Primeiro, se foi a gatis aonde nao pode ver os pais, NAO CONFIE, nao entendo como os pais possam ter sido entregues aos donos, os donos nao sao quem vende os gatitos? Por lei os gatitos que forem registrados so devem de seem retirados da mae as 13 semanas, Ja ai algo nao esta bem. Outra coisa se quer o gato/ gata como animal de companhia eu aconselho a castrar pois se tiver um macho quando ele vai marcar territorio,( O Merlin quando esta em cio fica numa marquize grande que tenho), as femeas quando entram em cio ( chamam e nao se calam) e nao vai aguentar o barulho, alem disso ha a pilula para as gatas nao entrarem em ciclo mas essas a longo prazo podem causar complicacoes (como tamem o cancaro da mama), eu levo a BLU ao veterinario quando ela entra em cio e nao quero que acasale , ele poe um spray que faz com que nao entre em cio, mas fica muito caro, e isso e porque eu faco criacao e nao quero que ela engravide sempre que entre em cio. Tem que ter a saude da gatinha em conta, se esta a pensar em a ter so como animal de estimacao o mais apropriado sera a castracaoAnamar7 Escreveu:Certo, terei em conta os v/ conselhos.
Nos gatis que vi (tudo na zona centro) os gatitos de cerca de 2 meses não estavam c/ as mães. Eram salas aquecidas só c/ gatos pequenos...os pais, segundo essa pessoas já tinham sido devolvidos aos proprietários...
Outra coisa: se adoptar um gato comum, como posso saber a proveniência, se tem problemas de saúde, temperamento difícil, etc? Claro que nunca se tem certeza, mas pensei que adquirindo a um Criador certificado, diminuía a hipótese de me meter num sarilho...Esterilizar um gato(a) não altera o temperamento/equilíbrio do animal? Estava a pensar numa gata, mas controlando o cio c/ medicação, que acham?
Gatinho - conselhos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
Tambem quando um gato/ gata e esterlizado/a normalmente fica mais manso/a.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
além de tudo o que já foi dito, visite as associações da sua zona de residência, normalmente os gatinhos estão em famílias de acolhimento temporário; pessoalmente, não conheço nenhuma associação que entregue gatos com problemas de saúde e/ou comportamentais, a não ser que os adoptantes não se importem. As FATs criam fortes laços com os gatinhos e só dão para adopção se considerarem que o bichano será muitíssimo bem tratado. Também a poderão informar do temperamento e outras características do gato.
Também sugiro que NÃO ADOPTE em lojas - é onde as pessoas vão "despachar" os gatinhos, muitas vezes com apenas 6 semanas, e entregam-nos a qualquer um. Não os conhecem, nada sabem deles. E cada jaula vazia nessas lojas é um convite para lá serem despejados outros...
Há vários fóruns e sites de adopção. Visite o site http://www.adopta-me.org e considere a hipótese de de adoptar um gato jovem ou adulto meiguinho e com bom temperamento... há tantos!
além disso, são entregues castrados e desparasitados e, alguns deles, vacinados. Um gato com mais de 2 anos já passou "o pior", tem o sistema imunitário desenvolvido e é muito menos frágil que um bebé.
Boa sorte e felicidades!
Também sugiro que NÃO ADOPTE em lojas - é onde as pessoas vão "despachar" os gatinhos, muitas vezes com apenas 6 semanas, e entregam-nos a qualquer um. Não os conhecem, nada sabem deles. E cada jaula vazia nessas lojas é um convite para lá serem despejados outros...
Há vários fóruns e sites de adopção. Visite o site http://www.adopta-me.org e considere a hipótese de de adoptar um gato jovem ou adulto meiguinho e com bom temperamento... há tantos!

Boa sorte e felicidades!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Neste momento afirmo com justificação que existem alguns gatos persas adultos jovens para adopção, em varios locais do País possivelmente animais que foram bem pagos mas...que depois começaram a dar trabalho ou apenas porque tinham já passado de bébés e foram abandonados ficando assim entregues ao seu destino por vezes muito cruel.
