Ajudantes do Pai Natal ou talvez Narnia além-espelho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 07, 2011 1:13 pm

Boas.

Apesar de nunca ter escrito neste tópico, tenho-o acompanhado, quando o tempo livre me permite, para pôr a leitura em dia e realmente parece que leio por fascículos... e que é uma leitura, na maioria das vezes, agradável, é!
Existe entre a "chamarrita" e os felinos que alberga, uma enorme cumplicidade mas, e também, por vezes, um "entender" subtil das escapadelas deles, bem como a morte de alguns. Eu, com experiência mais que suficiente, sobre gatos, nunca me conseguiria rever nos "sapatos" da Chamarrita (autora), nem pelo número de animais, nem pela forma "tão excepcional" como encara os momentos "menos bons" com alguns dos gatos...! Eu, sou das que entra em puro pânico quando um dos meus felinos não está à frente do meu nariz, mesmo sabendo que não podem fugir para o exterior da Propriedade porque tenho uma cerca eléctrica própria para gatos, já precisamente porque entro em parafuso...como referi atrás :wink:
Apesar da minha opinião já ter sido expressa, algures, sobre o número de animais que a chamarrita possui/alberga, resta-me felicitá-la pela capacidade, pelo menos a demonstrada na escrita, de auto-controle de emoções, em situações que para a maioria, onde me incluo, são de puro desespero.

Já agora, escreva um livro, SIM! Ficaria surpreendida com a óptima tiragem... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta set 07, 2011 7:21 pm

leonildecarvalho Escreveu:Boas.

Apesar da minha opinião já ter sido expressa, algures, sobre o número de animais que a chamarrita possui/alberga, resta-me felicitá-la pela capacidade, pelo menos a demonstrada na escrita, de auto-controle de emoções, em situações que para a maioria, onde me incluo, são de puro desespero.

Já agora, escreva um livro, SIM! Ficaria surpreendida com a óptima tiragem... :wink:

Leo
Agradeço-lhe muito as felicitações, mas são recíprocas. ;) Eu tenho muito poucos anos de experiência, em 2007 tive a primeira gata, em 2008 cheguei aos 7, em 2009 aos 11 e depois... descambou :P

Mas também coincidiu com um momento em que me encontrava esgotada e à beira de uma depressão. A doença do Blitzen e consequente falecimento deram-me um forte abanão e foi a gota de água... Fiquei 7 meses de baixa, e foi nesse tempo que mais me dediquei aos "desvalidos"; foi uma forma de não me concentrar no meu umbigo e não me afundar. Contei também com a preciosa ajuda de amigas "dos gatos", com muito mais experiência e "estômago" do que eu e, para ajudar mais, estava medicada com antidepressivos e ansiolíticos, o que nos torna mais frios e insensíveis. Depois, o que não nos mata torna-nos mais fortes... Aprendi a fazer imensas coisas, como dar injecções, pois não podia andar sempre a correr para o veterinário, não tanto pelos custos mas porque para os gatos isso era pior.

Eu era superpreconceituosa. A sério. Faziam-me impressão os animais (e pessoas) com deficiências físicas, por exemplo. Achava as tuguinhas feias ("farruscas") :oops:

Quanto ao autocontrole... Tem, dias, Leonilde, tem dias... :) :twisted: :lol: Eu sofro, e sofro a valer. Mas sou uma eterna e irremediável optimista, e em situações de stress, mesmo ligando "o piloto automático", ajo de uma forma tão calma e racional que até eu me surpreendo. Parece que não sou eu que estou no comando; desligo e obedeço a "forças superiores". Foi assim quando tive dois grandes acidentes de carro, quando tive o incêndio da tv na sala... :P Depois é que são elas! Quando o problema está "resolvido", a descida da adrenalina é vertiginosa: dores de cabeça, joelhos a tremer, dores musculares, choro copioso... e, se não se resolve, adoeço fisicamente - quando posso! 8) Acho que nisso sou muito parecida com os felinos. E tento, com eles, aprender a suportar a dor, física ou outra. As dores d'alma são "psicológicas", podemos agir sobre elas, não deixando o ego assumir o comando. Recorro a frases feitas, "não vale a pena chorar sobre leite derramado", "vão-se os anéis e fiquem os dedos", "amanhã é outro dia", "it can't rain all the time". Tento compreender e interiorizar o seu significado. Acho que viver é aprender, e aprender transforma-nos, estamos sempre em metamorfose, o que me lembra outra frase: "aquilo a que a lagarta chama o fim de tudo, o mestre chama borboleta".

