O meu Bichaninho é FIV+

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 28, 2011 2:19 pm

Atervanda Escreveu:
June76 Escreveu:Quando recebi a notícia fiquei arrasada. As pessoas que estavam no consultório aconselharam-me todas a eutanasia-lo para evitar o sofrimento dele e o meu. Mas eu não fui capaz de fazê-lo.

Pedi à vet para o tratar. Ela deu-lhe uma injecção para baixar a febre e receitou antibioticos. Eu gastei todo o dinheiro que tinha comigo e admito que não tenho grandes possibilidades económicas. Por isso peço que não me condenem já, pois estou demasiado fragilizada.

De qualquer forma agradeço a todos pelas vossas palavras e esclarecimentos.
Era o que pensava. Boa sortegnore juízos de valor, pois é normal haver quem decide dizer que fazia tudo quando se trata dos outros, mas se se passasse com ele seria outra história. Corra tudo pelo melhor
June76, espero que não tenha encarado os meus comentários como juizos de valor ou condenação. Foram feitas perguntas no sentido de tentar entender o que se passa, e tentar ajudar. Mesmo com dificuldades económicas não é caso para desistir. Enquanto há vida há esperança, e olhe que todas nós já perdemos animais...

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Mas se tiver, eu estou ao dispôr para ajudar.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 28, 2011 2:24 pm

Se a veterinária é quem eu penso que seja, nunca faria uma recomendação dessas de ânimo leve, isto é, sem avaliar o estado de saúde do animal, as possibilidades de tratamento (incluindo as económicas e não só, por parte do dono), etc., etc.

No entanto, e sendo que a June decidiu tratá-lo, esperamos todos que a veterinária se tenha enganado (ela própria também o desejará, certamente) e que o Bichaninho melhore.

Se a June precisar de ajuda, digo como a Chamarrita, não se envergonhe, estou também disposta a isso.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado mai 28, 2011 2:37 pm

Chamarrita Escreveu:June76, espero que não tenha encarado os meus comentários como juizos de valor ou condenação. Foram feitas perguntas no sentido de tentar entender o que se passa, e tentar ajudar. Mesmo com dificuldades económicas não é caso para desistir. Enquanto há vida há esperança, e olhe que todas nós já perdemos animais...

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Mas se tiver, eu estou ao dispôr para ajudar.
Eu não levo a mal, pois já venho a este forum já há algum tempo e, de certa forma, já conheço as opiniões das pessoas que aqui vêm. Mas também sei que, por vezes, são radicais apenas porque adoram animais.

Fiquei muito desanimada depois de sair da consulta, não só com o Bichaninho, mas com a possibilidade de o Gucci também estar infectado. Agora vejo que não fui muito sensata em adoptar dois animais. Que provavelmente o Gucci estaria melhor se tivesse sido adoptado por outra pessoa.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 28, 2011 2:39 pm

Tassebem Escreveu:Se a veterinária é quem eu penso que seja, nunca faria uma recomendação dessas de ânimo leve, isto é, sem avaliar o estado de saúde do animal, as possibilidades de tratamento (incluindo as económicas e não só, por parte do dono), etc., etc.
Acho que nenhum vet q se preze agiria levianamente, daí a minha indignação. Sabemos que os exames são caros, muitas vezes os donos não podem pagá-los, mas acho que nenhum profissional de saúde gosta de trabalhar "às escuras" e, sem meios de diagnostico, só sendo adivinho e tendo uma extraordinária sorte se consegue tratar. Acredito que muitos vets prefiram recomendar a eutanásia do que trabalhar assim.

Mas a June76 decidiu tratar e não eutanasiar, portanto, vamos a isto - porque, minha cara, desistir está fora de questão! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 28, 2011 2:46 pm

Chamarrita, não faltou ao respeito à June76, obviamente, e não quero mesmo alimentar esta discussão por respeito a ela, que está numa situação muito complicada, mas tenho que lhe dizer que faltou ao respeito à veterinária em questão, se é quem eu penso, ao chamar-lhe TALHANTE logo ao primeiro post, sabendo ainda muito pouco do caso concreto. É preciso termos cuidado com as opiniões que formulamos. Se não temos dados, procuramos ter mais antes de opinar, sobretudo quando as opiniões são assim tão veementes.

