gatas estrelizadas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado jan 01, 2011 12:08 pm

Há que ver as coisas com a devida distância...do quje diz o veterinário e do que diz o cliente.
Muita gente diz não ter $ e se pode esterilizar dentro de meses quando já o tiver..que pode dizer o veterinário senão que pode dar dois a 3 meses a pílula até poder esterilizar ? É melhor que ninhadas indesejadas. E temos que parar com a ideia de que a gata fica com tumores mamários de olhar para a embalagem. :lol: Segundo( somente um ex) uma pesquisa efectuada em Tufts a toma prolongada, i.e mais de um ano poderá estar relacionada com ocorrência de tumores mamários,
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 01, 2011 1:24 pm

Do que entendi, o veterinário em questão nem mencionou a esterilização da gata. E, pelos vistos, também não elucidou uma série de outras coisas, visto que é a primeira vez que a forista tem gatos e está "às aranhas". É claro que a gata não fica com tumores nas mamas só de olhar para a embalagem, mas podendo esterilizar, para quê dar a pílula? Ok, sei de uma gata com alguns 20 anos que toda a vida tomou a pílula e está porreira, mas é uma excepção. E sei de gatas que, nunca a tomando, desenvolveram tumores e piómetras, também depende da predisposição genética. Esse argumento de que os animais "atrofiam" se forem esterilizados cedo.... enfim.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
VascoV2
Membro Veterano
sábado jan 01, 2011 1:25 pm

Como eu referi..só se sabe o que foi dito estando lá...

Não devemos tirar ilacções do que é dito aqui por uma parte.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LovesMeNot
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 12:48 pm

sábado jan 01, 2011 2:43 pm

Acho que deveria ser utilizada a pilula caso não for possivel separar os dois gatos... Caso for possivel, não vejo necessidade. É facil, mantenham nos afastados quando não estao em casa e quando estiver algum dono presente, juntem nos, mas sempre com atençao ao que eles fazem.

Em relação ao aparecimento de tumores... um grande factor é genético. Há animais que têm maior predisposição e em relação a isso não se pode fazer nada. É obvio que existem factores que elevam essa tendencia e um desses factores é o uso de pilula em gatas, no entanto a utilização por 2 ou 3 meses não deverá ser muito significativa.

O vet tem razão no sentido em que não vale a pena arriscar. Se os gatos se mantiverem juntos, ha possibilidade de a gata ficar prenha. E ele diz até aos 8 meses pois é a altura ideal para a esterilização em femeas.

Anyway, boa decisão em esterilizar/castrar os gatinhos! Boa sorte!
horsygirl
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 7:29 pm

sábado jan 01, 2011 7:01 pm

Muito obrigada pela atenção de todos vocês. Realmente o que ele me disse foi que, visto que ela ainda so tem 5 meses, feitos estes dias, e ainda tem um corpo pequeno, aconselharia a esperar até aos 8 meses. Caso contrario isso pode fazer com que eles nao cresçam tanto, sendo castrados tão novos. A sugestão dele, foi dar lhe a pilula, apenas durante estes mesitos, visto que eles estao juntos desde bebes e vivem sempre em casa, é dificil separálos. Para além disto, como é óbvio, uma gravidez nesta altura seria horrivel para ela.

Penso que vou fazer isso, pelo que me dizem e eu pensava, três mesitos de pilula nao tem influencia significativa no que toca ao aparecimento de tumures....

Obrigada pelas dicas :D
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 01, 2011 7:21 pm

tb. pode dar a injecção. tem uma validade de 6 meses
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sábado jan 01, 2011 7:28 pm

Chamarrita Escreveu:
horsygirl Escreveu:diz que posso junta los? não ha perigo de engravidar? ele tenta " atirar se " a ela mas pelo que percebo ela foge dele, n sei se tem medo(ele e bem maior que ela)...bem, as indicações que o vet me deu foi darlhe a pilula ( quando acabar o cio) ate aos 8 meses e aí sim, castrar o gato e esterelizala, visto que , segundo ele se for antes, ficam "atrofiados" e não crescem tanto quanto cresceriam...
Mude JÁ de veterinário!

Claro que há o perigo de ela engravidar, mas se a esterilizar rapidamente, qual é o problema? O ideal era mesmo esterilizar antes do 1º cio, diminui MUITO a probabilidade de ocorrência de tumores mamários, com a pílula é rara a gata que não os tem. A pílula também provoca piómetras, que são infecções do útero muito graves e que nem sempre são percebidas pelos donos, levando a uma morte dolorosa, horrível. Mesmo sem a pílula, a possibilidade de se desenvolverem infecções uterinas é grande.