Algumas pessoas talvez ainda não se tenham apercebido que o abandono de animais de raça dantes apenas em cães de raça está agora extensivo a gatos e cada dia vai surjindo mais um ou outro caso triste.
O persa não consegue sobreviver sozinho na rua requer muitos cuidados , no entanto quem adopte 1 persa saído duma situação destas sabe que tem de gastar dinheiro com ele logo de inicio em vet pois decerto não estará ok,falo poruqe passei já essa experiencia.
desejo-lhe boa sorte e se faz questão de ter 1 persa pq não tentar procurar algum já "marcado" pelo abandono?são muito reconhecidos embora alguns medos nunca os cheguem a perder.
Ficaria assim com um "persa falso" por não ter Lop mas persa, apenas com falta de BI o que possivelmente não seria relevante para 1 animal de companhia.
Algumas pessoas talvez ainda não se tenham apercebido que o abandono de animais de raça dantes apenas em cães de raça está agora extensivo a gatos e cada dia vai surjindo mais um ou outro caso triste.
O persa não consegue sobreviver sozinho na rua requer muitos cuidados , no entanto quem adopte 1 persa saído duma situação destas sabe que tem de gastar dinheiro com ele logo de inicio em vet pois decerto não estará ok,falo poruqe passei já essa experiencia.
desejo-lhe boa sorte e se faz questão de ter 1 persa pq não tentar procurar algum já "marcado" pelo abandono?são muito reconhecidos embora alguns medos nunca os cheguem a perder.
Ficaria assim com um "persa falso" por não ter Lop mas persa, apenas com falta de BI o que possivelmente não seria relevante para 1 animal de companhia.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Os gatos têm cio?? Acho que não, cio=ovulação!chillisauce Escreveu:O Merlin quando esta em cio fica numa marquize grande que tenho), as femeas quando entram em cio ( chamam e nao se calam) e nao vai aguentar o barulho
São estimulados pelas feromonas das fêmeas quando estas entram em cio, mas os machos não têm cio!
O spray que fala não evita o cio. O que faz é bloquear ou disfarçar o cheiro das feromonas libertadas pela gata em cio, ela tem ovulação na mesma, mas o gato como não sente o cheiro não faz a cópula, logo não engravida, pode não ser 100% eficaz. Como é que um spray ía alterar o ciclo de ovulação de uma gata?chillisauce Escreveu:
ele poe um spray que faz com que nao entre em cio
Completamente de acordo!chillisauce Escreveu:
Tem que ter a saude da gatinha em conta, se esta a pensar em a ter so como animal de estimacao o mais apropriado sera a castracao
Castração é o melhor que se pode fazer se tiver em conta o bem estar do animal!
Pilula eu nunca daría a uma gata minha!
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Permita-me corrigi-lo, paulograve: nas gatas a ovulação é apenas induzida pela cópula. Sem cópula, não há libertação do óvulo, e esse será um dos motivos pelos quais as gatas não têm propriamente ciclos, podendo ter cios uns atrás dos outros. É por isso que muita gente usa o cotonetezinho nessas alturas...paulograve Escreveu: Os gatos têm cio?? Acho que não, cio=ovulação!
São estimulados pelas feromonas das fêmeas quando estas entram em cio, mas os machos não têm cio!
O spray que fala não evita o cio. O que faz é bloquear ou disfarçar o cheiro das feromonas libertadas pela gata em cio, ela tem ovulação na mesma, mas o gato como não sente o cheiro não faz a cópula, logo não engravida, pode não ser 100% eficaz. Como é que um spray ía alterar o ciclo de ovulação de uma gata?

acerca do cio dos machos... pois é claro que não têm cio, mas é comum usar-se a mesma palavra para descrever o comportamento "tarado" dos gatos quando há fêmeas em cio por perto.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Agradeço a correcção Chamarrita, tem toda a razão, ainda à tempos um veterinário me falou nisso, eu é que já não me lembrava!
