Gatos soltos - lei?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 10, 2011 9:56 am

Não há vedações anti-gatos. Eles arranjam sempre uma forma de entrar. Mesmo comprometendo a sua integridade fisica.
Vou ver se consigo fotografar as habilidades alpinistas aqui de um gatinho da nossa colónia. Faz coisas inacreditáveis.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
BrunaViegas
Membro
Registado: domingo mar 13, 2005 2:38 pm

quinta fev 10, 2011 11:41 am

Olá... não pude ser indiferente ao seu post pois consigo colocar-me no seu lugar. Eu gosto muito de cães e gatos e tenho duas gatinhas porque vivo num apartamanto. Se tivevesse oportunidade teria um zoo mas desde que isso não causasse transtorno a vizinhos nem a ninguém.
Realmente a situação que vive acaba por ser um pouco ingrata, visto que por um lado, quer proteger o seu cão, a sua casa e o seu bem-estar e por outro gosta de gatos e sabe que eles não têm culpa por terem donos tão indeferentes à sua exitência. Pessoalmente não tenho conhecimento que exista uma lei para gatos.

Existem algumas coisas que nós podemos controlar, mas o instinto dos animais é algo que não está ao nosso alcance. Portanto por mais que possa preocupar-lhe o facto do seu cão atacar os gatos ou vice-versa, apenas poderá evitá-lo enquanto estiver atento e estiver por perto.

Muitas vezes, oiço pessoas a lamentarem-se porque os seus animais morreram atropelados, foram roubados ou desapareceram e em muitos desses casos a culpa é dos próprios donos, que não tomam medidas para os proteger da estrada ou de pessoas que tenham interesse em rouba-los para diversos fins, ou que passeiam com os animais sem trela e não os ensinam a comportarem-se fora de casa. Mas é obvio que há sempre exepções e não estou aqui a acusar ninguém de nada.

Quanto a vedar a casa, parece-me de todo impossível, porque os gatos cabem em qualquer frecha e são exelentes a trepar qualquer vedação.

Na minha opinião deveria voltar a tentar o diálogo com os seus vizinhos, cujos gatos andam pela sua propriedade a fim de esclarecer todas as situações possiveis de acontecerem caso os animais continuem a andar soltos e mostrar que os gatos defectam e o incomodam de noite. Se for preciso, ameace que vai fazer queixa à policia ou à protecção dos animais e que se não tomarem providências os gatos podem acabar por ser acolhidos e entregues a familias que realmente se preocupem com o seu bem-estar.

Podemos até comparar esta situação nestes termos, para mim as minhas gatas são como minhas filhas e responsabilizo-me pelo que elas fizerem ou danificarem, em minha casa ou seja onde for. Se eu tivesse filhos, seria igual!!! É muito fácil ter animais e depois responsabilizar os outros pelo que lhes possa acontecer!

Enfim.... isto a meu ver tem tudo a ver com coerência e sentido de responsabilidade, que infelismente muitos donos e pais não têm!

Boa sorte e felicidades com os seus animais:)
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta fev 10, 2011 12:14 pm

Debora20 Escreveu:eh que exagero, contra gatos nao ha lei nenhuma, e alem disso se nao quer os gatos na sua propriedade, trate de a vedar contra intrusos felinos!
se forem gatos com dono pode tentar o dialogo, mas se for habito neles, duvido que o civismo fale mais alto que o habito.

se forem gatos de rua, olhe paciencia, vede a sua propriedade de modo a evitar essa situacao que o irrita tanto!
ou isso ou arranje uma pressao de ar... :lol:
A pressão de ar não era mal pensada para assustar os bichanos e os donos! :roll:
O meu tio tinha uma pressão de ar para assustar os gatos (tiro para o ar)... mas à uns anitos apareceu lá uma gata muito bonita grávida e acabou mais os filhos por ficar por lá agora tem um gataria em casa (quintal) que nem imaginam! (agora fazem-lhe companhia) :lol: só não sei como é que ele controla a natalidade :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta fev 10, 2011 12:23 pm

BrunaViegas Escreveu: Na minha opinião deveria voltar a tentar o diálogo com os seus vizinhos, cujos gatos andam pela sua propriedade a fim de esclarecer todas as situações possiveis de acontecerem caso os animais continuem a andar soltos e mostrar que os gatos defectam e o incomodam de noite. Se for preciso, ameace que vai fazer queixa à policia ou à protecção dos animais e que se não tomarem providências os gatos podem acabar por ser acolhidos e entregues a familias que realmente se preocupem com o seu bem-estar.
Penso que realmente só pode ir por aí. Tenho gatos soltos, que andam pelos quintais e terrenos dos vizinhos, mas TODOS estão castrados/esterilizadas. Por acaso, o meu senhorio soltam os seus cãezinhos, 2 caganitos minúsculos, que se divertem a perseguir os meus gatos... Mas numa aldeia as leis não se cumprem, nem eu iria chamar a polícia por ele ter os cães soltos. A lei só se aplica mesmo aos cães, que não podem andar soltos e desacompanhados na rua. O que fiz foi avisá-lo de que, se não conseguirem fugir, qualquer um dos meus gatos atacará os cães, que são sensivelmente do mesmo tamanho, e poderá ser grave. É uma situação difícil de gerir, que me exige alguma diplomacia, uma vez que se trata do meu senhorio, não é? :lol:

