A vet dos meus pequenotes é da opinião que é mais fácil tratar problemas de foro dentário do que renal e urinário, portanto desde que se vigie frequentemente o estado da dentuça e se esteja atento a eventuais distúrbios indestinais, húmidos são parte da dieta!
A ideia das latas é precisamente compensar a quantidade de água que os gatos deviam ingerir para evitar os tais problemas. A Schesir é uma marca excelente (e eu sempre fui defensora desta marca, tanto que os meus gatos comem Schesir Sterilized) mas tem pouca água. Quem conhece o produto sabe que aquilo mais parece "comida para humanos".
Ora, sei de alguém que fez voluntariado num gatil nos EUA que de vez em quando relembra as informações abaixo:
- A Associação Americana de Medicina Veterinária recomenda uma alimentação baseada em húmidos (e não em ração)
- Nos EUA sempre que um gato apresenta sintomas de doença é imediatamente colocado a dieta (leia-se comida húmida, exclusivamente)
- A pessoa em questão não tem registo de qualquer gato padecer de insufiência renal (indepentendemente da idade do bichano), durante os 3 anos em que trabalhou no gatil.
Por último: A vet que acompanha os meus, confirma todas estas informações. Ou seja, latinha diária e gatos MUITO satisfeitos!!

Claro que a comida (húmida ou ração) deve ser de qualidade e adequada à idade e estado de saúde do animal