As cadelas é que acho que têm ovulação nos cios.

-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
paulograve Escreveu:Os gatos têm cio?? Acho que não, cio=ovulação!chillisauce Escreveu:O Merlin quando esta em cio fica numa marquize grande que tenho), as femeas quando entram em cio ( chamam e nao se calam) e nao vai aguentar o barulho
Desculpe o meu Portugues ja estou ha muitos anos fora.chillisauce Escreveu:
ele poe um spray que faz com que nao entre em cio
O spray que fala não evita o cio. O que faz é bloquear ou disfarçar o cheiro das feromonas libertadas pela gata em cio, ela tem ovulação na mesma, mas o gato como não sente o cheiro não faz a cópula, logo não engravida, pode não ser 100% eficaz. Como é que um spray ía alterar o ciclo de ovulação de uma gata?
Completamente de acordo!chillisauce Escreveu:
Tem que ter a saude da gatinha em conta, se esta a pensar em a ter so como animal de estimacao o mais apropriado sera a castracao
Castração é o melhor que se pode fazer se tiver em conta o bem estar do animal!
Pilula eu nunca daría a uma gata minha!
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
Sim era isso que eu queria dizer , desculpem o meu Portugues, Ja estou fora ha muitos anosChamarrita Escreveu:Permita-me corrigi-lo, paulograve: nas gatas a ovulação é apenas induzida pela cópula. Sem cópula, não há libertação do óvulo, e esse será um dos motivos pelos quais as gatas não têm propriamente ciclos, podendo ter cios uns atrás dos outros. É por isso que muita gente usa o cotonetezinho nessas alturas...paulograve Escreveu: Os gatos têm cio?? Acho que não, cio=ovulação!
Acerca do spray nada posso dizer, porque nada sei, nem nunca tinha ouvido falar.
acerca do cio dos machos... pois é claro que não têm cio, mas é comum usar-se a mesma palavra para descrever o comportamento "tarado" dos gatos quando há fêmeas em cio por perto.
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
O spray que eu falo, o vet mete um spray e a Blu deixa de chamar, ele poe esse spray duas semanas antes dela entrar em cio e ela acalma, pois quando ela entra em cio fica louca e nao se cala, entao nao e como uma gata normal que quando entra em cio mia, ela grita e faz ca um barulho. A primeira vez que aconteceu e eu nao queria que ficasse gravida, e por nao querer dar a pilula pois sei o mal que faz, pensei " ela vai se calar" bem ninguem dormia ca em casa e ja estavamos a dar em loucos. Eu estava a ver quando os vizinhos vinham- me bater a porta. O meu marido dizia me " Vai para a sala com a menina ou eu ponho vos la fora as duas" Entao eu vestia o robe e ia deitar me com ela no sofa e sempre que ela abria a boca eu mandava a calar. ( Estao a ver o filme) foi assim durante 2 semanas e depois parou, pensava eu, pois passado uma semana comecou outra vez. O gato bengal nao tem um miar como os outros gatinhos, e entao ela ( nao miava, Gritava) Eu trabalho turnos e as vezes levanto me as 6 entao ja viram eu a passar as noites em claro e depois ter que me levantar as 6 da manha. Fui ao vet com ela, ele pos um spray (foi caro) £40 mas foi remedio santo ela parou de chamar ( gritar) e eu dormi sossegada. O spray e temporario e so e usado para gatos de criacao pois e seguro. Mas nao e so para o macho nao sentir o cheiro, pois elas tambem nao chamam e ficam mais calmas.