Mas no seu caso, terá mesmo de falar com os vizinhos e falar da possibilidade de lhes serem tirados os gatos, sim... situação complicada, porque a maioria dos donos não se rala com os seus gatos e quando desaparecem, rapidamente arranjam outros. :?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 1:13 pm

Chamarrita Escreveu:
BrunaViegas Escreveu: Na minha opinião deveria voltar a tentar o diálogo com os seus vizinhos, cujos gatos andam pela sua propriedade a fim de esclarecer todas as situações possiveis de acontecerem caso os animais continuem a andar soltos e mostrar que os gatos defectam e o incomodam de noite. Se for preciso, ameace que vai fazer queixa à policia ou à protecção dos animais e que se não tomarem providências os gatos podem acabar por ser acolhidos e entregues a familias que realmente se preocupem com o seu bem-estar.
Penso que realmente só pode ir por aí. Tenho gatos soltos, que andam pelos quintais e terrenos dos vizinhos, mas TODOS estão castrados/esterilizadas. Por acaso, o meu senhorio soltam os seus cãezinhos, 2 caganitos minúsculos, que se divertem a perseguir os meus gatos... Mas numa aldeia as leis não se cumprem, nem eu iria chamar a polícia por ele ter os cães soltos. A lei só se aplica mesmo aos cães, que não podem andar soltos e desacompanhados na rua. O que fiz foi avisá-lo de que, se não conseguirem fugir, qualquer um dos meus gatos atacará os cães, que são sensivelmente do mesmo tamanho, e poderá ser grave. É uma situação difícil de gerir, que me exige alguma diplomacia, uma vez que se trata do meu senhorio, não é? :lol:

Mas no seu caso, terá mesmo de falar com os vizinhos e falar da possibilidade de lhes serem tirados os gatos, sim... situação complicada, porque a maioria dos donos não se rala com os seus gatos e quando desaparecem, rapidamente arranjam outros. :?
Ou seja chamarrita, se a minha cadela estropiasse um gato seu que estivesse solto, pedia-me responsabilidades, apesar de o seu estar solto, apenas porque a lei não prevê a soltura dos gatos?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta fev 10, 2011 2:34 pm

se a sua cadela andasse solta sem açaime, pedia responsabilidades, sim. E se um dos cãezinhos do meu senhorio ferrar um dos meus gatos, também peço. Não só porque não podem andar soltos, como andam soltos fora da sua propriedade. Ao contrário dos cães, a lei prevê que os gatos andem em liberdade, pela sua natureza. Até prevê a existência de colónias silvestres, desde que estejam registadas na câmara.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:59 pm

Chamarrita Escreveu:se a sua cadela andasse solta sem açaime, pedia responsabilidades, sim. E se um dos cãezinhos do meu senhorio ferrar um dos meus gatos, também peço. Não só porque não podem andar soltos, como andam soltos fora da sua propriedade. Ao contrário dos cães, a lei prevê que os gatos andem em liberdade, pela sua natureza. Até prevê a existência de colónias silvestres, desde que estejam registadas na câmara.
Ah, e se um gato seu fizer estragos num cão atrelado?
BrunaViegas
Membro
Registado: domingo mar 13, 2005 2:38 pm

quinta fev 10, 2011 5:08 pm

Penso que a complexidade deste assunto acaba por ser extensa.

Temos alguns factores a ter em conta. Portanto a meu ver se um gato atacar um cão ou se um cão atacar um gato, se ninguém puder impedir, a responsabilidade irá depender:

1- Se os animais têm ou não dono
2- O local onde acontece o "ataque"

Ou seja vamos ver se eu percebi...

É compreensível que se um cão atacar um gato na rua, por não ter trela, nem ançaime, a responsabilidade seja do dono do cão. Mas no caso de um cão, estar fechado dentro da propridade do dono, e atacar um gato (ou seu atacado por um), a responsabilidade é do dono do cão? Estando ele a cumprir a lei, não deixando o cão solto? Lá porque os gatos têm liberdade dada a sua natureza?

A lei pode até prever que os gatos possam andar soltos, mas e se dessa liberdade causar algum tipo de dano ou constrangimento para a comunidade, o dono do gato não tem responsabilidade?!? Não faz muito sentido...

