40 cêntimos apenas fazem um animal feliz
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
- Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe
desculpem lá, mas este tópico não tem sequer razão de ser!!
se eu ajudo, é porque quero... ninguem me obriga. quem eu critico são as pessoas que sei que mal tratam e abandonam animais. se faço um comentário acerca de pessoas que podiam fazer alguma coisa e não fazem, é sempre em tom de desabafo.. não como uma critica!!
se eu ajudo, é porque quero... ninguem me obriga. quem eu critico são as pessoas que sei que mal tratam e abandonam animais. se faço um comentário acerca de pessoas que podiam fazer alguma coisa e não fazem, é sempre em tom de desabafo.. não como uma critica!!
Nem mais... uma coisa é um desabafo sentido sobre haver tantos animais abandonados...agora fazer o desabafo, apontar o dedo à sociedade em geral, aproveitando para dizer " ai ajudo n animais, sou muito bonzinho ou boazinha"..ao mesmo tempo que cospem na cara dos outros estão a fazer festinhas a si mesmos nas próprias costas...
Isto é uma grande falta de auto-estima e ao mesmo tempo de respeito pelo próximo.
Eu julgo não ser responsável pela guerra do Iraque, mas começo a pensar que estes indignados profissionais um dia que mandem umas peúgas pela Cruz Vermelha para Bagdad, irão a seguir denunciar todos os outros foristas da arca ao Tribunal Penal de Haia por crimes de guerra...
Bah...
Isto é uma grande falta de auto-estima e ao mesmo tempo de respeito pelo próximo.
Eu julgo não ser responsável pela guerra do Iraque, mas começo a pensar que estes indignados profissionais um dia que mandem umas peúgas pela Cruz Vermelha para Bagdad, irão a seguir denunciar todos os outros foristas da arca ao Tribunal Penal de Haia por crimes de guerra...
Bah...
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
É eficiente em quê? Resolver o problema da maneira mais fácil? Capturando e abatendo animais inocentes que não pediram para nascer, e que a sociedade rejeita. Depois ainda dizem que são eutanasiados, nem ao menos sabem o significado de eutanásia, são é abatidos, é como aqueles do canil de Évora, isso é que é eficiência!!moslie Escreveu:Não vivo no paraiso mas a verdade é que não há aqui animais abandonados.
Pode simpelsmente querer dizer que a câmara é eficiente...
Na rua vejo os que os donos deixam andar sem trela e que já são veteranos, o que não que dizer que um dia não corra mal...mas tem coleira e sabe-se perfeitamente de quem são.
Já vivi numa rua onde havia animais de rua alimentados por pessoas da rua e correu muito mal, os animais eram agressivos, territoriais, pegavam-se com os cães que os donos levavam á trela e no fim, ninguém era responsável nem pelos ataques nem pelas mordidas nem pelo lixo que faziam.
Por fim os cuidadores foram-se embora, os cães ficaram e passado uns tempos desapareceram!
Com todo o respeito moslie, este assunto revolta-me. Vivi noutro país uns anos e as coisas funcionavam, e os animais eram tratados de forma digna, mesmo os errantes!
A sociedade é como um cancro, desenvolve-se consumindo tudo e deixando a porcaria para trás, não pensando no amanhã nem naquilo que deixam para os filhos. Aquilo que mandas fora vais acabar por comer.
Existem exceções claro, e ainda bem, mas infelizmente a sociedade em geral é nefasta para o planeta e para a natureza!
Se cada um de nós fizesse a sua parte, era tudo diferente! Mas 1 tenta corrigir o que 90 fazem mal.
Edit: Ainda em relação à eficiência da câmara municipal, aqui onde vivo, agora a câmara tem protocolo com a associação da zona e regra geral evita-se o abate em animais saudáveis, são encaminhados para a associação para adoção. Mas antes de existir esse protocolo, quando os primeiros animais foram do canil para a associação, as fezes deles eram serradura, as patas estavam em ferida porque os funcionários da câmara lavavam o chão com lixívia pura e com os animais la dentro, fêmeas pariam junto com outros cães e os bebes eram mortos pelos cães sem que a mãe os conseguisse proteger...
