O Primeiro Gato
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Espero mesmo que este não tenha tal apetência pelos bichinhos na gaiola :S
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Esperemos que não
. Senão, é uma questão de ir vigiando...

<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
gostava de dar uma opinião sobre isto que vai contra a tendência geral do fórum que é defender que um gato pequeno só deve deixar a mãe com 2 ou 3 meses...
Não sei se sabem que o período de sociabilização de um gato é mais curto e mais precoce que o dos cães, termina quando atinge as sete ou oito semanas de idade... e por natureza as aves e os pequenos roedores são a presa natural dos gatos.
Portanto se se pretende que o animal conviva pacificamente com estes animais há que relacioná-lo com eles desde tenra idade, e o mais curioso é que os gatos parecem reconhecer raças e espécies... o que quer isto dizer é que um gato criado desde muito pequeno com ratazanas, por exemplo, nunca as matará mas poderá matar outros roedores, e o mesmo sucede com as raças de cães. Se um gato for criado com, por exemplo, um dobermann, reagirá com calma perante outros da mesma raça mas se vir outro tipo de cão poderá ter medo ou uma reacção agressiva.
Não sei se sabem que o período de sociabilização de um gato é mais curto e mais precoce que o dos cães, termina quando atinge as sete ou oito semanas de idade... e por natureza as aves e os pequenos roedores são a presa natural dos gatos.
Portanto se se pretende que o animal conviva pacificamente com estes animais há que relacioná-lo com eles desde tenra idade, e o mais curioso é que os gatos parecem reconhecer raças e espécies... o que quer isto dizer é que um gato criado desde muito pequeno com ratazanas, por exemplo, nunca as matará mas poderá matar outros roedores, e o mesmo sucede com as raças de cães. Se um gato for criado com, por exemplo, um dobermann, reagirá com calma perante outros da mesma raça mas se vir outro tipo de cão poderá ter medo ou uma reacção agressiva.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Acho que depende mesmo da personalidade de cada animal. A minha gata foi criada com caturras desde que tinha 1 mês e não é por isso que deixa de as tentar atacar. E já tive experiências semelhantes com outros gatos, tal como com o oposto também: gatos que nunca tiveram experiência com animais mais pequenos e que nunca os tentaram atacar, mesmo quando soltos....
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Obrigada pelo conselho dinodane!
A ser assim posso começar a trazer o gatito cá a casa em visitas curtas antes de se mudar para cá por completo, ou noutras ocasiões em que vá a casa dos sogros, levar um dos ratos em passeio na transportadora para ele o cheirar.
Além dos ratitos há a cadela para socializar... mais o cão bebé do meu pai de quem tomo conta durante o dia. Isto vai ser lindo vai, se com dois já é uma festa... xD
Pois, pode ser assim Garfield2010, mas se há uma hipótese de correr melhor habituando-o desde pequenino, então vou tentar
Já agora queria perguntar, qual será então a melhor idade para o trazer definitivamente para cá?
A ser assim posso começar a trazer o gatito cá a casa em visitas curtas antes de se mudar para cá por completo, ou noutras ocasiões em que vá a casa dos sogros, levar um dos ratos em passeio na transportadora para ele o cheirar.
Além dos ratitos há a cadela para socializar... mais o cão bebé do meu pai de quem tomo conta durante o dia. Isto vai ser lindo vai, se com dois já é uma festa... xD
Pois, pode ser assim Garfield2010, mas se há uma hipótese de correr melhor habituando-o desde pequenino, então vou tentar

Já agora queria perguntar, qual será então a melhor idade para o trazer definitivamente para cá?
Na minha opinião um gato com seis semanas está apto a deixar a mãe. Já sabe comer e lavar-se sózinho, já sabe usar o wc. Com 8 semanas ou menos a mãe começa a escorraçá-los na hora de mamar e dá-se o desmame completo.
Felinos e cães são muito diferentes, ao passo que um cachorro da mesma idade precisa do convívio com a mãe e os irmãos para aprender comportamentos sociais tais como a inibição da dentada etc, um gato é um predador solitário cuja aprendizagem com a mãe e os irmãos se resume principalmente a técnicas de caça, ataque e emboscada.
Felinos e cães são muito diferentes, ao passo que um cachorro da mesma idade precisa do convívio com a mãe e os irmãos para aprender comportamentos sociais tais como a inibição da dentada etc, um gato é um predador solitário cuja aprendizagem com a mãe e os irmãos se resume principalmente a técnicas de caça, ataque e emboscada.
-
- Membro Veterano
Faz sentido. Obrigada 

