Transporte de gatos em autocarros - podem ir connosco?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta ago 22, 2012 5:52 am

Keera Escreveu:99smiles, muito obrigada pelo link.

e realmente, se desse para fazer essa opção (comprar um lugar no autocarro), mesmo sendo mais dispendioso sem dúvida que o fazia!!

quando ela viaja de carro como eu não vou a conduzir o que faço é meter-lhe trela e peitoral e deixo-a no meu colo, e se ela quiser andar pode andar um bocadinho mas sempre sem incomodar uma vez que eu tenho a trela enrolada na minha mão...

bom bom era ter um carrinho e fazer sempre a viagem com a miúda sentadinha ao pé... :)
A ultima vez que deixei o meu a solta dentro do carro parado..enfiou-se por baixo dos bancos e so o vi outra vez passados 5 minutos...nunca mais.. :o
kiko8
Membro Júnior
Registado: sexta mar 12, 2010 8:42 pm

quarta ago 22, 2012 5:12 pm

Keera Escreveu:Olá!

Já viajei umas 2/3 vezes com a minha gatinha em autocarros, viagens de cerca de 3 horas, e nunca me foi permitido levar a miúda comigo lá para cima, tive de a deixar juntamente com as malas na bagageira. Também falei com outras pessoas que conheço que já viajaram com os seus gatos e disseram-me o mesmo, nunca lhes foi permitido levar os gatuchos para a zona dos bancos.

No entanto esta semana um amigo meu referiu que numa viagem pela rede expressos viu uma pessoa viajar com um gato na zona dos passageiros, e quando lhe perguntou a pessoa referiu que tinha pago 6 euros por um bilhete especial de modo a transportar o gato.

Fiquei confusa, será que a lei/regras mudaram? Isso do bilhete para animais não se aplicava só em comboios, e para cães? Alguém que saiba mais que eu, que já andei a pesquisar e não encontro nada de conclusivo :lol:
Ver a Portaria 968/2009 e o DL-399-F de 84, artigo 16º, nº2.

Na portaria determina que é possivel o transporte de animais dentro do habitaculo do veiculo e as condições para o fazer.
Não é possivel o animal ocupar um lugar, pelo que se deduz que o animal terá de ser transportado ao colo e em caixa/jaula.
Também poderão haver dias ou periodos em que não seja possivel transportar o animal.

o DL 339-F indica "no interior do veículo apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que pelas suas dimensões, peso e características possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incómodo para os passageiros".
Logo, os animais de porte medio/grande não podem ser transportados dentro do habitaculo e portanto, caso insistam neste meio de transporte, terá que ser feito na bagageira.

No caso da rede de expressos o custo do bilhete para animais é de meio bilhete.

Boas viagens!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta ago 22, 2012 5:23 pm

Eles considerem "habitaculo do veiculo" o porão das malas, é um espaço que faz parte do autocarro :evil:
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta ago 22, 2012 5:39 pm

Quando viajo com o meu gato fujo dos autocarros, como o diabo da cruz. Se não dá comboio ou carro, prefiro deixá-lo uns dias com alguém a levá-lo comigo.
De qualquer maneira, a melhor forma é falarem com a empresa de autocarros.
O que sei, é que o animal deve ir devidamente acondicionado (não pode ir solto) e tem de ir em condições de saúde e higiene. Se for um animal pequeno, cujo tamanho da transportadora se encontre dentro dos valores de bagagem permitida no habitáculo, pode ir junto do passageiro, desde que não impeça passagens, nem ocupe lugares. Também é costume pagar bilhete!!! E em horas de enchente, podem recusar-se a levar o animal!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
99smiles
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 5:47 pm

Rozza Escreveu:Quando viajo com o meu gato fujo dos autocarros, como o diabo da cruz. Se não dá comboio ou carro, prefiro deixá-lo uns dias com alguém a levá-lo comigo.
De qualquer maneira, a melhor forma é falarem com a empresa de autocarros.
O que sei, é que o animal deve ir devidamente acondicionado (não pode ir solto) e tem de ir em condições de saúde e higiene. Se for um animal pequeno, cujo tamanho da transportadora se encontre dentro dos valores de bagagem permitida no habitáculo, pode ir junto do passageiro, desde que não impeça passagens, nem ocupe lugares. Também é costume pagar bilhete!!! E em horas de enchente, podem recusar-se a levar o animal!
Nenhuma empresa se pode recusar de levar o animal, é por lei, só que o animal vai é no porão das bagagens..., o problema aqui é que não deixam ir as transportadoras junto das pessoas e obrigam o animal a ir em condições horriveis e muitas vezes mortiferas, junto das bagagens.
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta ago 22, 2012 6:18 pm