Sei que não é assim em todo lado, mas quando pensarem na eficiência da câmara, vão la visitar o canil, ou há aqueles que simplesmente nem querem saber, querem é o problema resolvido.
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Eu também fico revoltado com pessoas que dizem gostar dos animais mas são completos párias sociais que são capazes e ignorar o sofrimento de um sem abrigo ou de uma criança e mais ainda, que são capazes de dizer que um cão vale mais que um ser humano ou demonstram um amor doentio aos animais ao mesmo tempo que uma dificuldade tremenda de interagir com o seu semelhante.
(era agora que eu dizia que ajudo muitos pobrezinhos sempre que os vejo na rua, etc e tal ?)
Nã...isso era ser igual a quem vem sempre dizer que ajuda muitos animais para justificar as suas entradas de censura e auto-enaltecimento.
Tudo se resume a algo muito simples...quem quer e pode ajuda, quem não quer, que não complique ou interfira é muito bom.
Este tópico é um auto-massajar de egos....
(era agora que eu dizia que ajudo muitos pobrezinhos sempre que os vejo na rua, etc e tal ?)
Nã...isso era ser igual a quem vem sempre dizer que ajuda muitos animais para justificar as suas entradas de censura e auto-enaltecimento.
Tudo se resume a algo muito simples...quem quer e pode ajuda, quem não quer, que não complique ou interfira é muito bom.
Este tópico é um auto-massajar de egos....

<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Se passamos, muitos de nós, por seres da nossa espécie e não lhes deitamos a mão, concordo que este tópico é um desproposito. Ajuda quem quer, não é por isso que somos melhores ou piores. Então e se um desses senhores dos carros topo de gama de que fala, der a lata aos gatos e a seguir passar por uma velhota pedinte à entrada do metro e não lhe der 40 cêntimos (que pode ajudar a comprar 1 pão), é boa ou má pessoa? Ou vice-versa...
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Eu acho este desabafo/reflexão pertinente. Estamos num fórum que trata de animais, não do problema dos sem-abrigo, do desemprego, etc.PedrocasPT Escreveu:Fico revoltado com pessoas que dizem gostar muito de animais, mas não são capazes de gastarem 40 cêntimos apenas para os alimentar. É que nem chega a meio euro. Com apenas 40 cêntimos, dá para comprar uma lata de ração humida de 400 gramas e alimentar até 5 gatos. E tanta, mas tanta gente que passa por uma das colónias que eu alimento, que ficam horas no local enfiadas no carro a ler o jornal, a observar o rio, a fazer crochet ou, até mesmo, a dormir a sesta e não são capazes de, todos os dias, gastarem pelo menos, 40 cêntimos para levar uma latinha para os gatos que, todos os dias, vêm andar por ali. Porquê? São apenas 40 cêntimos. Gente com bons carros, carros novos, bem vestidos, com telemóveis xpto que custam mais do que um ordenado minimo nacional, gente que fuma cigarros atrás de cigarros, não têm 40 cêntimos para alimentar os pobres animais?
Ainda há pouco fui ao LIDL comprar umas latas de comida para a semana que vem. Andavam dois cãezinhos pequenos no parque. Dei-lhes uma lata de comida humida para cães que me custou pouco mais de 50 cêntimos e matei-lhes a fome. Tanta gente que vai ao LIDL abastecer a despensa, tanta gente que passa pelos cães e não são capazes de fazer um gesto tão simples? Compram porcarias, rebuçados, chocolates, bombons, amêndoas e não se lembram dos animais porquê?
Revoltam-me estas atitudes, bolas.
É um facto que, como alguém disse lá atrás, o problema dos animais errantes foi criado pela sociedade. Como tal, os membros dessa sociedade -- todos nós -- deveriam fazer muito mais para o resolver com humanidade.
