Olá,
Mais uma achega, já vi em exposições, gatos persas e de outras raças, tremendamente constipados todos "ranhosos" e a espirrar, estavam vacinados e escaparam à inspecção do veterinário (o que não é difícil, numa exposição o vet não ausculta os gatos e se eles se apresentam, naquela altura, de nariz bem limpo, não dão por isso). Uma dessas vezes foi numa gaiola bem perto de mim, chamei o vet de serviço e apresentei a minha reclamação, tinha muito medo pois levava uma menina de 3 meses e meio vacinada há 15 dias, mas, felizmente ela não apanhou nada e o macho, adulto, vacinado e revacinado, apanhou uma pequena constipação, nada de grave mas que me fez gastar dinheiro em consulta e medicamentos, além do susto. Numa outra vi um comissário com um gato na mão, que acabave de retira da gaiola do juís para ser julgado, todo ranhoso, mucosa amarela, e ele chamou muito aflito o dono (que conhecia) para, à pressa, lhe limpar o nariz. Quando vou a exposições levo um desinfectante potente com o qual desinfecto as gaiolas, ponha as cortinas e isola toda a gaiola com plásticos de modo a evitar o mais possível o contacto, quando levo os gatos aos juízes peço autorização para ficar com ele ao colo até ser julgado, só qando é para o Best in show eles por vezes não deixam.
bjs
mai-mai
Um grande problema...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta out 03, 2003 12:02 pm
- Localização: peta 19/04/1993 - oil 01/01/1999 - tigre 01/01/2001
você tem lindos gatos! parabéns!
-
- Membro
- Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
- Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)
Olá Ana,
Então deu novos amigos aos seus Bosques?
Como é que eles estão a reagir?
Depois o melhor será publicitar aqui na arca, não?
PS - A Bianca está óptima!
Estou completamente fascinada pela personalidade dela!
Já me perguntou quando é que a sua criadora a vem ver!
Então deu novos amigos aos seus Bosques?
Como é que eles estão a reagir?
Depois o melhor será publicitar aqui na arca, não?
PS - A Bianca está óptima!
Estou completamente fascinada pela personalidade dela!
Já me perguntou quando é que a sua criadora a vem ver!

-
- Membro
- Registado: terça jan 01, 2002 1:01 pm
Olá. Novos amigos para os meus Bosques... mas espero que por pouco tempo. É complicado adoptá-los, pois teria sempre que ter muito cuidado para não surgirem cruzamentos. Pretendo por isso dar os gatinhos.
A gata mãe vai ser operada na sexta e depois regressa à aldeia.
O machinho está pronto para ser adoptado, já está meigo.
É muito bonito. Vou colocar um anúncio.
Quanto a visitar a Bianca, poderá ser quando for à expo. de Alverca em Novembro!
Beijinhos
Ana Bazan
A gata mãe vai ser operada na sexta e depois regressa à aldeia.
O machinho está pronto para ser adoptado, já está meigo.
É muito bonito. Vou colocar um anúncio.
Quanto a visitar a Bianca, poderá ser quando for à expo. de Alverca em Novembro!
Beijinhos
Ana Bazan
-
- Membro
- Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
- Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)
Olá,
A que dia vai ser a exposição?
Tenho que ir ver os familiares da minha Bianquinha! A Tita vai?
Ainda em relação ao tema do tópico. Já viu o outro tópico da carlaoliveira?
Pode ser uma solução para os seus novos gatinhos. As pessoas que querem gatinhos são do Porto.
Beijinhos.
A que dia vai ser a exposição?
Tenho que ir ver os familiares da minha Bianquinha! A Tita vai?
Ainda em relação ao tema do tópico. Já viu o outro tópico da carlaoliveira?
Pode ser uma solução para os seus novos gatinhos. As pessoas que querem gatinhos são do Porto.
Beijinhos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Curiosamente, não me contradiz.mai-mai Escreveu: Olá Florinda,
Desculpe-me ter que a contradizer, nas exposições só é exigida a vacina da Panleucopénia e da Coriza, tenho pena de não ter scanner para incluir aqui o boletim de inscrição do CPF para a próxima exposição, para poder ilustrar a minha afirmação. Acrescenta o CPF que para todos os gatos provenientes do estrangeiro e com mais de 5 meses, é exigida a vacina da raiva.
Bjs
Mai-mai
Disse eu:
"Os gatos que participam em exposições têm de estar obrigatoriamente vacinados. FIV e Felv só são transmitidos por contacto directo, via acasalamento ou feridas, situações que são impossíveis numa exposição. PIF é contagiosa, mas não existe teste fiável. Os testes que existem apenas acusam a presença de um coronavírus, dos quais existem mais de 300 espécies, sendo que só uma delas provoca a PIF."
Se calhar, fui telegráfica de mais.

Só é exigida a vacina da coriza e a da panleucopénia porque só essas são transmissíveis sem necessidade de contacto físico entre os animais. Para o Felv se transmitir, já é necessário contacto. Como os animais, em princípio, não andam à solta pelas exposições... e, por outro lado, se deve partir do princípio de que nenhum criador digno desse nome reproduz animais com FIV ou FELV, não são exigidas essas vacinas. A vacina do FIV, ao que sei, ainda só é comercializada nos EUA e tem uma eficácia relativamente reduzida.
Animais doentes também eu já vi em exposições, e não apenas de gatos... Não percebo como... Por um lado, acho que o expositor devia ter vergonha na cara. Por outro lado, o controlo veterinário devia "chumbá-los"... República das bananas, é o que é!
Fiquem bem
Florinda Lopes