Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sexta jan 01, 2010 11:39 pm

BetaPat Escreveu:O Oscar é um gato bem bonito! Que sorte que ele teve!!!!!
Obrigado BetaPat, quer pelo elogio ao Óscar, quer por achar que ele teve sorte connosco.
Votos de um grande 2010 e de um 2010 em grande para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:40 pm

LauraMM Escreveu:Oscar, és uma brasa :D
O Óscar gostou muito do seu cumprimento…
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:43 pm

Chamarrita Escreveu:apesar de ele ter um amigo quando vivia na rua, nada sabemos sobre a sua vida. O amigo podia ser um irmão de ninhada ou um gato acabado de conhecer. E uma vez que o Óscar tem feitiozinho, o ideal seria adoptarem um bebé ou jovem (até 8 ou 10 meses), meiguinho, para facilitar e acelerar a aceitação. Tenho um gato enorme e muitíssimo meigo com toda a gente que amamenta bebés e educa e brinca com jovens, tornando-me "paizão", dá-se bem com cães, mas não aceita gatos adultos. Mas muitos gatos machos, mais até do que as fêmeas, adoram bebés e gatinhos jovens e activos. O Óscar gosta de jogos "mentais"; talvez seja mais produtivo brincarem apontando uma luz para uma parede ou soprando bolas de sabão; colocar uns croquetes de ração dentro de uma caixa com alguns buracos, suficientemente largos para o braço caber; colocar brinquedos pendurados num rspanta espíritos... tudo brincadeiras estimulantes! e vão divertir-se à brava juntos. ;)
p.s. - experimente dar-lhe catnip... :lol:

Obrigado pela reflexão, o seu comentário sobre a opção por um gato bebé numa futura adopção deu-nos que pensar cá por casa. Mas como acima de tudo queremos um gato muito meigo, temos que optar por um já adulto, com a sua personalidade já definida nesse sentido. Um jovem seria muito arriscado, se calhar ainda aprendia com o exemplo do Óscar e ficava com o mesmo feitio que ele.
Obrigado ainda pelas ideias para brincadeiras, e quanto ao Catnip, não sabemos o que é, temos que ver isso.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:44 pm

June76 Escreveu:AmigodoÓscar,

Nem todos os gatos domésticos são apreciadores de colo e de festinhas. Talvez o Óscar seja o tipo de gato para observar a uma certa distância sem tocar. Que ele é lindo e está muito bem tratado ninguém pode negar.

Eu também ia sugerir que adoptassem um gatinho bebé, com uns 2 meses. Se o Óscar tem mau feitio acho que aceitaria com mais facilidade um bebé que pudesse acompanhar o crescimento do que um gato já adulto.

Boa sorte
Obrigado pelos elogios ao Óscar e pela sua sugestão. Cá por casa já nos habituamos à ideia de que o Óscar não vai ser um animal de colo e festinhas. Por isso, para futuro companheiro dele, que não será para já, tentaremos arranjar um animal com essas características. E para termos uma maior certeza de que assim o será, teremos mesmo que ir atrás de um já adulto. De qualquer forma, muito obrigado pela sua ajuda.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:46 pm

MiausRafa Escreveu:Imagem

O Oscar é lindissimo...

Bom Ano de 2010 para ele e para toda a família.

Também partilho da opinião da Leonilde. O carácter que um gato bebé virá a ter é sempre uma incógnita.

Adoptando um gato já com temperamento definido, que seja calmo, não dominante, sociável com outros animais e humanos, terá todas as hipóteses para que a convivência seja pacífica...para ter a certeza destas características, só com um gato adulto....
Obrigado por achar o Óscar lindo. E também pelo seu contributo para a questão da melhor opção para um segundo gato cá por casa. Concordamos com a sua perspectiva, a questão mais complicada será achar um gato como o que descreve quando chegar a altura de ir à procura.

AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:47 pm

Paty_LP Escreveu:Também sou da opinião de que deveria ser um adulto, ou quanto muito um jovem.
A personalidade enquanto bebés pode enganar muito, já para não falar que a família gostava de desta vez adoptar um que à partida seja o "gato de colo" que todos desejavam.
Só na minha gata, que ainda vai a caminho dos 2 anos, vou notando tantas diferenças de comportamento/personalidade, que muitas vezes dei por mim a pensar se faria sentido a forma como antes a tinha definido. No meu caso não passou de "extremamente meiga" para "fera", nem pouco mais ou menos, é super meiga na mesma, mas ao mesmo tempo "dona do seu nariz" e não é de aceitar estar muito tempo no colo, excluindo quando se aninha, que ai fica horas.
Ora, no caso da família do Óscar, acho que era bem apropriado um gato ainda mais meigo que a minha, algo mais do estilo do Kiran (o meu desaparecido), que esse sim, queria colo, queria festas, queria brincadeira... só queria era saber de pessoas e podíamos fazer-lhe tudo que não se queixava de nada, o que quando existem crianças em casa, também pode dar jeito.
Ou seja, para se tentar "garantir" a personalidade que desejam, convém ela já estar mesmo definida.

Relativamente aos siameses, não nos podemos também esquecer que, nem todo o gato que tem olhos azuis e é coloir point é siamês, existem tantas outras raças com as mesmas características, que de nada adianta estarmos a considerar que terão a personalidade sequer parecida (até porque mesmo quando há cruzamentos do siamês, eles podem não apresentar características de um certo antepassado).

Obrigado pela sua opinião. Acrescentou mais alguns elementos para ponderarmos.
Lamento o desaparecimento do seu Kiran, deve ser um grande desgosto perder um amigo assim. Pela sua descrição, era mesmo um gatinho assim que nos gostaríamos de trazer cá para casa.

Já agora, e quanto à questão do siamês que já foi anteriormente referida, o Óscar poderá ser cruzado siamês, pelos menos de acordo com a veterinária é esse o caso, mas não sabemos qual a “dimensão” desse cruzamento, pelo que não lhe poderemos atribuir nenhum significado em especial. Também não sabíamos que os siameses tinham um temperamento diferente dos outros gatos.

AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:55 pm

Aqui ficam mais duas fotos do Óscar, na primeira delas está a explorar o secador de roupa, que ainda estava quentinho pois tinha-se acabado de tirar a roupa lá de dentro.

Imagem

Imagem

Bem, as coisas na passagem de ano não correram muito bem com o Óscar, que teve uma recaída, e mordeu (superficialmente) a perna da minha filha e a do filho de um amigo nosso.

O que se passou foi que tivemos algumas visitas para a passagem de ano, e a casa estava muito mais confusa e agitada do que habitualmente. Além disso, as nossas crianças queriam chamar a atenção para o Óscar, queriam mostrá-lo, pelo que nem sempre lhe terão dado o espaço necessário, pelo que ele se terá “passado” outra vez.

Hoje andou “esquisito”, mais desconfiado, mas sem problemas, já terá tido todo o espaço que precisa.

Não vamos dar importância a este caso, não terá passado de um incidente isolado, só lamento é que o stress da noite e a insistência das crianças possa ter atrasado novamente a confiança do Óscar em nós.

Curiosamente, percebemos uma coisa, o mais "chato" para o gato terá sido o nosso filho mais novo, de quatro anos, mas a ele o Óscar não fez nada. Ficamos com a sensação de que tem mais paciência para com ele do que para com as restantes pessoas.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 02, 2010 12:22 am

gatos e crianças pequenas são muiiiiito parecidos... acabam por se entender muito bem. :) E os fins de ano com os foguetes todos e a histeria geral... até eu fico com vontade de morder umas canelas! :oops: :P

seja a escolha de um gato jovem ou de um adulto, acrescento só mais uma sugestão: integrem o novo gato em meados ou finais do Outono... o frio e os aquecedores fazem verdadeiros milagres! :lol:

feliz 2010! :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 12:29 am

São ambos traquinas, os gatos e as crianças…
O conselho do aquecedor no Outono é muito bom, obrigado. Até lá esperamos que o Óscar já esteja mais acostumado a nós.
Por outro lado, ainda falta tanto… será que vamos aguentar…
É preciso é ter calma.

Feliz 2010
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 02, 2010 12:39 am

bem... enquanto dure o frio, vale sempre a pena experimentar! Mas tb já integrei gatos durante o verão e resultou bem - eram bebés bufanitos e rosnões, mas os meus meiguços ajudaram e hoje o mais arruaceiro está um melga mimalhão que vive colado a mim a arrulhar... :D cada gato é um gato, e, quando menos esperar, vai encontrar o companheiro ideal aí para casa. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

domingo jan 03, 2010 1:45 am

Boa noite :D .

