O corpo do meu gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jan 20, 2011 10:24 pm

mjoaocunha Escreveu:Sofia li agora este tópico e revivi várias situações (...)

RIP Miu, um dia reencontrarás os teus doninhos junto à ponte do arco-iris.
Não creio que o seu Miu tenha sofrido, Sofia. Os animais sabem lidar com a morte melhor do que nós... mas também acho que soube lidar com a partida, respeitou o seu gato e, na hora h, deu-lhe alento. Foi um valente, o Miu.

Idem, Maria João, este ano que passou tive a visita da Dona Morte tantas vezes. :( Mas, se alguns morreram partiram ao meu colo, em casa ou no vet, outros seguiram viagem sozinhos... talvez, como eu, detestassem despedidas. E, se uns foram cremados, outros foram enterrados. Não fiquei com as cinzas, não preservei os corpos: depois de partirem, para mim, restou apenas um cadáver desabitado. Aos que enterrei, limitei-me a colocá-los numa caixa de cartão, e plantei árvores e flores na terra, para que pudessem dar vida e florescer.

Um grande, grande abraço...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SofiaCosta
Membro Júnior
Registado: terça fev 24, 2009 3:55 pm

quinta jan 20, 2011 10:46 pm

Chamarrita, obrigada também pelas palavras...

Quero acreditar que sim, que não tenha sofrido muito...

Não havia mais nada que nós pudéssemos fazer para que ele ficasse connosco...

E confesso que me senti muito egoísta em tê-lo trazido para casa, quando poderia ter poupado a noite que passámos. Podia tê-lo deixado a descansar.

Assim que percebi que ele já não respirava foi um dos primeiros pensamentos... "Sou egoísta"

Chorei, solucei, gritei... Só depois percebi que realmente fizemos tudo para que ele ficasse bem...

Obrigada pelo abraço, retribuo com outro ainda mais forte e aconchegado.
"One cat just leads do another." Ernest Hemingway
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta jan 20, 2011 10:57 pm

SofiaCosta Escreveu:Chamarrita, obrigada também pelas palavras...

Quero acreditar que sim, que não tenha sofrido muito...

Não havia mais nada que nós pudéssemos fazer para que ele ficasse connosco...

E confesso que me senti muito egoísta em tê-lo trazido para casa, quando poderia ter poupado a noite que passámos. Podia tê-lo deixado a descansar.

Assim que percebi que ele já não respirava foi um dos primeiros pensamentos... "Sou egoísta"

Chorei, solucei, gritei... Só depois percebi que realmente fizemos tudo para que ele ficasse bem...

Obrigada pelo abraço, retribuo com outro ainda mais forte e aconchegado.
Descansa em Paz MIU, tiveste uns donos que te deram tudo e que te trataram que nem um Rei

Força Sofia, só o tempo a vai ajudar a ultrapassar este momento
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jan 20, 2011 11:19 pm

doi mais quando estão agarrados à vida e não querem partir, acredite. :) aí, sofrem eles e sofremos nós, que temos de os ajudar a partir, contra a sua vontade... O Miu partiu no seu lar, com os seus amigos, tranquilo. Como disse, decidiu partir. Com o tempo, aceitamos... como eles aceitam. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta jan 21, 2011 3:00 am

SofiaCosta lamento a ausencia do seu amigão apesar de uma vida longa foi muito feliz :cry: 2009 foi ano muito negro mesmo por aqui, a sra.morte rondou por aqui mais que uma e mais que duas vezes mas o que doi demais é vermos 1 animal aparentemente saudavel com 2 anitos e nem 15 minutos haver para a conseguir levar até ao Hospital e ser ligada ao oxigenio:chegou lá, injectavel, e a doce Rafaela adormeceu nos meus braços suavemente como suave e doce ela era...

Quando são nossos doi sempre e existe sempre 1 amiguinho que fica especial,ele decerto onde está é feliz, como vê tem por lá muitos ninos amigos para brincar.

Apesar de ser 1 topico de tristeza aproveito para lhe dar os parabens pelos seus 2 bébés que a vão ocupar decerto a tempo inteiro e com mais um pequenote ainda a precisar de tanta atenção :wink:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
SofiaCosta
Membro Júnior

sexta jan 21, 2011 5:09 pm

Chamarrita, mais uma vez agradeço as palavras.

tiabela, obrigada pela força.

Carlota, obrigada pela parabenização dos meus rebentos todos :)

Vamos ficar com a casa cheia de vida, não tarda muito.

Os gémeos estão quase a nascer.

Muitos abraços fortes e apertados a todas!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 21, 2011 7:37 pm

Lamento a sua perda.
RIP Miu. :(

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sexta jan 21, 2011 7:52 pm

:cry: chorei a ler este tópico... é triste ver alguém querido partir... :cry:

RIP Miu.
SofiaCosta
Membro Júnior

sexta jan 21, 2011 8:38 pm

Dinodane e Teffie, obrigada, também...

