto. é o comes :p :p até pão. fico furiosa quando os vejo de volta do pão. só lhes digo- ainda bem que gostam. quando fôr preciso, já sei o que lhes dar. mas nesse caso, haviam de fazer cara feia :) :)
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta set 12, 2003 10:01 am

Desde já agradeço todas as vossas respostas. Eu tb sou de opinião que a comida seca é mais saudável, e uma das situações que me salta logo à vista é que qd a comem bebem muito mais água e parece que as barriguinhas delas não são tão forçadas a "trabalhar". De qualquer das formas, a vet nunca me disse para dar estritamente comida seca e já que elas até agora teem sido bichinhas saudáveis, lá continua a ir uma latinha. Mesmo assim, este vai ser um assunto que vou falar com a vet no fim do mês qd lá for :) Obrigado mais uma vez pela vossa participação!

Ah..em relação aos chocolates, realmente podem ser bastante tóxicos, como disse um forista acima, do qual não me lembro do nome. A Siouxie, que é a cadelinha da minha mãe, já esteve bem doente por causa dessa brincadeira. Mas tb penso que se for 1 (Uma) lambidela tb não fará mal.

Bem hajam!
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

sexta set 12, 2003 6:17 pm

Bernardinha Escreveu:
Ah..em relação aos chocolates, realmente podem ser bastante tóxicos, como disse um forista acima, do qual não me lembro do nome. A Siouxie, que é a cadelinha da minha mãe, já esteve bem doente por causa dessa brincadeira. Mas tb penso que se for 1 (Uma) lambidela tb não fará mal.
Mas porque é que havemos de facilitar? Depois da primeira lambidela vão querer mais, e há donos (não digo que seja o teu caso) que não resistem às investidas dos felinos, que sabem bem como fazer aqueles olhinhos de desespero...

Eu tenho conhecimento do caso de um cão que faleceu exactamente por lhe darem chocolates :(
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta set 12, 2003 6:20 pm

Bernardinha Escreveu: Mas tb penso que se for 1 (Uma) lambidela tb não fará mal.

Bem hajam!
Olá

Não quero ser chato, mas como dizem, para quê facilitar. Um gato pesa em média 5 kg, um humano pesa 70 kg, uma lambidela em um animal sensivel pode desencadear uma reacção alérgica.

Os gatos não necessitam nem devem comer doces. Primeiro porque os donos não sabem qual a dose máxima que toleram e depois porque estão a contribuir para um gato diabético e olhem que gatos diabéticos são complicados de manter...

Fiquem bem.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta set 12, 2003 11:43 pm

Pois, realmente vale mais jogar pelo seguro! mesmo quando fazem akela cara desesperada! A Siouxie chega a babar-se!! A minha mãe desde o susto k apanhou nc mais facilitou! e eu tb faço um esforço enooorme com as minhas bichanas. Agora, depois de mt educação o máximo k fazem é pularem pra cima dos ombros e ficarem a "aguar" para o k tenho nas mãos! Citando as palavras da vet pra minha mãe "De tanto lhe querer bem, está a fazer-lhe um mal enorme". O chocolate acabou-se, mas o queijinho ainda lá vai que eu SEI!
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta set 12, 2003 11:52 pm

Bernardinha Escreveu: Citando as palavras da vet pra minha mãe "De tanto lhe querer bem, está a fazer-lhe um mal enorme".
Sem me referir à Bernardinha, ela que não pense que lhe é dirigido, mas meus amigos quão sábias são estas palavras. Quantas doenças, quantos acidentes, quantos problemas de comportamento podiam ser evitados se esta frase dita por tantos vets fosse realmente ouvida. A minha prima Ana costumava dizer aos clientes dela quando não a ouviam e já se passava " Ouça lá, se não ouve o que lhe digo, mais vale a pena mudar-se".
E até resultava, quanto aos que mesmo assim não a ouviam e iam-se embora ela bem dizia que não valia a pena preocupar-se pois da maneira que tratavam mal os animais um dia acontecia qualquer coisa e iam acusá-la de não os ter avisado :)

Desculpem o àparte..
patupi
Membro
Registado: quarta mai 28, 2003 11:24 am

sábado set 13, 2003 12:23 am

Olá a todos!
Os meus gatos comem ração seca. Mas tenho de especificar um pouco.
O Tobias tem problemas de bexiga e é capado, portanto come uma ração seca especial para gatos capados até aos 4 anos (ele tem 1 ano). Antes desta ração comia uma ração para gatos com problemas de bexiga. Antes desta comia ração seca normal que tem o problema de ter muitas proteínas o que pode provocar problemas de bexiga...
O Leonardo não tem problemas de bexiga mas é capado, portanto come da mesma comida que o Tobias.
A Carlota foi também operada para não ter meninos, mas sendo fêmea não corre os riscos de problemas urinários que os machos capados correm. No entanto, come da mesma comida que os machos. Só que, como é elegante e não tem problemas, damos-lhe umas goluseimas (daquelas para gatos) que ela adora!
A eles todos, de vez em quando, damos umas polpinhas de peixe, quando comemos peixe . Temos a paciência de tirar a espinha e dar polpinhas aos meninos.
Sinceramente, não gosto de lhes dar comida de lata, porque lhes faz imensos gases, as cacas cheiram muito pior do que com a comida seca e além disso, vomitam mais a comida de lata do que a ração seca.
Enfim, acho que a conclusão a que podemos chegar, é que cada gato tem as suas especeficidades e temos de agir de acordo com elas!
patupi
Membro