Com meia dúzia de cêntimos não se faz um animal feliz, mas mitiga-se-lhe a fome, proporciona-se-lhe algum bem-estar. Com mais meia dúzia de cêntimos, vindos de vários bolsos, trata-se esse animal, esteriliza-se. Com algum interesse e boa vontade, quem sabe se não se lhe arranja um lar. Com o empenho das autoridades e em conjugação com a sociedade civil, esteriliza-se de forma maciça, de modo a evitar que continue a haver sobrepopulação. Com o empenho das autoridades e em conjugação com a sociedade civil, os gatos errantes são organizados em colónias como deve ser, protegidas, como acontece noutros países.
Algumas reacções a este tópico são bem demonstrativas do quanto há ainda a fazer e das dificuldades que enfrentam todos os dias e sempre quem se preocupa com o bem-estar animal em geral, e não só dos que temos em casa.
Por isso mesmo, não se pode desistir.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Nem mais...e não se esqueça de dizer que é boa pessoa e que ajuda muito senão não vale.Garfield2010 Escreveu:Se passamos, muitos de nós, por seres da nossa espécie e não lhes deitamos a mão, concordo que este tópico é um desproposito. Ajuda quem quer, não é por isso que somos melhores ou piores. Então e se um desses senhores dos carros topo de gama de que fala, der a lata aos gatos e a seguir passar por uma velhota pedinte à entrada do metro e não lhe der 40 cêntimos (que pode ajudar a comprar 1 pão), é boa ou má pessoa? Ou vice-versa...

-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Eu não me considero boa pessoa porque acho que isso não existe. Todos nós somos bons e maus. É a nossa natureza.VascoV2 Escreveu:Nem mais...e não se esqueça de dizer que é boa pessoa e que ajuda muito senão não vale.Garfield2010 Escreveu:Se passamos, muitos de nós, por seres da nossa espécie e não lhes deitamos a mão, concordo que este tópico é um desproposito. Ajuda quem quer, não é por isso que somos melhores ou piores. Então e se um desses senhores dos carros topo de gama de que fala, der a lata aos gatos e a seguir passar por uma velhota pedinte à entrada do metro e não lhe der 40 cêntimos (que pode ajudar a comprar 1 pão), é boa ou má pessoa? Ou vice-versa...
Quanto aos animais, ajudo quando sinto que devo. Tenho perfeita noção que, tal como não posso ajudar toda a gente que gostaria quando gostaria o mesmo se aplica aos animais. Se me sinto mal ou impotente perante certas situações? Claro! Como toda a gente, penso eu. Não é por ajudarmos a, b ou c (ou não) que somos melhores ou piores. Cada um sabe de si. Tal como não acho correcto o forista julgar as pessoas pela aparência ou o que possuem. Sabe lá se não contribuem com o seu dinheiro para associações ou ajudam de outra forma a causa animal. Também podem achar que a sua atitude não é correcta, por este ou aquele motivo...
Além de que não concordo com a nomenclatura "animais abandonados", uns podem ser, outros são animais, quanto muito, silvestres, sempre moraram na rua, fruto de milhares de gerações de cães e gatos domesticados há muito tempo pelo Homem para seu proveito, claro, mas que consideram a malha urbana ou rural, onde habite o Homem como seu habitat. Muitos nem sequer pretendem viver dentro de casa como animais de estimação. O melhor caminho é sem dúvida a esterilização das colónias felinas e caninas existentes. É verdade que, no final de contas, a culpa é do Ser Humano, mas não é com demagogias dessas que se resolve...
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi
Demagogia:
Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".
Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.
No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.
Onde é que está a demagogia??
Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".
Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.
No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.
Onde é que está a demagogia??
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<strong>
</strong>
<strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
eu já ajudo os meus 10 que vieram da rua. e nem tinha obrigação de os trazer. a obrigação é ninguém os ter deitado fora. e quando dou comida ou trago algum, é porque quero, embora não tenha obrigação nenhuma.
alguém tem obrigação ou precisa de ter disponibilidade financeira para trazer um animal estropiado da via pública porque foi, por exemplo, atropelado' só traz quem quer e pode.
continuo na minha. a obrigação cabe ao dono. tratar como deve ser e não abandonar.
alguém tem obrigação ou precisa de ter disponibilidade financeira para trazer um animal estropiado da via pública porque foi, por exemplo, atropelado' só traz quem quer e pode.
continuo na minha. a obrigação cabe ao dono. tratar como deve ser e não abandonar.
