Adeus meu querido Saminha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

segunda jan 31, 2011 12:22 am

Como sabe, compreendo-a. Se eu perdi um e estou como estou, nem quero imaginar como seria perder os dois :(

Falar ajuda. Custa muito, mas ajuda. Quando a Mia morreu eu coloquei a data de nascimento e falecimento no facebook e quem a conhecia comentou e ficou muito triste. O facto de saber que a minha menina era tão boa anfitriã quando tínhamos visitas, que tanta gente gostava dela e a achava especial, deu-me bastante força. Ainda dá! Eu sinto uma necessidade enorme de falar dela, de ver fotos tiradas pelos meus amigos...sinto necessidade de tudo o que mantenha a lembrança dela viva e em vida. Dentro de casa é que evito tudo porque a casa em si faz-me lembrar o tal dia.

Tente ver as fotos. Chore o que precisar de chorar. Lide com isto e partilhe :) pode contar comigo e com todos aqui (que a mim me parecem pessoas fantásticas só por gostarem de animais). Força e, acima de tudo, muita coragem.

(um segredo: confortá-la, conforta-me)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jan 31, 2011 12:45 am

Lamento, Tasse! :(
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

segunda jan 31, 2011 1:56 am

Lamento muito ,nunca tenho palavras para estas situações :cry:
Um beijinho
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda jan 31, 2011 2:09 am

SofiaSapien Escreveu: (um segredo: confortá-la, conforta-me)
é verdade, Sofia. :) faz-nos lidar com o nosso próprio sofrimento e, partilhando a dor, ela atenua-se. Para mim, é isto a compaixão: tomar para mim a dor do outro, e confortá-lo até que o meu sofrimento se torne suportável. Só apaziguando a dor alheia consigo atenuar a minha.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda jan 31, 2011 3:11 am

Tassebem apesar de ...muita coisa que nunca vou entender, pode crer que lamento profundamente a ausencia do seu menino, sublinho algumas passagens suas pois deste lado existem 2 feridas iguais ou muito semelhantes abertas que nunca vão fechar,apenas os meus tesourinhos apesar de tudo dormiam sempre na postura do seu Saminha, 1 delas foram 14 anos,a outra ternura apenas 2 anos mas aqui estão e conto sim de me cruzar com muitos tesouros perdidos,mantenha essa esperança pois a coragem para continuar consegue-se apesar de tudo e sei que apesar de não os vermos eles continuam "presentes".
Apenas isto:todos somos "feitos" do mesmo material e assim sendo os sentimentos existem por igual para quem ama animais.

Fica bem lindo Saminha.

Tassebem Escreveu:Quando vos juntei aos gatos que já cá residiam, passaste horas esquecidas, dias, a dormir ao meu colo, dentro da minha roupa, enquanto eu trabalhava ao computador. E, se tinha de me levantar para ir fazer alguma coisa rápida, segurava-te com uma mão por debaixo da barriga como fazem as grávidas.

De todos os meus gatos, e tenho muitos bastante meigos, tu eras o mais chegado a mim. O que as pessoas diziam é que era uma verdadeira paixão. Por tua vontade, estarias sempre ao meu colo, agarrado ao meu pescoço, com uma patinha de cada lado, um verdadeiro coala. Eras também dos poucos que não tinham autorização para dormir comigo, por uma única razão: não me deixavas dormir. Antes de adormeceres, era meia hora a passar por cima da minha cabeça, a mordiscar-me o queixo, o nariz, o cabelo, a entrar e a sair da cama, doido de alegria e de mimo… Se eu me virava, acordavas e recomeçava tudo, e quando finalmente adormecias outra vez era sempre virado para mim, muito encostadinho.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

segunda jan 31, 2011 10:01 am

Lamento muito Tassebem.

Beijinhos
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

segunda jan 31, 2011 10:54 am

Lamento muito Tassebem!
rmcsilva
Membro Júnior
Registado: segunda jan 31, 2011 11:34 am

segunda jan 31, 2011 12:16 pm

Lamento muito... e compreendo o que sente...