O grande Ary dos Santos, descreveu a saudade da seguinte forma:

"Esta palavra saudade
Sete letras de ternura
Sete letras de ansiedade
E outras tantas de aventura

Esta palavra saudade
A mais bela e a mais pura
Sete letras de verdade
E outras tantas, de loucura

Sete pedras, sete cardos
Sete facas e punhais (...)
Esta palavra saudade
Dói no corpo devagar
Quando a gente se levanta, fica na cama a chorar"

Hoje ainda dói... Mas com o passar dos dias, acredito que a dor vá dando lugar a uma saudade boa... Aquela que nos faz sorrir ou chorar de contente quando nos recordamos de alguém que nos é querido.

Como referi, é a primeira perda do meu primeiro amigo de estimação... E não está a ser fácil lidar com tanta coisa em simultâneo cá em casa... Penso que nunca seja fácil... E por mais que julguemos que estamos preparados para enfrentar o dia da despedida, a verdade é que não estamos, tal como muitos de vós aqui recordaram...

Um passinho de cada vez, vamos subindo mais um degrau na escada da aprendizagem e com isso, vamos lidando melhor com a ausência de quem nos é tão querido...

Mais uma vez, agradeço o apoio e força que me têem dado.

Muitas pessoas menosprezam os sentimentos que temos nesta altura, limitando-se a dizer "ah, é um bicho. como podes estar assim?" ou "se estás assim, procura outro igual a ele."

Aqui, encontro pessoas que teem tanto ou mais amor que eu pelos animais. E por isto, tambem vos agradeço, por não menosprezarem esta mágoa que se instalou em mim e aos pouquinhos se vai dissipando.

Muito, muito, muito obrigada!

Abraço forte e sentido a todos vós!
CarlotaSMAR
Membro Veterano

sábado jan 22, 2011 2:42 am

Hoje ainda dói... Mas com o passar dos dias, acredito que a dor vá dando lugar a uma saudade boa... Aquela que nos faz sorrir ou chorar de contente quando nos recordamos de alguém que nos é querido.

Sim é real, a dor da perda se transforma em saudade e consoante o coração dos humanos e o carinho,amor que lhes dedicámos em vida essa saudade aumenta dia a dia e tem sim amargura,tristeza e algum pedaçinho de animação ao recordar alguns dos momentos bonitos mas...Amiga a saudade aumenta sempre...e aquele cantinho vai pertencer sempre ao nosso tesourinho especial.

Onde o seu gatuxo esteja que fique bem e muito bem acompanhado por tantos que nos despedaçam o coração e que conto encontrar um dia....
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

sábado jan 22, 2011 8:44 pm

o que chorei sozinha a ler este tópico! =/
Infelizmente, quando tinha 13 anos, tive de adormecer o meu amiguinho, um cão de 3 anos, pois tinha uma hernia, e devido a erro de um veterinario, tive de ver o meu bichinho ser abatido, já que nao havia salvaçao possivel! =( é uma sensação horrivel! Passamos uma semana acordados, e com ele a depender de nós para tudo, nao se mexia, estava sempre deitado! enfim... Tenho agora uma cadelinha, já com 9 anos, mas espero que o seu fim, e dos meus mais recentes amiguinhos, ainda esteja muito longe.

Desejo-lhe muita muita força e foi uma excelente 'mãe' para o miu!
Boa sorte com os novos rebentos e tudo de bom.
adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

sábado jan 22, 2011 9:43 pm

Sofia,

Em primeiro lugar, parabéns pelos seus bebés. Espero que corra tudo bem e que eles sejam daqueles bebés bonzinhos que dormem a noite toda :P

Li o seu post desde o primeiro dia, arrepiou-me desde logo, revi-me na sua tristeza, e no dia anterior tinha pesquisado o que se faz quando um gatinho nosso morre e estamos numa cidade. Eu já perdi muitos gatos, porque desde miuda que vivo numa quinta e eles sempre estiveram à solta, a liberdade paga-se caro, e por mais que devamos, nunca nos mentalizamos que por mais que tentemos proteger há sempre alguma lacuna. Houve alturas em que disse que nunca mais teria gatos, a verdade é que havia sempre um que saltava para a frente do carro, ou algum numa berma, ou algum encontrado por amigos que os traziam para cá. Há uns anos adoptei o Mimo, que tem sido o meu companheiro fiel de faculdade e de ínicio de vida adulta. O Mimo é a minha vida, e eu não sei o que acontecerá no dia que o perder. É algo que me atormenta e que só de imaginar me deixa com lágrimas nos olhos. Por isso, sinto o seu desespero antes, imagino o seu sofrimento depois.

Acredito profundamente que a dor dê lugar a saudade, e que as recordações que agora doem muito, um dia lembrem que tivemos a sorte de pelo menos os ter connosco. É certo que sabemos desde sempre que eles (e qualquer ser ao qual tenhamos uma forte vinculação) vão partir um dia, mas se acreditarmos profundamente nisso a cada momento que vivemos, a dor torna-se insuportável.

