concurso de Gatos Domésticos!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda nov 03, 2003 9:33 pm

Olá,

A próxima exposição no norte será a 29/30 (?) de Novembro na Figueira da Foz para se inscreverem fação como eu disse para a de Alverca. Participem. E os de Lisboa qaue vão à de Alverca, vão ver como gostam

Bjs

Mai-mai
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça nov 04, 2003 2:59 pm

Olá Igualdade!

A senhora que tu viste adoptar um machão grandão, como tu disseste, era a minha tia, e eu estava lá com ela ;) ;)

O gato tem dois anos, e chama - se Simão e a minha tia levou - o para a irmã dela que adorava ter um gatinho :) :)

O Simão anda todo contente na nova casa e com a nova dona

Beijinhos

Tchinho
mai-mai
Membro Veterano

terça nov 04, 2003 3:54 pm

Olá a todos

Peço que me desculpem o erro ortográfico, crasso aliás, que cometi. Com então FAÇAO e não façam, é de palmatória.

Beijos a todos

Mai-mai
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 04, 2003 11:49 pm

Bem...os meus parabéns estão em ordem, para o Tchinho ( gato e dona/dono ;) . Um gato com 10 anos ser premiado, é obra ;) :D .

Até prq se nota e bem o quão lindo e bem estimado que ele está...! ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mai-mai
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 10:27 am

PARABÉNS ao TCHINHO e dona, como viu os gatos domésticos também são premiados. Continue.

Bjs

Mai-Mai
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 10:41 am

Olá tchinho,

Eras a rapariga mais nova? Essa senhora que teve para adoptar tb gostou de uma gatinha que se rebolava :) Pena que não ficou copm essa também :) .
O grandão já ía castrado e chipado se foi esse bichanão (o gato era enorme) então estive pertinho de vocês :) Eu levava uma menina pequena...

Guida
Tchinho
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 12:17 pm

Olá Igualdade

Era eu sim, senhora!! ;) ;) Pareço que tenho 16 aninhos, mas já tenho mais 10 em cima!!!!

Estavamos indecisas entre a gata que se rebolava e o gato, mas como o gato já estava castrado e como o gato era para a irmã da minha tia, resolvemos levar o gato... para a irmã da minha tia, não ter nada a apontar sobre o gato..... ;) ;)

Ela adorou - o ... e o Simão está nas sete quintas ;) ;) ;)

A minha tia queria adoptar um dos gatinhos pretos para ela, mas o marido dela não deixou..... é que ela já tem três gatos.... mas se calhar até à próxima exposição conseguimos convencê - lo ;) ;)

Eu reparei numa menina com cerca de cinco anos, que estava lá a ver os gatinhos, mas vi -a lá desde o início da exposição, se calhar não era a mesma :roll: :roll: :roll: :roll:

Beijinhos

Tchinho
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quarta nov 05, 2003 3:36 pm

Olá!

Como tinha visto este tópico e, num livrinho sobre gatos que li, focavam o assunto, lembrei-me de transcrever uma parte, que pode servir de achega aos debutantes [depois os mais experientes, se assim o entenderem, confirmarão ou desmentirão algum aspecto ou a (in)adequação do excerto ao nosso país]:

“As exposições felinas têm um sistema de avaliação dos exemplares que se fundamenta no ideal da raça, definido pelo estalão, apesar de cada clube apresentar particularidades na organização do júri e na apresentação dos candidatos.
Basicamente, existem dois organismos europeus principais, de que dependem todos os outros na qualidade de filiados:
. GCCF (Governing Council of the Cat Fancy), no Reino Unido.
. FIFe (Fédération Internationale Féline), no resto da Europa.
No nosso continente, a FIFe constitui o maior organismo regulador da criação, e qualquer clube nela filiado deve aplicar as suas normas, avaliando os exemplares numa zona reservada, fora das suas gaiolas, para garantir assim o mais absoluto anonimato. O auxiliar do juiz leva o gato para esta ‘zona à parte’, onde o julgamento se realiza sem que se conheça quem é o proprietário. Por este motivo, as gaiolas dos gatos costumam estar muito decoradas, exibindo todos os troféus obtidos.
As nomas da GCCF, em contrapartida, só exigem o sistema de avaliação em zona à parte na exposição principal. Nos restantes certames do Reino Unido, o juiz desloca-se com o seu auxiliar, que empurra uma mesa portátil, para junto de cada gaiola. O auxiliar retira cada gato da gaiola e manuseia-o para que o juiz proceda à classificação. Por fim, o juiz também pega nele para avaliar perfeitamente a sua compleição e a sua vitalidade.
Embora sejam provas de morfologia, o carácter do gato e a sua apresentação exercem uma influência considerável sobre a avaliação final do juiz. Se dois gatos de raça são da mesma qualidade, provavelmente ganhará aquele que estiver mais bem escovado e que mostre um temperamento mais dócil ou, inclusive, aquele que se encontre sobre um pano mais limpo. Estes critérios, juntamente com as preferências individuais e a impressão subjectiva do juiz, são especialmente importantes no momento de avaliar gatos sem pedigree”.

(In: MENCHERO, Arsenio – Gato, o companheiro: criação e selecção da raça)

Marta
Tchinho
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 4:00 pm

Olá Rochamar

Nesta exposição, não houve nenhum médico veterinário que verificasse os boletins de vacinas, nem quiseram saber se os animais tinham vacinas ou não.
Os gatos não foram tirados das gaiolas, permaneceram até ao fim da exposição, no mesmo sítio desde o início
Para a avaliação dos exemplares expostos, apenas um membro do juri, enfiava a mão na gaiola e desenrolava a cauda do gato, porque eles normalmente estão sentados ou deitados e a cauda está enrolada à volta do corpo, e apalpavam a cauda desde a sua implantação até ao fim :o :o :o ... a maior parte dos gatos não gostou deste procedimento e assanharam-se a arranharam essa juri :roll: :roll: ... e foi muito bem feito :lol: :lol: :lol:

Acho que foi um bocado esquisito...
Já tinha ido a uma exposição com o Tchinho, há cerca de 8 anos atrás e foi muito diferente, dividiram os gatos por categorias, sexo e idade, se estavam ou não castrados e esterilizados, tiraram-nos das gaiolas e expunham-os sobre o braço, todos esticados, num palco à frente para todas verem e os juris fazerem a sua apreciação... depois iam para outras gaiolas à parte e quando se sabia o vencedor dessa categoria é que iam para as gaiolas de exposição... se me faço entender ;) ;)

Por isso é que eu achei este exposição um bocado aldrabada :roll: :roll: :roll:

Beijinhos

Tchinho
Responder

Voltar para “Gatos”