Hoje vim do vet com o coração todo arranhado. A cotinha está bem, tem tártaro e gengivite, vai fazer AB e quando houver guito, uma destartarização, nada de grave nem urgente. O Gabriel também vai fazer antibiótico por tempo ilimitado, tem de ser injectável, porque ele é horrível para tomar medicamentos e temos de poupar o estômago, que é sensível. Mas o que me custou mesmo foi a minha Kali... estava tão carente, ficou tão feliz por me ver, agarrou-se a mim, nem conseguia pôr-se direita e não era da descoordenação motora, era mimo puro, e ficou a chorar e gritar quando me vim embora. :( Eu não chorei ao pé do vet, mas pelo caminho confesso que me caíram umas lágrimas :cry: Está a tomar 5 antibióticos, e se piorar... podemos ter de pensar em soluções desagradáveis. :( Sinceramente, se ela ficar com está, nem ela se importa, nem eu. É autónoma, come (muito bem!) sozinha, faz as necessidades no sítio, brinca... é um bocado "monga" e sem noção, mas eu estou cá para a proteger. É um amor de gatinha, mesmo quando ferra a valer nas suas dentadinhas amorosas, mesmo quando arranha e esperneia para pôr gotas ou tomar comprimidos. Dorme ferradinha como um bebé, e quando acorda, se se vê sozinha, chama bem alto "UAH!" e logo se cala se eu ou outro gato vamos ao encontro dela. Faz wrestling com a Feijoca, lava a cabeça da Kika e as orelhas do Gabriel... enfim, é a alegria da casa. Peço-vos muita, muita força para ela.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 07, 2011 8:44 pm

Chamarrita Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Boas.

Leo
Agradeço-lhe muito as felicitações, mas são recíprocas. ;) Eu tenho muito poucos anos de experiência, em 2007 tive a primeira gata, em 2008 cheguei aos 7, em 2009 aos 11 e depois... descambou :P

Mas também coincidiu com um momento em que me encontrava esgotada e à beira de uma depressão. A doença do Blitzen e consequente falecimento deram-me um forte abanão e foi a gota de água... Fiquei 7 meses de baixa, e foi nesse tempo que mais me dediquei aos "desvalidos"; foi uma forma de não me concentrar no meu umbigo e não me afundar. Contei também com a preciosa ajuda de amigas "dos gatos", com muito mais experiência e "estômago" do que eu e, para ajudar mais, estava medicada com antidepressivos e ansiolíticos, o que nos torna mais frios e insensíveis. Depois, o que não nos mata torna-nos mais fortes... Aprendi a fazer imensas coisas, como dar injecções, pois não podia andar sempre a correr para o veterinário, não tanto pelos custos mas porque para os gatos isso era pior.

Eu era superpreconceituosa. A sério. Faziam-me impressão os animais (e pessoas) com deficiências físicas, por exemplo. Achava as tuguinhas feias ("farruscas") :oops:

Quanto ao autocontrole... Tem, dias, Leonilde, tem dias... :) :twisted: :lol: Eu sofro, e sofro a valer. Mas sou uma eterna e irremediável optimista, e em situações de stress, mesmo ligando "o piloto automático", ajo de uma forma tão calma e racional que até eu me surpreendo. Parece que não sou eu que estou no comando; desligo e obedeço a "forças superiores". Foi assim quando tive dois grandes acidentes de carro, quando tive o incêndio da tv na sala... :P Depois é que são elas! Quando o problema está "resolvido", a descida da adrenalina é vertiginosa: dores de cabeça, joelhos a tremer, dores musculares, choro copioso... e, se não se resolve, adoeço fisicamente - quando posso! 8) Acho que nisso sou muito parecida com os felinos. E tento, com eles, aprender a suportar a dor, física ou outra. As dores d'alma são "psicológicas", podemos agir sobre elas, não deixando o ego assumir o comando. Recorro a frases feitas, "não vale a pena chorar sobre leite derramado", "vão-se os anéis e fiquem os dedos", "amanhã é outro dia", "it can't rain all the time". Tento compreender e interiorizar o seu significado. Acho que viver é aprender, e aprender transforma-nos, estamos sempre em metamorfose, o que me lembra outra frase: "aquilo a que a lagarta chama o fim de tudo, o mestre chama borboleta".

Hoje vim do vet com o coração todo arranhado. A cotinha está bem, tem tártaro e gengivite, vai fazer AB e quando houver guito, uma destartarização, nada de grave nem urgente. O Gabriel também vai fazer antibiótico por tempo ilimitado, tem de ser injectável, porque ele é horrível para tomar medicamentos e temos de poupar o estômago, que é sensível. Mas o que me custou mesmo foi a minha Kali... estava tão carente, ficou tão feliz por me ver, agarrou-se a mim, nem conseguia pôr-se direita e não era da descoordenação motora, era mimo puro, e ficou a chorar e gritar quando me vim embora. :( Eu não chorei ao pé do vet, mas pelo caminho confesso que me caíram umas lágrimas :cry: Está a tomar 5 antibióticos, e se piorar... podemos ter de pensar em soluções desagradáveis. :( Sinceramente, se ela ficar com está, nem ela se importa, nem eu. É autónoma, come (muito bem!) sozinha, faz as necessidades no sítio, brinca... é um bocado "monga" e sem noção, mas eu estou cá para a proteger. É um amor de gatinha, mesmo quando ferra a valer nas suas dentadinhas amorosas, mesmo quando arranha e esperneia para pôr gotas ou tomar comprimidos. Dorme ferradinha como um bebé, e quando acorda, se se vê sozinha, chama bem alto "UAH!" e logo se cala se eu ou outro gato vamos ao encontro dela. Faz wrestling com a Feijoca, lava a cabeça da Kika e as orelhas do Gabriel... enfim, é a alegria da casa. Peço-vos muita, muita força para ela.
De mim, muita força, mesmo!!! Sendo ela uma lutadora como se revelou até agora, não me parece que desista de viver assim com muita facilidade :wink:

Calma é essencial. Eu sei que é mais fácil dizê-lo do senti-la, mas... faz mesmo falta nesta altura do campeonato, né?

As melhoras da gatinha.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta set 07, 2011 9:35 pm

Calma eu tenho. O que me atormenta é a dúvida. Hoje a consulta foi muito rápida, estava gente à espera lá fora e não pude fazer o meu habitual interrogatório, com direito a esclarecimentos ilustrados... :lol: Por isso a cabeça não pára. E questiono tudo, é terrível! Não devia ter visto tantos episódios do Dr House... Tipo... hemograma, porque é que não foi feito hemograma? faz diferença saber se a meningite é viral, bacteriana ou fúngica. Bom, já pesquisei e é impossível distinguir as meningites através do hemograma. Também já sei que 70 a 80% são virais, e o herpesvírus pode estar na origem de algumas. A mutação do coronavírus também, mas não há sintomas associados. E justamente porque não se sabe a causa, embora haja poucas dúvidas de que as otites recorrentes foram a porta aberta para a infecção, está a ser combatida em todas as frentes com vários antibióticos.

Depois penso nos outros e fico atenta à mínima alteração, pronta a panicar. O Dr Daniel goza comigo, claro - é o que me vale, tem um sentido de humor incrível e consegue fazer-me rir mesmo quando estou quase a desabar. O riso é terapêutico, como o ronronar: deviamos rir tal como os gatos ronronam!

Estava aqui a pensar em ir a Pombal pela hora de almoço, levar um ou dois brinquedos para a pequena se entreter. Depois lembrei-me que é mais prático telefonar, quando ligar a perguntar por ela posso pedir para o dr amassar um papelito, que lhe serve de entretém por um bocado. E claro que já me ri, porque esta gata consegue divertir-se sozinha... com um dos seus cocózinhos! :lol: É a gata mais porcalhona que conheço, além de comer o que os outros regurgitam, vai à liteira e anda pela casa a jogar "cocóbol". :lol:

O prognóstico da Kali é reservado, tudo depende da evolução e da rapidez. Mas era muito pior se fosse mau, certo? Por isso tenho mesmo de respirar fundo, olvidar-me do choro da criatura, que ainda por cima está com o cio e por isso ainda chora mais. Já disse ao dr, "quando estiver boa, esterilize-a, pelamordedeus!".

O que eu tenho como certo é que, aconteça o que acontecer, a Kali não vai sofrer, que ninguém vai deixar.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 11:39 pm

O Blitzen, olhar por nós? na....! Quando levo um comprimido escondido no bolso para dar a algum gato e ele foge a sete patas, como se eu o tivesse escrito na testa, adivinha quem lho sussurra? :twisted: Aquele gato era o demo, não te levo nada a mal! :lol: cada vez que me lembro que tiveram de fechar uma das salas de consulta por causa dele... :oops: Bom, a culpa não foi toda dele. Era preciso tirar-lhe sangue para análises, mas ele estrebuchava, mordia e escapava como uma enguia eléctrica. Como estava muito stressadinho, propuseram-me metê-lo na transportadora, com a manta por cima, para acalmar e retomarem o assunto daí a meia hora, e eu aproveitei para ir tomar um café e fumar um cigarrito. Fartei-me de esperar que me chamassem, e nada... até que bati à porta, e a auxiliar veio abrir, com ar atrapalhado. O veterinário levantou-se do chão e recompôs-se, e ambos tentavam explicar-me que "decidiram" avançar sem mim, porque aquela fita toda do Blitzen podia ser mimo... :twisted: :evil: É claro que fiquei possessa! EU conheço muito bem os meus gatos, e com aquele não se podiam dar abébias! Por algum motivo lhe chamei Blitzen, não foi só por ser o nome de uma das renas do Pai Natal! O gajito pulou-lhes das mãos, meteu-se debaixo da bancada e conseguiu ir enfiar-se num espaço MÍNIMO entre a bancada e a parede... ou saía sozinho, ou tinham de desmontar a bancada toda. Resolvi ir a casa buscar o Joca, que é paz d'alma e não cabia atrás da bancada, e o Blitzen gostava muito dele, a ver se o atraía cá p'ra fora. Qual quê... hora da sesta é hora da sesta, seja onde for. Toca a dormir na transportadora, e o diabinho lá atrás. Fecharam a sala, deixando-os às escuras e sossegados, e fui novamente para casa. Cerca de duas horas depois, voltei; acendi a luz, pedi silêncio, deitei-me no chão :roll:, estiquei o braço... e apalpei o sacana, que tinha adormecido e escorregado parede abaixo. Ainda tentou escapar, mas agarrei-o por uma pata e não o larguei até o ver escondido atrás do Joca, no fundo da transportadora! E é claro que não fez análises nenhumas nesse dia. Fui lá dois dias mais tarde e entrou logo para uma sala que não tem aberturas debaixo da bancada. E EU segurei o gato, claro.