-
- Membro Veterano
Eu explico porque utilizei o termo "demagogia", afirmar que só quem gasta os cêntimos/dia para alimentar os animais errantes(silvestres e/ou abandonados) é que é boa pessoa serve para criar a ideia de que quem não se dispõe a fazê-lo dessa forma não o é. E o proveito próprio é além de se auto vangloriar, acaba por receber "palmadinhas nas costas" de muita gente. Concordo com o Sr. Vasco neste assunto.
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi
Pensei que demagogia fosse: Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.
Eu ajudo os que posso porque quero e não para me darem palmadinhas nas costas, alias poucos dos meus amigos compreendem isso.
Cada um faz o que acha correto, só lamento haver tão poucos a fazer algo por eles.
Eu ajudo os que posso porque quero e não para me darem palmadinhas nas costas, alias poucos dos meus amigos compreendem isso.
Cada um faz o que acha correto, só lamento haver tão poucos a fazer algo por eles.
<strong>
</strong>
<strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
Concordo consigo, mas nem todos os animais são ou foram abandonados. Mas não se deve julgar ninguém pelas aparências ou pelo que faz ou diz fazer. Cada um tem livre arbítrio de ajudar se, quem, quando e de que forma.anja-azul Escreveu:eu já ajudo os meus 10 que vieram da rua. e nem tinha obrigação de os trazer. a obrigação é ninguém os ter deitado fora. e quando dou comida ou trago algum, é porque quero, embora não tenha obrigação nenhuma.
Eu, por exemplo, tenho lotação mais que esgotada, talvez não me veja, provavelmente não verá, a distribuir comida pelos gatos da zona, porque já existe quem os trate e em propriedade privada, porque não tenho tempo, porque existe um limite para a minha disponibilidade financeira. Vou ajudando aqui e ali, pontualmente, de outras formas, por outros meios. Se isso faz de mim menos "boa pessoa", estou-me pouco importando para o que pensem. Mas garanto que os que tenho, têm todas as condições: répteis, aves, felinos. Gostaria de ter mais tempo para eles mas não se pode ter tudo...
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Não há país nenhum civilizado em que os serviços urbanos não recolham os animais errantes.
E nem todos os cães e gatos apanhados sobrevivem, ou porque estão doentes, ou agressivos, ou ninguém os adopta, etc.
Vocês queriam o quê? Que a câmara deixasse andar matilhas na rua? Já deixa andar matilhas em zonas protegidas e em praias o que para mim é incompreensivel, uns amigos meus estrangeiros viram isso cá e ficaram espantados, o que vale é que cá ninguém pede uma indememinização em caso de acidente, senão havia bronca!
Quem procede mal não é a câmara que faz o que tem de fazer, quem procede mal é quem abandona!
E nem todos os cães e gatos apanhados sobrevivem, ou porque estão doentes, ou agressivos, ou ninguém os adopta, etc.
Vocês queriam o quê? Que a câmara deixasse andar matilhas na rua? Já deixa andar matilhas em zonas protegidas e em praias o que para mim é incompreensivel, uns amigos meus estrangeiros viram isso cá e ficaram espantados, o que vale é que cá ninguém pede uma indememinização em caso de acidente, senão havia bronca!
Quem procede mal não é a câmara que faz o que tem de fazer, quem procede mal é quem abandona!
Eu sou mais de ajudar as pessoas que os animais. Mas nunca dou dinheiro. Se vejo que chove e alguém pede boleia no passeio, eu dou. Se vejo uma pessoa de idade carregada com algo pesado, ajudo. Tento, de modo geral, ser prestável para com a sociedade em que vivo. Quanto aos animais, não vou dizer que nunca ajudei, mas sou contra o alimentar animais de rua. Chamem-me frio, mas penso assim. Para além de me enojar bastante passar pelos prédios e ver dezenas de folhas de jornal cheias de restos de comida, com moscas, bicharada e a atrair ratos, penso que alimentar estes animais é proporcionar-lhes acima de tudo, capacidade para se reproduzirem e gerarem mais animais de rua.