Neste caso específico, os gatos que forem parar a este quintal correm risco de vida e além disso incomodam quando estão com o cio.

Sendo que a meu ver, de certa forma a lei acaba por proteger os donos dos gatos, vamos tentar encontrar a melhor forma de ajudar.
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quinta fev 10, 2011 5:12 pm

LuMaria Escreveu:
Chamarrita Escreveu:

Ou seja chamarrita, se a minha cadela estropiasse um gato seu que estivesse solto, pedia-me responsabilidades, apesar de o seu estar solto, apenas porque a lei não prevê a soltura dos gatos?
:lol: Desculpem lá a piadola infantil e o off topic, mas foi verdade,e é tão rar ouvir a palavra, a minha Mª Rita teve uma semana de soltura por ter comido uma lata da gata... :lol:
citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

quinta fev 10, 2011 6:26 pm

Visto nao existir lei sobre gatos (pelo menos nao foi aqui exposta) e existir uma sobre caes penso que o bom senso terá de imperar.

Se um gato (com dono) for atacado por um cao (com dono)

- no quintal do cão - responsabilidade do dono do gato
- na rua por um cão solto - responsabilidade do dono do cao
- na rua por um cão atrelado - aqui depende da circunstancia.

Se um gato (com dono) atacar um cão (com dono)

- no quintal do cão - responsabilidade do dono do gato.
- na rua com o cao solto - responsabilidade do dono do cao
- na rua com o cao atrelado - depende da circunstancia.

Quando digo depende da circunstancia é porque um cao atrelado com uma tela extensivel pode ir chatear um gato e levar uma patada e ai é complicado qualquer uma das partes assumir a responsabilidade apesar de neste exemplo em concreto, na minha opiniao, o cão ser responsavel.
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 6:30 pm

:lol: Realmente... não estive no meu melhor. Soltura é mais ligado a intestinos...

Sei que há uma obrigação para os gatos que andam na rua, coleira com identificação. Vou procurar, não me recordo, mas acho que foi no site da câmara de Lisboa que vi isso.

Os donos conscientes também deveriam colocar um guizo, assim, evitam mortandade de potênciais presas. Já que os bichanecos estão alimentados, não precisam caçar.
A identificação também permite, que no caso de o meu gato fazer disparates, alguém me possa pedir responsabilidades de tal. É que deixar o bichaneco à solta, o bichaneco passar-se dos carretos e bater num cão e o deixar todo esmocado não tem piadinha nenhuma.

Haja consciência e civismo mesmo não havendo lei para tal.
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 6:32 pm

citrex Escreveu:Visto nao existir lei sobre gatos (pelo menos nao foi aqui exposta) e existir uma sobre caes penso que o bom senso terá de imperar.

Quando digo depende da circunstancia é porque um cao atrelado com uma tela extensivel pode ir chatear um gato e levar uma patada e ai é complicado qualquer uma das partes assumir a responsabilidade apesar de neste exemplo em concreto, na minha opiniao, o cão ser responsavel.
Ou seja, uma gata sai esbaforida debaixo de um carro. Dá uma centena de cacetadas na minha cadela. Deita-lhe um olho e uma orelha abaixo, mas... pera aí, levo trela extensivel, a culpa é da cadela e minha :lol: :lol: :lol: :lol:
citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

quinta fev 10, 2011 6:40 pm

Leia lá melhor o que escrevi.

Nesse caso se o seu cao se fosse tentar meter debaixo do carro a chatear a gata era sua responsabilidade, na minha opiniao.

Se eu for na rua a passear o meu cao e o seu vier e atacar o meu, a responsabilidade é de quem? E se for o contrario?

LuMaria Escreveu:
citrex Escreveu:Visto nao existir lei sobre gatos (pelo menos nao foi aqui exposta) e existir uma sobre caes penso que o bom senso terá de imperar.

Ou seja, uma gata sai esbaforida debaixo de um carro. Dá uma centena de cacetadas na minha cadela. Deita-lhe um olho e uma orelha abaixo, mas... pera aí, levo trela extensivel, a culpa é da cadela e minha :lol: :lol: :lol: :lol:
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 6:58 pm

citrex Escreveu:Leia lá melhor o que escrevi.

Nesse caso se o seu cao se fosse tentar meter debaixo do carro a chatear a gata era sua responsabilidade, na minha opiniao.

Se eu for na rua a passear o meu cao e o seu vier e atacar o meu, a responsabilidade é de quem? E se for o contrario?
Ou seja, partindo do principio que está um gato debaixo de um carro, a cadela ladra-lhe, porque passa ao lado do carro, o gato passa-se e dá-lhe uma chapada. A culpa é minha?
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta fev 10, 2011 7:16 pm

Vida compilicada, mêmo, hem?
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Responder

Voltar para “Gatos”