Acasalamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quinta dez 08, 2011 11:18 am

imcqueiroz Escreveu:A minha única dúvida é se comprar uma gata com proveniente da mesma criadora, mas onde a mãe é irmã do meu (mas de pai diferente), se não castrar um dos dois (gato ou gata), e se ocorrer ninhada se os mesmos podem a vir ter problemas...
Na minha opinião são "Se's" a mais. Você está a ponderar cruzar um gato sem LOP com uma gata sem LOP (mesmo que ela tenha, os gatinhas nunca terão). Ainda por cima com parentesco. Qual é o objectivo disto?
Podem vir a ter problemas sim. Estamos a falar de persas, que são uma raça bastante sensível a doenças se não forem criados com consciência, e seleccionados os gatos mais saudáveis.
A criação de animais deve ser deixada para quem sabe. Gostava de se iniciar na criação de persas? pesquise muito, fale com muitos e bons criadores, informe-se, vá a exposições, arranje um exemplar com LOP e com características de reprodutor, e aí sim, está minimamente preparada para ter uma ninhada.
Criação é seleccionar uma raça, e procurar eliminar os defeitos que vão surgindo. Demora anos e anos até existirem as raças como as conhecemos hoje. E sabe porque cada vez há piores exemplares a passearem na rua? por causa deste tipo de criação inconsciente, só porque sim, porque era giro ter uma ninhada, sem pesquisar linhagens nem respeitar o estalão, e até metia uns trocos ao bolso.

Bem, esta é a minha opinião.
Existem imensos tópicos sobre este assunto na arca, mas este apesar de ser dirigido para cães serve perfeitamente para o caso.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50864
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta dez 08, 2011 11:49 am

WaterMonitor Escreveu:A esterilização não é uma regra do CPF, mas este clube é pioneiro em fazer cumprir os contratos dos criadores, ou seja, se alguém tentar registar filhos de um gato meu que tenha contrato (uma via é apensa ao pedigree no LOP) com esterilização obrigatória, o clube não regista.

Ao que sei, são maioritariamente os criadores de Persas e Exóticos que usam os contratos.

Quando nos nasce uma ninhada, e notem que estou apenas a falar como criadora de Persas e Exóticos (Persas de pêlo curto), costumamos dividir os bebés em 3 categorias: show, breeder, pet.

Show é um exemplar destinado a reproduzir e a concorrer. Tem o custo mais elevado, mas por norma fica em casa ou vai para um Gatil de amigos. Pessoalmente, gosto que vão para pessoas que conheço bem e querem começar.

Breeder é um gato que não é completamente destinado a exposições, mas que pelo pedigree que transporta, pode e deve reproduzir. Alguns têm "defeitos" tão pequenos que podem ser expostos. Pessoalmente, não vendo ou ofereço breeders porque não gosto da ideia. Mas já comprei breeders fora. Tem um custo inferior ao de show.

Pet é um animal que por se desviar do estalão (orelhas grandes, cauda comprida, falta de testa, etc.) destina-se a companhia e como tal não deve ser reproduzido. É o mais barato.

Lembro aqui que a pirâmide reprodutiva do gato nada tem a ver com a do cão, pelo que um bebé que ajudámos a nascer pode ser usado uma vida inteira como máquina de cruzar.

Mais, um criador decente sabe que o macho não pode viver toda vida isolado. Por melhor que ele seja, a atitude decente é castrá-lo ao fim de uns anos e deixá-lo ser pet vivendo em conjunto com as fêmeas que, por norma, andam soltas pela casa toda.

Também é horrível (pelo menos para mim e para os meus amigos) criar com animais em jaula. Quem for "curioso" ou "criadeiro" não sabe ou não quer ter o macho numa divisão da casa e com o respeito e o cuidado que fazem com que não se torne um marcador compulsivo ou um "violador" tarado quando apanha uma fêmea.

Sei que vou escrever aqui uma heresia, mas ficava bem ao pessoal sério dos cães pensarem um bocadinho assim. Faz-me muita confusão que encorajem todo e qualquer imbecil a criar com o bebé que lhes compram.
[/b]
Estou completamente de acordo com o que refere no fim. Se os criadores de cães pusessem os olhos naquilo que os criadores de gatos fazem e em muitas das atitudes do próprio CPF, não teriam nada a perder. Também é um facto que nem todos os criadores tomam essa atitude, há muito pessoal sério dos cães que não fazem esse tipo de apelo, bem pelo contrário.
Responder

Voltar para “Gatos”