Vacinação-dúvidas!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mfranca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 04, 2012 10:56 pm
Napoleão

terça jun 26, 2012 12:35 pm

Sendo assim maraya prefiro nem levá-la ao quintal..

Infelizmente não posso fazer nada em relação aos intrusos, no início tentei saber se eram de alguém, principalmente o amarelo e pelos vistos o gato parece ter sido " expulso" de casa, a partir do momento em que arranjaram uma gata de raça.. e anda por aí..pelas casas, pelos terrenos..

Já pensei ligar para as associações para recolherem o gato, pois não consigo ver o bichinho assim, maltratado, doente..até já tem imensas falhas na pelagem..

Enfim a minha gata já nem pode usufruir o seu próprio território.. apenas vou limitar-me a levá-la às varandas dos quartos..
mfranca
Membro Veterano
Napoleão

terça jun 26, 2012 1:22 pm

Enquanto não entro em contacto com o veterinário, porque pelo telefone não dá tem que ser mesmo pessoalmente, tenho feito pesquisas sobre o assunto..e encontrei um tópico antigo aqui da arca justamente a falar sobre a vacinação, dúvidas..

E li o seguinte "Colocada: Sex Jul 26, 2002 7:12 pm Assunto: vacinas
a Para não dar felv é preciso que eles tenham testes feitos e não saiam mesmo e os donos não adoptem novos animais ou não levem um desgraçadinho para casa.

O teste do Felv e Fiv só se faz depois dos 6 meses pois até os resultados não são seguros pois eles ainda teem anticorpos da mãe. Logo se tiverem um com 4 meses e adoptarem outro não é melhor o primeiro estar vacinado?

Isso dos sarcomas é muito verdade mas sobretudo com vacina da raiva (que eu não dou) e a antiga do Felv. Quer o Pentofel (tudo incluido numa) quer a nova do felv eurifel já reduziram muito mesmo essa possibilidade do sarcoma. No meu vet não dão é no pescoço como alguns dão.

No buletim vem o nome de cada uma e para que é. Por isso Isabel vacina contra tudo, eu assim que houver o Pentofel quero outra vez mas como vai sair a nova que tem também tudo junto menos a clamidiase já não é mau."

Fonte:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=1768

Pentofel foi realmente a que foi administrada a minha gata, tendo em conta que a ciência está sempre a evoluir,e o tópico já tem uns anitos..tudo indica que afinal pode o risco não ser tão elevado..fiquei um pouco aliviada ao ler isto..
E reflecti que não posso "acusar" o veterinário nem pensar mal dele..sem saber se realmente a vacina especifica que ele deu realmente tem consequências a longo prazo...
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça jun 26, 2012 2:36 pm

mfranca, não fique a matutar nisso :wink: ... fale com o seu vet e esclareça as suas duvidas. Vai ver que não há motivo para essa preocupação toda! Afinal o seu vet apenas agiu de acordo com a ética veterinária e lá terá tido razões para isso. Por isso, fale com ele e analise as situações... :wink:

Fique calma :P
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
mfranca
Membro Veterano
Napoleão

terça jun 26, 2012 3:25 pm

Oh é complicado Micas, eu adoro demais a minha gata..não me vejo ficar sem ela muito menos se for por minha causa..de decisões mal tomadas..enfim
Já estou a matutar menos..é uma agonia esperar até sexta mas lá terá que ser..

Obrigada a todos pelas respostas/opiniões!

Depois venho cá escrever o que o veterinário disse..!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jul 17, 2013 1:53 pm

Keep in mind that a vaccine protocol is not a 'one size fits all' issue and that the medical community is lacking in definitive research in many areas of vaccinology. This is why the WSAVA-VGG, the AAFP, and myself make suggestions regarding vaccine protocols - versus etched-in-stone statements.

To repeat, there are 5 viral diseases that cats are commonly vaccinated for:

herpes (rhinotracheitis) - the 'R' in FVRCP

calici - the 'C' in FVRCP

panleukopenia ("feline distemper") - the 'P' in FVRCP

feline leukemia - FeLV

rabies

Please DO NOT vaccinate for FIV (Feline Immunodeficiency Virus - aka "feline AIDS"), FIP (Feline Infectious Peritonitis), bordatella, giardia, or chlamydia.

Keep in mind that if you do decide to vaccinate for FIV (a very ineffective and adjuvanted vaccine), your cat will now test 'positive' since the FIV test cannot tell the difference between an infected cat and a vaccinated cat.
http://www.catinfo.org/?link=vaccines

Passado mais algum tempo...Ainda há problemas com estas vacinas? Que se pode ler ao longo do tópico...

E ao ler mais alguma coisa num blog:
Embora uma relação causal direta ainda não esteja definitivamente comprovada, do ponto de vista científico, já existem estudos realizados por veterinários, tais como o Dr. Larry Glickman na Universidade de Purdue, que indicam um aumento na questões auto-imunes após a vacinação.

Dr. Mike Lappin, da Universidade do Estado do Colorado, demonstrou que os antígenos de uma cultura de células renais de felinos (utilizados para produzir vacinas virais felina) produzem anticorpos que atacam as células renais de gatos. Em seu estudo, as vacinas utilizadas no protocolo pediátrico "normal" de gatinhos produzem os mesmos anticorpos "destruidores de rim", que persistem por por, pelo menos, 06 (seis) meses. Se estes anticorpos estão envolvidos no desenvolvimento progressivo de insuficiência renal crônica em gatos ainda está foi determinado, mas, certamente, levanta-se uma bandeira vermelha.
A incidência de fibrossarcomas em gatos (um câncer letal definitivamente ligado à vacinação) ocorre em proporções tão altas quanto 1:400 gatos em algumas partes dos EUA, possivelmente mais elevadas em outras.

Leia mais: http://www.blog.villechamonix.com/2009/ ... z2ZJMFS0dF
No caso dos gatinhos, se eles sempre viverão dentro de apartamento, eu não administraria vacinas. Se eles vão sair, eu esperaria até 2-4 semanas antes de sua primeira aventura fora de casa (normalmente após 4 meses) e, em seguida, administraria uma vacina contra a cinomose, apenas. Estudos do início dos anos 80 demonstraram que é praticamente impossível infectar gatos mais de um ano de idade, em condições experimentais, com o vírus da leucemia felina, mesmo utilizando injeções do vírus
Leia mais: http://www.blog.villechamonix.com/2009/ ... z2ZJN9NsuK
E isto eu sempre fiz...
Exames de sangue podem ser feitos a qualquer momento, a partir de um mês após a vacinação, para titular (medir) anticorpos circulantes e confirmar se o sistema imunológico do seu animal está preparado para levar a exposição a esses vírus

Leia mais: http://www.blog.villechamonix.com/2009/ ... z2ZJNZha00
Que me dizem, é um blog, tem a credibilidade relativa à sabedoria de quem escreve e que eu não conheço. Mas achei pertinente.
Responder

Voltar para “Gatos”