É que, uns 10 meses antes, tinha ido com uma amiga apanhar uma gata. Na verdade era um gato coxo que andava numa área de serviço, mas o gato não apareceu, e a gata sim. Branquinha, simpática... peguei-lhe ao colo e com falinhas mansas levei-a para o carro, onde tinha a transportadora (foi a minha primeira vez, ok??). A minha amiga estava "apertada" e tinha ido ao wc, mas eu resolvi adiantar serviço, armada em esperta. Aliás, ainda nem era amiga, era a primeira vez que estava com ela, conhecia-a de outro fórum e, olhando para ela, ar frágil, maquilhada, bem vestida e tal, ninguém a imagina saltar muros e apanhar gatos... eu,pelo menos, não imaginava e estava a olhar para ela meio de lado. Bom... a chave do carro caiu-me da mala, abaixei-me para a apanhar, sempre com a gata ao colo, até abrir a porta do carro. Aí, a gata branca voou, e a minha amiga chega, aliviada. Contei-lhe, e agora sei que fez um esforço para não me bater. Cheia de paciência, pegou na lata de comida e na colher, na transportadora, e lá fomos - eu já de bolinha baixa - tentar apanhar a gata. É o apanhas... passou a noite a fintar-nos. Estava um frio de rachar, e as duas loucas a saltitar e a espreitar entre arbustos, de transportadora e lata na mão. Até que, num ataque concertado, ZÁS, eu deitei-lhe a mão ao cachaço e a minha amiga ergueu a transportadora aberta, para eu a enfiar lá dentro... a gata deu um esticão... assustei-me... e soltei-a... Aí ela gritou-me: "NUNCA SE LARGA, NEM QUE MORDAM, PERCEBES??" ... Voltámos para casa. Quatro horas ao frio da área de serviço da Mealhada, em vão. A minha amiga até tinha gelo nas cuecas, contou-me depois. Fomos indecentemente gozadas pela gata, graças ao meu valioso contributo.

NUNCA SE LARGA. Por isso fiquei com aquelas marcas lindas no pulso, desenhadas pela Chamarrita. A vet que lhe deu a vacina, por coincidência, está agora a trabalhar com o "meu" vet, e na segunda feira comentámos que tinha sido a sua estreia com os meus gatos, como era nova ali chamaram-na para vacinar a Chamarrita (no ano anterior tinha sido precisa a jaula de contenção), uma espécie de praxe. "Estava a sangrar, e não largou!", disse ela... :lol: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 11:53 pm

Vou cobrar inscrições para o Clube de Fãs da Chamarrita. :P amahã já peço o NIB do vet, depositam lá, ok? 8) Se um dia nos vierem visitar, a Chamarrita dá-vos um autógrafo, nem é preciso pedir muito. :twisted: mas é só mesmo uma marquinha, obras com a expressão artística com que desenhou no meu pulso são só para alguns (esta era dirigida à vet, mas parou mal se apercebeu que o braço era meu...) ;)

Oh Sarina, nem imaginas o bem que me faz contar estes episódios! A sério, há bocado estava tão triste, a pensar na Kali lá sozinha e fechada, ela que gosta tanto de brincar... e surge-me o pensamento, como uma voz off, "com os cocolitos pela casa..." :lol:
LeaoPT
Membro Júnior
Registado: sábado out 03, 2009 12:16 am

quinta set 08, 2011 12:04 am

desculpa a ignorância. "NUNCA SE LARGA" porque? :oops:
Chamarrita
Membro Veterano

quinta set 08, 2011 12:44 am

LeaoPT Escreveu:desculpa a ignorância. "NUNCA SE LARGA" porque? :oops:
Porque depois já não se deixam apanhar! :P Mas como todas as regras, esta também tem excepção. Temos de ter atenção ao gato, porque há os que stressam de tal maneira quando são agarrados que têm paragem cardíaca e morrem, sobretudo os que estão doentes ou muito aterrorizados.
Chamarrita
Membro Veterano

quinta set 08, 2011 1:31 am

sarina Escreveu::oops: :oops: Perdi-me ... o Gabriel?... :oops:
O Gabriel está bem! Levou a picazita de Infermun, portou-se um bocadinho mal, e não vai gostar nada de levar injecções diárias de um antibiótico espesso e um bocado doloroso, mas é para bem dele. Na comida, os comprimidos até iam bem, mas o estômago não aguentaria. Ele continua bem dipostinho, com apetite, está agora a dormir em cima do meu roupão, à espera que me vá deitar.