E em relação a isto, por aqui me fico.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 2:46 pm

Tassebem Escreveu:Se a veterinária é quem eu penso que seja, nunca faria uma recomendação dessas de ânimo leve, isto é, sem avaliar o estado de saúde do animal, as possibilidades de tratamento (incluindo as económicas e não só, por parte do dono), etc., etc.

No entanto, e sendo que a June decidiu tratá-lo, esperamos todos que a veterinária se tenha enganado (ela própria também o desejará, certamente) e que o Bichaninho melhore.

Se a June precisar de ajuda, digo como a Chamarrita, não se envergonhe, estou também disposta a isso.
Eu também confio na veterinária, pois apesar de ser jovem, foi ela que sempre tratou os meus animais e até agora não tive razão de queixa.

Eu agora não estou perto do Bichaninho, pois tive que deixa-lo em casa dos meus avós e vir ver o Gucci, que passou a noite sozinho em casa. Mas ao fim da tarde vou ver se ele melhorou e amanhã já começa a tomar o antibiotico.

Chamarrita e Tassebem, obrigada pelas ofertas de ajuda, mas espero que não seja necessario.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Tassebem
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 2:49 pm

June, veja lá, ontem ajudou-me a mim e hoje tinha muito gosto em ajudá-la a si, para fazer um internamento a soro, umas análises para avaliar melhor o estado do Bichaninho... A sério, gostaria que aceitasse.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 2:56 pm

June76 Escreveu: Fiquei muito desanimada depois de sair da consulta, não só com o Bichaninho, mas com a possibilidade de o Gucci também estar infectado. Agora vejo que não fui muito sensata em adoptar dois animais. Que provavelmente o Gucci estaria melhor se tivesse sido adoptado por outra pessoa.
Pois, o desânimo é evidente :) Mas diga-me, alguma coisa a leva a crer que o Gucci possa ser positivo a FIV? Ele adoece com frequência, não responde a tratamentos? O Fiv não é de fácil transmissão, não é por partilharem as suas coisinhas que há contágio e, mesmo havendo ferimentos, não é obrigatório que se dê o contágio, os animais têm sistema imunitário que os defende. Seria uma calamidade se os contágios fossem assim tão fáceis, todos os gatos seriam FIV e FELV! :)

Não sei porque diz que não foi sensata por adoptar dois animais, porque está com esses sentimentos de não ser boa dona. Está a ser uma tonta. :wink: doentes ou saudáveis, temos de viver o presente, um dia de cada vez. Faça-me lá o favor de respirar fundo e relaxar, já lhe passou pela cabeça que o teste de laboratório pode dar negativo? Não sofra por atencipação... eu sei, isto é fácil de dizer (por isso digo... :P), sobretudo depois de eu própria ainda esta semana ter andado a fazer "filmes" e quase ter dado a extrema-unção à minha Feijoca... :lol: mas acho que é normal e compreensível, depois de se sofrerem muitas perdas, pensar nos piores cenários, é uma defesa: se contarmos com o pior e os resultados forem animadores, é um alívio, se não, já estávamos à espera...

Estamos aqui para ajudar, June76. Anime-se, vá!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 3:13 pm

Tassebem Escreveu:Chamarrita, não faltou ao respeito à June76, obviamente, e não quero mesmo alimentar esta discussão por respeito a ela, que está numa situação muito complicada, mas tenho que lhe dizer que faltou ao respeito à veterinária em questão, se é quem eu penso, ao chamar-lhe TALHANTE logo ao primeiro post, sabendo ainda muito pouco do caso concreto. É preciso termos cuidado com as opiniões que formulamos. Se não temos dados, procuramos ter mais antes de opinar, sobretudo quando as opiniões são assim tão veementes.

As pessoas cometem erros. Talvez eu tenha errado por fazer deduções com tão poucos dados, mas quando leio numa mesma frase "diagnóstico FIV + eutanásia", fico um bocado fora de mim, como aliás se notou por todo o meu comentário e não apenas por ter chamado talhante à vet. Mas olhe que por erros menores perdi a confiança em vets que trataram os meus animais ao longo de 15 anos e dos quais não tinha qualquer queixa... até errarem, várias vezes seguidas, colocando em risco a vida dos meus animais e deixando-me desesperada ou esperançada - em vão - com diagnósticos e/ou tratamentos errados.
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 3:28 pm

