Miaufina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo mai 06, 2012 11:12 am

CarlotaSMAR Escreveu:Sim eles apreciam mesmo atum ao natural mas existem latas da Wis.as que tem composição de atum e seria talvez optimo em vez de ir atraz dela e deixá-la enfiar se nos arbustos colocar um pouco mais na frente pq até os gatuxos minis acabariam talvez por se renderem ao sabor e tornarem se menos desconfiados.

Ela coitadinha faz o papel dela, defende os filhotes mas a quem quer ajudar dificulta demais,boa sorte a todos eles :arrow:
Obrigada pela ajuda eu tenho de por o comer perto dela (mas mesmo assim só lhe vejo o focinho escondido, ponho no ninho que ela tinha feito anteriormente antes de se esconder mais) porque aqui na zona existem muitos cães, os gatinhos ainda são muito pequeninos têm no máximo 5 dias.
Ainda não consegui que ela aceitasse comer, ontem optei por não lhe por nada para lhe dar algum espaço mas fui lá na mesma ver se estava tudo bem, hoje de manhã quando lá fui vê-la consegui ver-lhe o focinho mas já não me bufou :) disse-lhe olá pequenina (foi a primeira vez que falei) e vim-me logo embora para não a incomodar mais, mas acho que ela se começa a habituar às minhas visitas e como eu me contento em ver se ela está e não me tento aproximar mais acho que ela me vai tolerando... vamos ver como correm as coisas e se daqui a uns dias ela se deixa apanhar :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo mai 06, 2012 12:00 pm

boa sorte mas não se apresse. mas convem lá ir para os gatinhos se habituarem às pessoas senão ficam bravitos
MaguiC
Membro Veterano

domingo mai 06, 2012 2:09 pm

anja-azul Escreveu:boa sorte mas não se apresse. mas convem lá ir para os gatinhos se habituarem às pessoas senão ficam bravitos
Estive lá outra vez à hora do almoço e não a consegui ver (acho que estava lá mas só consigo vê-la com a lanterna).
Mais ao fim da tarde vou passar lá a ver se a consigo ver antes de ela sair para comer e vou-lhe levar um pitéu pode ser que ela se renda... mesmo sem lhe levar comer estou a ir lá 3x por dia dantes ia em silêncio mas hoje já comecei a falar para tentar que ela me reconheça... espero conseguir ajudar esta família... :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano

domingo mai 06, 2012 9:07 pm

Será normal ela resistir a fiambre???
Estou preocupada à bocado consegui vê-la mas acho estranho ela estar sempre na mesma posição :roll: insisti mais um bocadinho e ouvi bufar mas será que foi ela???
Deixei lá a latinha com sabor a atum mas não me parece que ela lhe vá tocar :roll:
O que faço? Deixo-a em paz por alguns dias (sem ir lá) continuo a fazer como até agora ou insisto para tentar ver melhor como é que eles estão?(nunca mais os ouvi, não acho normal :( )
Algum conselho?
Obrigada
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda mai 07, 2012 9:06 am

Bom dia,

Tenho acompanhado o seu tópico, mas não tenho comentado porque não sou muito experiente nesse tipo de resgate... no entanto, do conhecimento que tenho de gatinhos e gatas, sei que as gatas se sentirem que território onde têm a ninhada está ameaçado, os mudam de sitio...

O facto de não aceitarem comida de ração ou fiambre, talvez seja pelo facto de ser uma gata não domesticada, que estará habituada a comida que encontra nos caixotes, talvez comida feita, que tem um odor mais intenso...

Se fosse eu, agiria como a MaguiC tem agido. Não insistiria muito na aproximação, para que eles não desaparecessem... deixaria algum tipo de comida por perto para poder saber se eles têm comido... e apenas os tentaria capturar quando me apercebesse que eles já poderiam ser desmamados... mas é claro que sei que é difícil, uma vez que não os consegue ver...

O facto de eles se calarem quando a presentem por perto, é normal... é uma medida de sobrevivência...