Tenho a certeza que fez tudo o que podia, e não acredito no egoísmo que fala, a Sofia não queria o seu gatinho a sofrer, queria-o bem e feliz, consigo, todos queremos isso, e todos lutamos até à nossa última força!

As perdas são assim, choque, aceitação da perda, retirada de um significado, e sei, que um dia quando contar aos seus bebés, que existiu um gatinho muito especial, com o qual brincou, com o qual aprendeu, eles vão conhecê-lo também, vão amá-lo também, e um dia, graças à mãe fantástica que têm, vão ter também os seus gatinhos e respeitá-los com todo o coração.

Sofia, afinal essa é a única maneira de superar a morte, quando alguém nos ama, e leva um bocadinho de nós no coração. Enquanto nos recordam, nós nunca morremos, desaparecemos apenas do olhar :wink:

Desejo-lhe tudo o que há de bom no mundo,

E um abraço muito muito apertadinho, de força, de coragem e de carinho
"Cats rule, dogs drool."
SofiaCosta
Membro Júnior

segunda jan 24, 2011 3:51 pm

CarlotaSMAR e tonilda...

Obrigada (mais uma vez) pelo apoio e compreensão.

Ainda andamos a enxugar as lágrimas, mas conseguimos já não soluçar.

Parece que estamos no bom caminho.

Tento evitar ao máximo falar sobre o Miu, com os familiares. Quando perguntam como me sinto, digo sempre que não quero falar sobre isso.

Não sei se a estratégia é a melhor, mas sinto que se começar a falar desato a chorar...

Uma amiga minha, ontem, disse-me que ele partiu feliz, no meu colo. Mas esta partida no colo faz-me tanta confusão.

Se foi assim, é porque teve que ser assim...

E foi pelo melhor.

Adriribeiro, obrigada pela parabenização dos bebés todos. Se os gémeos sairem ao irmão... Estamos feitos, cá em casa... Dormir a noite toda e ter horários, não foi fácil, mas cá estamos para mais uma etapa.

Muitos beijinhos!

*

Tenho uma dúvida (com certeza mais uma estapafúrdia, mas que me anda a mexer no sistema nervoso)...

O nosso gato do meio (toda a vida viveu com o Miu) desde que o Miu se foi embora que adquiriu alguns dos seus comportamentos.

O Minus, não gostava de colo e adorava andar a saltar, a pular pelo corredor fora atrás de molas, papeis, rolos de papel higiénico e afins.

Agora, não quer brincar, só que ficar no colo ou aninhado no nosso pescoço.

Não gostava nada de dormir connosco na cama, só ía para lá se o colocassemos e esta noite, resolveu não só dormir na nossa cama, como aninhar-se entre mim e o meu namorado (tal como sempre fez o Miu)...

Até posso ser eu que ando a desencantar o Miu onde menos se espera ou ando a fazer comparações porque deve haver alguma necessidade, mesmo que inconsciente, de o fazer...

Assim sendo, a minha dúvida estapafúrdia desta vez é se este comportamento do Minus, face à perda do irmão é normal.

A Matilde está bem e não me parece estar nada diferente, está bem...

Mas o Minus, está muito diferente...

Mais uma vez, e porque nunca é demais fazê-lo, agradeço o apoio, ajuda e compreensão de todos.

Beijinhos!
Chamarrita
Membro Veterano

segunda jan 24, 2011 5:00 pm

acho que o seu Minus quer ser "Plus"... :) Sou filha única, mas sempre ouvi dizer que os "irmãos do meio" ficam sempre um pouco "para trás": nem são os primogénitos, nem os benjamins. Vivem na sombra dos irmãos. E os gatos, que não são nada palermas e em muito se parecem com os humanos, podem tentar assumir - e assumem - o lugar que foi desocupado. Não de uma forma racional, claro, afinal ainda são gatos... poderá ser, em simultâneo, uma demonstração de dor e de perda, uma tentativa de vos reconfortar, e também de dizer "agora é a minha vez". Pode ser um tremendo disparate, mas é assim que interpreto esse comportamento.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarlotaSMAR
Membro Veterano

segunda jan 24, 2011 8:20 pm

Sofia acredito por completo, pois tive já exemplos disso que o seu Minus sentiu a falta do maninho...eles expressam-se de modos que nós é que temos de interpretar , eles sentem,eles sofrem,eles apenas não falam...mas tudo entendem mesmo.

Depois tudo ficará normal com ele mas a sua saudade deite-a cá para fora, chore se tiver vontade pois engolir a dor é muito traumatizante, até que vai chegar um dia...muito lonje onde falará do seu gatuxo como a doce recordação mas lhe digo que "aquela lágrima teimosa" de vez em quando vai cair :cry:

Quando olhar para o céu e vir 1 estrelinha que brilhe mais que as outras sabe que é o seu amigão ele ficará sempre por perto :cry:
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
Responder

Voltar para “Gatos”