Eu não sou vet, mas atrevo-me a afirmar que esse profissional está a proceder de modo MUITO incorrecto e a dar-lhe informações ERRADAS e ignorantes.
Tem certeza que esse fulano e vet? coisa mais parva que ele lhe disse.
VascoV2
Membro Veterano
sábado jan 01, 2011 7:57 pm

Existem presentemente duas teorias relativamente a castração antes ou depois do primeiro cio, cada uma com argumentos válidos...

assim sendo parece-me que quem chama parvo a um médico veterinário que defenda um dos dois pontos de vista, não sendo sequer médico-veterinário...está a ser um pouco...enfim... :wink:
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado jan 01, 2011 8:13 pm

VascoV2 Escreveu:Existem presentemente duas teorias relativamente a castração antes ou depois do primeiro cio, cada uma com argumentos válidos...
Está mais que provado que a esterilização antes do 1º cio reduz em 90% as probabilidades de tumores mamarios comparativamente a outras femeas não esterilizadas ou esterilizadas após o 1º cio.
Acho que só tem vantagens. Tambem nao sou vet, mas note-se que existem vets bastante incompetentes, nao digo que seja o caso claro.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 01, 2011 8:27 pm

Não são teorias, são factos também comprovados em estudos. A esterilização precoce é uma actividade feita em muitos países, especialmente nas américas, e os animais crescem normalmente; e, mesmo para quem defende a esterilização mais tardia, sabe-se hoje que é mais seguro que esta ocorra antes dos sinais de puberdade. Não sendo vet, mas cliente, pago e EXIJO que me sejam explicados os prós e contras de cada opinião ou corrente, e me seja permitida a liberdade de escolha perante as informações de que disponho e os meus próprios juizos. Os médicos não t~em de fazer "propostas" de acordo com aquilo que "pensam" que os clientes podem gastar, têm de pôr as cartas na mesa e apresentar as alternativas. Para mim, é costrangedor ser eu a pedir exames ou análises, apenas porque um médico acha que "nem todos estão dispostos a gastar dinehiro" e não as sugere. E custa estar a "ensinar a missa ao padre", quando são os veterinários que têm obrigação de saber e esclarecer. Mas enfim, como em todas as profissões, nem todos podem ser bons.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado jan 01, 2011 8:41 pm

VascoV2 Escreveu:Existem presentemente duas teorias relativamente a castração antes ou depois do primeiro cio, cada uma com argumentos válidos...

assim sendo parece-me que quem chama parvo a um médico veterinário que defenda um dos dois pontos de vista, não sendo sequer médico-veterinário...está a ser um pouco...enfim... :wink:
~

Mas repare bem que não é isso que está em causa, depois do cio já é de certeza, já que a gata já está em cio.
É aconselhar a pilula para esperar mais uns meses para esterilizar quando a gata pode ser esterilizada assim que passar o cio (presumindo que não há problemas de saude, já que a forista não menciona problemas, mas apenas "crescer")
VascoV2
Membro Veterano
sábado jan 01, 2011 9:07 pm

I love me, muito francamente o que sugiro é isto...ignore tudo que foi dito aqui e siga a indicação do seu veterinário.È que, com o devido respeito, o mesmo anda a ser chamado de incompetente baseado no que você disse e pode estar a ser feito quer por mecânicos de bicicletas ou padeiros do corte inglês, com o devido respeito pelas profissões em questão.

A mim parece-me que houve foi uma falha de comunicação entre si e seu veterinário e temos logo que decida brilhar a falar de gente incompetente... :roll:
horsygirl
Membro Júnior

sábado jan 01, 2011 9:22 pm

Vasco muito obrigado pela compreençao. Vou falar novamente com ele, visto a ultima vez ser ao telefone. Tenho muito boa impressão dele e da sua experiência. Obrigada a todos pelas opiniões.
VascoV2
Membro Veterano
sábado jan 01, 2011 9:36 pm

De nada..que corra tudo bem e que esclareça as suas dúvidas com o profissional que a pode ajudar.note o seguinte, muitas urgências são-nos porque as pessoas ouvem vizinhos, amigos e estranhos...incluso esta arcadenoé já tem algumas histórias tristes à conta de conselhos dados .

Bom ano, já agora ;)
horsygirl
Membro Júnior

sábado jan 01, 2011 9:47 pm

Pois... isso e um bocadito mau... penso que o importante quando damos opiniões é serem dadas com base na nossa própria experiência.

:)
Responder

Voltar para “Gatos”