Chamarrita Escreveu:Mas diga-me, alguma coisa a leva a crer que o Gucci possa ser positivo a FIV? Ele adoece com frequência, não responde a tratamentos? O Fiv não é de fácil transmissão, não é por partilharem as suas coisinhas que há contágio e, mesmo havendo ferimentos, não é obrigatório que se dê o contágio, os animais têm sistema imunitário que os defende. Seria uma calamidade se os contágios fossem assim tão fáceis, todos os gatos seriam FIV e FELV! :)
Chamarrita, o Gucci está bom de saúde. Mas como ele costuma estar junto com o Bichaninho aos fins-de-semana e partilham as mesmas taças, fiquei com receio que tivesse sido contagiado pela saliva.

Mas tem razão, tenho que esforçar-me por manter o pensamento positivo.
Última edição por June76 em segunda mai 30, 2011 8:18 pm, editado 1 vez no total.
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 3:30 pm

Tassebem Escreveu:June, veja lá, ontem ajudou-me a mim e hoje tinha muito gosto em ajudá-la a si, para fazer um internamento a soro, umas análises para avaliar melhor o estado do Bichaninho... A sério, gostaria que aceitasse.
Tassebem, eu respondi-lhe por mp. Mas como não estou muito habituada não sei se chegou aí.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado mai 28, 2011 3:44 pm

Tenho que concordar com a Chamarrita. Propor eutanásia com apenas um teste de FIV positivo e sintomatologia de falta de apetite, vómitos e prostração é extremamente prematuro.

Impõe-se umas análises sanguineas - que aliás deveriam ter sido a primeira opção.
A meu ver, não cabe ao vet decidir o tratamento com base nos meios financeiros do cliente, deve expor a situação, explicar implicações e custos e dar opções.

Já tive que eutanasiar um gato por FIV, mas o virus estava numa fase activa e provocara uma anemia não regenerativa, apesar de tratado (antes era de rua) os resultados das análises pioraram muito rapidamente e foi necessário tomar essa decisão.
Mas, quando o levei ao vet, claramente doente (tinha febre e estava cinzento de não se lavar), fez análises e os testes em simultâneo.
Tassebem
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 3:46 pm

June76 Escreveu:
Tassebem Escreveu:June, veja lá, ontem ajudou-me a mim e hoje tinha muito gosto em ajudá-la a si, para fazer um internamento a soro, umas análises para avaliar melhor o estado do Bichaninho... A sério, gostaria que aceitasse.
Tassebem, eu respondi-lhe por mp. Mas como não estou muito habituada não sei se chegou aí.
Não chegou, June. Vou enviar-lhe por MP o meu endereço de e-mail.
Atervanda
Membro
Registado: segunda mai 23, 2011 9:53 pm

sábado mai 28, 2011 4:00 pm

Tassebem Escreveu:Chamarrita, não faltou ao respeito à June76, obviamente, e não quero mesmo alimentar esta discussão por respeito a ela, que está numa situação muito complicada, mas tenho que lhe dizer que faltou ao respeito à veterinária em questão, se é quem eu penso, ao chamar-lhe TALHANTE logo ao primeiro post, sabendo ainda muito pouco do caso concreto. É preciso termos cuidado com as opiniões que formulamos. Se não temos dados, procuramos ter mais antes de opinar, sobretudo quando as opiniões são assim tão veementes.

Precisamente e como agora foi oferecida ajuda as coisas se verão.È muito simples chamarem nomes aos outros baseados em nada e se fazerem julgamentos de uma pessoa falando de barriga cheia..fica-se á espera que tudo corra pelo melhor e que deixem de haver bocas.
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 4:06 pm

Atervanda Escreveu:Precisamente e como agora foi oferecida ajuda as coisas se verão.È muito simples chamarem nomes aos outros baseados em nada e se fazerem julgamentos de uma pessoa falando de barriga cheia..fica-se á espera que tudo corra pelo melhor e que deixem de haver bocas.
Atervanda, obrigada pelo apoio

Pode ser que eu tenha ficado demasiado alarmada com o diagnóstico e que o caso não seja assim tão grave.

Mas pelo que a vet me disse parece que ele já não é apenas "seropositivo", que já tem a "sida" dos gatos. E nenhum dono está preparado para ouvir isso, principalmente um dono não muito experiente.
Responder

Voltar para “Gatos”