Rui
Susana31
Membro
Registado: quarta jul 15, 2009 4:12 pm

segunda jan 31, 2011 2:03 pm

:cry:
Lamento mto... :cry:
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

segunda jan 31, 2011 2:45 pm

Chamarrita Escreveu:
SofiaSapien Escreveu: (um segredo: confortá-la, conforta-me)
é verdade, Sofia. :) faz-nos lidar com o nosso próprio sofrimento e, partilhando a dor, ela atenua-se. Para mim, é isto a compaixão: tomar para mim a dor do outro, e confortá-lo até que o meu sofrimento se torne suportável. Só apaziguando a dor alheia consigo atenuar a minha.

Partilho da mesma opinião.

Um grande abraço e Força para ultrapassar estes momentos tão dolorosos!

Descansa na paz dos anjos Saminha.
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 31, 2011 4:23 pm

Muito obrigada, dinodane, SofiaSapien, nicasxi, keitinha, CarlotaSMAR, liliana28, BetaPat, rmcsilva, Susana31, martasal, pelas vossas palavras, poucas ou muitas (elas vezes também me faltam a mim frequentemente): eu sei que significam muita amizade e solidariedade.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 31, 2011 4:26 pm

SofiaSapien Escreveu:Como sabe, compreendo-a. Se eu perdi um e estou como estou, nem quero imaginar como seria perder os dois :(

Falar ajuda. Custa muito, mas ajuda. Quando a Mia morreu eu coloquei a data de nascimento e falecimento no facebook e quem a conhecia comentou e ficou muito triste. O facto de saber que a minha menina era tão boa anfitriã quando tínhamos visitas, que tanta gente gostava dela e a achava especial, deu-me bastante força. Ainda dá! Eu sinto uma necessidade enorme de falar dela, de ver fotos tiradas pelos meus amigos...sinto necessidade de tudo o que mantenha a lembrança dela viva e em vida. Dentro de casa é que evito tudo porque a casa em si faz-me lembrar o tal dia.

Tente ver as fotos. Chore o que precisar de chorar. Lide com isto e partilhe :) pode contar comigo e com todos aqui (que a mim me parecem pessoas fantásticas só por gostarem de animais). Força e, acima de tudo, muita coragem.

(um segredo: confortá-la, conforta-me)
Sofia, como as pessoas são diferentes e têm maneiras diferentes de lidar com as situações… mas isso já o sabemos. Eu não sou capaz de falar do Saminha nem de ver as fotos dele, e este tópico que abri foi a grande custo, mas era uma coisa que eu sentia que tinha de fazer. Fui adiando, mas o tópico que a Sofia abriu forneceu o impulso.

Não há aqui objectos em particular que me lembrem o Saminha. Tenho muitos animais e tudo é partilhado entre eles. Só a transportadora em que ele entrou no hospital e que regressou vazia é que ficou muitos dias no porta-bagagens do carro, e acabou por ser a minha mãe a trazê-la cá para casa, de forma despercebida.

Para mim, é muito cedo para falar dele de viva voz ou para ver fotografias, e tentei de imediato, e continuo, pensar o menos possível no assunto – daí que só agora o tenha partilhado aqui. E aqui ainda vai dando, mas as emoções vêm logo ao de cima. Para o bem ou para o mal, os variados problemas que tenho tido com os meus outros animais (e não só) forçaram-me a andar para a frente e a ter a cabeça bastante ocupada com outras questões.

Eu sei que confortar os outros, partilharmos os problemas e sairmos de nós ajuda, e muito. Por isso, dentro do que é possível a cada uma de nós, vamos falando aqui uma com a outra.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

segunda jan 31, 2011 4:46 pm

CarlotaSMAR Escreveu:Tassebem apesar de ...muita coisa que nunca vou entender, pode crer que lamento profundamente a ausencia do seu menino, sublinho algumas passagens suas pois deste lado existem 2 feridas iguais ou muito semelhantes abertas que nunca vão fechar,apenas os meus tesourinhos apesar de tudo dormiam sempre na postura do seu Saminha, 1 delas foram 14 anos,a outra ternura apenas 2 anos mas aqui estão e conto sim de me cruzar com muitos tesouros perdidos,mantenha essa esperança pois a coragem para continuar consegue-se apesar de tudo e sei que apesar de não os vermos eles continuam "presentes".
Apenas isto:todos somos "feitos" do mesmo material e assim sendo os sentimentos existem por igual para quem ama animais.