99smiles Escreveu: Nenhuma empresa se pode recusar de levar o animal, é por lei, só que o animal vai é no porão das bagagens..., o problema aqui é que não deixam ir as transportadoras junto das pessoas e obrigam o animal a ir em condições horriveis e muitas vezes mortiferas, junto das bagagens.
Sim, mas a mesma lei (Portaria 968/2009) também diz que as empresas devem divulgar o número total de animais permitido por veículo e por passageiro e os períodos diários em que o transporte de animais não é permitido.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quarta ago 22, 2012 7:07 pm

a questão é que a lei não é lá muito clara ao dizer onde o animal deve ser transportado, não indica especificamente aonde este deve ir, e as empresas facilmente se aproveitam dizendo que animais,só no porão. e quando pergunto se o bicho pode subir comigo até respondem com má cara.

felizmente terei boleia para a próxima viagem que precisarei de fazer, faço sempre um grande esforço para evitar ter de a meter no autocarro, mas já houve vezes que não deu para ser de outra maneira :( de qualquer maneira da próxima vez que viajar de autocarro hei de perguntar sobre o transporte de animais para ver se fico mais esclarecida.
99smiles
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 7:20 pm

Pergunte se poder ir numa mochila propria ao colo, já não é transportadora , por isso não ocupa lugar no corredor.

Faça uma pesquisa no google por esta mochila:

Nobby 68514 Rucksack "MIRANDA"
Keera
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 8:22 pm

99smiles Escreveu:Pergunte se poder ir numa mochila propria ao colo, já não é transportadora , por isso não ocupa lugar no corredor.

Faça uma pesquisa no google por esta mochila:

Nobby 68514 Rucksack "MIRANDA"
que mochila engraçada!! não conhecia :D

eu estou a considerar comprar uma transportadora parecidinha com esta, é pequena e macia, podendo bem ir ao colo, ao contrário da de plástico duro que realmente é um pouco grande e é onde costumo levá-a:

Imagem

teria de confirmar as medidas mas tenho quase a certeza que seria pequena o suficiente para poder estar na zona de passageiros, não?

mas confesso, achei mesmo um piadão à mochila :D
LordNagash
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 8:26 pm

Eu teria de meter um fiambre fumado inteiro de peru dentro da mochila com o meu gato pra que ele não refilasse na viagem e ficasse entretido :o
Keera
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 8:47 pm

LordNagash Escreveu:Eu teria de meter um fiambre fumado inteiro de peru dentro da mochila com o meu gato pra que ele não refilasse na viagem e ficasse entretido :o
hahahah! :lol: :lol: pois,era uma boa técnica!!

a minha gata mia muito quando não me vê ou quando não está entretida... por exemplo, mia no carro, mas quando a levo ao vet e vamos sempre de autocarro de minha casa até lá ela vai o tempo todo calada a observar as pessoas e etc... acho que se entretém a ver o movimento e assim e nunca se chateou nada, limita-se a olhar para todo o lado com um ar curioso...

num autocarro de longo curso indo ao meu colo numa transportadora não sei bem como seria, mas acho que iria tentar mantê-la entretida ou pelo menos acalmá-la com umas festas, acho que ela se sente segura sabendo que eu estou por perto e talvez não refilasse... ai ai, só tentando!
Keera
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 8:50 pm

e lá encontrei afinal o texto que queria com as informações... decidi que vou imprimir isto e tenho logo «prova» se algum motorista me quiser recusar a entrada da bichinha quando tiver de a levar!
O Transporte de animais de companhia, à excepção de cães-guia que façam acompanhamento de invisuais, será permitido no habitáculo do veículo se o animal viajar acompanhado, devidamente acondicionado em jaula apropriada e apresentar-se em adequado estado de saúde e de higiene, conforme estipulado na Portaria 968/2009. O transporte do animal estará sujeito ao pagamento de meio bilhete para a viagem a realizar.Contudo, deverá ter em atenção a legislação que regula o transporte de serviço expresso, descrita no DL-399-F de 84, artigo 16º, nº2, "no interior do veículo apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que pelas suas dimensões, peso e características possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incómodo para os passageiros".
ou seja, estou a supor que pagando meio bilhete tenho direito a transportar a gata numa transportadora de pequeno tamanho que possa ir ao meu colo sem incomodar ninguém. espero que seja mesmo assim que a coisa funcione.
LordNagash
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 8:59 pm

ja estou a ver implicarem a dizer k acham k a jaula nao é apropriada apenas pq acordaram mal dispostos :?
99smiles
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 12:28 pm

As pessoas podem é sentir-se incomodadas de levar com o miar do animal o caminho todo, eu tb ficaria incomodada se o animal não fosse meu.
Mas para isso e em titulo de excepção para viagens de longo curso, pode-se falar com o vet para dar um calmante que faça o animal ficar sonolento e dormir a maior parte da viagem sem incomodar ninguem :wink:
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

quinta ago 23, 2012 12:30 pm

LordNagash Escreveu:ja estou a ver implicarem a dizer k acham k a jaula nao é apropriada apenas pq acordaram mal dispostos :?
Eu tenho ideia que nos aviões por exemplo para o animal viajar nos bancos a transportadora tem de ser daquelas maleaveis.
Bolsa e não caixa.
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Responder

Voltar para “Gatos”