Na minha opinião são "Se's" a mais. Você está a ponderar cruzar um gato sem LOP com uma gata sem LOP (mesmo que ela tenha, os gatinhas nunca terão). Ainda por cima com parentesco. Qual é o objectivo disto?imcqueiroz Escreveu:A minha única dúvida é se comprar uma gata com proveniente da mesma criadora, mas onde a mãe é irmã do meu (mas de pai diferente), se não castrar um dos dois (gato ou gata), e se ocorrer ninhada se os mesmos podem a vir ter problemas...
Podem vir a ter problemas sim. Estamos a falar de persas, que são uma raça bastante sensível a doenças se não forem criados com consciência, e seleccionados os gatos mais saudáveis.
A criação de animais deve ser deixada para quem sabe. Gostava de se iniciar na criação de persas? pesquise muito, fale com muitos e bons criadores, informe-se, vá a exposições, arranje um exemplar com LOP e com características de reprodutor, e aí sim, está minimamente preparada para ter uma ninhada.
Criação é seleccionar uma raça, e procurar eliminar os defeitos que vão surgindo. Demora anos e anos até existirem as raças como as conhecemos hoje. E sabe porque cada vez há piores exemplares a passearem na rua? por causa deste tipo de criação inconsciente, só porque sim, porque era giro ter uma ninhada, sem pesquisar linhagens nem respeitar o estalão, e até metia uns trocos ao bolso.
Bem, esta é a minha opinião.
Existem imensos tópicos sobre este assunto na arca, mas este apesar de ser dirigido para cães serve perfeitamente para o caso.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50864