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
Muita gente usa o cotonete mas este pode causar infeccao
-
- Membro Veterano
Nunca tive o azar de apanhar uma gata com cio!
as bebés são esterilizadas ates de terem o 1º, as que recebo adultas já vêm operadas. Agora tenho uma com 10 anos para esterilizar, está comgo desde Setembro, mas se teve algum cio, não dei conta de nada... Eu sei que é preciso ter cuidado com o cotonetezinho, mas havendo vizinhos ou sendo a gata muito histérica, a bem dizer, antes uma caixa de cotonetes
pelo preço do spray e mais 10 aérios esterilizo a gata... Claro que eu não faço criação. Mas se calhar, com gata histérica... deixava de fazer, pelo menos com essa!

paulograve Escreveu:Agradeço a correcção Chamarrita, tem toda a razão, ainda à tempos um veterinário me falou nisso, eu é que já não me lembrava!![]()
Exacto, as cadelas é que durante o cio também têm a ovulação.
Desculpe, não quero parecer rude, mas com tantos animais abandonados ainda pondera comprar um gatinho de raça...?
Tenho 3 gatos e são todos gatos de rua. Um deles pode ser considerado lindinho pois é branco e tem olhinhos azuis
Também não se pode cair na ilusão que os animais que adquirimos saudáveis se mantenham assim durante todo o seu periodo de vida. Vai chegar o dia em que temos que assumir a responsabilidade de prestar todos os cuidados de saúde necessários.
A gata que está comigo tem Insuficiência Renal e os primeiros pensamentos que me ocorreram, quando o Vet detectou a doênça, foram que não queria que ela sofresse e que não teria a sua companhia tanto tempo quanto gostaria.
Os gatos têm personalidades diferentes, normalmente se forem tratados com carinho, eles tornam.se meigos. Digo isto porque já vi gatas agressivas e outras são um amor.
Não se esqueça que os animais não são objectos... não se deve pagar $ para adquirir animais de estimação. Não são um negócio.
Helena Gomes
Tenho 3 gatos e são todos gatos de rua. Um deles pode ser considerado lindinho pois é branco e tem olhinhos azuis

Também não se pode cair na ilusão que os animais que adquirimos saudáveis se mantenham assim durante todo o seu periodo de vida. Vai chegar o dia em que temos que assumir a responsabilidade de prestar todos os cuidados de saúde necessários.
A gata que está comigo tem Insuficiência Renal e os primeiros pensamentos que me ocorreram, quando o Vet detectou a doênça, foram que não queria que ela sofresse e que não teria a sua companhia tanto tempo quanto gostaria.
Os gatos têm personalidades diferentes, normalmente se forem tratados com carinho, eles tornam.se meigos. Digo isto porque já vi gatas agressivas e outras são um amor.
Não se esqueça que os animais não são objectos... não se deve pagar $ para adquirir animais de estimação. Não são um negócio.
Helena Gomes
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
a Blu normalmente fica em cio 2 vezes por ano e eu so usei o spray 2 vezes, agora deixei ela acasalar pois ja passou 14 meses que ela teve uma ninhada, entao nao fica tao caro como parece, mas tambem nao fica barato. Mas nao aconselho isso para um animal de estimacao apenas para criadores, pois como crio e perciso de descanco tenho que lhe dar algo para acalmar. E sou contra o uso da pilula para gatos. O meu Tiger por exemplo, como eu tenho dois machos o Tiger foi castrado eu tive que tomar a decisao, nao tenho femeas suficientes para requerem 2 machos e para ter eles a andar a porrada, castrei o Tiger. ele e feliz e os dois dao se bem.Chamarrita Escreveu:Nunca tive o azar de apanhar uma gata com cio!as bebés são esterilizadas ates de terem o 1º, as que recebo adultas já vêm operadas. Agora tenho uma com 10 anos para esterilizar, está comgo desde Setembro, mas se teve algum cio, não dei conta de nada... Eu sei que é preciso ter cuidado com o cotonetezinho, mas havendo vizinhos ou sendo a gata muito histérica, a bem dizer, antes uma caixa de cotonetes
pelo preço do spray e mais 10 aérios esterilizo a gata... Claro que eu não faço criação. Mas se calhar, com gata histérica... deixava de fazer, pelo menos com essa!
![]()