Respondendo às perguntas sobre as intimidades: :lol:

A Chamarrita pavoneia-se sempre, mesmo enquanto dorme. Não é melga, mas gosta de estar por perto, de preferência nas alturas. Sabe muito bem armar-se em engraçadinha, para chamar a atenção, mas se lhe derem confiança também é menina para se armar em parva. Ela tem mesmo prazer em chatear as pessoas, sabes? E só a "ganhamos" quando não nos chateamos, o que nem sempre é fácil. Mas também amua, por mimo e capricho! Na hora de deitar, gosta de ter o lugar dela. Durante a noite, não sei oq ue faz, porque estou a dormir, mas não é dada à asneira. Quase sempre vem dormir comigo, mas nem sempre fica a noite, desde pequenina que é assim. Logo na primeira noite, pensava eu que ela ia chorar por não ter a mãe e os manos e levei-a comigo para a cama, mas quando sentiu q eu estava quase a dormir, pisgou-se. A meio da noite acordei e fui ver onde estava: deitadinha na almofada de uma cadeira, por baixo da mesa da sala! Sempre muito "na dela". Mas, quando acordo, está sempre lá, encostadinha a mim, e não perde a oportunidade de "tirar um cochilo" só comigo, sem os outros, segundo a sua óptica, paspalhos.

Apesar dos amuos e de ser gata má, não é de modo nenhum anti-social. O meu vizinho adora provocá-la, joga "à sardinha", mesmo sabendo que perde, e passa a vida a dizer-lhe "eu não brinco mais contigo, que tu arranhas-me! És má!", e ela fica toda contente... Pode fazer fita, mas aceita um NÃO, e apenas me arranhou a sério naquele dia porque se enganou, aliás, vê-se claramente que foi apenas uma "patada", se fossem mais tinha-me estraçalhado o pulso. Só tenho dois riscos como cicatriz, correspondentes a duas unhas da pata traseira; ela é mais do tipo de "espetar" as unhacas e só nos magoamos se nos mexermos.

Ah, tem uma característica óptima, que admiro imenso: ao contrário de mim, poderia entrar numa loja de cristais e pavonear-se pelo meio das peças sem derrubar nem partir nada!
Chamarrita
Membro Veterano

quinta set 08, 2011 2:26 am

sarina Escreveu: Um gato faz mesmo falta numa casa - adoro a imagem-cliché da pessoa esparramada num cadeirão a ler em frente à lareira com um gato aos pés ou no colo...

Enfim, tô criativa que nem posso... :roll: :? e por este andar até vou sonhar com gatos... :wink:
Um é pouco! Quatro, para mim, é o número ideal. Mas como não gosto lá muito de números pares... vá lá, 5.

Este inverno hei-de tentar tirar-nos uma foto à lareira. À frente, um tapete grande e grosso, com caminhas de gatos espalhadas; mais atrás, um sofá ocupado por gatos e uma tipa sentada à beirinha, com 3 gatos no colo e uns 10 atrás e à volta... É que, quando vem o frio, até os "da rua" vêm para dentro. Gatos, sono e calor são a combinação perfeita... ou em frente à lareira, no inverno gelado, ou na sombra da espreguiçadeira, à mão de semear, no calor estival! :D
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

quinta set 08, 2011 2:39 am

Chamarrita Escreveu:... A minha amiga até tinha gelo nas cuecas, contou-me depois.
Pronto! Agora é que sou oficialmente louca aos olhos do meu marido e da Lara.
Soltei uma gargalhada tão forte quando li aquela frase que só vi a Lara a sair desvairada de cima da cadeira aonde tava enroladinha a dormir, para fazer um sprint dali para fora e não mais se ver. Resultado, fui dar com ela escondida dentro da banheira! Acreditem, é preciso muito para a D. Lara entrar sozinha para dentro da banheira! Tal não foi o susto.
O marido, esse ficou esbagalhado a olhar para mim, mas com um encolher de ombros lá se virou para o teclado, continuando o seu trabalho. Suponho que já se habituou.
Também não lhe tento explicar, acho que não ía compreender a parte de como é que o gelo lá chegou. :roll:

Ai ai, Chama, adoro cada vez mais ler os seus posts. Confesso que já se tornou um passatempo meu. Não vejo a hora de chegar a casa e ler mais um dos seus "fascículos". São tipo o meu "sofá com as pernas esticadas e um café na mão". ;)
sarina Escreveu:Eu sei que agora somos duas a disputar a menina (achei o máximo haver outra fã convicta dela - peço desculpa à fã, tô velha e desmemoriada, não fixei o seu nick :oops:
Então a fã nº1 claro que sou eu :P, só porque sim! Ehehe. De certo e Chamarrita Kida Mauzona, não se importa da atenção das duas, ou não fosse a essência dos gatos terem o mundo aos seus pés. :lol:
Chamarrita Escreveu:Peço-vos muita, muita força para ela.
Muita força, Chama para a sua Kali. Como disse a Leo, a Kali é uma lutadora. Os gatos são animais por si, muito corajosos e resistentes. Nós aprendemos muito com eles felizmente e infelizmente (quando as coisas dão para o torto). E o Gabriel, sendo nome de anjo, de certo que é abençoado. Num abrir e fechar de olhos vai ficar rijo que nem um pêro, já dizia o outro. ;)
Chamarrita
Membro Veterano

quinta set 08, 2011 4:51 am

Senslyn Escreveu:
Chamarrita Escreveu:... A minha amiga até tinha gelo nas cuecas, contou-me depois.
Pronto! Agora é que sou oficialmente louca aos olhos do meu marido e da Lara.
Soltei uma gargalhada tão forte quando li aquela frase que só vi a Lara a sair desvairada de cima da cadeira aonde tava enroladinha a dormir, para fazer um sprint dali para fora e não mais se ver. Resultado, fui dar com ela escondida dentro da banheira! Acreditem, é preciso muito para a D. Lara entrar sozinha para dentro da banheira! Tal não foi o susto.
O marido, esse ficou esbagalhado a olhar para mim, mas com um encolher de ombros lá se virou para o teclado, continuando o seu trabalho. Suponho que já se habituou.
Também não lhe tento explicar, acho que não ía compreender a parte de como é que o gelo lá chegou. :roll:

Ai ai, Chama, adoro cada vez mais ler os seus posts. Confesso que já se tornou um passatempo meu. Não vejo a hora de chegar a casa e ler mais um dos seus "fascículos". São tipo o meu "sofá com as pernas esticadas e um café na mão". ;)
sarina Escreveu:Eu sei que agora somos duas a disputar a menina (achei o máximo haver outra fã convicta dela - peço desculpa à fã, tô velha e desmemoriada, não fixei o seu nick :oops:
Então a fã nº1 claro que sou eu :P, só porque sim! Ehehe. De certo e Chamarrita Kida Mauzona, não se importa da atenção das duas, ou não fosse a essência dos gatos terem o mundo aos seus pés. :lol:
Chamarrita Escreveu:Peço-vos muita, muita força para ela.
Muita força, Chama para a sua Kali. Como disse a Leo, a Kali é uma lutadora. Os gatos são animais por si, muito corajosos e resistentes. Nós aprendemos muito com eles felizmente e infelizmente (quando as coisas dão para o torto). E o Gabriel, sendo nome de anjo, de certo que é abençoado. Num abrir e fechar de olhos vai ficar rijo que nem um pêro, já dizia o outro. ;)
Os meus gatos já estão habituados às gargalhadas altíssimas (embora olhem para mim com ar de censura), mas acho que os vizinhos que tinha quando vivia em apartamento devem ter pensado em internar-me muitas vezes. Bem, os que tenho agora também, mas por outros motivos. :P Ainda agora fui pôr comida aos gatos "da rua" (já que ainda estou acordada...) e apesar da hora, há sempre alguém que vê. É uma aldeia, e já sou conhecida como "aquela professora que tem muitos gatos".

Pois eu também não sei como é que o gelo lhe foi parar à roupa interior, se calhar foi quando transpirou para não me dar uma sova... depois congelou! :lol:

Acho um piadão aos sustos dos gatos, são mesmo cómicos" E quando saltam com as 4 patas no ar? :lol:

Bom, já disse aqui à Chamarrita gata que tem duas fãs, para o caso de estar a pensar em fazer as malas. Era capaz de se divertir bastante em casa da Sarina, com os penudos... 8) e na Senslyn, a pôr a Lara e o marido em sentido! :P :lol:

Eu também espero que o Gabriel se ponha mesmo bom. Quando veio tinha outro nome, era qualquer coisa Newman, mas como o bicho é mesmo um anjo, comecei a chamar-lhe Gabriel Gaspar, Belchior e Baltasar :roll: e ficou Gabriel. Tem sido o cabo dos trabalhos, este bichano. Foi abandonado na colónia de uma escola em Portimão e os outros gatos não o deixavam comer. Ele não sabe defender-se... é muito, muito totózinho. E também não sabe brincar, é o único gato que conheço que não brinca. Nem fitinhas, nem bolinhas, nem corridas loucas a perseguir duendes que só eles vêem. Quando foi resgatado estava com subnutrição severa e praticamente careca, com a pele toda inflamada, quente, com aspecto de papel, os ouvidos muito negros. Uma desgraça tão grande que, se não aparecesse uma FAT depressa, seria eutanasiado. Eu fui logo cativada pelo gremlin de olhos azuis e após uma série de peripécias lá veio para casa. Em regime de FAT, pois. Limpei-lhe bem o orelhame com óleo de amêndoas doces, que também passei na pele e rapidamente o levei à clínica. Fez raspagem, tinha dermatofitose e otite, e ainda foram tiradas umas belas postas negras de ácaros dos ouvidos, mesmo depois da limpeza que lhe fiz. Mas ele coçava-se e lambia-se desesperadamente, não podia ser só tinha. Um mês depois foi a outro vet da minha confiança, no hospital da figueira da foz, fez novamente raspagem da pele, tinha dermatite bacteriana. Tomou antibiótico, tomou banhos com champô especial, mais betadine, córticos para reduzir o prurido e a coisa lá melhorou um pouco, o pêlo começou a crescer, embora ainda com zonas inflamadas e lesões de tanto se coçar. Experimentou-se a cortisona a longo prazo, no primeiro mês resultou, no segundo já pouco fez. Por essa altura tinha outro hóspede com lipidose hepática, e a única coisa que comia sozinho era peixe: cozido, em latinhas, desde que fosse peixe, ia comendo, e numa casa com muitos gatos é difícil separar comidas, de maneira que todos os gatos se deliciaram com peixe cozido, latinhas de peixe do oceano e tudo o que o outro comia eles comiam também. Ora, o Gabriel sempre teve muito boa boca, e era voraz, tanto a comer como a beber, mas faia fezes muito volumosas e pouco consistentes e continuava magrinho. Um dia acordei com o chão do corredor todo vomitado, mas não fazia ideia de quem tinha sido, mas na noite a seguir o Gabriel vomitou imenso, só água com espuma e começaram a aparecer laivos de sangue. Quando a clínica abriu, já eu estava lá com ele e foi logo posto a soro, imensamente desidratado. Depois veio a diarreia com sangue e ele ia passando para o outro lado com uma brutal gastroenterite. Esteve uns dias internado, voltou para casa com dieta e medicação e livre de perigo, mas as lesões na pele tinham piorado e continuava a coçar-se (até me dão comichões de me lembrar). Eu sempre fui muito curiosa (cusca) e tenho a mania de querer saber tudo, por isso fartei-me de pesquisar e, juntando a informação útil à maneira do Dr House, comecei a achar que havia ali sintomas de alergia alimentar. Sugeri isso ao veterinário que o seguia, mas ele não gostou e pôs completamente de parte, que eram casos muito raros, sobretudo nos gatos, que iamos tratar a gastroenterite e depois tratariamos a pele, segundo ele, tinha dermatite miliar. Não me cheirou, não fiquei nada convencida e a minha amiga do gelo nas cuecas :lol: estava farta de me recomendar o seu veterinário, em Pombal; resolvi ir lá pedir uma segunda opinião. O gabriel estava novamente com otite e enquanto o observava ia-me fazendo perguntas e lá fui contando a história que sabia. Fez hemograma, bioquímicas e tal... Falou logo na alergia alimentar como uma forte possibilidade :roll: e por exclusão de partes. Fazer testes para determinar a causa da alergia seria muito oneroso e muitas vezes inconclusivo, por isso recomendou um tratamento experimental, se não se curasse pelo menos daria tempo a reunir mais pistas. Uma pipeta acaricida, uma loção para tratar a otite, funil para não se morder nem lamber as feridas, e uma ração à base de veado e ervilhas. Nada de banhos, nem pomadas, nem betadine, nada na pele, nada de antibiótico nem córticos. Bem, o gabriel de funil parecia um ET e os primeiros tempos foram muito duros, pois ele vivia para se coçar e era o tempo todo tac tac tac no funil, até tinha espasmos de ansiedade por não poder morder-se nem coçar as orelhas, eu cheguei a chorar de o ver tão desesperado. Ma valeu a pena... 2 meses inteiros de tratamento, e o Gabriel estava com o pêlo lindo, sem uma única ferida ou vermelhidão, gordinho até, impecável. Recomeçou-se a introduzir a alimentação normal, excluindo o peixe, e daí a mês e meio, novo episódio de gastroenterite, depois de ter comido frango. Dessa vez, como dei logo conta e ele também já não estava tão frágil, foi bastante menos grave, mas tivemos de voltar à ração especial. Só que o Gabriel é MUITO guloso e sempre arranjou maneira de ir debicando a comida dos outros. E os outros também loucos pela ração dele, que custa os olhos da cara. :evil: Era vê-la desaparecer, cheguei a encontrar uma gatinha DENTRO do saco, a aviar-se... :o Mas ele andava bem, apesar de ter emagrecido desde o último episódio de gastroenterite. Durante as minhas férias foi mais fácil controlar o que comia, deixou de haver ração à disposição dentro de casa, mas o Gabriel continuou a emagrecer, mesmo com apetite voraz, e ia vomitando esporadicamente. Sempre que podia, comia ervinhas lá fora (para vomitar cá dentro... :? ) e também comecei a evitar que as comesse, porque lhe faziam mal. As fezes voltaram a ficar moles, embora ainda pouco volumosas, e depois de uns dias em que vomitou uma ou duas vezes, ficou uma semana internado em observação. Tudo normal, ainda vomitou no primeiro dia, teve fezes moles no penúltimo, mas nada de especial e as análises foram adiadas, mas pouco tempo depois recomeçou a vomitar, dia sim dia não, a comida parcialmente digerida e lá fomos nós outra vez. O resto já se sabe. Está a dar-se bem com a ração para o fígado, sempre animado, não engordou mas também não emagreceu mais... e a ver vamos.
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