Fica bem lindo Saminha.

Tassebem Escreveu:Quando vos juntei aos gatos que já cá residiam, passaste horas esquecidas, dias, a dormir ao meu colo, dentro da minha roupa, enquanto eu trabalhava ao computador. E, se tinha de me levantar para ir fazer alguma coisa rápida, segurava-te com uma mão por debaixo da barriga como fazem as grávidas.

De todos os meus gatos, e tenho muitos bastante meigos, tu eras o mais chegado a mim. O que as pessoas diziam é que era uma verdadeira paixão. Por tua vontade, estarias sempre ao meu colo, agarrado ao meu pescoço, com uma patinha de cada lado, um verdadeiro coala. Eras também dos poucos que não tinham autorização para dormir comigo, por uma única razão: não me deixavas dormir. Antes de adormeceres, era meia hora a passar por cima da minha cabeça, a mordiscar-me o queixo, o nariz, o cabelo, a entrar e a sair da cama, doido de alegria e de mimo… Se eu me virava, acordavas e recomeçava tudo, e quando finalmente adormecias outra vez era sempre virado para mim, muito encostadinho.
CarlotaSMAR, eu sei que lamenta. Quando há dores ou alegrias comuns, as pessoas esquecem-se do que é acessório (e, por vezes, tão pouco importante) e concentram-se no essencial: no caso, o que nos traz aqui a todos e que é o amor aos animais. Por já termos passado por situações semelhantes, ou por as temermos, ou por imaginarmos o que sentiríamos se elas se passassem connosco, sentimos em maior ou menor grau o que o outro está a sentir.

O Lenny desapareceu mas a esperança, apesar de extremamente ténue, nunca morre. E o facto de ainda haver pessoas atentas vem reavivar um bocadinho a chama pequenina. Ainda na passada sexta-feira me ligou um senhor do Algarve a dizer que tinha encontrado um gato muito parecido com ele -- só que ele não tinha reparado muito bem no anúncio que tinha visto, e afinal era uma gata e não um gato.

Em cima desse desgosto veio o da Mimi, mas, apesar de ela ser ainda novinha (6 anos), eu aceitei de uma forma diferente. O que ela teve foi uma doença fatal, não havia nada a fazer e tive ainda o consolo de ter sido um processo muito rápido -- talvez um maior choque para mim, mas ela não sofreu o que muitos animais com PIF sofrem.

Mas a morte do Saminha foi um choque tremendo, absolutamente inesperado. A operação não envolvia risco de vida -- a não ser o da anestesia, que realmente constitui sempre um risco, como sabemos, apesar de estatisticamente baixo. Mas eu já passei por muitas anestesias dos meus animais, e tudo tinha sempre corrido bem. Ainda por cima, receber aquela notícia um quarto de hora depois de eu ter respirado fundo porque tinha corrido tudo bem (antes estava a ficar um pouco ansiosa com a demora nas notícias)... Foi muito brutal. O próprio veterinário que o operou estava consternadíssimo, as veterinárias que o seguiam antes estavam em lágrimas, foi também um grande desgosto para a minha mãe e a minha filha... foi um caso terrível.

Mas enfim, vamos tendo de andar em frente com as nossas feridas, embora com dificuldade...
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda jan 31, 2011 4:50 pm

Lamento muito! Só lhe posso desejar muita força para aguentar esta separação!
Sei o que está a sentir, o meu Bi morreu em 2004 e ainda hoje doi...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jan 31, 2011 5:30 pm

Sinto muito pelo Saminha, Tassebem.
Muita força.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”