sábado set 13, 2003 12:23 am

Olá a todos!
Os meus gatos comem ração seca. Mas tenho de especificar um pouco.
O Tobias tem problemas de bexiga e é capado, portanto come uma ração seca especial para gatos capados até aos 4 anos (ele tem 1 ano). Antes desta ração comia uma ração para gatos com problemas de bexiga. Antes desta comia ração seca normal que tem o problema de ter muitas proteínas o que pode provocar problemas de bexiga...
O Leonardo não tem problemas de bexiga mas é capado, portanto come da mesma comida que o Tobias.
A Carlota foi também operada para não ter meninos, mas sendo fêmea não corre os riscos de problemas urinários que os machos capados correm. No entanto, come da mesma comida que os machos. Só que, como é elegante e não tem problemas, damos-lhe umas goluseimas (daquelas para gatos) que ela adora!
A eles todos, de vez em quando, damos umas polpinhas de peixe, quando comemos peixe . Temos a paciência de tirar a espinha e dar polpinhas aos meninos.
Sinceramente, não gosto de lhes dar comida de lata, porque lhes faz imensos gases, as cacas cheiram muito pior do que com a comida seca e além disso, vomitam mais a comida de lata do que a ração seca.
Enfim, acho que a conclusão a que podemos chegar, é que cada gato tem as suas especeficidades e temos de agir de acordo com elas!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado set 13, 2003 12:39 am

Bem, desculpem discordar com a maioria das opiniões, mas eu ao meu gato NÃO posso dar ração seca... Por uma razão muito simples, ele aqui à cerca de 1 ano por pouco não morreu com um problema na bexiga grave, ele criou uma espécie de cristais (vulgarmente denominadas "pedras") na bexiga e simplesmente não conseguia urinar... :o Foi horrível, ía mesmo morrendo... Daí para a frente eu só lhe posso dar comida húmida porque os cristais não se dissolvem sozinhos e se a comida for seca ele volta a piorar! :oops:
Daí eu achar que a comida seca é muito boa para gatos completamente saudáveis, não para gatos com o problema do meu... Eu fui mesmo obrigada a mudar, ou latas ou morte à vista! :cry:
Para controlar a obesidade, eu por dia apenas lhe dou meia lata, ao contrário do que diz na própria lata, mas claro, as marcas ao aconselharem 1 lata ou mesmo 1 lata e meia por dia para cada gato, apenas pensam no LUCRO e não na saúde do animal!
Mas fiquem descansados que o meu Miau tá tudo menos magrinho!!! :lol: O Vet diz que tá na medida certa! 8)
Cumprimentos para todos

MLS
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 13, 2003 1:08 am

para problemas renais, em geral, o peixe não é aconselhável. quando estes são detectados, é mesmo de evitar. eu deixei de comprar, porque o pantufa é insuficiente renal. sei lá se ele não ia meter o nariz no prato mal virasse costas.
Bem, desculpem discordar com a maioria das opiniões, mas eu ao meu gato NÃO posso dar ração seca... Por uma razão muito simples, ele aqui à cerca de 1 ano por pouco não morreu com um problema na bexiga grave, ele criou uma espécie de cristais (vulgarmente denominadas "pedras") na bexiga e simplesmente não conseguia urinar... Foi horrível, ía mesmo morrendo... Daí para a frente eu só lhe posso dar comida húmida porque os cristais não se dissolvem sozinhos e se a comida for seca ele volta a piorar!
Daí eu achar que a comida seca é muito boa para gatos completamente saudáveis, não para gatos com o problema do meu... Eu fui mesmo obrigada a mudar, ou latas ou morte à vista!

há ração e ração. quando perguntei à vet se podia dar ração mais barata aos gatos, ela alertou-me para os problemas renais que afectam sobretudo os machos. agora que tenho de dar a menos boa, sei os perigos que corro. espero ser por pouco tempo.
muitos dos problemas de saúide têm a ver com a ração. o pantufa é insuficiente renal e tem uma ração específica que há-de comer até ao fim dos seus dias se quiser andar cá algum tempo.
patupi
Membro

sábado set 13, 2003 1:32 pm

Bem, quando falei em polpinha, esqueci-me de acentuar o INHA... A Carlota é que beneficia mais destes mimos.
O Tobias, come uma polpinha lá quando o rei faz anos. A verdade é que ele come a comidinha dele e não quer outra. Este verão, por acaso, foi interessante ver como o facto de ele andar no campo e ter mais actividade física fez com que ele passasse muito bem, sem problemas nenhuns. Estavamos com receio de ele ter algum problema por causa das caçadas felinas... fartou-se de matar baratas e gafanhotos, mas não o vimos comer nenhuma das suas vítimas. Estavamos com medo, por causa da grande quantidade de proteínas que os animaizinhos podem ter.
Responder

Voltar para “Gatos”