sexta set 09, 2011 1:09 am

sarina Escreveu:E a Lara hibernava em parte incerta, aposto, furibunda da vida... :x
Nunca tiveste tão certa!! (Posso tratar-te por tu certo? :P)
É por a Lara ter o feitiozinho da m**** que tem que eu não pude trazer a Luna para casa, ficando os meus pais com ela, e agora tarem a braços com 3 gatos. Coisa que acho que não se importam, pois quem iria se importar de ficar com uma gata ronroneira que só quer colo e dormir no vale dos lençóis conosco?? Invejo muito os meus pais, mas amo a minha Lara e aprendi a respeita-la. Não sei o que a traumatizou tanto, pois desconheço o seu passado, mas não posso abdicar do ser carinhoso e meigo que ela consegue ser, se não conviver com mais gatos.

Mas agora voltando à conversa em tópico (sorry pelo off-topic Chama). Notícias da nossa Kali? Espero que teja melhor. Pelo menos tem mais duas pessoas a darem-lhe força! Ê bom que ela se ponha fina num instante! Ainda por cima com tantos manos em casa à espera para brincar com ela.

E pronto, acho que já melguei o suficiente :D

Abraço -.-
Chamarrita
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 1:17 am

sarina Escreveu:Espero que o Gabriel consiga arrebitar em definitivo. Adoro o nome dele porque tem um significado muito especial para mim, relacionado com Anjos.(...)
E a Kali, tenho pensado neste querida - há novidades? Nem é preciso dizer que estou aqui a torcer, ... mas é que estou, claro! :)
Há-de arrebitar, sim. :) Ontem, por um acaso do destino - quem sabe, alguma corte celestial... - pus-me em contacto com a dra Synara Rillo, veterinária brasileira que muito admiro e de cujo site sou seguidora, mas que, por uma "pane" do servidor, tinha sido bloqueado e graças ao meu aviso, já está a resolver-se. :D Ela tem vários artigos e casos descritos, e ia ler sobre colangohepatite mas o site estava em baixo. Então pesquisei pelo nome dela, e encontrei-a no FB! Pedi que me adicionasse, ela adicionou e escreveu-me. :D

E a vossa força está a resultar: a Kali apresenta melhoras! Ligeiras, mas melhoras. É ter fé para que esteja nos 20 a 30% de meningite bacteriana, que tem bom prognóstico, ao contrário das meningites virais e fúngicas. Quando telefonei, ao fim da tarde, ouvia-a claramente, o vet estava com ela. O Dr Daniel até brincou, "a Susana arranjou-lhe uma meningite só para ser eu a aturar a Kali em cio! Mia que se farta!" :lol: "Pois foi, senhor doutor! Sabe que gosto de si e a Kali adora-o, não o podia privar de tão grande privilégio!" 8) Quanto a brincar, só mesmo com os cocolitos, porque convém que repouse ao máximo. E ela tem dormido bastante, o que é óptimo para se restabelecer.

Há.de correr tudo bem. Agora vou deitar-me, que daqui a 5 horas tenho de estar a pé, tenho só 4 conselhos de turma, amanhã... :P :roll:
Chamarrita
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 3:25 am

já mandei um e-mail à dra Synara. Enooooorme, com todo o historial do Gabriel e ainda os resultados das análises e exames que me pediu. :D

E.. a Kali continua a melhorar! :D Portanto, apesar de ainda não me atrever a respirar fundo, já podemos excluir meningite viral ou fúngica. :D :D :D YEEEEEE!!!

Hoje o Gabriel atacou o patê da Madonna.. ela deixou! :evil: . E tentou roubar-me salmão (andava há MESES com desejos!), mas eu não deixei :? Espero que não haja vomitanços... :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”