-
- Membro Veterano
Eu não digo que não se habitue, os meus vieram para cá com 7 e 8 semanas respectivamente e são predadores natos, e o peixe e as caturras já cá estavam, logo, a habituação pode ou não resultar, entretanto já mataram o peixe de stress, de tanto rondarem o aquário... Já o terceiro chegou cerca com de 2 ou 3 anos de idade, viveu sempre na rua ao que se sabe, com certeza comeu muitos passarinhos ou tentou pelo menos e não liga a nenhum dos outros animais que tenho em casa. Irá depender do próprio animal e respectiva personalidade...marianamar Escreveu:Obrigada pelo conselho dinodane!
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Pois, vamos ver!...
-
- Membro Veterano
Já abriu os olhos 

Olhe que a parte de aprendizagem dos comportamentos sociais também é muito importante nos gatos. O controlo da mordida também é aprendido com os irmãos e a mãe.dinodane Escreveu:Na minha opinião um gato com seis semanas está apto a deixar a mãe. Já sabe comer e lavar-se sózinho, já sabe usar o wc. Com 8 semanas ou menos a mãe começa a escorraçá-los na hora de mamar e dá-se o desmame completo.
Se for um gato para fazer companhia a outro, não haverá grande problema, mas "filhos unicos" podem tornar-se problemáticos.
-
- Membro Veterano
Como dá para perceber pela info do post, é o meu primeiro gato e único sobrevivente de uma ninhada. Portanto, "filho único".
Ok, mas essa aprendizagem não precisa de ser prolongada durante tanto tempo como nos canídeos que são uma espécie gregária ao contrário dfos gatos...Bingley Escreveu:Olhe que a parte de aprendizagem dos comportamentos sociais também é muito importante nos gatos. O controlo da mordida também é aprendido com os irmãos e a mãe.dinodane Escreveu:Na minha opinião um gato com seis semanas está apto a deixar a mãe. Já sabe comer e lavar-se sózinho, já sabe usar o wc. Com 8 semanas ou menos a mãe começa a escorraçá-los na hora de mamar e dá-se o desmame completo.
Se for um gato para fazer companhia a outro, não haverá grande problema, mas "filhos unicos" podem tornar-se problemáticos.
Eu aconselho sempre pelo menos que fiquem até aos 2 meses. O meu 1º gato saiu da mãe antes disso (talvez as tais 6 semanas), ainda por cima era filhote unico na mãe gata e era um terror no aspecto de morder. Melhorou bastante com a chegada de mais gatos, mas ainda hoje é o único dos meus gatos que me morde a valer (não a fazer ferida, mas a doer bem). Tenho outros que também sairam pequeninos da mãe e nenhum deles morde assim, porque foram educados pelos gatos crescidos da casa.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
os dentinhos e unhinhas afiados e a força mal medida são algo bem fácil e rápido de resolver: vais ter de te subistituir à mãe/irmãos e afinfar-lhes uns beliscões ou mesmo umas dentadinhas nas orelhas. Ou seja, tens de reagir como um gato reage a um "abuso", preferencialmente sem gritos, mas adicionando um Não! bem firme e calmo. Por outro lado, deves estimular as brincadeiras com objectos: fitinhas, cordinhas, bolinhas... os gatos são muito brincalhões e uma simples rolha distrai-os durante bastante tempo. Também gostam de estímulos mentais, além de físicos, mas com cães e tantos outros bichos, é uma tarefa que tens facilitada.
pela experiência que tenho, os gatos reagem muito bem a estímulos positivos; ou seja, quando estão a fazer algo que não gostas/que não devem, é preferível fingir indiferença, dizer o Não! e oferecer-lhes uma distracção melhor. Claro que depende dos feitios, mas a minha Chamarrita, que foi filha única durante muito tempo, nunca respondeu bem a castigos ou repreensões, passando ou a fazer asneira às escondidas, ou a provocar deliberadamente até obter atenção (o meu ex passou um mau bocado com ela, eheheh).\
vai lendo, vai lendo...
olha, um bom livro: "segredos de gato", da dra V. Halls.

pela experiência que tenho, os gatos reagem muito bem a estímulos positivos; ou seja, quando estão a fazer algo que não gostas/que não devem, é preferível fingir indiferença, dizer o Não! e oferecer-lhes uma distracção melhor. Claro que depende dos feitios, mas a minha Chamarrita, que foi filha única durante muito tempo, nunca respondeu bem a castigos ou repreensões, passando ou a fazer asneira às escondidas, ou a provocar deliberadamente até obter atenção (o meu ex passou um mau bocado com ela, eheheh).\
vai lendo, vai lendo...

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!