Adorei as fotos (o Óscar é lindo!), principalmente a do secador da roupa. :lol:

Quanto à passagem de ano, deve ter sido muita agitação para ele.

No meu caso, cada vez que tenho "casa cheia", principalmente nos aniversários das crianças, o que eu faço é deixar os gatos (com as suas caminhas, arranhadores, wc e recipiente da água) fechados à chave num quarto para não stressarem e para evitar algum acidente provocado pela euforia própria das crianças. Assim, ficamos muito mais descansados.

Felicidades para toda a família e um bom ano. :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 03, 2010 3:08 pm

os gatos detestam barulho e confusão. normalmente escondem-se. se não o puderem fazer, ficam agressivos. está visto que o óscar é muito nervoso. não vale a pena arriscar :?

que 2010 traga progressos para o óscar
anjjazul
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda jan 04, 2010 1:29 am

Antes de tudo desejo um feliz 2010 a todos os que frequentam este forum.

Eu, pelo contrario, acredito que um gato que seja acarinhado pelos humanos desde bebe nunca poderá vir a tornar-se um gato agressivo. E que um gato de personalidade forte como o Óscar aceitará mais tranquilamente a presença de um gatinho pequeno. Mas esta é apenas a minha opinião. O ideal seria poder fazer a experiência.

Neste momento tenho dois jovens adultos que se dão lindamente. Um é filho da minha gata e peguei nele quando tinha apenas algumas horas, o outro é um siamês (mas não puro) que adoptei com nove meses e que ja tinha passado por muitas experiências antes de vir para minha casa. Não faço ideia se algum deles é gato dominante, pois são os dois muito meiguinhos, mas também muito reguilas. Bem, o siamês já me mordeu algumas vezes (inclusive uma vez fez-me sangue no sobrolho), mas não é por isso que o considero agressivo. Talvez hiperactivo... Ele segue-me para todo o lado, pula para o meu colo e chucha e amassa como se estivesse a mamar na mãe. Acho que com o tempo vai-se estabelecendo uma relação de confiança entre nós.

Pode ser que aconteça o mesmo entre o Óscar e a sua família. Afinal foi ele que escolheu com quem queria viver. Por mais agressivo que pareça não acredito que os tenha seguido só porque viu em vós uma fonte de conforto e alimento. Os gatos não são assim...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 04, 2010 10:43 am

Olá, o Oscar é muito giro, mesmo.

Mas não deve ter qualquer cruzamento de siamês. O padrão colorpoint é muito comum em várias raças de gatos e também nos gatos sem raça. :wink: Essa coloração existe nos persas, birmaneses, balineses, siameses, ragdoll, etc e também nos gatos sem raça definida, assim como a coloração tabby (os tigradinhos), calico ou tartaruga, por exemplo e existem vários tipos de colorpoint, o mais vulgar será o seal point.

Veja aqui este site, o único destes gatos que é um siamês verdadeiro é da sexta foto, o blue point:

http://www.seregiontica.org/Colors/pointed/pointed.htm

Ou ainda:

http://fanciers.com/other-faqs/colors.html#pointed

Cumprimentos e que tudo corra bem com o Oscar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AmigodoOscar
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 1:53 pm

Chamarrita Escreveu:bem... enquanto dure o frio, vale sempre a pena experimentar! Mas tb já integrei gatos durante o verão e resultou bem - eram bebés bufanitos e rosnões, mas os meus meiguços ajudaram e hoje o mais arruaceiro está um melga mimalhão que vive colado a mim a arrulhar... :D cada gato é um gato, e, quando menos esperar, vai encontrar o companheiro ideal aí para casa. :)

Olá Chamarrita
O acto de trazer mais um gato cá para casa está, em grande parte, condicionado pela evolução do Óscar. E, embora não sabendo quanto mais tempo irá durar o frio nem quando estará o Óscar pronto, a verdade é que não deve ser ainda neste inverno. Como para o seguinte ainda falta muito, provavelmente, a acontecer alguma coisa será mesmo com tempo quente. Mas pode ser que corra tudo bem, mesmo sem os aquecedores por perto, como felizmente já aconteceu com os seus. Temos que ter pensamento positivo…
Responder

Voltar para “Gatos”