Eu gostaria muito de a poder ajudar com mais algumas dicas, mas na verdade não sou experiente neste assunto... veremos se mais alguém a poderá ajudar. A sua amiga dessa associação não lhe sabe dar mais dicas?
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 9:33 am

A sr.ª da associação pediu-me para ver se aguentava mais um tempo porque a associação está com lotação esgotada. E porque recolher bebés tão pequeninos é sempre complicado :S
A ideia é capturar os bebés mas também a mãe porque se ela aqui ficar não tarda a ter mais bebés porque andam mais 2 machos aqui na zona...
hoje ainda não fui lá, daqui a pouco vou para tirar o comer para não atrair os cães e outros bichos (insetos e ratazanas) :roll:
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 9:49 am

Cheguei agora de lá, não tocou no comer e não a vi, não insisti muito para tentar vê-la/ouvi-la, como está a chover é provável que ela se tenha posto mais dentro dos arbustos, limitei-me a limpar a caixa do comer, deixar comer novo e vir-me embora.
Vou tentar segurar-me para só voltar lá à noite... queria tanto saber o que é feito dos pequeninos :roll:
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 8:12 pm

Hoje não a vi, no entanto pareceu-me ver pelo novo tartaruguinha (até agora só tinha visto branco e preto) ... assim que o tempo se puser melhor vou tentar resgata-la (com esta chuva é impossível) :roll:
Animou-me perceber que eles já se devem mexer (apesar de ainda não ter visto nada de concreto)

Balanço até agora: mãe gata preta com manchas brancas nas bochechas, e 3 bebés com aproximadamente 6dias um branco, outro preto e um tartaruga
Ela continua sem tocar no comer que lhe ponho (amanhã faço greve não quero encher o ninho de mosquedo e outros bichos, pode ser que depois ela aceite)

Obrigada a todos os que têm ajudado, mais conselhos são sempre bem vindos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 07, 2012 9:47 pm

Veja se consegue uma armadilha emprestada, tape-a com uma manta escura a ficar tipo uma "gruta", coloque paparoca lá dentro e espere que a gata mãe entre. Não deve permanecer ninguém no local. Coloca-se a armadilha e vai-se para longe dali mas com o ouvido a postos para ouvir quando a dita disparar...
Depois é só apanhar os bebés à unha... e levar todos para casa até que ela acabe de os "criar"

Não mexa em nenhuma cria, antes de apanhar a mãe, pois ela pode rejeitá-la e desaparecer com as outras todas.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 11:11 pm

O problema é que ela não aceita comer de espécie nenhuma, nem restos nem comida em lata, já experimentei 3 sabores de comida em lata, carne guisada, fiambre,etc. ela não toca em nada :S
A armadilha consigo arranjar o problema é atrai-la para lá :roll:
Desculpem mas só me falta tentar cativa-la com um rato :twisted: e não me apetece muito (acho que se percebe porquê)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça mai 08, 2012 12:00 pm

com esta chuvada, talvez tenha mudado de poiso
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

terça mai 08, 2012 8:15 pm

Este tópico deixa-me tão nervosa... Nunca mais chega o dia em que os apanhe :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 08, 2012 8:54 pm

MaguiC Escreveu:O problema é que ela não aceita comer de espécie nenhuma, nem restos nem comida em lata, já experimentei 3 sabores de comida em lata, carne guisada, fiambre,etc. ela não toca em nada :S
A armadilha consigo arranjar o problema é atrai-la para lá :roll:
Desculpem mas só me falta tentar cativa-la com um rato :twisted: e não me apetece muito (acho que se percebe porquê)
Um pouco de carne de vaca, crua e fresca, cortada em pedacinhos. Ou então peixe cru (petinga). Nada de peixes com espinhas duras. Quando nada resulta... a carne ou peixe crus costuma resultar.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MaguiC
Membro Veterano

terça mai 08, 2012 10:04 pm

Deixa-a a si e deixa-me a mim, só à bocado é que consegui ir lá.
Lá estava ela a olhar para mim e vi o pretinho :)
Hoje não lhe pus comer e amanhã só vou poder por à noite porque se puser de manhã assim que ficar mais quente aquilo fica cheio de moscas.
Estive a falar com a associação, em princípio na 5ªfeira vêm cá mas não se deve conseguir fazer nada, depois de verem onde e como ela está logo se decide o que será melhor fazer...
:roll:
MaguiC
Membro Veterano

terça mai 08, 2012 10:08 pm

Obrigada pela dica Leonilde
Era mesmo importante que ela se deixasse cativar por alguma coisa porque se não, não podemos usar a armadilha :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”